ESSE É O NOSSO AMBIENTE EDUCACIONAL VIRTUAL.

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

PROTEÇÃO E CUIDADO

    A caridade tem por significação uma "virtude que conduz ao amor à Deus e ao nosso semelhante".  É um ato de proteção e cuidado aos menos favorecidos ou aos desprotegidos. 
  Caridosa, Maria Gregória sempre priorizou a relação com o Sagrado e buscou conhecer mais e melhor sobre essa relação com o Divino. A vida e a realidade de cuidar dos seus irmãos, lhe fez uma pessoa bondosa; que pode acolher, tanto com um alimento carinhosamente preparado, ou com um chá ancestralmente aprendido, ou uma palavra amiga de uma alma generosa. Ela e Mel (seu esposo) ; foram católicos praticantes desde a infância, embora Gregória tenha também conhecido um pouco do Espiritismo, mas em 1978 batizaram-se na igreja Adventista, na qual permaneceram.

    A relação com o consumo de carne não teve como principal motivo a questão religiosa. Embora grande parte da corrente Adventista seja vegetariana. Como Maria Gregória tinha alguns problemas de saúde, o médico solicitou-lhe que cortasse a carne vermelha da sua alimentação, por isso, adotaram para todos em casa, uma alimentação sem carne.
    Falando de alimentação, há um prato que até hoje, ao ser preparado por um familiar, lembra Maria Gregória. A "Língua de Vaca" traz a lembrança afetiva ao paladar.

SEGUNDA-FEIRA -   09 DE NOVEMBRO
COMIDA RIMA COM COMIDA

TEM UMA PLANTINHA
DE NOME ENGRAÇADO
QUE É O INGREDIENTE
DESSE GOSTOSO PRATO

FEITO POR MARIA GREGÓRIA
NARRA A HISTÓRIA
QUE COMIDA TAMBÉM É CARINHO
NA LEMBRANÇA DOS SEUS FILHINHOS.

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1: LÍNGUA DE VACA?

ESSA NÃO! OUTRA LÍNGUA DE VACA!
ESSA FOTOGRAFIA AQUI
FOI TIRADA EM NOSSA ESCOLA
NA ÁREA VERDE
DO JARDIM
DE MARIA GREGÓRIA.

VOCÊ JÁ VIU ESSA PLANTA EM ALGUM LUGAR?

Depois de olhar diferentes fotos da planta (podem pesquisar na internet) tentem desenha-la. Giz de cera verde e criatividade. Vamos desenhar um jardim cheio de língua de vaca!

INDEPENDENTE DA ESCOLHA
ALIMENTAR
ADOTADA PELA
SUA FAMÍLIA
SABEMOS QUE
BOM MESMO
É UMA ALIMENTAÇÃO
BEM COLORIDA!

NA ATIVIDADE XEROCADA
VAI NOSSO PRATO VAZIO
QUE É PRA VOLTAR CHEIO
E BEM COLORIDINHO!

PROPOSTA PEDAGÓGICA 2: COZINHANDO
(SUGESTÃO GRUPOS 3, 4 E 5)
ASSISTIR AO VÍDEO: 
    Brincar de cozinheiro(a). Montar um cantinho como se fosse a cozinha. Disponibilize colheres de diversos tamanhos, pratos, tigelas e potes de uso cotidiano e utilizados nos momentos de alimentação da criança, pequenas panelas, algumas frutas e legumes para enriquecer atividade.
    Permita a exploração autônoma. Esta é uma boa oportunidade para conversar com a criança sobre a importância da higienização dos alimentos e das mãos.
    Que tal montar uma cozinha "acessível" às crianças, utilizando sucata?
(Caixa de papelão, tampinhas e outros...)
Questione à criança sobre nomes dos alimentos; o que vão preparar; o que utilizará no preparo...

TERÇA-FEIRA -   10 DE NOVEMBRO
FALAR COM OS OLHOS E COM A PALAVRA
    As pessoas que acolhem os outros têm uma forma de ser que traz conforto. Quem fica perto delas conseguem aprimorar uma parte do convívio muito importante para nós, seres humanos e sociais. Não é a toa que um dos Eixos trabalhados na escola é "O EU, O OUTRO E O NÓS". Nas atividades desse eixo educacional, a criança precisa, ter momentos de interação que lhe permita "crescer junto com o outro". Como as crianças não sabem como controlar suas emoções e, algumas faixas etárias não conseguem sequer falar ou balbuciar seus desejos, acabam reagindo, por exemplo, com mordidas. Acabam aprendendo que suas ações geram efeitos nos outros e isso ajuda no desenvolvimento. Aos poucos aprendem juntas sobre confiança.

"ENTREGA TEU CAMINHO AO SENHOR, CONFIA NELE, E ELE O FARÁ" (Salmo 37)

DAS PALAVRAS
QUE  REPETIA
HAVIA ESSE SALMO
QUE MARIA GREGÓRIA
SEMPRE DIZIA!


PROPOSTA PEDAGÓGICA 1: CONFIA!

CAIR PARA TRÁS
E SABER QUE QUEM ESTÁ ALI
VAI TE SEGURAR
O EXERCICIO É ESSE
É SOBRE CONFIAR!

SIMPLES E MUITO ENRIQUECEDOR.
VAMOS LÁ!
A criança fica de costas para que, ao se jogar para trás, o adulto a segure.

PROPOSTA PEDAGÓGICA 2: POR FALAR EM CAMINHO...
(VOLTADA AOS GRUPOS 4 E 5)
(Clicar na imagem ajuda a visualizar melhor)


QUARTA-FEIRA -   11 DE NOVEMBRO
    Rainhas é um livro de Ladjane Alves Sousa e ilustração de Tamires Lima que "revisita de forma prazerosa e simples a vida de quem vive na comunidade. É uma história que serve de inspiração para todas nós. Que cada criança, ao escutar ou ler Rainhas, se encontre com suas raízes, tradições e territorialidade e, sobretudo, vivencie experiências com a felicidade." Disse a autora. 
    Como precisou cuidar dos irmãos desde muito cedo, Maria Gregória teve ajuda de sua madrinha Alice, que era como uma rainha, que amparava e lhe ajudava na tarefa de cuidar.

    Na igreja Católica os padrinhos acompanham o afilhado na iniciação cristã, juntamente com os pais. Sobretudo, os padrinhos e madrinhas têm a responsabilidade de ajudar os pais a educar seus filhos no caminho da fé. 

    Para Maria Gregória, o sagrado sempre esteve acima dos dogmas religiosos. Mesmo adventista, continuou chamando Alice de "MINHA MADRINHA". O caminho da fé, para Ia (nome carinhoso de Maria Gregória), sempre foi o caminho de "CUIDADO COM O OUTRO". 
O SAGRADO
NÃO FOI FEITO
PARA NOS AFASTAR
NEM DO OUTRO
NEM DE NÓS MESMOS.
FOI FEITO PARA NOS UNIR!
- ESSE É UM SABER MARIA GREGÓRIA DE SER!

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1: 

No livro de Ladjane,  Dona Mirinha era uma senhora bem pretinha que criava seus netos (filhos do seu filho que havia ido para o céu mais cedo) e cuidava de Raiza e seus irmãos e mais algumas crianças da avenida, enquanto suas mainhas e painhos saiam para trabalhar.

QUEM É O ADULTO QUE PASSA MAIS TEMPO COM A CRIANÇA ATUALMENTE?
 A criança se espelha, copia e reproduz. Ela observa não somente o que a gente ensina. Aprende sobre valores, sobre comportamento e também sobre hábitos.
Maria Gregória deixou um legado de cuidado que segue em forma de escola.

VAMOS BRINCAR DE IMITAR?
Usar a roupa da pessoa. Usar os sapatos. Usar adereços.
Você pode depois chamar a criança pelo nome da pessoa. Observar como que ela imita essa. Os adultos podem fazer isso entre si, será bem divertido!

FAZ DE CONTA!

PROPOSTA PEDAGÓGICA 2: 
Falando em Madrinha...
(GRUPOS 4 E 5)

(Clicar na imagem ajuda a visualizar melhor)

QUINTA-FEIRA -   12 DE NOVEMBRO
O ESPECIAL MORA NO SIMPLES

"Uma mulher com uma sensibilidade e sabedoria sem igual. Não fez faculdade, mas tinha um conhecimento e trato com as pessoas. Sua forma de ser atraia as pessoas, que iam para sua casa para ouvir uma palavra amiga."

Quais palavras a criança está aprendendo a dizer? 
MAMÃE
PAPAI
VOVÓ
ÁGUA?

Precisamos falar de afeto. Precisamos de DENGO.

    "A palavra de origem banta (atualmente Congo, Angola e Moçambique) e língua quicongo tem um sentido mais profundo e ancestral: dengo é um pedido de aconchego no outro em meio ao duro cotidiano"

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1: NOMEANDO

Em um livro, uma revista ou jornal...
Separe imagens para leitura visual.
Aponto, fale, deixe que a criança experimente.
Coloque imagens desafiadoras.
Depois mostre gestos e fale sobre eles; abraço, beijo, carinho, cócegas, dengo...

(GRUPOS 4 E 5)



SEXTA-FEIRA - 13 DE NOVEMBRO

    Depois que os filhos de Maria Gregória cresceram e foram constituindo cada um sua família e não havia mais os avós, no Cangula, os momentos de lazer estava ligado a visitar parentes. 
    Encontrar parentes é rever histórias, compartilhar de momentos com pessoas que acompanharam suas trajetórias e sobretudo ambiente de troca, pois família é aprendizagem constante. São primos brincando, tios conversando e, certamente, grandes mulheres como Maria Gregória; ouvindo e aconselhando.

    "O estímulo através de algumas atividades de lazer e recreação permite a criança testar suas habilidades e descobrir grande parte do seu potencial. Trabalhar o lazer e a recreação com crianças possibilita os estímulos  que contribuirão tanto para o desenvolvimento físico, pessoal e intelectual."(FONTE)

PROPOSTA PEDAGÓGICA: FAMÍLIA

    Na proposta da atividade de hoje, a sugestão é fazer uma reunião em família online. Quem ainda está respeitando o distanciamento social e tem muito tempo sem ver os primos ou amigos, que tal reencontrar e, de repente, fazer uma brincadeira virtual.
    Colocar um fantoche na mão e deixar ele conversar com a família é uma ótima dica!

(Grupos 3, 4 e 5)
Falando em visitar parentes... Já trabalhamos os meios de transporte terrestre, agora, vamos conhecer meios de transporte aéreo e aquáticos e fazer uma viagem ao mundo da imaginação.

Vamos fazer de conta que estamos indo para algum outro lugar e usar os cômodos da casa para essa aventura... 


SEGUE ABAIXO LINK PARA ENCONTRAR LIVROS PARA LER ONLINE, GRATUITAMENTE:

INCENTIVO À LEITURA FAMILIAR





LEMBRANÇA DE SORRISOS!
LOGO TUDO ISSO VAI PASSAR E VAMOS PODER, JUNTOS, COMPARTILHAR DE MUITAS APRENDIZAGENS!


UMA ÓTIMA SEMANA PARA TODOS NÓS!
UBUNTU