ESSE É O NOSSO AMBIENTE EDUCACIONAL VIRTUAL.

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

AOS MAIS NOVOS.

     A pesquisa realizada por Mamie Phipps Clark contribuiu para reflexões  necessárias  referente a construção da identidade da criança. Como cientista social, Phipps investigou as consequências da segregação no psicológico de crianças negras e não negras. Sua investigação contribuiu para que mudanças acontecessem. Pela luta de mulheres como Mamie Phipps Clark que seguimos acreditando que é possível realizar mudanças e reerguer nosso povo; descendentes da beleza, sabedoria, fé e riquezas. 

    As crianças são a expressão da continuidade. Sem a criança não há o velho. Há uma frase que diz "é de pequeno que se faz o grande". Mas não devemos apenas perceber a infância como uma preparação para a vida adulta, apenas. A criança precisa viver a infância em sua integridade.  


SEGUNDA-FEIRA -   12 DE OUTUBRO
DIA DAS CRIANÇAS

    O Dia das Crianças é celebrado anualmente em homenagem às crianças, cujo dia afetivo varia de acordo com o país. Países como Angola e Moçambique adotaram o dia 1 de junho. No Brasil é celebrado dia 12 de outubro.
"Ser criança é ter o dia mais feliz da vida todos os dias. Ser criança é criar um mundo só seu"
FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!

    Já conversamos aqui que através da brincadeira a criança aprende sobre a vida e se comunica com ela. Para essa semana, vamos sugerir brincadeiras para que possam fazer em casa!

Pra começar...
PROPOSTA PEDAGÓGICA:  RECEITINHAS!
Estar na cozinha preparando juntinhos um prato bem criativo e divertido pode ser muito enriquecedor para esse dia. De repente fazer um bolo, biscoitos, saladinha de frutas...
Além de estreitar laços, enriquecer o vocabulário e estimular a fala, essa atividade (de preparar alimentos) pode trazer conhecimentos sobre cores, formas, tamanhos, texturas, cheiros, dentre outros.

FAZ E COMPARTILHA CONOSCO!

2- Brincadeiras com corda
Esta vale para as crianças a partir de dois a três anos: brincar de equilíbrio. O desafio é ir colocando um pé na frente do outro, sem cair. Se estiver fácil, experimente fazer a brincadeira andando de costas.  
* Para tornar esse momento mais divertido, ao andar sobre a corda, é interessante imaginar situações como: estamos andando sobre a ponte e não podemos desviar os pés para os lados para não cairmos no rio; no rio tem jacaré... A ideia é criar situações e possibilidades lúdicas.
Vídeo musical para exercitar o corpo e se divertir -> (MEXENDO)

(GRUPO 3, 4 E 4)
Em sala sempre tínhamos momentos interativos com músicas e brincadeiras. Que tal propiciar um momento diferente, vivenciar brincadeiras com corda? A primeira dica é a mais básica: pular corda!
    Outra sugestão é "trenzinho com corda". Simulando passeio pela cidade e outros lugares/espaços que a criança conheça. Possibilite a criança conduzir o "trem" para que se sinta envolvida.
    Duas pessoas seguram a corda enquanto as crianças e adultos da família passam por cima, a corda sendo suspensa aos poucos, contudo, deve estar sempre ao alcance da criança. Para essa etapa, podemos brincar de "a maré está baixando". Fazer a brincadeira, agora, passando por baixo. 
    Elevar a corda a uma certa altura, todos devem passar 
"Relojinho" - Uma criança fica no centro da roda com a corda e os outros participantes da brincadeira ficam ao redor, formando um círculo. Quem está no meio gira a corda bem rente ao chão e os demais precisam pular a corda sem deixá-la encostar na perna ou pés.
As criança estão pulando corda!

TERÇA-FEIRA -  13 DE OUTUBRO
BRINCADEIRAS COM ÁGUA!
 
    São múltiplos os efeitos que brincar com a água podem ter no desenvolvimento dos pequenos, desde a descoberta sensorial do corpo até o da noção da importância dos elementos naturais. 
    "Brincar com água produz uma sensação corpórea direta e uma conexão interior, vividas pela maioria das crianças com grande prazer e curiosidade. A leveza e a fluidez vivenciadas no contato e nas ações que as crianças desenvolvem com a natureza desse elemento, provocam a entrega da criança e a experimentação de ações e combinações que levam à criação de novas foras de brincar e sentir. Logo, o brinquedo não está dado e pronto, mas se cria na relação com a natureza."

PROPOSTA PEDAGÓGICA:
  • Que tal pensar em um banho de mangueira? As crianças adoram!
  • Guerrinha de bexiga. (ou brincar até que ela exploda).
  • Banho de bacia simulando piscina.
  • Confeccionar barquinho com papel para brincar na água.
  • Brincadeira "passe a água". Para esta brincadeira você vai precisar de pelo menos duas pessoas e dois recipientes, tipo baldinho ou pote de sorvete. Se  tiver mais participantes, melhor. Cada um precisa do seu baldinho e o primeiro que encher o seu recipiente com água vence a brincadeira.
  • Bolha de sabão gigante.
  • Pintura com gelo (produzir gelo com corante colorido adicionado à agua para construir "obras de arte/pintura".
  • Pescar tampinhas de garrafa pet na água utilizando palitos.
  • Lavar brinquedos é uma ótima dica, pois enquanto brincam, aproveitam para aprender sobre higienizar os brinquedos.



QUARTA-FEIRA -  14 DE OUTUBRO
    COMPARTILHAR ALEGRIA

    Ter uma criança por perto é sobretudo ter alegria. A criança, quando estamos abertos ao seu mundo, nos convida a partilhar risos e  experimentar a leveza que a vida também possui. São tempos difíceis, em que por conta da pandemia, muitas atividades na rotina foram alteradas. Mas, o momento de se dedicar a criança deve sempre fazer parte da rotina. Pode ser uma história antes de dormir, um banho um pouco mais divertido ou tardes de brincadeiras (que nem precisam de muita coisa para agradar uma criança).

A criança é uma semente do amanhã; através das experiências, emoções e atividades que desenvolve é que vai aprendendo como crescer nesse mundo. Receber afeto, dengo e atenção são nutrientes importantíssimos para o desenvolvimento dessa sementinha.
JÁ BRINCARAM HOJE?

Lembre-se que o momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar que ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções... Desenvolve também a a linguagem e habilidades motoras.


PROPOSTA PEDAGÓGICA:
  • Brincar de esconde-esconde explorando diversos espaços da casa.
  • "Batata- quente" - (GRUPOS 3, 4 e 5) - Será usado o celular, mas de um jeito inusitado. A brincadeira consiste em sentar em roda e programar a opção de foto com um tempo determinado. Iniciada a contagem regressiva para o clique, o celular servirá de batata quente e passará de mão em mão. Quando o tempo se esgotar, a foto não deixará mentir quais mãos foram as últimas que ficaram registradas.
  • Brincadeira "Memória dos objetos"  (G 3, 4 2 5) Objetos da cozinha, do quarto ou os próprios brinquedos poder ser usados. O primeiro passo é separar 10 objetos. Assim, a criança terá que observá-los por um tempo determinado. Os adultos são os responsáveis por tirar um e deixar a criança perceber o que sumiu. 


Outra ideia simples e bem divertida é brincar com arremessos. 
Direção, intensidade, observação, atenção, quantidade... São algumas das habilidades que podem ser desenvolvidas nesse brincar.
A bolinha pode ser feita com jornal. A criança pode amassar o papel até formar uma bola e depois vocês podem criar (com o que houver em casa) uma cesta.
Nessa atividade o importante é se envolver e incentivar os arremessos para acertar dentro do cesto. Comemorar os acertos com abraços e os erros com encorajamento. 


QUINTA-FEIRA -  15 DE OUTUBRO
    Mestre é aquele que ensina. Na vida, nós temos diferentes pessoas que nos conduzem ao conhecimento através da aprendizagem . Na educação infantil, como diz um sábio provérbio africano, "é preciso de uma aldeia inteira para educar uma criança".
    Todo dia a criança aprende algo. É importante estar atentos aos nossos comportamentos e hábitos pois ela absorve não apenas aquilo que está sendo passado e ensinado, aprende também no convívio com seus familiares e com os lugares que frequenta.
Vamos falar do professor, esse profissional que tem como compromisso oferecer oportunidades para conduzir ao conhecimento. 

PROPOSTA PEDAGÓGICA:
    Converse com a criança sobre os professores; o que faz, onde trabalha, como é sua rotina, como seria o mundo se não existissem. Estimule que eles opinem e se expressem a partir de sua própria realidade e experiência.

    Criança naturalmente gosta de mostrar ao adulto sobre as coisas que aprende. Gosta de apontar, de mostrar uma descoberta. 
Nesse faz de contas que sou professor (a) vocês podem brincar com tinta. 
É importante separar uma roupa que a criança possa de fato sujar, um espaço que possa ser explorado sem a preocupação com "sujeira" e diversidade de elementos para que a criança possa sentir curiosidade. 
Outra dica:
Que tal gravar um vídeo para as suas professoras? Compartilha conosco!

PRÓ ÁDILA E PRÓ MARA

    Falando no dia do professor, que tal produzir um livrinho? Mas, desta vez, vamos conversar com pessoas da família como: avós, pais... sobre brincadeiras que eles brincavam na infância. Após, construir um livrinho, ao modo da criança, com imagens e ou nomes dessas brincadeiras, por meio do recorte e da colagem.


SEXTA-FEIRA -  16 DE OUTUBRO

  
Estamos finalizando mais uma semana! 

Vamos aproveitar essa sexta para fazer uma gincana, em casa, com várias atividades? Reserva um pedaço da tarde para criar esse momento de descontração entre os membros da família que estão em casa, no convívio com a criança.
Mesmo as mais pequenas, quando observam os adultos juntos, envolvidos em uma atividade, e a criança é bem vinda e acolhida, aos poucos ela se sente motivada a participar e se envolve.
PROPOSTA PEDAGÓGICA:

As gincanas são atividades que auxiliam no desenvolvimento motor, social e criativo das crianças. São conjuntos de brincadeiras ou competições. Pode ser desenvolvida em equipe ou individualmente.

Ano passado, nossa gincana foi bem divertida, vamos relembrar!
Foi um circuito bem legal!

PROPOSTA PEDAGÓGICA:
(GRUPOS 3, 4 E 5)
  • Corrida com bexiga na colher. A bexiga deve estar cheia de água em tamanho que seja possível carregá-la na colher. Demarca-se no chão uma linha de partida e chegada. 
  • Utilizando garrafas plásticas, vamos enchê-las com água utilizando apenas uma esponja molhada. Quem conseguir colocar mais água na garrafa será o vencedor.
  • "Dança da Cadeira" - A única coisa necessária são cadeiras. Você coloca uma cadeira a menos, que o número de participantes. O objetivo é conseguir estar sentado quando a música parar.
  • Colocar um recipiente plástico na cabeça para que as outras pessoas possam acertar o interior deste com uma bola. A bola pode ser feita de papel, caso não tenha uma em tamanho adequado à atividade. (No caso da criança, a vasilha pode ser presa a uma tiara de cabelo).
(GRUPOS 1 E 2)
A ideia é trazer para essa semana (e não apenas nela) momentos especiais de comemoração. Criar diferentes atividades (usando o que tiver disponível em casa) para que a criança tenha desafios e possa interagir com a família!

Usando caixa de ovo, papelão, potes de plástico, panelas e sobretudo criatividade, é possível tornar o dia dessa criança, que também está enfrentando um momento difícil, a ter lazer dentro de sua própria casa.

Vamos lá!

VAMOS OUVIR UMA CANÇÃO!
SEGUE ABAIXO LINK PARA ENCONTRAR LIVROS PARA LER ONLINE, GRATUITAMENTE:

INCENTIVO À LEITURA FAMILIAR

LEMBRANÇAS DO ANO PASSADO
TIVEMOS "CULINÁRIA NA ESCOLA"
COM NOSSO BISCOITO QUE FICOU UMA DELÍCIA!
PINTURA DE ROSTO, BANHO DE MANGUEIRA E CINEMINHA COM MUITA PIPOCA!

COMPARTILHEM CONOSCO FOTOGRAFIAS DA SEMANA DA CRIANÇAS E DAS ATIVIDADES REALIZADAS EM CASA! 
BRINCANDO, DANÇANDO, PULANDO...
QUEREMOS COMPARTILHAR DESSE MOMENTO COM VOCÊS!