ESSE É O NOSSO AMBIENTE EDUCACIONAL VIRTUAL.

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

AMEFRICANIZANDO

 
    Lélia Gonzalez foi uma das responsáveis pela introdução do debate sobre racismo nas universidades brasileiras. Entoou a palavra negra brasileira nos mais importantes fóruns internacionais de luta contra o racismo. Tornou-se referência, não só da luta negra como também da luta feminista no Brasil e no exterior.

    Por falar em luta feminista, vamos pensar no protagonismo da mulher. A "Independência do Brasil", na Bahia, é destacada  pela ação de grandes mulheres, como Maria Filipa.

    Vocês conhecem Maria Filipa?
    "A história de Maria Filipa, presente na cultura e no imaginário popular da ilha de Itaparica. Trabalhadora braçal, pescadora e marisqueira, liderou outras mulheres negras, índios tupinambás e tapuias em batalhas contra os portuguese que atacavam a Ilha de Itaparica."
    A verdadeira história sobre a Independência do Brasil envolveu a luta e o protagonismo de pessoas (povos) que nem sempre foram citadas nos livros.

SEGUNDA-FEIRA - 07 DE SETEMBRO
O BRASIL
A independência do Brasil foi o processo histórico entre Brasil e Portugal que se deu em 7 de Setembro de 1822, onde o Brasil deixou de ser colônia portuguesa e passou a ser uma "nação independente". 

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 :  
(Grupos 3, 4 e 5) Falar com a criança sobre o dia 7 de Setembro; que se comemora a Independência do Brasil, após, ouvir a historinha:
VÍDEO - INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

2 - Construir o cavalo de D. Pedro, com a criança, usando materiais recicláveis.
Confeccionar um boné com as cores da Bandeira do Brasil. (pode ser com papelão e tinta guache. O material que tenha disponível).
3 - Brincar com o cavalinho. (Era um cavalinho guloso. Guloso e comia capim. De tanto comer capim, sua barriga ficou assim (gesto mostrando a barriga) assim, assim, assim, assim. Era um cavalo guloso. Guloso e comia capim. De tanto comer capim, sua perna ficou assim (gesto mostrando a perna) assim, assim, assim, assim. Era um cavalo guloso. Guloso e comia capim. De tanto comer capim... (criem outras possibilidades de movimentos utilizando outras partes do corpo na brincadeira).

PROPOSTA PEDAGÓGICA 2 :  Cores da Bandeira

Vamos observar a Bandeira do Brasil e, através da pintura, vamos tentar reproduzir!
Usando as cores; verde, amarelo, azul e branco, vamos usar formas criativas de criar esse símbolo nacional.
(A cor verde representa a natureza, enquanto o amarelo remete ao ouro e às riquezas; enquanto o azul e as estrelas representam o céu, sendo 27 estrelas e cada uma representa um estado brasileiro, como também o Distrito Federal.

 * Por que a Bandeira do Brasil é verde, amarela, azul e branca?

Brincando com Cores e Formas da Bandeira

VAMOS ASSISTIR UM VÍDEO JUNTOS!
Bébé Moké, nani abeti yo
Loba na nga, Ngai pe nazongisa.
Mbala mosusu otutani na mur ya nda ko."

Essa canção Congolesa diz:
"Bebê tão pequeno. cale-se agora, não chore. 
Me diga o que há de errado. Eu cuidarei de você.
Você está seguro agora, feche seus olhos..."

TERÇA-FEIRA - 08 DE SETEMBRO
    Intelectual e ativista negra, Lélia Gonzalez destaca-se por sua produção e por intensa atuação política contra o racismo e o sexismo (que é atitude de discriminação fundamentada no sexo.)
    Menino pode brincar de boneca, assim como futebol não é atividade exclusiva para meninos. Na proposta de hoje, devemos pensar através desse olhar; como as brincadeiras na infância podem ser enriquecidas quando desvencilhadas de esteriótipos de gênero.
    Essa separação pode causar muitos problemas na vida adulta de uma criança, pois muitas crescem não se encaixando nos conceitos pré-estabelecidos. Uma educação pensando nesta igualdade de gêneros é uma educação que visa combater a misoginia, o sexismo e principalmente o preconceito.
    Um caminho em busca à igualdade de gênero!

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 :  BRINCADEIRA DE CRIANÇA!
Vamos aproveitar essa atividade para falar sobre hábitos de higiene.
* Tomar banho
* Escovar os dentes
* Usar roupas limpas
* Manter os cabelos limpos
* Dormir
* Se alimentar

A ideia é proporcionar um "faz de contas" em que a criança tenha a oportunidade de cuidar (de uma boneca ou ursinho de pelúcia, por exemplo) e nessa atividade também seja convidada a pensar sobre hábitos importantes na sua higiene. 

Vídeos para estimular, sobre o assunto:

    São muitos os desafios colocados para que as relações de gênero se deem em condição de igualdade. "Meninas de rosa, meninos de azul". "Meninas brincam com bonecas e fogãozinho, meninos com carrinhos e bolas entre outras coisas". 
    Facilmente encontrados no cotidiano e naturalizadas por grande parte das pessoas, todas essas situações são carregadas de estereótipos. Pensando nessa realidade, temos no esporte, como exemplo, o fato de haver "caracterização masculinas e femininas" pertinentes a determinadas práticas esportivas. O que acaba, muitas vezes, por definir a escolha por atividades esportivas que se encaixem nessas características.

PROPOSTA PEDAGÓGICA 2 :  BRINCANDO DE SORVEBOL
(Grupos 3, 4 e 5)
Falando em esportes, vamos conhecer o Sorvebol? Uma brincadeira criada por um professor de uma escola em Belo Horizonte, em Minas Gerais (terra de Lélia Gonzalez).
O nome sorvebol é uma brincadeira lúdica com os equipamentos usados por alguns esportes. A bola em cima do cone lembra a aparência de um sorvete de casquinha.
    Vamos brincar de sorvebol, de maneira adaptada, montar um cone com papelão e fita adesiva, utilizar uma bola que tenha em casa, ou confeccioná-la com papel amassado e uma corda ou outro material semelhante.
    A corda deve ser presa em uma altura de alcance da criança, podendo utilizar o espaço entre duas cadeiras como suporte para a "rede". A atividade pode ser desenvolvida em dupla ou em grupo. A bola deve ser lançada com o auxílio do cone por cima da "rede", de modo que a equipe ou o jogador individual, oponente, não consiga capturar. O objetivo do jogo é fazer a bola cair no campo adversário. Vence a equipe ou jogador individual que fizer mais pontos. Podem criar outras possibilidades para brincadeira com o auxílio da criança, sempre levando em consideração o seu interesse.
    Vamos contar os pontos com as crianças nas partidas, apresentando a elas os números correspondentes.
Outro momento interessante é o da construção do cone. Indagar sobre objetos que possuam semelhança com o formato dessa figura geométrica (o próprio sorvete, chapéu de palhaço...)

VAMOS OUVIR UMA CANÇÃO E TENTAR ACOMPANHAR NAS PALMAS?

QUARTA-FEIRA - 09 DE SETEMBRO
    Viúva de Luiz Carlos Gonzalez, Lélia Gonzalez enfrentou o preconceito por parte da família branca do marido. "Preconceito, está no dicionário, é "qualquer opinião ou sentimento favorável ou desfavorável, concebido sem exame crítico, conhecimento ou razão". Portanto, é coisa pensada, raciocínio elaborado, restrito aos adultos, certo? Errado. Nem as crianças pequenas estão imunes às múltiplas formas de discriminação." (FONTE)
    Mostrar a importância de respeitar as diferenças é uma lição que deve ser ensinada desde os primeiros anos de escolaridade. 

"A gente não nasce negro, a gente se torna negro. É uma conquista dura, cruel e que desenvolve pela vida da gente afora. Aí entra a questão da identidade que você vai construindo. Essa identidade negra não é uma coisa pronta, acabada. Então, para mim, uma pessoa negra que tem consciência de sua negritude está na luta contra o racismo." Trecho de um depoimento de Lélia Gonzalez, em 1988.

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1:  
Recorte imagens de pessoas  em revistas ou jornais, encontre nas fotografias da família, respeitando à existência de uma grande variedade de culturas. Deixe que a criança observe as diferenças e semelhanças; olhos, boca, cabelo, nariz, tamanhos, cor...
Há vários tipos de manifestações culturais que nos revelam essa variedade, tais como: a linguagem, danças, vestuário, religião e outras tradições como a organização da sociedade.

PROPOSTA PEDAGÓGICA 2 :
(GRUPOS 3, 4 e 5)
Propor às crianças que façam silêncio, procurando ficar quietos e respirando fundo e devagar. Em seguida perguntar "Qual a sensação de ficar quieto, de estar em silêncio?". Se a paz fosse uma cor, qual seria? Colocar a disposição da criança tintas de variadas cores e pedir que pinte a paz.

Construir e ler com a criança, em uma folha de papel grande, uma lista de "palavrinhas mágicas" como; Por favor; Com licença; Desculpa, Obrigada... Conversar sobre a importância de utilizar essas palavrinhas, bem como a importância do respeito ao próximo, e de ser solidário.

VAMOS ASSISTIR UM VÍDEO!
 
RITMO QUE CONVIDA PARA DANÇA!

QUINTA-FEIRA - 10 DE SETEMBRO

Lélia Gonzalez era filha do ferroviário Accacio Serafim d'Almeida. 
O que faz um ferroviário? Na nossa Cidade tem ferrovias?
"Ferroviário faz parte de uma profissão bastante presente no ideário das pessoas. O apito do trem, o barulho e os horário das composições rompendo os trilhos têm em embalado músicos clássicos e populares, poetas, escritores, pintores e artistas de todas as categorias.
Na rota do trem existem sempre sonhos e surpresas.

PROPOSTA PEDAGÓGICA :  LÁ VAI O TREM...
Para apreciação musical:
O trenzinho...
Noções de direção através da brincadeira. Para frente, para trás.
Rápido ou lento, só depende do pensamento.
Usar da criatividade para conversar sobre esse meio de transporte.

Na sala de aula as caixas de papelão eram ótimas aliadas nas brincadeiras que ajudavam a desenvolver essas noções de espaço, direção, tamanho, dentre outros saberes.
Que tal construir com sucata trenzinho para brincar?
Abaixo, algumas ideias:
Outros meios de transporte:
(Grupos 3, 4 e 5) Questione a criança sobre os meios de transporte que ela já utilizou. A nossa cidade possui trem? Vamos conversar sobre o assunto.

MÚSICAS PARA ALEGRAR O DIA!
VOCÊ VIU MEIOS DE TRANSPORTE NO VÍDEO?

SEXTA-FEIRA - 11 DE SETEMBRO
    Lélia Gonzalez era a penúltima de 18 irmãos, entre eles o futebolista Jaime de Almeida, que jogou pelo Flamengo. Quando mudou-se com a família em 1942, para o Rio de Janeiro, amou a cidade. Lélia foi torcedora incondicional do Flamengo.
O irmão de Lélia era jogador de futebol, olha que legal!

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 :  BOLA DE MEIA

Vamos falar sobre os esportes, em especial sobre o futebol.
Chutar, correr, pular... São atividades muito importantes para o desenvolvimento da criança. Estimulam também o crescimento e desenvolvimento; melhora postura e equilíbrio; fortalece ossos, músculos e articulações; ter domínio do corpo; socialização; promove  saúde; minimiza a obesidade e depressão.

Outra sugestão é a bola sensorial, em que, ao apertar, ela faz barulhinhos:
COMO FAZER <_
Bola de meia, bola de gude...

PROPOSTA PEDAGÓGICA 2 :
(Grupos 3, 4 e 5)
Assistir ao vídeo sobre futebol:
VÍDEO SOBRE FUTEBOL <-
    Vamos brincar de Futebol. As pernas de uma cadeira, o espaço entre um par de sapatos ou outro materiais, podem se transformar em gol/trave. Convide a criança a lançar chutes ao "gol". 
Outra opção é, uma outra pessoa fazer o papel de goleiro enquanto a criança chuta, ou o inverso.
    Esta é uma boa oportunidade para trabalhar lateralidade. Ajude a criança quanto os lados "direito e esquerdo".
Vamos construir um joguinho com sucata?
Olha que ideia legal, abaixo:

VAMOS ASSISTIR UM VÍDEO!
ATIVIDADE FÍSICA É MUITO IMPORTANTE!
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INCENTIVO À LEITURA FAMILIAR


BOAS LEMBRANÇAS!
O FUTURO DO BRASIL VEM DO COMPROMISSO COM O PRESENTE
ÓTIMA SEMANA, AMORES!