ESSE É O NOSSO AMBIENTE EDUCACIONAL VIRTUAL.

segunda-feira, 27 de abril de 2020

MUNDO DE CORES

Nina Simone, mulher negra, cantora, compositora e ativista. Esteve presente nas manifestações e conflitos raciais envolvendo negros e brancos nos Estados Unidos. Angela Davis cita que Nina Simone foi a primeira a colocar a questão de gênero nesses movimentos. Representando mulheres silenciadas e compartilhando seu incomparável gênio artistico. (Fonte) Quando Angela Davis esteve presa, Nina Simone a visitou e levou-lhe um balão vermelho, evocado na capa do CD.

Hoje, vamos aproveitar essa passagem da biografia de Davis e Nina, e essa ideia do balão vermelho, para trabalhar a cor VERMELHA!

As cores estão presentes no dia a dia da criança, mas nem sempre nós (enquanto família) nos atentamos em compartilhar com eles essas descobertas. 
Aprender cores é mais que saber nomeá-las, mas educar o olhar e a atenção sobre o que nos cerca.

"O uso das cores vibrantes estimula o desenvolvimento das crianças ajudando na capacidade motora e cognitiva, raciocínio, fala, tato, audição, paladar, etc. Isso porque é através do uso de cores que chamamos a atenção das crianças para ações que irão gerar todo esse desenvolvimento" 


PROPOSTA DE ATIVIDADE:

 1 - Fazer raquetes com as crianças (4 e 5):
Pratos descartáveis e palitos de picolé, colados com fita adesiva no verso.
Brincar de não deixar o balão cair usando as raquetes.

Além de percepção espacial, com esta brincadeira pode se trabalhar noções matemáticas, enquanto contabilizam os pontos durante a partida.

2 - Lançar o balão no ar e não deixar a bexiga cair no chão.
Eles adoram o desafio de não deixar o balão cair e, pedagogicamente, é um estimulo para motricidade. 

3 - Desafio: Encontrar objetos da cor vermelha (todos os grupos).

Em uma brincadeira envolvendo toda a família, encontrar objetos com a cor vermelha.
Para as crianças que ainda não oralizam, iniciar a brincadeira buscando objetos e falando "vermelho". Primeiro os adultos e por fim a criança. Que por imitação, vai entendendo.

Sobre a atividade xerocada (G 4 e 5) que enviamos:

Compartilhem conosco o resultado!

Abaixo tem algumas dicas de vídeos infantis sobre as cores:



Sobre nosso projeto de produção literária (voltada ao Grupo 4 e 5) com a  criação do livro com a própria história:
1- Para começar, dobre três folhas ao meio e cole em formato de um livro. Iniciar com a criação da capa, como orientado. Usando a letra do nome da criança e fazendo um lindo colorido.
2 - Criar uma página como número que representa a idade da criança.(por extenso também) 
3 - Recortar letras que formam o nome da cidade em que a criança nasceu.
4 - Orientar que a criança desenhe a si e a família. 
5 - Desenhe ou cole a imagem da comida que você mais gosta e, escreva a letra inicial do nome desta comida. Capriche!
6 - Dando continuidade à produção do livro, para hoje, desenhe ou cole a imagem do seu brinquedo favorito.


Hoje, compartilhamos alguns exemplos de atividades que realizamos em sala onde trabalhamos também as cores. Na primeira imagem, os alunos (após ajudarem na criação da receita da massa de modelar na cor vermelha), criaram picolé de morango. Na segunda, usando a cor para criar uma máscara, para enfeitar nosso carnaval. Na terceira, uma caixa surpresa em que teriam que descobrir o objeto apenas com o sentido do tato (maçã, tomate). 


Que nossa semana seja abençoada!