Maria Beatriz Nascimento nasceu em Aracaju. Seus pais eram a dona de casa Rubina Nascimento e Francisco Nascimento; tiveram 10 filhos. Com apenas 7 anos Beatriz migrou com a família para a cidade do Rio de Janeiro, em uma viagem de barco, partindo de Salvador. (Fonte)
Em sala, sua história foi contada de forma lúdica e também usamos trechos de seus poemas para que sua trajetória percorresse caminhos em nossa escola.
Com a massinha é possível contar histórias, experimentar criações, perceber formas, volumes, profundidade, enquanto desenvolve habilidades motoras.
"Quantos caminhos percorro
A quantos choros recorroAo fim de cada cansaço." (trecho do poema de Beatriz Nascimento; Rotas.)
Na proposta de hoje vamos trabalhar o barco, mas antes vamos conhecer a história da Folha de papel que queria ser um barco:
Que tal aprendermos a fazer um barco com papel?
Você pode usar folha de revista, jornal...
Através da história descobrimos uma forma lúdica e bem divertida para ensinar a criança a fazer o barquinho e também perceber várias possibilidades que as dobraduras podem oferecer.
Após criar o barquinho vocês podem também colocar em alguma bacia (ou o que houver disponível) e pedir para que as crianças soprem. Criando o "vento" que sopra o barco.
Essas atividades possibilitam a manipulação de diferentes materiais para explorar formas, volumes ao criar objetos tridimensionais e através dela trabalhar também fenômenos naturais como; luz solar, vento, chuva...
____________________________
Outras formas de trabalhar o barco (Grupo 4 e 5):
(Grupo 2 e 3)
_________________________________________A dança é muito importante no desenvolvimento infantil, além de trabalhar a motricidade/movimento é uma forma de expressão.
O vídeo que vamos indicar agora tem música com ritmo contagiante e eles adoram.
O que é uma rima? - Do Lázaro Ramos e As Viagens da Caixa Mágica.
_______________________________________
Enviem fotos das atividades, brincadeiras e da rotina de vocês nesse período. Vamos adorar compartilhar aqui!