Ao pensarmos identidade, acabamos por perceber a importância de se pensar o cabelo para além da estética. Em África, as tranças também serviam para identificar a posição social, a idade, o estado civil e a religião em reinos. Para homens e mulheres negras em diáspora é também uma forma de resgate e resistência.
No livro "As tranças de Bintou", a menina africana tem o sonho de ter tranças como todas as mulheres mais velhas de sua aldeia. Mas, como ainda é criança, tem de se contentar com os birotes. A história reforça beleza, tradição e encantamento da cultura africana. Um belo exercício de respeito à pluralidade cultural.
SEGUNDA-FEIRA - 16 DE NOVEMBRO
CABELO É CULTURA, TEM HISTÓRIA
O cuidado com os cabelo é também um momento de construir formas de interação e aprender a demonstrar imagem positiva de si. Na imagem acima, Maria Gregória está penteado os cabelos de sua única filha mulher, Elisabete. Vamos pensar a cultura através do cabelo afro e dos penteados conhecendo a história "As tranças de Bintou" .
Para um bom desenvolvimento cognitivo, habilidades precisam ser potencializadas. Explorar através do tato é uma excelente atividade sensorial além de um estimulo ao sentido da visão.
Deixe que a criança experimente pentear o cabelo do adulto. Se houver mais de um membro da família em casa, deixe que ela sinta a textura dos diferentes cabelos.
Usando a criatividade e inspirados pela imagem de Gregória cuidando dos cabelos de Bete e pela história de Bintou, vamos propor que a criança crie um lindo penteado. É importante oferecer material para isso. Vamos usar a criatividade!
Vocês podem usar a imagem de Bintou (desenhando) e, fazendo bolinhas (usando os dedinhos) com crepom (ou o papel escuro que tiver disponível), criar seus birotes.
Conversem, usando uma linguagem que a criança entenda, que o cabelo e os penteados são legados vivos, carregam história. ( -> PARA INSPIRAR A CONVERSA <- )
Nas palavras de Grada Kilomba "O cabelo afro tornou-se um importante instrumento de consciência política. Penteados africanos transmitem uma mensagem de fortalecimento racial e um protesto contra a opressão racial."
Juntos desde o período na comunidade quilombola do Cangula, Melquíades e Maria Gregória cresceram desfrutando os mesmos costumes, hábitos, crenças e logo na adolescência iniciaram o namoro. Por cinquenta anos consagraram o seu amor em uma caminhada repleta de momentos significativos, mas sempre acompanhados pela proteção divina. O cuidado mútuos e o compromisso com a sagrada família foi o que fortaleceu o casal e deu base para construção da família.
Na imagem acima Ia (como era chamada carinhosamente pelos amigos e familiares) está auxiliando Mel a colocar sua gravata. Cuidado, carinho e atenção, na prática diária do convívio.
"O seu carinho tem papel fundamental na vida do seu filho e pode determinar se ele se tornará um adulto bem-sucedido no futuro. É o que mostra um estudo do Instituto de Ciências Sociais Quantitativas, da Universidade de Harvard. A pesquisa revela que o nível de amabilidade dos pais tem impacto direto na formação das crianças e, mais tarde, na vida adulta delas" (FONTE)
PROPOSTA PEDAGÓGICA 1: ROTINA DE AFETO
Em uma tarefa como, por exemplo, arrumar a cama a criança pode trabalhar noções espaciais como lateralidade, direção, tamanho, entre outras, enquanto conversa e interage com o adulto. Nesses momentos, dentro da própria rotina, a criança vai aprendendo tarefas que envolvem a família e tem oportunidades de ser estimulada e incentivada.
"Mais para trás. Para o lado direito, agora esquerdo. Puxa alí. Levanta o lençol, sacode, abaixa."
Em sala nós pegamos tecidos e criamos diferentes interações para desenvolver essas habilidades, mas em casa essas tarefas podem ser incluídas dentro da rotina de modo também a estimular compromisso com as tarefas domésticas.
O que queremos hoje é pensar na comunicação. "Muito bem! Você consegue! Ficou lindo, meu dengo!" Aproveitem esse momento para nutrir os ouvidos e os corações dos pequenos de palavras de afeto e demonstrações de carinho.
Na imagem acima, Ia (Maria Gregória) recebeu do seu netinho uma cartinha. Normalmente em datas comemorativas como dia das mães, pais ou avós as crianças são estimuladas a demonstrar seu carinho e afeto pelos seus familiares. Além de trabalhar o campo do convívio é um ótimo estímulo para a escrita, possibilitando até que, com o tempo, a família assim como a criança, possa acompanhar o desenvolvimento da linguagem escrita da criança.
"Na cultura africana o mais velho é respeitado. Em comunidades de Angola e Congo as pessoas mais velhas ainda têm uma importância muito grande. Em Angola, por exemplo, os mais velhos são chamados de Cota." (FONTE)
PROPOSTA PEDAGÓGICA: OLÁ VOVÓ! OLÁ VOVÔ
Vamos inicialmente buscar fotografias com nossos mais velhos. Tanto da criança quanto dos pais. Olhem juntos, admirem. Falem para criança como são importantes na vida de vocês. Se forem ainda presentes, que tal fazer uma chamada de vídeo para poder ouvi-los?
Em nossa proposta de hoje, vamos criar cartas para os nossos mais velhos e demonstrar o quanto são queridos.
Papel, tinta, giz de cera e carinho. A criança pode tentar escrever de forma espontânea e colorir.
Para as crianças que não podem entregar em mãos, por conta desse momento do distanciamento social, podem na próxima chamada de vídeo com os avós mostrar (ou os pais e responsáveis podem mostrar e demonstrar juntos esse afeto).
É por meio do afeto, do amor e do cuidado, que as relações entre crianças e família tornam-se núcleo de proteção e compreensão, com a função de estimular e estruturar o desenvolvimento psíquico da criança, de forma positiva para enfrentar as situações adversas da vida em sociedade.
Aniversário de dois anos de Elisabete, na igreja do Bonfim, em Salvador-BA.
Ainda há pouca representatividade no mundo, sabemos, mas graças aos movimentos negros isso tem mudado. Hoje é possível encontrar protagonistas e literatura pensada na criança negra e no resgate da sua herança ancestral.
"Em relação às meninas, essa falta de representatividade pode ser ainda nociva, já que elas são suscetíveis a sofrer as pressões de uma sociedade que impõe padrões de beleza e conduta a mulher."
Pensar a beleza negra ultrapassa valores estéticos. É uma afirmação ao que somos, ao que fomos e ao que podemos ser, com toda nossa potência.
PROPOSTA PEDAGÓGICA 1: PRINCESA
Vamos conhecer a história de Bucala, a Pequena Princesa do Quilombo do Cabula.
Agora, criar personagens com "super poderes". Heróis e heroínas que façam o bem! Ororo possuía poderes sobre fenômenos atmosféricos, podemos pensar um faz de cona nesse contexto, bem com outras possibilidades. Solicite à criança pensar nomes para os seus personagens e registrar de maneira escrita e, confeccionar com recicláveis, roupas para esses personagens. Usem a criatividade!
(GRUPOS 4 e 5)
Possibilite à criança exploração de gibis (leitura de imagens, letras, palavras) estimule a percepção de detalhes, após, convide e auxilie-a na reprodução gráfico-viual da revistinha/gibi, ao modo da criança por meio da escrita espontânea e do desenho, discorrendo sobre os personagens criados. Que tal contar e numerar as páginas do gibi/revistinha? Suscitando estímulos à linguagem numérica.
SEXTA-FEIRA - 20 DE NOVEMBRO
O Dia da Consciência Negra é comemorado no Brasil no dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, um dos mais marcantes líderes quilombolas do país. A data em questão é uma data importante para a população afro-brasileira, contribuindo para fomentar debates contra as diversas formas de preconceito e racismo existentes na sociedade. A escola, enquanto espaço de formação, por sua vez, busca compreender o seu importantíssimo papel no que tange à luta pelo respeito e valorização da história e cultura de origem africana no Brasil.
A escola Maria Gregória possui uma pedagogia pautada na compreensão e vivência da cultura africana e afro-brasileira.
Nesse dia dedicado a "Consciência Negra" podemos buscar as histórias de sucesso que estão, de repente, logo ao lado. Naquele ou naquela pessoa da família que nos convida a fazer do nosso dia-a-dia um legado. Com o compromisso diário de fortificar o seu povo.
É um legado que segue vivo na música, na dança e nas mais variadas formas de manifestar arte. Está na culinária, na religião, na energia de viver. "O que o mundo mais precisa a tradição africana ensina: é o jeito de viver e conceber as relações humanas que pensa a comunidade em seu sentido mais pleno, como uma grande família."(FONTE)
PROPOSTA PEDAGÓGICA 1: APRECIAÇÃO
Vamos relembrar nosso passeio!
Vamos apreciar essa linda apresentação e observar como o nosso corpo reage ao som do Ylê:
Vamos fazer uma linda arte, admirando traços e singularidades na imagem de Zumbi dos Palmares e Dandara e reproduzir por meio da pintura, utilizando papel, lápis ou, outros recursos que a criança tenha interesse. Possibilite a livre expressão da criança e compartilhe conosco essa obra!