ESSE É O NOSSO AMBIENTE EDUCACIONAL VIRTUAL.

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

A FORÇA DA MUDANÇA


    Iniciamos mais uma semana e vamos conhecer um pouco mais da biografia da cientista social Mamie Phipps Clark. Em 1934, Mamie terminou o Ensino Médio e conseguiu uma bolsa para estudar na Universidade Haward (a escritora Toni Morrison, prêmio Nobel de literatura, estudou lá). Por ser mulher, Mamie Phipps teve dificuldade para ser aceita em disciplinas das áreas de Matemática e Física, em que historicamente predominavam alunos e professores homens.

SEGUNDA-FEIRA -  05 DE OUTUBRO

    Há ainda muitos estereótipos de gênero sobre as escolhas referentes as áreas do conhecimento. Não somente na questão gênero como também quando pensamos em raça. Quando falamos em representatividade negra e percebemos o quanto tem se falado sobre o tema, devemos conhecer o real significado e o efeito na construção da identidade de uma criança.


PROPOSTA PEDAGÓGICA:  APRENDENDO NO FAZ DE CONTAS

Através do faz de contas a criança experimenta situações reais e experimenta estar em posições das quais talvez nem tenha tido a oportunidade de presenciar.
Algumas atividades "simples" podem ser aliadas na aprendizagem de práticas necessárias para a saúde da criança.

"ERA UMA VEZ UM DENTISTA"
Separe diferentes materiais de higiene bucal (escova, pasta, fio dental, dentre outros). Monte seu pequeno consultório (um espaço divertido pra esse faz de contas). 
Pegue uma roupa branca para você e para criança. Inicialmente você que será a(o) dentista. Depois de mostrar coisas como; movimento de escovação, importância de escovar após as refeições etc, convide a criança para mudar de papel com você e ser a(o) dentista.
Olha que ideias interessantes e acessíveis:
    A higiene bucal na criança deve ser uma preocupação desde muito cedo, antes mesmo do surgimento dos primeiros dentinhos. Isso é importante para evitar problemas como cárie, por exemplo. 
    Uma outra sugestão e estimular que a criança realize a escovação em brinquedos como boneca, ursos ou qualquer outro que sejam passíveis de desenvolver essa atividade.


TERÇA-FEIRA -  06 DE OUTUBRO
MATRIARCAS
    A mãe de Mamie Phipps Clark era dona de casa. Não precisou trabalhar fora para complementar a renda da família. O que diverge da realidade de muitas mães da diáspora. Mas é dentro de casa que vários ensinamentos são passados, tanto no cuidado de si, como no desenvolvimento de habilidades que vão ajudar a estar no mundo e em sociedade.
    O intelectual senegalês Cheick Anta Diop refletiu sobre o matriarcado como instituição originária de um modelo social "do sul", muito presente na África desde os tempos mais remotos. (...) As mulheres sempre moveram as sociedades africanas. Há vários exemplos de rainhas, governantes, guerreiras que foram determinantes para a História da África. (FONTE)
    Como coloca Anin Urasse, Mulherista africana, a arte de embelezar-se é uma arte que mulheres africanas têm feito há milhares de anos. "O embelezamento externo é, para as sociedade tradicionais africanas, um meio e uma busca de um indivíduo pelo equilíbrio em todos os aspectos de sua vida.

PROPOSTA PEDAGÓGICA:  EMBELEZAR-SE

Pentear os cabelos, colocar um perfume, usar roupas limpas (mantê-las bem cuidadas), cuidar das unhas...
A criança observa tudo e faz da vida ao seu redor, uma aprendizagem.
Vamos aproveitar as rotinas diárias de cuidado consigo, para ensinar.
Quem é a figura feminina de convívio da criança? Que tal aproveitar o seu momento de "embelezamento" para ajudar a criança a desenvolver habilidades?

Dicas:
Mostrar como se trança.
Deixar que ela possa pentear seu cabelo (Comandos como; devagar, mais para baixo, lendo, são noções matemáticas que são desenvolvidas em uma tarefa como essa).
Para quem usa batom, que tal deixar que a criança tente passar em você. 
(cores. parte do rosto. abrir e fechar a boca... em uma conversa, a criança amplia vocabulário, aprende noção de espaço e ainda estreita laços afetivos).

Outra dica é brincar de "Salão de Beleza"
Podemos criar com a criança adereços (lixas, pentes, espelho). Separar coisas como maquiagem, batom e outros, para que a criança possa expressar sua criatividade e também brincar livremente.

Faça moldes de  mãos em papelão para a criança pintar as unhas.
(Podem usar tinta guache e pincel também)

QUARTA-FEIRA -  07 DE OUTUBRO
    Mamie Phipps Clark nasceu nos Estados Unidos mas no ano de 1934 decidiu estudar em Washington onde fez cursos de matemática e também de idiomas.
Quando conheceu Kenneth Clark (que tornou-se seu marido) mestrando em psicologia, Phipps se interessou e acabou mudando de curso, formando na mesma área

Falando em idiomas...
Com 54 países, a diversidade linguística africana impressiona. Atualmente, a África possui 2092 línguas faladas, além disso, estão presentes mais oito mil dialetos. Assim, o multilinguíssimo é característica medular do continente. (FONTE)

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1:  
Uma das formas em que a criança acaba tendo contato com outros idiomas é através da música. Mesmo não compreendendo o que está sendo dito na canção, ela experimenta o ritmo e arrisca repetir pronúncias.
Vamos diversificar as músicas (e os idiomas) que apresentamos as nossas crianças!

VAMOS APRENDER DUAS PALAVRINHAS EM UMBUNDU?

AME - EU (Sonoramente é amê)
OVE - VOCÊ  (Sonoramente é ovê)
ETU - NÓS (Sonoramente é êtú) 
(quem quiser conhecer um pouco mais FONTE)
(BRINQUEM HOJE USANDO ESSES PRONOMES COM AS CRIANÇAS)

PROPOSTA PEDAGÓGICA 2:  
(GRUPOS 3, 4 E 5)
Conhecer alguns números em inglês, trabalhar sequência numérica de 1 a 20, estimular o movimento de pinça, estimular a contagem oral e escrita.
Construir com a criança fichinhas com números (de 1 a 20). Utilizar pregadores que tenham em casa para que a criança possa prender nas fichinhas, quantidades, de acordo com os números representados.
Outra sugestão para estimular a contagem oral é estimular a criança a contar os dedos dos pés e os dedos das mãos. Ajude a criança a contar (primeiro as mãos, depois os pés, depois a quantidade dos dois juntos, por exemplo).


QUINTA-FEIRA -  08 DE OUTUBRO
AUTOIMAGEM
    Mamie Phipps e seu marido Kenneth,  realizaram o experimento psicológico com bonecas que venceu a segregação racial nos EUA. Nessa pesquisa, exibiram bonecas negras e brancas para 253 bebês e crianças entre 3 e 7 anos, para estudar as atitudes das crianças em relação à raça. (As bonecas negras precisaram ser pintadas de marrom, pois não havia brinquedos que retratassem bebês afro-americanos na época).
    As contribuições do casal ao movimento negro não pararam por aí. Eles fundaram uma das primeiras clínicas de assistência psicológica às crianças negras no Harlem, historicamente um reduto da cultura afro-americana no norte de Manhattan.
(Larissa Luz - Bonecas Pretas)

PROPOSTA PEDAGÓGICA:  BONECAS PRETAS
Aproveitando a ideia da pesquisa de Mamie Phipps Clark...

Possibilite à criança a percepção da sua autoimagem em frente ao espelho e questione-a sobre como se vê. Descreva junto com ela as suas características físicas (a cor dos olhos, o cabelo, traços faciais, dentre outros). Com quem da família você acha que se parece? Faça elogios (ex.: sua pele, seus cabelos e  seus olhos são lindos).

Convide a criança a fazer uma linda arte, com base na percepção da própria imagem e de seus pares. 
(Grupos 3, 4 e 5)
1 - Construa e pinte um boneco que se pareça com você.
2 - Construa e pinte bonecas ou bonecos que se pareça com outras crianças que você conhece (irmão, primos, amigos, etc).
3 - Construa e pinte boneca ou boneco que você gosta de brincar ou gostaria de ter.

Faça moldes de bonecos/bonecas com papelão, podem ser de tamanhos diversos, para que a criança possa utilizar para fazer contornos criando outros bonecos (as). Utilizando tinta marrom ou preta (como Mamie Phipps Clark utilizou), vocês podem pintar moldes e carimbar no papel em branco.
Visando tornar a atividade mais divertida, com pedacinhos de papel (pintados com giz de cera e canetinha colorida, as crianças podem desenhar e colar olhinhos, boca, nariz, cabelo...

Que tal criar dedoches (fantoches de dedo) para brincar com os bonecos e bonecas que foram criados?
Vocês podem criar várias histórias divertidas!

SEXTA-FEIRA -  09 DE OUTUBRO
CONSCIÊNCIA CORPORAL

    O que Mamie Phipps Clark trabalhou em sua tese de mestrado foi intitulada como: "O Desenvolvimento da Consciência de Si Mesmo em Crianças Pré-escolares negras". 
    Vamos aproveitar que estamos falando de consciência para pensarmos sobre o nosso corpo. A consciência corporal é sobre tomar consciência do próprio corpo, reconhecendo e identificando processo e movimentos corporais, internos e externos. Estabelecemos comunicação com o mundo exterior através dos sentidos que possuímos: visão, audição, olfato, paladar e tato; recebendo estímulos e processando-os mentalmente.

PROPOSTA PEDAGÓGICA: Dado do movimento.
(Grupos 3, 4 e 5)
Jogo "Dado do movimento" (Enviamos o modelo para casa através do material impresso).
Outros movimentos poder ser sugeridos como: pular, rolar, equilibrar-se de um pé só, dançar, dentre outros.

Você deve jogar o dado e a face que cair, fazer o movimento correspondente na ficha.
Toda família pode estar envolvida!
Outra atividade interessante onde se pode trabalhar noções matemáticas e, cada vez que a criança jogar o dado, contar a quantidade de bolinhas existentes no lado que caiu para cima, após, fazer o registro desse número.
O grupo 5, por exemplo, pode contar as bolinhas somando todos os lados e registrar o número total.

PROPOSTA PEDAGÓGICA: O corpo na dança

"Quando uma criança aprende e pratica movimentos e posturas de dança, desenvolve maior consciência corporal. Quem dança está sempre em contato com o própria corpo, e quando crescemos isso ajuda a nos sentirmos mais confortáveis com nossa aparência, nossas dificuldades e até mesmo sentimentos. (...) A dança incentiva a criança a explorar diferentes formas de expressão. Isso pode ser particularmente benéfico para crianças com deficiências ou que estejam lidando com problemas emocionais significativos." (FONTE)

MÚSICA PARA INSPIRAR A PRÁTICA DA DANÇA EM CASA:
"Além de contribuir no desenvolvimento da consciência corporal os inúmeros tipos de dança são manifestações culturais que agregam muito no repertório das crianças. Ao conhecer cada dança, a criança pode aprender também sobre origens, a história e contextos em que é praticada. Além disso, dançando a criança também vai entrar em contato com diversos estilos musicais."
VAMOS OUVIR UMA CANÇÃO!
SEGUE ABAIXO LINK PARA ENCONTRAR LIVROS PARA LER ONLINE, GRATUITAMENTE:

INCENTIVO À LEITURA FAMILIAR

Dica de hoje:
Atividades com massinha!
Faz massinha caseira com eles! Deixa a imaginação e a criatividade reinar!
QUE SEJA UMA SEMANA ABENÇOADA!