Ter uma alimentação saudável não é um privilégio, é um direito.
Nós adultos, muitas vezes ficamos desatentos ao que ingerimos. Mas no que se refere à criança, não podemos não nos atentar ao que é ofertado como alimento. Nesse momento em que, por conta da pandemia, a escola não está podendo atuar diretamente no processo pedagógico de ensinar bons hábitos alimentares. É importante que a família (que é a maior responsável pelo comportamento alimentar da criança) não esqueça o quão importante é colaborar na construção de bons hábitos com a oferta de alimentos saudáveis.
A alimentação é um dos pilares do desenvolvimento infantil.
Atualmente, devido ao acesso à informação, não há como não saber acerca de uma alimentação ruim como fator de doenças futuras na vida de uma pessoa. É importante ressaltar também que, o paladar da criança também passa por um processo de educação. Ela é ensinada através dos hábitos da família. Aprendendo não através do que é dito, mas pelo que vê e presencia através das práticas.
A África é um continente muito valioso e cheio de sabedorias que nos foram transmitidas através de nossos ancestrais. Como diz um provérbio africano que já compartilhamos aqui:
É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança.
Pensar sobre nossas práticas alimentares envolve sabedoria. Precisamos perceber que a cultura alimentar praticada por um povo influencia os hábitos de suas gerações.
"Eu acho que a falta de engajamento crítico com o "alimento" que nós comemos demonstra até que ponto a comodidade tornou-se a principal forma em que percebemos o mundo" (Angela Davis)
Sabemos que falar sobre alimentar-se com animais é um diálogo particular e refere-se também a escolha da família (sendo um assunto muito complexo para os pequenos). Nosso processo de construção alimentar também possui carater histórico. A proposta de hoje é sobre colorir, ampliar e variar cada vez mais nossa alimentação. Alimentar-se de vegetais, legumes e frutas é fundamental para o resultado de uma vida saudável (quanto à isso não há dúvidas.)
1 - "Não devemos maltratar os animais"
(Para os grupos G 3, 4 e 5)
Conversar com a criança sobre não maltratar os animais. Estimular que cite nomes de animais que conhecem; o animal preferido. Em sala faríamos um cartaz (com desenho desse animal, assim como letras para escrever o nome deste)
(Para todos os grupos) Já brincaram de mímica com eles? Descobrir qual é o animal por meio de gestos e sons (ampliar o grau de dificuldade de acordo com a criança)
Ainda falando de animais e, propondo uma atividade de expressão corporal, coloca essa música e faz junto com eles exercícios!
2 - "Alimentação colorida"
Façam uma receitinha bem colorida e compartilhem conosco!
Olha que ideias interessantes!
Compartilhamos abaixo alguns vídeos com tema sobre alimentação:
Sobre o livro que escolheram hoje, que tal trazer esse personagem pro mundo real? Criar reutilizando algum material descartável (como rolo de papel higiênico)
Ah! Sabe o livro que foi produzido (pelo Grupo 4 e 5)? Vamos apresentá-lo para as pessoas da família. Conte sua história! Compartilhe conosco, vai ser um prazer!
Hoje compartilhamos a atividade sensorial da Caixa Surpresa. O que encontramos?
UMA CENOURA!
VOCÊ GOSTA DE COMER CENOURA?
(Dessa forma lúdica que trazemos assuntos para nossa aprendizagem)
_____________________________PARA PENSAR (FAMÍLIA)
"O racismo afeta todos os aspectos de nossa sociedade, incluindo o sistema alimentar. Não é simplesmente uma atitude de preconceito ou atos individuais, mas um legado histórico que privilegia um grupo de pessoas em detrimento de outras. O racismo - individual, institucional e estrutural - também impacta negativamente os esforços com boas intenções de construir um sistema alimentar sustentável e justo."
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Oferecer alimentos saudáveis!
Compartilha conosco algum momento de refeição em família?