ESSE É O NOSSO AMBIENTE EDUCACIONAL VIRTUAL.

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

NATUREZA E SOCIEDADE

   

     Dentro de casa, fica mais difícil para as crianças fazer observações sobre o meio ambiente e perceber através de situações problemas do cotidiano como levantar hipóteses e possibilidades relacionadas a natureza. Mas é importante que sejam estimuladas a observar, questionar e perceber que há relações de causa e efeito, materiais diversos e variados, que o ambiente em que vivemos é repleto de formas, cores, cheiros e muita beleza.

 16 DE AGOSTO - SEGUNDA-FEIRA

NOSSO PLANETA TERRA
REDONDINHO E AZUL
É TAMBÉM
UM PLANETA ÁGUA. 
É UM PLANETA LINDO!

SUGESTÃO:  ÁGUA LIMPA!

É importante a gente conversar com as crianças sobre jogar o lixo no local correto, sobre os animais que vivem no mar e como a natureza precisa ser respeitada e cuidada por todos.

Usando materiais como embalagens, tampinhas, entre outros em um recipiente com água, vamos simular que o mar está sujo e precisamos ajudar a limpar. Nesse momento, podemos usar do faz de contas. Pensar que um brinquedo está querendo nadar porém a piscina está suja. 
Usando os dedinhos, ou dois palitinhos (de acordo com a capacidade motora da criança) vamos retirando os "lixos" um de cada vez.
Além de divertir e ensinar, brincadeiras com água costumam ter um efeito tranquilizador. 

CRIAR E DEIXAR CRIAR
Nessa primeira infância, a livre expressão deve ser valorizada para que a imaginação e a criatividade sejam exploradas. 

(Foto na escola, de uma atividade sobre o Atlântico. Jackeline e Davi.)
    O azul é uma cor primaria. Está na imensidão do céu. Está também no mar. É uma cor fria que, segundo especialistas no estudo da influência das cores nas crianças, é uma tonalidade que estimula um relaxamento do corpo e da mente. Expressa harmonia, segurança e tranquilidade. Nas emoções, estimula os sentimentos de afeto e amizade. 


17 DE AGOSTO - TERÇA-FEIRA
CELEBRANDO MARCUS GARVEY
    Na escola nós celebramos a vida de grandes líderes que através de suas ações buscavam a redenção, restauração para pessoas pretas do mundo e da África. Há 134  anos nasceu o Jamaicano Marcus Garvey fonte de inspiração e grande referência para nós que  buscamos conhecimento sobre nossa origem e ancestralidade.
    Marcus Garvey construiu escolas, fundou jornais, 
construiu fábricas de bonecas pretas para crianças pretas...Deixou um grande legado que segue ensinando e inspirando as gerações.
   
SUGESTÃO:  Desenhando.

Já que esse ano, por conta da pandemia, não teremos o nosso dia de celebrar Garvey na escola, vamos imaginar e criar nossa festa por meio do desenho.
Comece conversando com a criança sobre pessoas importantes que ajudam outras pessoas através de suas ações e que por isso se tornam especiais. Pessoas que são lembradas e celebradas pelo seu povo.
COMO VOCÊ IMAGINA UMA FESTA DE ANIVERSÁRIO PARA ALGUÉM TÃO IMPORTANTE? 

Vamos aproveitar para lembrar dos nossos amigos, desenhar bolo, balões e elementos que, para criança, não podem faltar em uma festa!
Ofereça papel, giz de cera e variadas cores  e deixe que a criança se expresse livremente, por meio do desenho. Aproveite para dialogar expressando seus desejos, necessidades e emoções.
18 DE AGOSTO - QUARTA-FEIRA

"As crianças não brincam de brincar, elas brincam de verdade".
    Através do brincar a criança desenvolve valores, caráter e referências. É possível fazer até uma leitura psicológica de uma criança pela maneira que ela brinca e pelos seus critérios na escolha dos brinquedos.
    Hoje, os brinquedos também assumem uma função em nossa cultura como objetos representativos da infância. Podem ser aliados instrumentos para ajudar crianças a expressar sentimentos, compreender o cotidiano e até construir sua identidade.
Vale a reflexão sobre os brinquedos que escolhemos e, aproveitando, sobre os desenhos que nossos pequenos têm assistido. Eles apresentam diversidade?

SUGESTÃO:: CUIDANDO DOS BRINQUEDOS 
VOCÊ CONHECE A DOUTORA BRINQUEDOS?
(Nesse desenho ela faz de contas que é uma médica e cuida dos brinquedos)
-> AQUI<-

A tarefa de hoje é buscar os brinquedos que precisam ser lavados e convidar a criança para ajudar nessa tarefa. Isso vai contribuir para que os pequenos compreendam que os objetos precisam de cuidados. Você, família,  pode tornar esse momento divertido e aproveitar essa oportunidade para organizar e rever os brinquedos que estão precisando de algum reparo, que estão em bom estado mas podem ser doados por não estar sendo aproveitados, etc.
TEM ALGUMA DOUTORA OU DOUTOR BRINQUEDO AÍ EM CASA?

19 DE AGOSTO - QUINTA-FEIRA
As brincadeiras são ótimas aliadas para estimular a linguagem matemática. Aos poucos a criança vai percebendo que ela também consiste em um código e símbolos. Os jogos podem incentivar a valorização da matemática em situações do cotidiano, explorando os usos sociais dos números.
 
SUGESTÃO:  NÚMEROS E QUANTIDADES

(Grupos  1 e 2)
Amassar, observar, contar...

Parece apenas mais uma brincadeira, mas é de forma lúdica e significativa que esta atividade trabalha a coordenação motora fina, o raciocínio, o movimento de pinça ou a preensão manual dos objetos e a matemática (noções de medidas e quantidade).
Vamos brincar com contagem, com tamanhos; rasgando e amassando jornal ou papel de revista.
Outra forma é brincar com os dedos das mãos. 
- CADA UM TEM O SEU JEITO. OLHA ESSE E OLHA O OUTRO DEDO.
CONTAGEM
vídeos com contagem - 1 a 20
E a música da Mariana, quem lembra?
Vamos ouvir -> Mariana conta...

(Grupos 4 e 5)  Vamos contar as pessoas que compõem a nossa família e registrar os números em uma folha de papel. Quantas crianças? Quantos meninos? Quantas meninas? Quantos adultos? Quantos homens? Quantas mulheres? O registro pode ser feito em forma de tabela. Construa com a participação da criança, sinalizando palavras e números.

Jogos pedagógicos associando número à quantidade, utilizando tampinhas de garrafa Pet, canetinhas e folha de papel.


20 DE AGOSTO - SEXTA-FEIRA
DOMINDO É DIA DO FOLCLORES
    O Folclore Brasileiro é o conjunto de expressões culturais populares que englobam aspectos da identidade nacional. São exemplos mitos, lendas, brincadeiras, danças, festas, comidas típicas e demais costumes que são transmitidos de geração para geração.
    As danças de nossa cultura estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras. Vamos aproveitar o dia do Folclore para trazer para as crianças a cultura popular

SUGESTÃO: : O CORPO NA DANÇA 

1- Apresente vídeos de danças típicas da região Nordeste, tais como o Maracatu, o Maculelê e o Samba de Roda.
2 - Envolva a criança e a família na pesquisa e resgate destas manifestações de danças populares. Que tal perguntar para os avós, algumas músicas e danças populares?
Falando em danças populares:
VOU COMPARTILHAR
UMA CANTIGA POPULAR
QUE APRENDI NA ESCOLA
E QUE TEM HISTÓRIA...
"SAI, SAI, SAI, Ô PIABA.
SAIA DA LAGOA."

SERÁ QUE EM CASA VOCÊS TAMBÉM CONHECEM? VAMOS DANÇAR!

VOCÊ SABIA...
O batuque de umbigada, conhecido também como tambu ou caiumba, é uma tradição cultural afro-brasileira de origem bantu que se desenvolveu no país. 

Falando em dança e em ritmos populares, vamos ouvir outras músicas!
NANA E NILO   - TOADA DO BOI -> CLIQUE AQUI <-
NESSA MÚSICA OUVIMOS SOBRE A LENDA DO BOTO.

SUGESTÃO: : O DIA DO FOLCLORE 

Que tal envolver a criança no resgate das manifestações populares? É interessante estimular a pesquisa sobre histórias de sua própria comunidade e até mesmo familiares. Pode ser um ótimo ponto de partida para a noção de diversidade, a noção das manifestações populares. 

(GRUPOS 4 e 5) 1- Pesquisar com a criança, adivinhações para brincar. Exemplos: O que é, o que é? Que não se come, mas é bom pra comer? Talher!
O que é, o que é? Fui na feira comprar uma bela, quando cheguei em casa comecei a chorar com ela? A cebola!.
Estimule a criança a criar novas adivinhações. Vai ser divertido!
Que tal pontuar? Quem será que advinha mais? 
Brincando de marcar pontos, podemos trabalhar com a escrita dos números, juntamente com a criança.

Quem conhece o Bumba-Meu-Boi? Vamos conhecer - > A TURMA DO BOI BOLÉ
Outras manifestações para assistir e conhecer - > COLETÂNEA TURMA DO FOLCLORE
_____________________________

INICIANDO MAIS UMA SEMANA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA 23 À 27 DE AGOSTO 

O TEMPO TEM ESTADO CHUVOSO
E ESSA CHUVINHA ME DEU UMA IDEIA
VAMOS CONHECER UMA HISTÓRIA
QUE FALA SOBRE ELA:
 A CHUVA

    Nesse contação de história os Pingos organizam-se para uma pescaria. Porém, o rio está seco e não há peixe. A nuvem precisa de ajuda para se transformar em chuva. Vamos através dessa história saber mais sobre a natureza e sobre o meio ambiente de um jeito gostoso.

LINK DO VÍDEO NO NOSSO CANAL

SUGESTÃO:  CRIANDO CHUVA

(GRUPO 1 E 2) CHUVA DE PAPEL
    A Gente sempre tem papel sobrando em casa; papel de presente, folheto de mercado, jornal, filtro de café usado (seco)... O interessante para essa atividade é tentar fazer "a chuva".
Depois da história podemos sugerir que as crianças recriem a história, na parte da chuva.
Coloque os papeis a disposição da criança, para que ela rasgue e possa se divertir!

(Os principais estímulos dessa atividade é a Coordenação motora e a criatividade.)

(GRUPO 4 E 5) MATEMÁTICA DOS PINGOS
O grupo das crianças de 4 e 5 podem também realizar a chuva de papel. 
Para as famílias que estão estimulando o sistema de numeração, podemos aproveitar as "gotinhas" para trabalhar quantidade, criando os pingos conforme a quantidade solicitada.

- A CHUVA ESTAVA FRAQUINHA, CAÍRAM APENAS 2 GOTINHAS (Aí a criança faz; com bolinhas de papel amassado ou papel rasgado).

- A CHUVA FOI AUMENTANDO! PRECISAMOS DA SOMBRINHA! DESSA VEZ CAÍRAM 10 GOTINHAS! (E assim por diante, de modo que seja divertido. Para isso, podemos brincar, usando frases com rimas, conforme no exemplo).


24 DE AGOSTO - TERÇA-FEIRA

LÁ DO ALTO
TÃO FOFINHAS
PARECEM ALGODÃO
VOU FAZ FAZER UMA NÚVEM
COM MINHAS PRÓPRIAD MÃOS.


SUGESTÃO - NUVENS

JÁ QUE ESTAMOS FALANDO DE CHUVA
Vamos aproveitar para estimular o tato em uma atividade criativa usando algodão.

(GRUPO 1 E 2) 


(GRUPO 4 E 5) - NUVEM DIVERTIDA

VOCÊ JÁ REPAROU QUE ALGUMAS NUVENS PARECEM TER FORMAS?
PENSE EM UMA FORMA (DE BICHINHO, FRUTA, BRINQUEDO...) DESENHE E DEPOIS USANDO COLA E ALGODÃO, CRIE SUA NUVEM DIVERTIDA.

SEGUINDO NOSSA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PENSANDO NO CLIMA

"SAI CHUVA
VEM O SOL
PRA ENXUGAR
O MEU LENÇOL"

AGORA VAMOS MANDAR AS NUVENS PARA LONGE
E TRAZER O CALORZINHO DO SOL
Usando giz de cera, tinta, colagem, lápis colorido...
O importante é que essa criação do sol
seja um momento divertido.
E quentinho!

SUGESTÕES:


CHUVA E SOL DÁ ARCO-IRIS?
ENTÃO VOLTA NUVENZINHA
QUE JUNTO DO SOL
VAMOS COLOCAR AS CORES
PRA FAZER FOLIA!
MAS ANTES, VAMOS OUVIR UMA HISTÓRIA!

-> CLIQUE AQUI <- AS GOTINHAS E O ARCO-ÍRIS

SUGESTÕES:

E por falar em arco-íris...


Já imaginou criar um?


Você vai precisar do copo cheio para que a luz passe através da água e gere um arco-íris no papel branco. Funciona assim:

Primeiro segure o copo contra a luz do sol sobre um papel branco. Se o copo estiver na vertical, no primeiro momento não acontece nada. Porém, ao inclinar o copo e começar a girá-lo, você vai encontrar um ângulo certo e... Tcharãn! O arco-íris aparece.
(GRUPOS 3, 4 E 5) 


    Vamos construir um arco-íris? Utilize giz de cera ou tinta guache com as cores correspondentes, algodão pode ser utilizado pra simbolizar as nuvens. Outra opção, substituindo a pintura e, utilizar papel picado colado, com s cores correspondentes.

    Converse com a criança sinalizando as sete cores que o formam. Para as crianças menores, após a construção do arco-íris convide-a contar de forma oral e escrita as cores que formam o arco-íris. Os dedinhos podem auxiliar nesse processo de contagem oral.

    Para as crianças maiores, após construir o arco-íris que tal escrever os nomes das cores que o formam? Se construíssemos dois arco-íris, quantos cores teríamos? Converse com a criança, instigue e auxilie nessa descoberta. Após, registrar de forma escrita a quantidade de cores que teríamos se produzissem dois arco-íris.

30 DE AGOSTO - SEGUNDA-FEIRA

VEIO NUVENS, VEIO CHUVA
VEIO SOL E ARCO-ÍRIS
ASSIM COMO NÓS
AS PLANTAS FICARAM FELIZES

JÁ QUE ESTAMOS 
FALANDO DE TEMPO
VAMOS FALAR TAMBÉM
DO VENTO.

VAMOS OUVIR A MÚSICA? - > VENTO VENTANIA

AGORA VAMOS OUVIR A HISTÓRIA!

PARA OUVIR A HISTÓRIA - > CLIQUE AQUI <-

PODEMOS SENTIR O VENTO
PERCEBER COMO ELE MOVE AS FOLHAS,
AS ROUPAS NO VARAL...

SUGESTÃO - BRINCADEIRAS COM SOPRO

OLHA QUE BRINCADEIRAS DIVERTIDAS
USANDO A FORÇA DO SOPRO PARA FAZER UMA CORRIDA!

______________________

31 DE AGOSTO - TERÇA-FEIRA

 "As crianças vivem inseridas em espaços e tempos de diferentes dimensões, em um mundo constituído de fenômenos naturais e socioculturais. Desde muito pequenas, elas procuram se situar em diversos espaços (rua, bairro, cidade etc.) e tempo (dia e noite; hoje, ontem e amanhã etc.) Demonstram também curiosidade sobre o mundo físico (seu próprio corpo, os fenômenos atmosféricos, os animais, as plantas, as transformações da natureza, os diferentes tipos de materiais e as possibilidades de sua manifestação etc.) e o mundo sociocultural (as relações de parentesco e sociais entre as pessoas que conhece; como vivem e em que trabalham essas pessoas; quais suas tradições e seus costumes; a diversidade entre elas etc.). (FONTE)
Imagens do livro "Amoras" do Autor Emicida

SUGESTÃO: Uma brincadeira chamada natureza
Separar previamente (se possível com ajuda da criança) diferentes materiais; folhas, cascas, pequenos gravetos, sementes (com atenção ao manuseio) entre outros elementos naturais disponíveis.

A ideia é buscar conversar com a criança, criando formas com a montagem e junção dos elementos. Podem ser bichinhos, personagens, pode ser criação livre. O importante é que sua criatividade ganhe espaço e acolhimento!

______________