ESSE É O NOSSO AMBIENTE EDUCACIONAL VIRTUAL.

segunda-feira, 6 de julho de 2020

CONCEIÇÃO EVARISTO

Retornamos às atividades em nosso ambiente virtual!

Para esse mês de julho, a grande mulher negra brasileira que vai inspirar nossas atividades será a escritora Maria da Conceição Evaristo de Brito.
Mineira, Conceição Evaristo nasceu em Belo Horizonte, em 1946. Migrou para o Rio de Janeiro na década de 1970. Graduada em Letras, trabalhou como professora da rede pública. É Mestre em Literatura Brasileira e Doutora em Literatura Comparada. 

"Não leiam só minha biografia. Leiam meus textos"

A autora, que já foi homenageada no mais importante prêmio de literatura do país,  teve sua estreia no ano de 1990, quando seis de seus poemas foram incluídos no volume 13 da coletânea Cadernos Negros, publicação literária com intuito de veicular a cultura e a produção escrita afro-brasileira, seja na forma da prosa, seja na forma da poesia.



SEGUNDA-FEIRA - 06/07

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 - CONHECENDO CONCEIÇÃO.

TODOS OS GRUPOS) Apresentar a imagem de Conceição Evaristo, como nas atividades iniciais das personalidades que estamos conhecendo e fazer um lindo desenho.

(GRUPOS 3, 4 E 5) Apresentar o nome de Conceição sinalizando as letras que compõe. 
(O GRUPO 4 E 5) Escrever cada letra em pedaço de papel, separados e com tamanho grande, auxiliar a criança a montar o nome novamente.

Mostrar as vogais do nome de Conceição. Estimular a criança a encontrar outras palavras com o mesmo som.

Existe alguém na família da criança cujo nome inicia com a letra C? Quais as letras que formam esse nome? Tem alguma vogal nesse nome? Realizar a mesma atividade de escrever as letras desse nome e ir montando junto com a criança.

Auxiliar na identificação e estimular a escrita espontânea das letras que compõe o nome da criança. Proporciona a percepção de si como um ser social, com um nome próprio que a representa. Diz sobre sua identidade, filiação e história.

PROPOSTA PEDAGÓGICA 2 - ESPELHOS

"Os espelhos de diversos tamanhos e formas são extraordinárias e sedutoras possibilidades para se conhecer, (re)conhecerem o outro, o grupo e o ambiente que estão. Através dele as crianças conseguem perceber pontos de vistas diversos sobre si e o grupo, aprender noções de perspectivas (profundidade, altura, horizontalidade etc) e desenvolver um olhar para si, para seu corpo e para os movimentos que faz" 

(GRUPO 1 E 2) 
1 - Se houver espelhos grandes em casa (de preferência presos à parede), colocar cartazes com fotos de diferentes expressões faciais (podem ser de revistas ou da internet). 
Exemplo: expressão rindo, chorando, falando ao microfone, lendo um livro.
O adulto vai mostrar as imagens ressaltando as expressões.

Em sala apresentaríamos diferentes imagens da escritora Conceição Evaristo, para conhecermos sua imagem, pensar na sua figura e através delas observar as diferentes expressões do rosto e do corpo. E, junto das imagens, o espelho, para explorar movimentos.

2 - Estimular o desenho, trazendo a ideia das expressões. 
- Vamos desenhar Conceição? Vou fazer ela com um lindo sorriso e você?
É interessante que o adulto faça. É um momento para desenhar e possibilitar diálogos com a criança. Conversar sobre nossas emoções.

Para a escritora Conceição Evaristo os momentos com a família ensinaram também a olhar e a sentir. E desse "assuntar" a vida, ficou essa mania de buscar a alma e o íntimo das coisas."

Para casa enviamos a imagem do projeto "Heroínas negras para colorir", da artista Taynara Cabral. 

TERÇA-FEIRA - 07/07

MEMÓRIA FAMILIAR
Conceição Evaristo nasceu em Minas Gerais, vindo de uma família pobre e é a segunda de 9 irmão. Filha de dona Joana e seu José. Afirma conhecer pouco sobre seu pai biológico, e considera como seu verdadeiro pai o senhor Aníbal, casado com sua mãe. Conceição Evaristo foi a primeira de sua casa a conseguir um diploma universitário.

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 
(GRUPO 3, 4 E 5 )  Mostrar para criança a foto relacionada à obra de Conceição Evaristo (Becos da Memória), bem como fotos antigas da família da criança. Apresentar também fotografias mais recentes e observar junto com a criança as diferenças nos registros antigos e atuais. Fazer comparações (roupas, objetos, cenários e as cores da fotografias.)

O que você observa de diferente entre as imagens? Converse com a criança sobre como que as fotografias eram feitas. Se houver lembranças sobre alguma fotografia, aproveitar esse momento para compartilhar memórias.

2 - Construir casas com dobraduras e desenhar nelas as pessoas da família.
(Os grupos 1 e 2, que não possuem ainda desenvolvimento necessário para criar formas, pode fazer em conjunto com a família; passando a cola com o dedinho, escolhendo as cores das roupas etc)
Cada família possui diferentes estruturas e configurações. É um momento de pensar sobre os membros da família e demonstrar emoções, sentimento.
Perguntar o que mais gosta de fazer com o pai, com a mãe, com os avós e os membros que possui maior contato.

VAMOS BRINCAR?

PROPOSTA PEDAGÓGICA 2 

O fantoche de dedo (dedoche) é uma ideia para estimular essa conversa sobre família de forma divertida. (Para os grupos 1 e 2 ainda é um exercício para os dedinhos) 
Vamos aproveitar a família de Conceição Evaristo para contar 9 irmãos?

Caso não seja possível criar dedoches com papel tecido ou outro material, ele pode ser desenhado nos dedos.

Para o grupo 1 e 2 indicamos também atividade de rasgar papel e fazer bolinhas. O adulto pode aproveitar e contar bolinhas. 
O grupo 3 que já possui uma oralidade mais desenvolvida, pode fazer essa contagem oralmente. E o grupo 4 e 5 aproveitar para enumerar a sequência de 1 a 9 em uma folha. Que tal tentar encontrar números em jornais ou revistas?

E por falar em família, vamos ouvir uma história?
PARA OUVIR A CONTAÇÃO BASTA CLICAR AQUI - > LIVRO DO DIA

QUARTA-FEIRA 
8 DE JULHO É O DIA NACIONAL DA CIÊNCIA
Falar de ciência é também falar de natureza. Conceição Evaristo, ao relatar memórias de infância, fala do seu olhar curioso pela vida e os fenômenos da natureza. Com sua "escrevivência", compartilha em suas obras, através de linguagem também poética, riqueza de fantasias.
"SE MUITO DE MINHA INFÂNCIA POBRE, MUITO POBRE, ME DOÍA. HAVIA FELICIDADES TAMBÉM INCONTÁVEIS, O CÉU, AS NÚVENS, AS ESTRELAS, SINAIS DO INFINITO QUE MINHA MÃE E TIAS NOS ENSINARAM A OLHAR E SENTIR."

A criança tem uma curiosidade natural sobre tudo e por isso quer testar, provar, experimentar e tirar suas próprias conclusões a partir das observações que faz. Ou seja, os princípios de qualquer pesquisador.
"O OLHO DO SOL BATIA SOBRE AS ROUPAS ESTENDIDAS NO VARAL E MAMÃE SORRIA FELIZ. GOTÍCULAS DE ÁGUA ASPERGINDO A MINHA VIDA-MENINA BALANÇAVAM AO VENTO" (Conceição Evaristo)

PROPOSTA PEDAGÓGICA - 1 EXPERIÊNCIA "EXPLOSÃO DE CORES"
Esta é uma atividade bem legal para brincar de fantasia com os menores e de cientista com os maiores. Vocês vão precisar dos seguintes ingredientes:
  • Copo transparente.
  • Água.
  • Óleo
  • Tinta (corante de alimentos/tinta guache ou tinta de dedo) (Explorar a cor escolhida. Se possível, verde)
Despeje a água no copo. Coloque o óleo e deixe que ele descanse. Agora é  hora de chamar a criança. (DICA: Fica bem mais legal se adicional um pouco de interpretação e magia na experiência. Que tal uma "varinha mágica" e explicar que você irá fazer uma dança das fadas das cores no copo? Ou um mágico que transforma bolhas de cor em fitas dançantes na água?) 
Peça que a criança pingue gotas do corante ou tinta na solução de água e óleo. No primeiro momento, o corante formará bolhas presas na faixa de óleo do copo. Mas lentamente estas bolhas (que são mais densas) irão atravessar a camada de óleo e quando tocam na água estouram, formando fitas coloridas rodopiantes. É muito legal de ver. (A criança deve ajudar a colocar os ingredientes, tendo auxílio de acordo com sua necessidade).

                                                                                                                           (FONTE)
PROPOSTA PEDAGÓGICA 2 - PENSANDO NA NATUREZA.

Desenvolver um diálogo com a criança sobre a importância de não jogar lixo em locais inadequados, para não poluir a natureza, pois dela vem as condições de sobrevivência ao seres vivos. 

Para mostrar como alguns materiais (como garrafas pet, potinhos, latas, tampinhas e outros) podem ser reaproveitados. Vamos aproveitar esse dia da ciência para criar robôs?
APROVEITANDO NOSSA CRIAÇÃO, VAMOS DE LEITURA?
A HISTÓRIA DE HOJE PODE SER ENCONTRADA AQUI - > MEU AMIGO ROBÔ
QUINTA-FEIRA - 09/07
Na minha infância havia felicidades também incontáveis. "As margaridas, as dálias e outras flores de nosso pequeno jardim. As frutas nos pés a matar a nossa fome. Os bolinhos de comida que mãe amassava com as mãos e enfiava em nossas bocas. As bonecas de capim ou bruxas de panos que nasciam com nome e história de suas mãos" (Conceição Evaristo)
PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 - CRIANDO BONECOS E HISTÓRIAS
Para essa atividade será necessário: 
  • Batatas (de diferentes tamanhos, para explorar grandezas - pequeno/grande)
  • Palitos de fósforo (ou de dente, mas atenção às pontas)
  • Canetinhas (para desenhar no boneco)

Nessa atividade, a criança pode também tentar criar seu próprio desenho. O adulto pode orientar e aproveitar para ressaltar partes que compõem a face e pensar juntos sobre os orgãos do sentido (olhos, nariz, boca e orelhas).
- Vamos fazer a boca, para que possa cantar, sorrir. Ela tem nome? A sua batata é maior. Que grande!
VAMOS ASSISTIR VÍDEOS DAS BATATINHAS!
O interessante é aproveitar esse momento para brincar com a criança. Ter potes por perto. Um espaço para se movimentar. Aproveitando esse momento para construir formas de interação manipulando e explorando o espaço por meio do deslocamento desse objeto - ele dança, ele canta, ele pula, entra e sai de espaços, gira e faz o que a imaginação permitir.

PROPOSTA PEDAGÓGICA 2 - BRINCANDO DE BONECAS

As brincadeiras com bonecas e bonecos ajudam as crianças a desenvolver suas habilidades e funções. Esses brinquedos são uma representação da própria criança e permitem que ela compreenda melhor a si mesma, bem como aos que a rodeiam. Aprendem a compartilhar, socializar com os outros e a desenvolver sua fala, enquanto cria situações e se comunica, através destas, com o mundo.

(grupo 4 e 5)
Assistir ao vídeo Bonequinha Preta - -> AQUI
Que tal tentar construir uma bonequinha?
Que tal tentar construir um boneco?

Como nem sempre é possível encontrar material em casa, que tal fazer um lindo desenho da Bonequinha Preta e compartilhar conosco?
Quero ver, heim!

SEXTA-FEIRA - 10/07

"O OLHO DO SOL BATIA SOBRE AS ROUPAS DO VARAL E MAMÃE SORRIA FELIZ. GOTÍCULAS DE ÁGUA ASPERGINDO A MINHA VIDA-MENINA BALANÇAVAM AO VENTO. PEQUENAS LÁGRIMAS DOS LENÇÓIS. PEDRINHAS AZUIS, PEDAÇOS DE ANIL, FIAPOS DE NÚVENS SOLITÁRIAS CAÍDAS DO CÉU ERAM ENCONTRADAS AO REDOR DAS BACIAS E TINAS DAS LAVAGENS DE ROUPA. TUDO ME CAUSAVA COMOÇÃO MAIOR. A POESIA ME VISITAVA E EU NEM SABIA". (Conceição Evaristo)


PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 - PARLENDA.(MEU LIMÃO MEU LIMOEIRO)
Vamos trabalhar a poesia através de parlendas.

As parlendas são pequenos textos que trazem rimas. Elas fazem parte da tradição ora, seu ritmo envolve e convida para brincadeiras divertidas. Sua riqueza possibilita a criação de contextos de aprendizagens diversas.

Para brincar, segurando o limão, cante a parlenda.
"MEU LIMÃO, MEU LIMOEIRO
MEU PÉ DE JACARANDÁ
UMA VEZ, ESQUINDÔ LÊ LÊ
OUTRA VEZ, ESQUINDÔ LÁ LÁ"
Você pode propor que a criança cante, faça gestos e use o corpo para fazer sons (como bater palmas). Depois deixe que toque a fruta, faça ela rola, percebendo os movimentos.
Para explorar textura corte o limão e deixe que a criança observe e explore por meio do tato. Corte pedaços pequenos, possíveis de apertar, para que possa perceber que sai um suco daquela fruta.
A criança naturalmente leva a boca, mas caso não, incentive e experimente também. Vai ser divertido observar com a expressão facial muda, quando o paladar tem contato com sabor azedo.

Para ouvir a música: MEU LIMÃO MEU LIMOEIRO

PROPOSTA PEDAGÓGICA 2 - TRABALHANDO O TEMPO
(A poesia abaixo é para que o adulto conheça. Não é voltado à criança)

(GRUPO 4 E 5) Trabalhar o tempo (o dia, a noite, o hoje e o amanhã)

Assistir ao vídeo -> O DIA E A NOITE
Estimular a criança a pensar as atividades que realizam durante o dia e durante a noite e ilustrar.
Mostrar calendário, sinalizando os dias da semana, o mês e a data. Que dia é hoje? Qual a data de hoje? Amanhã será dia...
Ontem foi...
Colagem no prato descartável sobre o dia e a noite:
VAMOS OUVIR UMA MÚSICA JUNTOS?

EXPLORAR CORES E DIFERENTES MATERIAIS. RASGAR. AMASSAR. INVENTAR SITUAÇÕES/ HISTÓRIAS. FANTASIAR! TUDO ISSO FAZ PARTE DAS APRENDIZAGENS NA INFÂNCIA.
COMO ESTÃO AS ATIVIDADES EM CASA? COMPARTILHA COM A GENTE!
SEGUIMOS EM CASA, CUIDANDO DA NOSSA SAÚDE.
AGRADECEMOS SEMPRE O APOIO DA FAMÍLIA!