ORALIDADE E ESCRITA
"Na Educação Infantil, é importante promover experiências nas quais as crianças possam falar e ouvir, potencializando sua participação na cultura oral, pois é na escuta de histórias, na participação em conversas, nas descriminações, nas narrativas elaboradas individualmente ou em grupo e nas implicações com as múltiplas linguagens que a criança se constitui ativamente como sujeito singular e pertencente a um grupo social(...) Na Educação Infantil, a imersão na cultura escrita deve partir do que as crianças conhecem e das curiosidades que deixam transparecer. As experiências com a literatura infantil, propostas pelo educador, mediador entre os textos e as crianças, contribuem para o desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo à imaginação e da ampliação do conhecimento de mundo" (FONTE)
Falando de uma educação Afrocentrada precisamos pensar as experiências com a literatura infantil de modo a valorizar a cultura africana e da diáspora trazendo nossa história, cultura, valores e também o protagonismo negro. A criança se vê também nas histórias e, como pertencente, amplia sua imaginação.
(Originalmente, simbolizavam as cores das monarquias ligada as famílias reais. No entanto, outros significados foram associados para cada uma das cores.)
As cores da bandeira são verde, amarelos, azul e branco, com a frase "Ordem e Progresso".
Branco: significa o desejo pela paz.
Azul: simboliza o céu e os rios brasileiros.
Amarelo: simboliza as riquezas do país.
Verde: simboliza as matas (a rica floresta brasileira).
Usando as cores; verde, amarelo, azul e branco, vamos usar formas criativas de criar esse símbolo nacional.