Pelo contexto que estamos vivendo, em relação a pandemia, onde a maioria das crianças estão confinadas em casa com pouco espaço para movimentação, é necessário criar atividades em que elas possam se movimentar. De modo geral, as crianças já demonstram interesse em dançar, manusear objetos, rolar... Mas é importante que a família estimule.
O esporte representa para muitas crianças que vivem em comunidades de baixa renda, oportunidade de inclusão social. Para muitas mulheres negras é também a possibilidade de ascensão social. Muitas delas, originárias de famílias pobres, encontram nos esportes uma forma de romper a barreira das dificuldades.
No basquete, assim como em muitos esportes, o preconceito ainda é grande. No Brasil, por exemplo, mesmo sendo as meninas, em termos internacionais, que ainda mantêm o país no mapa do basquete mundial há quase 20 anos, quase não possuem reconhecimento. "O basquete feminino, que abriga relevante número de atletas negras, passa por grandes dificuldades."(Sugestão de leitura)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgRcak5ZlHBftBz0n0_TKLZkLb8OuBRs8j3DOgl5hmMYZDCohLpQ6gcGCmDs5GIGql4gxqTjfp45N6CU941jL2VP4hFF5LonBejCRbpaifgR75nqHFyGuEadvTbknFAt2a2-crSd5-IWjRl/s320/esporte.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgRcak5ZlHBftBz0n0_TKLZkLb8OuBRs8j3DOgl5hmMYZDCohLpQ6gcGCmDs5GIGql4gxqTjfp45N6CU941jL2VP4hFF5LonBejCRbpaifgR75nqHFyGuEadvTbknFAt2a2-crSd5-IWjRl/s320/esporte.jpg)
Há quem acredite que meninas não devem jogar bola. Que basquete é esporte de menino.
É importante que a gente não fortifique estereótipos nas crianças e possibilite que elas possam vivenciar a infância de forma sadia e repleta de possibilidades.
Basquete.
1º - Adaptar um espaço em casa para desenvolver a brincadeira.
Para substituir a cesta do tablado de basquete, pode-se utilizar um cesto de roupa, balde ou criar aro confeccionado com papelão.
2º - Criar bola reutilizando papel.
Criar a bola com papel amassado desenvolve preensão manual/coordenação motora das mãos assim como o raciocínio.
Embora pareça uma simples brincadeira, através da atividade do basquete a família pode trabalhar:
Matemática (somando pontos/ contando bolinhas)
Noção espacial (DENTRO e FORA) - Direção
Trabalhar grandezas - GRANDE e PEQUENO
Oralidade (comunicação durante o brincar)
Também afetividade e respeito.
De acordo com a idade (do grupo 1 ao 5) aumenta-se o grau de dificuldade (como distância)
Outra proposta é criar uma pequena quadra de basquete com papelão:
Outro exemplo de proposta que costumamos trabalhar em sala: Inclusão
____________________________________
Sugerimos um vídeo bem bonito sobre esportes com bolas:Música Infantil sobre Basquete -> Vídeo
_________________________________
Enviem fotos das atividades para que possamos compartilhar nesse espaço que é nosso.