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quinta-feira, 9 de abril de 2020

AJEUM



O alimento  está presente nas mais diversas celebrações e em diferentes tradições culturais. Alguns povos, devido a confluência de culturas no processo de colonização, foram incorporando hábitos. Bolo de aniversário, peru de natal, ovo de páscoa... Comer junto, celebrar e agradecer, faz parte, de diferentes formas, da cultura de um povo.
A criança percebe e acompanha esse ritmo cultural. Para algumas, basta falar "parabéns", elas já pensam que vai haver um bolo, que haverá festa.
Mas será que conversamos com elas sobre o que representa para a família, aquele momento?


Pão que simboliza o corpo, vinho que representa o sangue. O catolicismo, religião trazida pelos colonizadores, trouxe consigo tradições que se manifestam na vida da maioria dos brasileiros. Para os Cristãos, a Sexta-feira Santa é um feriado simbolizando o caminho do calvário até o dia da morte de Jesus Cristo. É uma data muito importante de reflexão. 



Para o candomblé, religião de matriz africana, a sexta feira sempre é santa. Já é um dia especial,  pois é consagrado à Oxalá (Òsàlá). Dia de vestir branco, pedir paz e agradecer as bênçãos da semana.

Na África do Sul (que também tem influência da colonização européia), é um feriado com 4 dias (de sexta a segunda) e lá eles comem o "Hot cross buns" - pães pequenos, doces, levemente apimentados e que, segundo uma superstição local, se você dividir com um amigo, em uma Sexta-feira Santa, a amizade será eterna. (Fonte )

Que na segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira, na religião de cada um, caso possua, seja um dia em que haja alimento à mesa para ser compartilhado, que haja generosidade e respeito. Que a criança, de acordo com o limite de cada uma, seja envolvida também nesse momento de preparo da refeição.

ATIVIDADE:

MÃO NA MASSA

Na escola sempre há um momento de colocar a mão na massa. Eles ajudam a colocar os ingredientes, trabalham habilidades manuais enquanto sovam massa e ampliam a imaginação através da criatividade, enquanto criam formas e inventam histórias.



Vocês podem construir com a criança os alimentos da ceia, por exemplo. O pão, fazer as uvas, bem como outros alimentos (peixes, grãos, frutas...) de acordo com a criatividade e com os costumes da família.

Receita:
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de sal
2 colheres de óleo
meia xícara de água
corante comestível.
* Quem não tem corante em casa, pode diluir o colorau na água antes de colocar na massa. (ou algo que possa colorir)

Segue alguns vídeos com receita de massinha caseira:

RECEITA 1
RECEITA 2


Outra proposta muito boa é o preparo do pão.
Criança na Cozinha -> RECEITA DE PÃO
Nessa proposta eles vão ajudar a preparar um alimento, percebendo como cada ingrediente junto se transforma . Conversando sobre a origem dos alimentos, como por exemplo o trigo, que vem da terra.

Essa relação, entre o alimento e a terra, são desenvolvidas em atividades como essas. 

Vamos assistir um vídeo:


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Para pensar:
Devemos lembrar que povos colonizados têm sua cultura roubada. Inclusive dos momentos de ritos de celebração. 
Em muitas religiões, o alimento mais que nutrir, tem significado próprio. Muitos povos ao longo da história, muito antes das correntes religiosas que hoje são consolidadas (como o Cristianismo), já tinham ritos de oferendas, bem como festas para celebrar a colheita e reuniões para alimentar o corpo e a crença.
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Relembrando nossa receita de massinha. Nesse dia trabalhamos a cor verde (da abundante riqueza natural)
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