ESSE É O NOSSO AMBIENTE EDUCACIONAL VIRTUAL.

sexta-feira, 17 de abril de 2020

LER O MUNDO

O livro infantil



Dia 18 de abril é o dia nacional do livro infantil. A data foi escolhida em homenagem ao dia de nascimento de Monteiro Lobato, que escreveu muitos livros para crianças, sendo o mais conhecido "O sítio do pica-pau amarelo"

Angela Davis, leitora voraz desde criança, aos 14 anos participou de um intercâmbio colegial que oferecia bolsas de estudos para alunos negros. O que a levou a estudar no Greenwich Village, em nova Iorque.
Capaz de tornar a visão de mundo mais ampliada, os livros são portas para o conhecimento. O gosto pela leitura pode ser desenvolvido desde a primeira infância, mesmo antes do processo de alfabetização. 

PROPOSTA PEDAGÓGICA

1 - Roda de leitura

Escolher um livro infantil e reunir todos da família para se envolver nesse momento. A criança, percebendo que todos estão envolvidos nesse momento, se sentirá mais interessada e dará mais atenção.



2 - Aluno escritor

Escolher um tema e tentar criar com a criança uma história.
Exemplos; vamos fazer um livro sobre uma super heroína chamada Angela Davis?
Era uma vez uma flor chamada Davis...
Ou a ideia que acharem interessante.
Mesmo os grupos 1 e 2, que escrevem por garatujas (aparentemente ilegíveis mas são os rabiscos que as crianças fazem para representar o mundo) e desenhos, com o adulto conversando e estimulando.



3 -  Apresentações baseadas na história

O adulto pode ler a história que criou junto com a criança, para toda a família. Fazendo dessa atividade um momento de interação para toda família.

São ideias possíveis, importantes e que eles costumam ter diariamente, enquanto estão na escola. 

(Para o grupo 4 e 5)
Vamos construir um livro com a nossa própria história? Para começar, dobre três folhas ao meio, e cole em formato de um livro. Hoje, iniciaremos com a capa: Cole as letras do seu nome e ilustre como desejar. Observação: no decorrer dos dias estaremos dando sugestões para dar continuidade a essa produção.
__________________________
Sobre a história escolhida para leitura, é interessante permitir que a criança explore o livro. Assim, também ensinar que o livro precisa ser tratado com cuidado, para não danificar. 

Na foto, João, que sempre apresentou interesse por literatura. Mostrando que a criança lê imagens, cria ideias e pode interagir ao seu modo, vendo no livro um divertimento.  



Lucca Venicius, que está gostando muito das atividades em que pode colorir.

Alice, treinando também a habilidade e equilíbrio das mãos.

Maria Esther, com a atividade impressa do dia, referente ao livro infantil.
Ficou lindo!

Obrigada, famílias, pela dedicação. Continuem compartilhando o registro das atividades.