ESSE É O NOSSO AMBIENTE EDUCACIONAL VIRTUAL.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

LUZ QUE ILUMINA

 Ábéẹ́là àmì kan ìgbàgbọ́

    O fogo simboliza a vida e a renovação. Desde muito antes,  desde Mwanga o fogo tem sido usado para iluminar caminhos e a fumaça para se comunicar. "Na Nigéria, em Ondó e no antigo povoado de Kétu, o Imá (fogo) passou a ser usado para clarear os Ilê Irúnmolè-Òrisá (casa ou templo das divindades). Os yorubás usavam o Epo ewéko (azeite vegetal) em pequenos potes de barro também chamados de Àfowókó (candeeiro-lampião). (FONTE)

SEGUNDA-FEIRA -  14  DE DEZEMBRO 

KINARA

    Semana passada começamos a falar sobre os princípios da celebração Kwanzaa e fechamos a semana falando sobre a arrumação da mesa. Essa semana, vamos falar sobre cada item e seus significados.
    O Kinara  é parte muito importante e cada vela possui significado. Kinara (kee-nah-rah) é um candelabro de sete braços. Ele representa a base original do qual todos os ancestrais africanos vieram e cada vela é acesa em cada dia da celebração.

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 - SETE 

Observem juntos o formato da Kinara e contem juntos.
1  2  3  4  5  6  7
Vamos tentar desenhar o candelabro! O adulto começa ajudando a fazer os contornos.
Conversem que a Kinara, candelabro, é o lugar para colocar as velas da celebração.
Se houver velas em casa, mostre. Conversem sobre claro e escuro. Mostre a luz da lâmpada e da vela. 
E, para completar nossa atividade, ao final, quando a Kinara estiver pronta:
VAMOS FAZER 7 BOLINHAS AMARELINHAS E COLAR NA KINARA. VAMOS ILUMINÁ-LA
PROPOSTA PEDAGÓGICA 2
(GRUPOS 3, 4 E 5)
1- Desenhando um candelabro de Kwanzaa. 
2- Após desenharem a Kinara, podemos desenhar as velas. Nessa atividade podemos revisar o conceito de lateralidade. Utilize as cores características (verde, vermelho e preto) para pintar e trabalhe a quantidade (sete). Nesta mesma atividade podemos praticar a lateralidade. (Segundo estudos, a lateralidade está relacionada ao esquema interno do indivíduo, capacitando-o à utilização de um lado do corpo com maior facilidade e contribuindo com a execução de tarefas diárias.) Instigue a criança: você lembra qual é o seu lado direito? E o esquerdo? Auxilie a criança nesse processo.
Do seu lado direito você deve desenhar três velas verdes, do seu lado esquerdo desenhe três vermelhas. Quantas velas temos ao todo? No meio, desenhe uma vela preta, quantas temos agora?  Vamos contar!

* Outra sugestão para estimular a lateralidade: 
1- Com um roteiro com pegadas pelo chão, a criança deverá acompanhar o trajeto, sempre falando em voz alta qual o pé está usando, se direito ou esquerdo. Essa atividade é muito útil para criança  só treinar a lateralidade, mas quanto à noção dos lados utilizados.

2- Pulando de um pé só: esta brincadeira estimula a criança a desenvolver a capacidade do corpo de trabalhar a parte que ele mais tem facilidade de usar na realização de tarefas.
chutar bolinhas de papel com pés alternados.


TERÇA-FEIRA -  15  DE DEZEMBRO 

MAZAO

    "Mazao simboliza o trabalho e a base do feriado. Representa a fundação histórica do Kwanzaa, em que a alegria, a partilha, a unidade e a ação de graças são frutos do planejamento coletivo e do trabalho. [...] Os agricultores semeavam sementes que trouxeram nova vida vegetal para alimentar as pessoas e os animais da terra. Para demonstrar o seu mazao, os celebrantes do Kwanzaa colocam nozes, frutas e legumes, representando o trabalho, no mkeka." (FONTE)

    As frutas e plantas colocadas numa tigela; representam as celebrações da colheita e respeito pelas pessoas que trabalham no cultivo. Falando de cultivo, a África abriga 65% das terras férteis não cultivadas do planeta. É abundante também dos recursos renováveis de água doce, e sua produção agrícola cresceu 160% nos últimos 30 anos. (FONTE)

A terra é um bonito planeta. Do seu solo, fértil e fecundo, nascem variados frutos. Na cultura do solo e na relação com o cultivo, aprende-se sobre luas, estações e ampliamos relações com o passado e com o presente. A terra ensina a ser gente.

"Terra, és o mais bonito dos planetas. Tão te maltratando por dinheiro. Tu que és a nave nossa irmã. Canta, leva tua vida em harmonia e nos alimenta com seus frutos..."

PROPOSTA PEDAGÓGICA - Kwanzaa do Ya Matunda (Os primeiros Frutos)

De olhos fechados, vamos tentar reconhecer algumas frutas pelo cheiro?
(Para as crianças que estão aprendendo a falar, apresente frutas que ela já saiba balbuciar)
E pela forma? Vamos sentir com as mãos e, de olhos fechados, tentar descobrir.
A ideia da nossa atividade é estimular os sentidos, criando desafios.
Depois, que tal fazer uma gostosa salada de frutas?
    Peça para citarem nomes de frutas que elas conhecem. Para os grupos 4 e 5, convide a registrar os nomes na forma escrita. Para o grupo 3, solicite que reproduzam por meio do desenho.
Você sabe com que letra começa a palavra maça; banana; laranja? (cite exemplos das frutas que a criança gosta e conhece).
    Convide a criança a fazer um piquenique. Utilizando caixa de papelão, podemos construir com a criança uma cesta de piquenique. Disponibilize materiais como: tecido, tinta guache, canetinhas coloridas, entre outros, para que a criança possa decorar ao seu modo.
    Utilizem frutas que tenham em casa e arrumem um cantinho para a "diversão". Higienize as frutas sinalizando para a criança a importância de tal ação. Se não tiver frutas disponíveis, o momento pode ser vivenciado por meio do faz de conta, desenhem frutas e colem no papelão para dar mais resistência ao colocar na cesta e manipular, após, é só começar a brincadeira. Convidem todos de casa a participar.

QUARTA-FEIRA -  16  DE DEZEMBRO 

MISHUMA SABA

    Mishumaa Saba: sete velas que representam as virtudes do Kwanzaa (uma preta, três vermelhas e três verdes). "Existe uma ordem específica que deve ser obedecida. Como conversamos na segunda, a vela preta significa o povo africano deve ser colocada no meio da Kinara e ser acesa no primeiro dia de festividade. As três velas vermelhas devem ser postas do lado esquerdo, simbolizando a luta do povo africano, e as velas verdes do lado direito, representando a esperança. A cada dia uma dessas velas deve ser acesa, representando uma das sete virtudes do Kwanzaa."

Agora que já conversamos sobre a Kinara, vamos falar sobre as velas e suas cores

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 - DANDO CORES AS VELAS


Podemos aproveitar a Kinara que fizemos na aula de segunda, ou criar juntos uma nova. Só que dessa vez, nosso foco são as velas. Pintar as cores, nomeando elas; vermelho, preto e verde.


Convide a criança para criar as velas do Kwanzaa. Separe as cores e, usando a kinara, ajude-a a ampliar noções matemáticas enquanto cria;
- PRIMEIRA VELA VERMELHA, SEGUNDA VELA VERMELHA
- AS VELAS DA DIREITA. AS VELAS DA ESQUERDA.
- A VELA PRETA DO MEIO.

PROPOSTA PEDAGÓGICA 2 - NATAL
(GRUPOS 3, 4 e 5)

No natal, a festa Cristã, as velas assumem o papel de representar a luz, que é o nascimento de Jesus. Assim, velas acesas na noite de Natal representam a presença de Cristo naquele ambiente, representam a fé.

Assistir ao vídeo - > A VELA DE NATAL

Vamos construir uma vela utilizando rolo de papel higiênico e outros material que tenham disponíveis em casa. Possibilite à criança decorar ao seu modo.


QUINTA-FEIRA -  17  DE DEZEMBRO 

MUHINDI

Na celebração, um dos itens no Mkeka é o milho, que representa as crianças africanas e a promessa de futuro para elas. Um sabugo de milho é colocado para cada criança da família. Em uma família sem criança, um sabugo é colocado simbolicamente para representar as crianças da comunidade.

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 - COLORIDO-MILHO


VOCÊ SABIA
QUE EXISTE MILHO AMARELO
EXISTE MILHO AZUL
EXISTE MILHO VERMELHO
E TAMBÉM MILHO BRANCO?
E OLHA QUE COISA DIVERTIDA
TEM MILHO
COM  TODAS ESSAS CORES
NUMA MESMA ESPIGA!

Na atividade xerocada nós enviamos o milho. Usando papel vamos amassar pequenas bolinhas e colar na espiga. Vamos deixar esse milho bem colorido.

Se tiver milho em casa, olha uma ideia interessante para um faz de contas:

PROPOSTA PEDAGÓGICA 2 - MODELANDO

(GRUPOS 3, 4 e 5)
Que tal uma atividade com massinha de modelar? Se vocês não tiverem massinha em casa podem aproveitar e tornar a atividade ainda mais divertida confeccionando uma massinha caseira, como já enviamos a receita.
Para as crianças menores, fazer um esboço de uma espiga de milho e peça que a criança observe a imagem. A criança deverá usar massinha amarela para representar a espiga e a massinha verde para representar as folhas. Se necessário, auxilie a criança a colocar a massinha sobre a superfície da imagem. Para incrementar a brincadeira e desenvolver o movimento de pinça, disponibilize grãozinhos de milho para que a criança coloque em cima da massinha amarela.
(GRUPO 4 e 5) Vamos escrever a palavra milho? Sinalize cada letra para a criança e auxilie-a a reproduzir a palavra utilizando massinha.
(GRUPO 5), solicite que ela própria realize o desenho de espiga, após, reproduzam a atividade citada anteriormente. Complementando a atividade, vamos contar as espigas desenhadas e numerar.


SEXTA-FEIRA -  18  DE DEZEMBRO 

(SAH-WAH-DEE)

    "Os presentes representam o trabalho dos pais e a recompensa para seus filhos. Os presentes são dados para enriquecer as crianças e podem ser um livro, uma obra de arte ou um brinquedo educativo. Pelos menos um dos brinquedos é um símbolo da herança africana." (FONTE)

    No final do ano, em algumas famílias, há a tradição de compartilhar presentes. No Natal, por exemplo, podemos encontrar a referencia do "papai noel" que é um "bom velhinho" que traz para as crianças presentes. A origem da tradição, na celebração Cristã, surgiu em razão dos presentes que os reis magos levaram para o menino Jesus (ouro, mirra e incenso).

    O que trazemos de reflexão para esse momento do "presentear" é, como nos propósitos da celebração Kwanzaa, que os brinquedos enriqueçam a criança; de conhecimento, de cultura e sobre a nossa herança africana.

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 - CARTINHA DE PRESENTE

Usando papel em branco e material riscante (canetinhas, giz de cera, etc) vamos fazer uma cartinha desenhando o presente que gostaríamos de ganhar.

Para os menores, que ainda não se expressam oralmente, o adulto pode iniciar (com a criança observando) desenhando presentes que acredita que posa "enriquecê-la. Desenhe o que gostaria de dar para a criança (livros, bonecos, instrumentos musicais, por exemplo) e ir conversando: VOU DESENHAR AQUI NESSA CAIXA UM PRESENTE PARA QUE VOCÊ POSSA BRINCAR E SE DIVERTIR. COM ESSE PRESENTE VOCÊ PODE...
E convite a criança para desenhar junto.

PROPOSTA PEDAGÓGICA 2 - AMIGO(A) SECRETO(A)
(GRUPOS 3, 4 e 5)
Brincar de amigo secreto (todos em casa), construindo presentinhos com embalagens/caixas vazias para trocar com as pessoas da casa.
Embale os "presentinhos" com a criança, utilizando papeis coloridos, fitinhas e outros materiais. Estimule-a a pensar presentes que gostaria de dar para alguém e representar por meio do desenho, para colocar dentro das embalagens dos presentes. Todos devem fazer a da mesma forma.

Após, explique para a criança como se realiza o amigo(a) secreto(a), citar características da pessoa a quem vai presentear, para que os demais possam descobrir qual é o amigo/amiga.
Ao final da brincadeira, os presentes podem ser guardados para decorar uma árvore de natal.

SEGUE ABAIXO LINK PARA ENCONTRAR LIVROS PARA LER ONLINE, GRATUITAMENTE:

INCENTIVO À LEITURA FAMILIAR






JÁ ESTAMOS FINALIZANDO O ANO E O NOSSO PROJETO. 
FOI UM ANO DIFERENTE MAS NÃO DESISTIMOS!
LEMBRANÇA DE FEVEREIRO DE 2020
LEMBRANÇA DAS PRIMEIRAS TAREFINHAS EM CASA!

SEGUIMOS JUNTOS!

DESEJAMOS DIAS DE PAZ.
UMA ÓTIMA SEMANA PRA NÓS!