ESSE É O NOSSO AMBIENTE EDUCACIONAL VIRTUAL.

quinta-feira, 30 de abril de 2020

COM SIGNIFICADOS

Gesto característico de protesto dos Panteras Negras, símbolo do movimento Black Power, o punho erguido com a mão fechada (também conhecido como punho cerrado) é um símbolo de enfrentamento e resistência. 

Cabeça baixa, luva na cor preta, punho fechado e mãos para o alto. Em heróico protesto em pleno pódio dos jogos olímpicos, dois atletas afro-americanos fizeram a saudação black power durante a cerimônia. Haviam acabado de ganhar respectivamente as medalhas de ouro e de bronze do atletismo. Por seu gesto, uma manifestação política, os atletas foram banidos dos jogos. Um marco nos jogos olímpicos do México e na história dos movimentos de resistência. "Sabíamos que o que íamos fazer era maior do que qualquer façanha atlética" (John Carlos)
O atletismo é uma prática esportiva que envolve modalidade de salto, corrida e lançamento. Podendo ser trabalhado desde a infância, com circuitos motores.  (Proposta 1)
Aproveitando esse gesto, vamos trabalhar em nossa atividade de hoje, um pouco de comunicação não-verbal (proposta 2). Que ocorre por códigos sonoros, gestos, sinais, expressões faciais ou corporais, imagens ou códigos. "Ela abrange a expressão corporal e facial, gestos e reações do corpo a estímulos variados". Para crianças que ainda não se expressam oralmente, por exemplo, a linguagem não-verbal são gestos definidos como ações produzidas para fins de comunicação. Vamos aproveitar para conhecer também um pouco de LIBRAS.

PROPOSTA PEDAGÓGICA
1 - Vamos fazer um circuito! 
(Todos os grupos - adequar desafio de acordo com idade)

Sugestões de atividades: Colocar fita adesiva ou corda em linha reta no chão para que a criança possa andar. Trabalhando o equilíbrio; Andar por cima e por baixo de cadeiras enfileiradas (com a ajuda do adulto); Saltar obstáculos como: cabo de vassoura preso sobre duas cadeiras pequenas; Saltar sobre formas geométricas e cores variadas; Lançar bolas em baldes, cestas ou caixas (usar ambas as mãos); Andar sobre almofadas; Passar por cima e por baixo da corda (é necessário que duas pessoas segurem); Colocar colchões ou colchonete no chão para realizar movimentos de rolamento e salto.

Observações: Para tornar esse momento mais divertido, pode ser orientado com os seguintes comandos: ande pela ponte, salte a montanha, role pela grama...

2 - Linguagem não-verbal (G 1 e 2)
Uma atividade educativa voltada às crianças da pré-escola que trabalha o conceito matemático de noção espacial e pode ser feito por gestos é "aberto e fechado"

"A janelinha fecha quando está chovendo.
A janelinha abre se o sol está aparecendo.
Fechou, abriu..."
Os gestos feitos com os braços serão também ótimo exercício de motricidade.

Vamos conhecer um pouco sobre Líbras aprendendo os animais.
Hora de conhecer algumas letrinhas em Líbras (Voltado mais ao Grupos 4 e 5):
Vamos tentar fazer também!

A indicação do desenho de hoje é bem interessante!

Que tal criar um fantoche que conversa e lê as histórias para eles? Basta uma meia velha, algo para ser os olhos e a boca (botões, por exemplo), criatividade e vontade de tornar o momento da contação de história prazeroso e divertido! 
Na escola tínhamos um fantoche que também era uma árvore:
Lembrem que:


Enzo Gabriel, mostrando que, mesmo em casa, está se dedicando às atividades.

Estamos sentindo falta dos registros das brincadeiras! Compartilhem conosco!