ESSE É O NOSSO AMBIENTE EDUCACIONAL VIRTUAL.

segunda-feira, 15 de junho de 2020

DESCOBRIR A VIDA BRINCANDO.

O teatro, dentro do campo de experiências da Educação Infantil, vem como uma forma de conhecer o corpo, gestos e movimentos. É uma forma para criança se expressar e vivenciar diversas maneiras de expressão e linguagens; traços, sons, cores e formas.
Na arte, assim como em muitos espaços, a mulher negra precisa ainda ganhar mais oportunidades. Zezé Motta, uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado, no início dos anos 70, tem mais de 40 filmes no currículo e mais de 50 anos ininterruptos de carreira. Mulher negra, brasileira, também celebrada no cenário musical, na tv e no teatro. Atriz que interpretou personagens que ajudaram a contar a história de grandes mulheres como, por exemplo, a escritora Carolina Maria de Jesus e a rainha guerreira Dandara dos Palmares. 

SEGUNDA-FEIRA - 15/06
DANDARA DOS PALMARES

No filme "Quilombo"  Zezé Motta interpretou Dandara, guerreira que, além de esposa de Zumbi dos Palmares com quem teve três filhos, foi uma das lideranças femininas negras que lutou contra sistemas do século XVII.


PROPOSTA PEDAGÓGICA

Enviamos uma imagem do projeto ilustrativo "Heroínas Negras para colorir" que tem por objetivo a proposta de "passar o tempo com as crianças e ainda contando a história de mulheres negras que mudaram o mundo com seu trabalho e luta". 

1- DESENHO E CORES:
Através do desenho a criança se diverte e se expressa.
Nessa proposta ela precisa estar livre para compor o que desejar; escolher cores, fazer colagens, etc. Uma oportunidade para pensar juntos nas partes do seu próprio rosto; olhos, boca, nariz...

2- TRABALHANDO O NOME

Alguns nomes são escolhidos a partir de tendências; uma personagem de um filme de sucesso, uma personalidade importante para uma época (atriz, cantora, etc). 
Nomes como Jamila, Kamilah, (NOMES AFRICANOS) que as vezes desconhecemos.

"Em muitos países africanos, o nome escolhido remete ao momento de nascimento da criança e carrega um significado muito importante."(FONTE)
O nome DANDARA hoje possui o significado belo de "princesa negra" ou "princesa guerreira".
Conversar com a criança sobre a importância de termos um nome para identificação. 
Quem escolheu o nome da criança? Por que? Tem algum significado?

(GRUPO 4 E 5) Estimular a escrita do nome da criança e, após conhecer  essa grande líder, pensar nas letras do seu nome DANDARA, em especial a letra inicial D. Há pessoas na família com nome iniciado com a letra D?

Se a criança já possui documento de identidade, mostrá-la e estimular que desenhe sua imagem e realize escrita espontânea do próprio nome. Apresentar também a do adulto. Observar as diferenças (digital grande/pequena, etc) e semelhanças (possui mesmo formato, cor, tamanho, etc)


VAMOS CONHECER UMA MENINA QUE TAMBÉM TEM O NOME DANDARA!

COMPARTILHA CONOSCO ALGUMA BRINCADEIRA QUE VOCÊ GOSTA!


VAMOS RELEMBRAR A MÚSICA DO MOMENTO DA HISTÓRIA COM PRÓ MARA:
Na história de hoje, Akin, que tem nome de guerreiro. Entre carinhos, beijos e afagos. 
Entre os cabelos das tranças de sua mãe, rainha de sorriso largo, cheirando a amor.

Na história, nos dias mais chuvosos os amigos da natureza Ewa e Exumare jogavam baldes de tintas de diversas cores no ar, pro céu enfeitar. Dava pra ver deslizar os sonhos em uma ponte colorida, deixando a rua muito mais bonita.
Vamos fazer um desenho bem colorido!
TERÇA-FEIRA - 16/06
DIA DA CRIANÇA AFRICANA

Em 1991, A OUA - Organização de Unidade Africana escolheu o dia 16 de junho em memória das crianças negras que nesse dia, em 1976 no Soweto - África do Sul, saíram à rua em protesto contra a falta de qualidade no ensino a que tinham acesso e para reivindicar o direito de aprender na sua própria língua.
Uma homenagem também para proteger as crianças do continente africano. 

Brincar é oportunidade de aprender e direito da criança.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

1 - BOLINHA DE SABÃO (TODOS OS GRUPOS)

Essa "brincadeira" é uma ótima oportunidade para comunicar-se, usar movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão. Desenvolve a criatividade, a imaginação e a percepção tátil e visual do aluno. As crianças deixam a imaginação fluir, se esforçam para criar bolhas grandes (GRANDE/PEQUENO), unir bolhas...

Para a mistura e preparo do sabão é necessário:
  1. Detergente líquido de lavar pratos. Ele forma uma ótima base para as bolhas, e é algo que você provavelmente já tem em mãos.
  2. Xampu (shampoo) ou sabonete líquido corporal. Eles podem não ser tão espumosos quanto o detergente, mas ainda devem funcionar bem para fazer bolhas.
  3. Lava-roupas natural.
(GRUPOS 1 E 2) O movimento do sopro é muito importante para o bebê e deve ser estimulado. Isso porque ajuda, por exemplo, no desenvolvimento da linguagem da criança. Na realidade, os benefícios de brincar de fazer bolhas de sabão são muitos.
  • Melhora a respiração que favorecerá a fala
  • Aprende a manejar e controlar o ar ao falar
  • Treina o sistema muscular que participa do ato da fala
  • Melhora a pronúncia dos fonema
MÚSICA - > BOLINHA DE SABÃO

PROPOSTA 2 - BRINCADEIRAS DE ORIGEM AFRICANA.
(VOLTADO AO GRUPO 3, 4 E 5)
  • Jogo da jiboia (de Gana) - Desenhe um quadrado no chão. Um participante entra no quadrado e os outros andam em volta do quadrado. Quem está dentro tenta tocar os outros. Que for tocado entra também e ajuda a capturar os outros. O último é o vencedor.
  • Jogo dos feijões - Separe um saquinho de pano e distribua três feijões para cada participante. Cada um separa e coloca um pouco dos seus feijões no saco. Um participante precisa adivinhar quantos feijões os outros colocaram no saco. A cada acerto, ele tira um dos feijões do jogo. Quem acertar três vezes ganha.
  • Jogo Mancala (adaptada ao grupo)-  A cada rodada participam duas pessoas de frente para o tabuleiro que será meia caixa de ovos. A cada lado do tabuleiro coloca-se um copinho com sementes que tenham em casa, estes ficarão à direita de cada participante, os dois deverão conter a mesma quantidade de sementes. A brincadeira inicia com os dois participantes distribuindo sementes em cada espaço do tabuleiro, a cada rodada define-se um número de sementes a serem distribuídas por cada participante. Todas as sementes devem ser depositadas, após, retornam catando uma por uma para repor no copinho. Quem conseguir finalizar primeiro, vence o jogo. Ao final de cada rodada, conta quantas sementes faltaram ser depositadas pela pessoa que não conseguiu completar a etapa.
Katakunte se diverte com brincadeiras! Vamos assistir!

Vocês sabiam que Zezé Motta cantou na trilha da animação Rei Leão?

Assistir ao vídeo do Rei Leão e todos esses animais me lembrou algumas músicas.
Indicação de novas músicas - Vamos conhecer Nana e Nilo e os animais!

QUARTA-FEIRA - 17/06
AFOXÉ/ IJEXÁ/ A DE AGOGÔ
Zezé Motta foi destaque do bloco de Afoxé Filhos de Gandhi em 1981. Com seu "tapete branco", batuque contagiante e mensagens de paz, inspiradas no líder indiano Mahatma Ganghi, mantém a tradição da religião africana ritmada pelo agogô nos seus cânticos de Ijexá na língua Iorubá. (FONTE)
Zezé teve a oportunidade de participar de uma mesa de debates, cultura e arte, com a presença da bailarina Rainha do Afoxé Filhos de Gandhi Yza Diordi, abordando temas como teatro e apoio à arte negra. 
"Devemos ocupar espaços e segmentos", disse Zezé.


PROPOSTA PEDAGÓGICA

1 - MUSICANDO - (TODOS OS GRUPOS)

Uma boa dica para explorar materiais disponíveis em casa, como panelas, potes de plástico, caixas de madeira ou papelão, latas de alumínio, utensílios de cozinha e diferentes materiais que fazem som.
Iniciar a proposta cantando alguma música que faça parte das canções que a família já escuta, com o auxílio de algum "instrumento". Pode ser um balde ou alguns dos exemplos citados acima. A proposta é incentivar a exploração dos sons.

2 - Conhecendo Instrumentos
(GRUPOS 4 E 5) Que tal tentar elaborar instrumentos musicais com material disponível em casa.

AS CRIANÇAS PERDERAM A VONTADE DE BRINCAR? QUE HISTÓRIA É ESSA?
QUANTA SABEDORIA, MULEMBA E BAOBÁ! 

O QUE ACENDE EM CASA A VONTADE DE BRINCAR? MEXER COM ÁGUA? PODER DEIXAR OS BRINQUEDOS ESPALHADOS PELO CHÃO? 
CONTA PRA GENTE!
Vamos ler um livro juntos?
O livro que a pró escolheu foi esse: AS BONECAS DA VÓ MARIA, lembra dele?
PARA LER ELE BASTA CLICAR -> AS BONECAS DA VÓ MARIA 

Aproveitar a história para criar personagens com colher de pau. É possível desenhar carinhas com tinta guache diretamente na colher ou desenhar em papel para depois colar. Podem também criar roupinhas para esses personagens, com papel ou tecido (a forma que for mais divertido!).
QUE BONECAS LINDAS!

QUINTA-FEIRA - 18/06
O SAMBA MANDOU ME CHAMAR
Trecho da música:
"Eu sonho em acordar em cada amanhecer, ver sempre o sol brilharQue lindo!"


PROPOSTA PEDAGÓGICA

1 -  DESENHO CRIATIVO COM COR AMARELA.
Há influência da psicologia das cores na infância, as cores laranja e amarelo por exemplo, possuem forte vibração e são muito energéticas. O amarelo é sinônimo de energia é uma cor que fala de uma criança feliz e na qual todas as virtudes e a bondade associadas à infância.

Disponibilizar giz de cera ou tinta e papel. Colocar alguma música que a criança goste e cante. Que ao cantar ela demonstre felicidade. Esse momento é dela. Dela, do amarelo e da alegria.

2 - SAMBA
"O Samba mandou me chamar" CD de Zezé Motta

O Samba é um gênero musical e também uma forma de dança.
Com nítida influência africana, nasceu na casa de baianas que emigraram para o Rio de Janeiro. O samba de roda, por sua vez, guarda semelhanças com o coco, dança de roda mais antiga. Foi com o símbolo da cultura negra brasileira que o samba se alastrou pelo território nacional, tornando-se uma das principais manifestações culturais populares do Brasil.

2 - Disponibilizar roupa e adereços para vivenciar o samba de forma lúdica.
Vamos ouvir:
VÍDEO SAMBA E SEUS INSTRUMENTOS
Um exemplo de pandeiro:
Na escola realizamos SAMBA de coco e aproveitamos para desenvolver atividade sensorial

SEXTA-FEIRA - 19/06
DIA DO CINEMA NACIONAL

Com presença marcante nas telas, Zezé Motta atuou em mais de 60 fillmes e séries lançadas. Já foi homenageada com o Troféu Raça Negra, com o troféu Oscarito. Fez parte da trilha sonora da animação da Disney O Rei Leão, onde interpretou a canção O Ciclo Sem Fim.

Os filmes e animações tem uma linguagem carregada de estímulos audiovisuais que podem incrementar a realidade educacional das crianças usando-os como recurso pedagógico 

Já que nesse momento não podemos ir ao cinema, o cinema vem até em casa!

PROPOSTA PEDAGÓGICA

1- Assistir filmes com as crianças, fazer pipoca e confeccionar fichinhas com números juntamente com a criança. Quantas pessoas vão ao cinema? Quais os números que temos nas fichas?

2 - Construir uma televisão com caixa de papelão para que a criança possa brincar e expressar-se livremente. Que tal construir um pequeno filme com a criança, criar enredos, cenários, gravar um vídeo dessa produção. Toda família pode se envolver.

Alguns filmes:
Ponyo - Uma aventura que veio do mar.
Kiriku e a feiticeira

3 - (DESENHO CRIATIVO)

Conversar com a criança sobre o filme; se gostou, qual personagem chamou mais atenção... Propor desenhos sobre eles.
Ampliar as possibilidades de criação usando diferentes recursos. Disponibilizar lápis, tintas, algodão, etc.
Se possível elementos da natureza como pequenos galhos secos, folhas, flores, sementes...
___________________________
ROTINA
Estimular a curiosidade pelo mundo real!
A janela do tempo é interessante para que a criança exercite o olhar em relação ao clima/tempo. 
Procure um lugar onde o céu possa ser amplamente visto, observe junto com a criança (Todos os Grupos) se está chovendo ou fazendo sol. Se é dia ou noite.
Aponte a lua. Observe estrelas, se possível. É uma atividade que pode ser diária. Observar como está o céu ao acordar. Como ele fica, quando a família vai dormir.
"O importante é estabelecer horários e criar hábitos saudáveis que tornem o ambiente mais organizado e confortável para todos!"
____________________________________
Compartilhamos lembranças:
E se eu fosse uma flor...
E como que o palhaço faz brotar o riso?
------------------------------------------


Estamos sentindo falta da participação de vocês. Como estão as brincadeiras em casas?
Seguimos unidos!