ESSE É O NOSSO AMBIENTE EDUCACIONAL VIRTUAL.

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

CAMINHOS E TRANSIÇÕES

    Para essa semana que estamos iniciando, seguimos conhecendo a biografia de Maria Gregória dos Santos, que finalizaremos essa semana. Pensando também no território que nossa escola ocupa e nas trajetórias de Ia, vamos voltar nosso olhar para Península de Itapagipe.
 "As primeiras ocupações na região dos Alagados ocorreram na década de 1940 com as chamadas "palafitas", que possuem infraestruturas precárias. A situação de risco dos moradores chegou a chamar a atenção do Papa João Paulo II em visita à região no início dos anos 1990. " (FONTE)
   
 Melquíades e Maria Gregória acompanharam essa realidade de Alagados, das palafitas ao processo de aterramento. Viveram a  transição, que grande parte da população preta enfrentou, que é sair das comunidades quilombolas para construir novas formas de se aquilombar nas favelas.   

    Maria Gregória dos Santos segue sua história na região de Alagados, atendendo hoje como escola comunitária na comunidade da Mangueira buscando trazer referência Africana e Afro-Brasileira para crianças de Educação Infantil "segmento da educação básica que atende criança em formação, nos primeiros anos de vida. Período em que ocorre a formação do caráter. Determinante para traçar o perfil do ser humano que será." (FONTE)

  

SEGUNDA-FEIRA -  30  DE NOVEMBRO 

LEGADO - A RIQUEZA DE UM POVO 

(IMAGENS DA ENTRADA DAS NOSSAS SALAS)

    A constituição Federal de 1988, em seus artigos 215 e 216, ampliou a noção de patrimônio cultural ao reconhecer a existência de bens culturais de natureza material e imaterial e, também, ao estabelecer outras formas de preservação. (...) A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) define como Patrimônio Cultural Imaterial "as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos os indivíduos, reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural." (FONTE)

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 - RIQUEZAS IMATERIAIS

    O samba de roda do recôncavo, que esteve na sugestão da atividade da semana passada,  é um exemplo de patrimônio imaterial.
    O Carimbó é um encontro do pé batido indígena com a dança de origem africana, preservado pela oralidade dos mestres populares. O nome Carimbó deriva do instrumento de percussão indígena curimbó, que na língua tupi quer dizer pau oco. Em setembro de 2014, foi aprovado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural para se tornar Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. (LEITURA SUGERIDA)

ASSISTIR AO VÍDEO -- > Tuca no Carimbó - Nana & Nilo
    "As danças africanas integram a extensa cultura do continente africano e representa uma das muitas maneiras  de comunicação cultural. Esse tipo de manifestação é de extrema importância para o seu povo, constituindo parte essencial da vida. É uma maneira de estarem sempre conectados com seus antepassados e carrega uma poderosa carga espiritual, emocional e artística. (FONTE)

O continente africano tem muitas riquezas, esse legado ajudou a compor o patrimônio cultural construído no Brasil. O Jongo é um exemplo de manifestação cultural de origem africana. 

No vídeo, Nana dança Jongo do Tongo com seu vizinho Akim,, Nilo toca candongueiro e Gino, o passarinho verde, toca caxambu.

NANA E NILO -- > O JONGO DO TONGO  <---

No momento de apreciação musical o responsável pela atividade vai convidar a criança para assistir a apresentação. Falar do JONGO, A RIQUEZA CULTURAL AFRO-BRASILEIRA, mas estar livre para observar, mover-se, imitar caso tenha interesse. Aprecie a dança junto com ela e, se sentir vontade, interaja dançando.

APRESENTAÇÃO ---> JONGO 

PROPOSTA PEDAGÓGICA 2 - RIQUEZAS NATURAIS
(Grupo 3, 4 e 5)
Falando de riquezas africanas, o continente concentra inúmeras riquezas naturais, detendo também de grande reservas minerais, destacando-se o ouro e os diamantes, bem como fontes energéticas como petróleo e gás natural. 

Vamos conhecer e identificar a presença dos minerais em nosso dia a dia, por meio da brincadeira.

ASSISTIR AO VÍDEO --> -- OS MINERAIS --

    Quase todas as civilizações usavam ouro em suas joias. Em África as joias possuem símbolos e vão além do uso dos minerais. São símbolos de identidade, poder, proteção e comunicam também celebrações e costumes. 
Por falar em joias...
    Vamos brincar como se tivéssemos construindo nossas joias; pulseiras, colares e anéis, utilizando materiais como: canudos plásticos, tampinhas de garrafa, macarrão pintado com tinta guache colorida, sementes, canudinho feito com papel e cola. Para este último, após secar a cola, utilize tinta guache para colorir, quando a tinta secar, corte em pequenos pedaços para montar colares, pulseiras...
(Ampliando a aprendizagem... Vamos contar? (Quantos canudos utilizará na pulseira? Quantas sementes utilizará no colar? Quantos azuis? Quantos amarelos? Quando eu conto as azuis com as laranjas, quantas peças eu tenho? Quantas peças utilizamos para fazer todas as joias?)

Que tal fazer um desfile para apresentar as peças criadas?

São belas e coloridas as influências que compõem nossa cultura africana e afro-brasileira. 


TERÇA-FEIRA -   01 DE DEZEMBRO  

     AKILOMBAMENTO
    O continente africano é formado por 54 países distribuídos em 5 regiões.  No continente podemos encontrar uma diversidade de grupos étnicos que foram pioneiros na arquitetura, desenvolvendo suas próprias tradições. "Há 35.000 anos, algumas etnias desse continente já estavam desenvolvendo estudos na área da matemática, da geometria e da engenharia." (FONTE) 
    Como falamos das palafitas em Alagados, hoje, vamos conhecer Makoko; a maior favela flutuante e um lugar difícil de imaginar. Lagos foi fundada como uma vila de pescadores no final do século 19.
 Hoje Makoko é composta por seis vilas espalhadas em terra e água da Nigéria. Quatro dessas vilas estão sobre águas.

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 -  CONSTRUÇÕES
Essa imagem é de uma escola em Makoko. Ela ganhou prêmio de arquitetura. (FONTE)

Vamos, usando palitos de picolé, brincar de arquitetos e construir uma escola com palitinhos de picolé.

O responsável pela atividade vai convidar a criança à enxergar possibilidades com os palitos, e, usando ele mesmo algumas formas, vai construindo e conversando;
SABIA QUE HÁ VÁRIAS FORMAS PARA FAZER UMA CASA?
COM BARRO, COM TIJOLO,COM MADEIRA...
Pode mostrar as imagens de Makoko, na Nigéria e falar como a região da Mangueira, na comunidade onde fica nossa escola, era, no passado.
VAMOS FAZER CASINHA DE MADEIRA?


VAMOS ASSISTIR E OUVIR UMA CANÇÃO!

PROPOSTA PEDAGÓGICA 2 -  TIPOS DE MORADIAS
(GRUPOS 3, 4 e 5)

A palafita é um tipo de habitação construída sobre troncos ou pilares. Em geral, as palafitas são feitas de madeira, de palha ou de taipa (a taipa é um tipo de construção em que o barro é assentado sobre uma armação de galhos e ripas). Esse tipo de construção é comum em áreas alagadiça, pois deixa a casa em uma altura que a água não alcança.

Assistir ao vídeo ---> TIPOS DE MORADIAS

Pesquisem com as crianças imagens e nomes de diferentes tipos de moradias e fazer um pequeno cartaz (colagem).

Pensando nas palafitas, onde viveu Maria Gregória, vamos construir casinhas utilizando palitos de picolé.



QUARTA-FEIRA -   02 DE DEZEMBRO  

    Para esse  mês de dezembro vamos conhecer juntos sobre os princípios e símbolos da celebração da Kwanzaa. Começaremos pensando sobre UMOJA - Unidade familiar. (Leitura Sugerida) 
    Maria Gregória dos Santos foi uma mulher que pensava na Sagrada Família (termo usado para designar a família de Jesus de Nazaré. Composta, segundo a bíblia, por José, Maria e Jesus). Ela tinha o desejo de ter um quadro (que muitas famílias católicas tinham, assim como do "Sagrado Coração de Jesus"). Ia (como era chamada Maria Gregória) queria ter em casa a imagem representada, na qual se inspirava, ao pensar na construção do que para ela sempre foi sagrado, a família. 
    Era para Sagrada Família que Maria Gregória pedia às bênçãos sobre a família dela, sobre a vida, para seu casamento, seus filhos... Era algo muito forte.
    Sabemos que é no âmbito familiar que recebemos as primeiras noções de como estar no mundo.  É nela que aprendemos a amar e ser amado e o significado de ser "pessoa".

    "A família é uma invenção humana. E a África, berço da humanidade, foi o lugar onde ela surgiu. Foi na África que os humanos criaram as formas mais essenciais da sua vida social e foi lá que surgiram as primeiras instituições gregárias das sociedades humanas: os agrupamentos coletivos, as famílias. 
Em muitas comunidades africanas acredita-se que só se conhece de verdade uma pessoa conhecendo a sua família de origem. Sua personalidade, educação e características são definidas a partir da família." (FONTE)
    O primeiro dos sete principais valores da celebração da Kwanzaa é Umoja, que significa a unidade da família, da comunidade, dos povos...

PROPOSTA PEDAGÓGICA: DESENHANDO FAMÍLIA

FAMÍLIA É... (?)
QUANDO ESTOU EM FAMÍLIA EU SINTO... (?)
TER VOCÊ (A CRIANÇA) NA FAMÍLIA SIGNIFICA... (?)
JUNTOS NÓS SOMOS... (?)

Depois de refletir sobre isso (O responsável pela atividade), vai iniciar uma conversa com a criança em um ambiente acolhedor com papel e variados objetos riscantes (giz de cera, guache, lápis de cor...)
* Converse com a criança sobre família e componha junto com ela um desenho que traga as respostas dos questionamentos acima. 
Esse desenho é o nossa primeira atividade: UMOJA

PROPOSTA PEDAGÓGICA 2:
(GRUPOS 3, 4 E 5)

Vamos pensar a família, como unidade, espaço de transmissão de valores e construção, pensar como a criança tem aprendido a valorizar e a conhecer a família.

Vamos pensar e produzir uma árvore genealógica  representando as pessoas que compõe a nossa família, por meio de gravuras, desenhos da criança ou fotos propriamente ditas. Dialogue com a criança sobre antepassados importantes na família que também possa registrá-los nessa atividade, com também uma forma de homenageá-los.

Árvore genealógica com recortes de papelão e tinta guache
Para as crianças maiores (GRUPO 4 E 5), convide-a a pensar e tentar escrever o nome das pessoas que compõem a família. Existe mais de uma pessoa da família, cujo nome se inicia com a mesma letra? Qual é a letra? Existe alguém com dois nomes (nome composto)? Quem?

VAMOS ASSISTIR À HISTÓRIA --> VARAL DE HISTÓRIAS

QUINTA-FEIRA -   03 DE DEZEMBRO  

KUJICHAGULIA - AUTODETERMINAÇÃO

    O segundo princípio que vamos conhecer é Kujichagulia, autodeterminação. "Nenhum povo neste planeta, pode reivindicar-se livre, sem ter autodeterminação para definir por meio seguros e próprios os rumos de sua continuidade. Kujichagulia é a pedra angular do compromisso em restaurar o controle sobre nossas vidas através de várias gerações." (FONTE)

(Imagem de Maria Gregória e o neto Jorginho, quando ele nasceu)

  •     Autodeterminação é um dos princípios fundamentais dos direitos humanos e significa "autonomia, abrangendo auto-responsabilidade, auto-regulação e livre-arbítrio de um ser humano." 
    A autonomia desde a primeira infância é importante para que a criança se torne mais segura, independente e tenha iniciativa. Nesse processo de autonomia, o autocuidado é a chave para que também se desenvolva uma boa relação consigo mesmo. Até ao se tratar de alimentação, entender a importância de determinados tipos de alimentos e o porque de pensar de onde vem aquela comida que está no prato.  O autocuidado nos leva até a pensar na cautela e no respeito aos próprios gostos e limites.
    As atividades lúdicas têm um papel muito importante nesse processo de desenvolvimento. É ferramenta de aprendizagem onde, brincando, a criança expressa sua imaginação, conhece seu corpo e até mesmo cria suas próprias regras.

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1: PENSANDO O AUTOCUIDADO
(GRUPOS 3, 4 E 5)

    Tanto o ambiente, espaço, bem como a postura da família, do adulto, exerce grande influência no processo de construção da autonomia da criança. O que permitirá a criança agir por escolhas, iniciativa própria. Devemos sempre respeitar a autoconfiança dela, e estimular o autocuidado e a autodeterminação, seja em momentos de atividades do dia a dia, ou , na hora na brincadeira.

Vídeo ---> BONECA DE LATA

Este é também um momento interessante para suscitar noções de cuidado e atenção (ao andar descalço, pisar em lugares molhados... Para evitar quedas e se machucar, como a boneca de lata. Estimule a criança a pensar, criar um enredo, de forma oral ou escrita espontânea, ao modo da criança, ressignificando a história da boneca de lata, dando para ela um final feliz.

Vamos "dar vida" à boneca de lata: confeccionar com recicláveis, utilizando latas vazias, ou rolos de papel envolvido com papel alumínio.

Vamos pensar em nomes para nosso boneco (a). Que tal pesquisar com a criança nomes de origem africana e ela possa escolher o que mais gostou?
Com pedaços de tecido, construir roupas e acessórios para deixar a boneca/boneco bem bonito. Deixe que a criança tome iniciativas na escola de modelos, cores, em vestir, calçar o personagem (E.: Vai ter lacinho? Vai ter sapato?) dentre outros.

PROPOSTA PEDAGÓGICA 2: PRÁTICAS PARA AUTONOMIA
(GRUPOS 1 E 2)
Há algumas atividades (tarefinhas) práticas que podemos fazer para ajudar a criança a se sentir mais independente e para que desenvolva a autonomia de forma saudável.

Exemplos: guardar brinquedos; escovar os dentes; comer sozinho...
Até o hábito de dar opções para que a criança escolha a roupa que mais gosta ou o sapato que gostaria de usar, pode motivá-la a pensar sobre autocuidado.
A atividade de transferência usando diferentes talheres pode ser feita no momento das refeições. Ampliando o uso dos talheres e desenvolvendo autonomia para se alimentar.

SEXTA-FEIRA -   04 DE DEZEMBRO  

UJAMAA - economia cooperativa e solidariedade

Ujamaa nos remete a pensar nos pequenos negócios e empreendimentos pretos e formas de fortalecimento da economia entre nós. Uma forma de pensar em manter nossas próprias lojas, supermercados e outros negócios para comercializar juntos.

PROPOSTA PEDAGÓGICA 2: CONCHINHAS

ANTES DAS MOEDINHAS E DO DINHEIRO DA FORMA QUE CONHECEMOS, HAVIAM OUTRAS FORMAS DE TROCA E COMÉRCIO. HAVIAM DIVERSAS ESPÉCIES DE CONCHAS (CAURIS, ZIMBOS, WAMPUNS) USADAS COMO MOEDA EM TODA A ÁFRICA.

VOU TE CONTAR UM SEGREGO QUE VEIO DO MAR. A CONCHINHA QUE FALOU. 
VAMOS ESCUTAR?

----> ESCUTA AQUI <-----
VAMOS DESENHAR MOEDINHAS DE CONCHINHAS.

PROPOSTA PEDAGÓGICA 2: NÚMEROS

(Grupos 3, 4 e 5)
    Falando em economia, vamos pensar sobre o nosso dinheiro. Os números estão à nossa volta e também são fundamentais na vida das crianças, principalmente quando falamos sobre dinheiro. Ensinar as crianças como funciona o sistema monetário, é uma tarefa bastante relevante. É interessante aprender cantando e brincando com números e objetos em nosso dia a dia.

(clique para visualizar melhor)

    Para os grupos 4 e 5, complementando a atividade, estimule a contagem oral de um a dez, instigando sobre qual o número ela acha que tem maior valor dentro dessa sequência, relacionando às cédulas. Qual a cédula de maior valor? Qual a cédula de menor valor?

(clique para visualizar melhor)

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FINALIZAMOS ASSIM MAIS UMA SEMANA.
Ainda vamos conhecer mais sobre Kwanzaa



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Lembranças da gente bem juntinhos!


UMA ÓTIMA SEMANA PARA TODOS NÓS!
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