ESSE É O NOSSO AMBIENTE EDUCACIONAL VIRTUAL.

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

BEM VINDO SETEMBRO

Imagem do Aluno Apolo em atividade presencial 2019

O mês de setembro começou e com ele veio novidades!

    Com o avanço nas vacinações, com a segunda dose já em dia da equipe escolar, nós decidimos iniciar com encontros presenciais. Não retornaremos com aulas diárias pois as famílias decidiram (em pesquisa realizada pela escola) em não enviar as crianças nesse semestre. Informaram que continuarão com as atividades remotas e seguindo as sugestões pedagógicas enviadas digitalmente.

    Criamos um cronograma para os próximos quatro meses (com flexibilidade de alteração conforme melhor atender às famílias, crianças e equipe) inicialmente desenvolvido para que possamos interagir e realizar brincadeiras juntos.


    Nosso primeiro encontro será dia 10 de setembro, onde vamos fazer o aniversário de Luíza, um brinquedo que era bem disputado na escola nas aulas presenciais, que trouxe um objetivo divertido para esse primeiro momento. 

- Os brinquedos da escola estão com saudades das crianças, decidiram fazer uma festa!

Mas para isso, temos algumas regras! Mas logo, logo conversaremos sobre elas.
________________________________________________

    Seguindo com nossas sugestões, vamos retomar um assunto sobre um campo de experiência bem importante.

ORALIDADE E ESCRITA

    "Na Educação Infantil, é importante promover experiências nas quais as crianças possam falar e ouvir, potencializando sua participação na cultura oral, pois é na escuta de histórias, na participação em conversas, nas descriminações, nas narrativas elaboradas individualmente ou em grupo e nas implicações com as múltiplas linguagens que a criança se constitui ativamente como sujeito singular e pertencente a um grupo social(...) Na Educação Infantil, a imersão na cultura escrita deve partir do que as crianças conhecem e das curiosidades que deixam transparecer. As experiências com a literatura infantil, propostas pelo educador, mediador entre os textos e as crianças, contribuem para o desenvolvimento do gosto  pela leitura, do estímulo à imaginação e da ampliação do conhecimento de mundo" (FONTE)

    Falando de uma educação Afrocentrada  precisamos pensar as experiências com a literatura infantil de modo a valorizar a cultura africana e da diáspora trazendo nossa história, cultura, valores e também o protagonismo negro. A criança se vê também nas histórias e, como pertencente, amplia sua imaginação.

SUGESTÃO: "A leitura de mundo precede a leitura da palavra".


Vamos conhecer o livro AZIZI, O MENINO VIAJANTE escrito por Conceição Evaristo.
---> CLIQUE AQUI <------ PARA LER O LIVRO.

Em uma noite Azizi sonhou que fazia uma viagem em um navio bem grande. Ia para uma terra distante...

AZIZI é um nome de origem africana e significa "Precioso", no idioma Swahili 

* A criança faz as leituras não somente através das palavras escritas, lê também através de imagens. Vamos (para os grupos 1 e 2) também estimular essa leitura!

Apresentamos 3 exemplos das ilustrações de Cleyton Almeida do livro Azizi, para apontar e ler.
- O que Azizi está fazendo na primeira imagem? Será que ele está feliz? 
- O que Azizi está fazendo na segunda imagem? O que é aquilo na mão dele, para que serve? Onde ele está?
- Ah! Na terceira imagem parece que estão cantando...

    Os diálogos vão surgindo conforme a criança vai possibilitando, ao apontar aquilo que chama sua atenção e expandindo do livro para tudo que a cerca. Quem sabe encontrar um binóculo em casa ou achar um barquinho, igual ao do Azizi.
O adulto deve estimular essa "leitura de mundo".

A leitura vai muito além do reconhecimento de letras e palavras. Como Paulo Freire coloca: "A leitura de mundo precede a leitura da palavra".

ENTÃO, VAMOS ESTIMULAR A LEITURA!

    5 de setembro é o Dia da Amazônia. A data foi criada para conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical do mundo, cuja biodiversidade está conectada com a vida de todo o planeta. 
A Amazônia é uma das maiores riquezas da humanidade.

SUGESTÃO:  Biodiversidade da Amazônia


Vamos ouvir a música da Tainá e os guardiões da Amazônia
 - Bicho lindo é livre -> AQUI <-

    A Amazônia é rica também em espécies de animais. Vocês podem conhecer algumas dessas espécies (SUGESTÃO) e depois tentar desenhar a que mais chamou a atenção da criança. Que tal encontrar maneiras divertidas para essas criações?!

Falando em Amazônia, cerca de 180 povos indígenas vivem na região amazônica do Brasil, somando uma população de aproximadamente 208 mil indivíduos. 

VAMOS OUVIR UMA HISTÓRIA E CONHECER SOBRE OS POVOS MUNDURUKUS!

A HISTÓRIA DE HOJE É:
-> CLIQUE AQUI <- PARA LER

ESSA HISTÓRIA FOI ESCRITA POR:
DANIEL MUNDURUKU
______________________________________

SEGUNDA SEMANA DE SETEMBRO
    verdadeira história sobre a Independência do Brasil envolveu a luta e o protagonismo de pessoas (povos) que nem sempre foram citadas nos livros.
    Vocês conhecem Maria Filipa?
    "A história de Maria Filipa, presente na cultura e no imaginário popular da ilha de Itaparica. Trabalhadora braçal, pescadora e marisqueira, liderou outras mulheres negras, índios tupinambás e tapuias em batalhas contra os portugueses que atacavam a Ilha de Itaparica."
    
O BRASIL
    A independência do Brasil foi o processo histórico entre Brasil e Portugal que se deu em 7 de Setembro de 1822, onde o Brasil deixou de ser colônia portuguesa e passou a ser uma "nação independente". 

SUGESTÃO 1:  Cores da Bandeira
Vamos observar a Bandeira do Brasil e tentar reproduzir! Mas antes, vamos entender o significado das cores. 

(Originalmente, simbolizavam as cores das monarquias ligada as famílias reais. No entanto, outros significados foram associados para cada uma das cores.)

As cores da bandeira são verde, amarelos, azul e branco, com a frase "Ordem e Progresso".

Branco: significa o desejo pela paz.

Azul: simboliza o céu e os rios brasileiros. 

Amarelo: simboliza as riquezas do país.

Verde: simboliza as matas (a rica floresta brasileira).

Usando as cores; verde, amarelo, azul e branco, vamos usar formas criativas de criar esse símbolo nacional.



SUGESTÃO 2: Indicação de história
CLIQUE AQUI <- PARA CONHECER A FÁBULA DAS TRÊS CORES.

SUGESTÃO 3: HINO.
Ainda sobre os símbolos Nacionais, hoje vamos falar sobre O HINO.

"O hino nacional destaca fatos da história do país, simboliza lutas passadas e contribui para a construção da identidade do povo brasileiro.  Podemos dizer que seu objetivos é representar a nação e também ser porta-voz do país para as outras nações."

Apreciação musical.

Vamos ouvir o Banda Olodum cantando o Hino Nacional do Brasil

-> CLIQUE AQUI <- Para ouvir.

SUGESTÃO 4: 
Conversar com a crianças que tem algumas pessoas que são surdas e existe outras formas de cantar o hino, usando sinais. Que existe uma forma de comunicação através de sinais. 

Vamos conhecer também uma versão no hino nacional em LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais!
-> CLIQUE AQUI <- para conhecer.

SUGESTÃO 5: 
Como estamos falando em hino, como símbolo nacional. Podemos ampliar, dizendo que cada país tem o seu hino. Como na África do Sul, por exemplo, onde o hino é cantado em cinco línguas (Isixhosa, Isizulu, Isisotho, Afrkaans e Inglês), dentre as 11 oficiais do país.

CLIQUE AQUI <- Para ouvir uma linda apresentação Soweto Gospel Choir

Gostaram das apresentações?
Esperamos que sim!

13 À 17 DE SETEMBRO
TERCEIRA SEMANA DE SETEMBRO

CONSCIÊNCIA CORPORAL

    
    A consciência corporal é sobre tomar consciência do próprio corpo, reconhecendo e identificando processo e movimentos corporais, internos e externos. Estabelecemos comunicação com o mundo exterior através dos sentidos que possuímos: visão, audição, olfato, paladar e tato; recebendo estímulos e processando-os mentalmente.

SUGESTÃO 1 : Dado do movimento.
(Grupos 3, 4 e 5)

Jogo "Dado do movimento" 
Vocês podem criar em casa uma brincadeira usando dados, com diferentes movimentos para cada número, como no exemplo abaixo:

Outros movimentos poder ser sugeridos como: pular, rolar, equilibrar-se de um pé só, dançar, dentre outros.

Você deve jogar o dado e a face que cair, fazer o movimento correspondente.
Toda família pode estar envolvida!

Outra atividade interessante onde se pode trabalhar noções matemáticas e, cada vez que a criança jogar o dado, contar a quantidade de bolinhas existentes no lado que caiu para cima, após, fazer o registro desse número.

O grupo 5, por exemplo, pode contar as bolinhas e registrar aprender o registro dos números. 


SUGESTÃO 2: O corpo na dança

"Quando uma criança aprende e pratica movimentos e posturas de dança, desenvolve maior consciência corporal. Quem dança está sempre em contato com o própria corpo, e quando crescemos isso ajuda a nos sentirmos mais confortáveis com nossa aparência, nossas dificuldades e até mesmo sentimentos. (...) A dança incentiva a criança a explorar diferentes formas de expressão. Isso pode ser particularmente benéfico para crianças com deficiências ou que estejam lidando com problemas emocionais significativos." (FONTE)

Vamos compartilhar abaixo um link com canções para estimular o movimento corporal.
Deixando que a criança sinta e perceba como o ritmo conversa com o seu corpo.

-> CLIQUE AQUI <-


"Além de contribuir no desenvolvimento da consciência corporal os inúmeros tipos de dança são manifestações culturais que agregam muito no repertório das crianças. Ao conhecer cada dança, a criança pode aprender também sobre origens, a história e contextos em que é praticada. Além disso, dançando a criança também vai entrar em contato com diversos estilos musicais."