ESSE É O NOSSO AMBIENTE EDUCACIONAL VIRTUAL.

quinta-feira, 26 de março de 2020

OBSERVAR A NATUREZA!

Estações. 


Estamos no outono. A estação chegou no Brasil no dia 20 de março. Aqui, também é conhecida com a "estação das frutas".

As frutas veem da terra, e a agricultura é uma das maiores fontes de renda de comunidades rurais. O quilombo Kaonge, que vivem da região do Vale do Iguape (BA), por exemplo, busca no seu dia a dia formas para não precisar deixar à comunidade. Eles plantam legumes, verduras e frutas.

Beatriz Nascimento tem estudos acerca da questão étnico-racial, em especial dos quilombos. "Sua obra mais reconhecida é Orí. Um documentário que investiga historicamente o significado de quilombo como uma forma de reconstituir a identidade negra, a qual foi negada em todo o processo de colonização e pós-abolição."


É importante pensar que os alimentos que consumimos; as verduras, os legumes e as frutas, crescem na terra. E embora nem todo quilombo viva da agricultura, devemos cuidar da terra e valorizar os alimentos.


Já que estamos nessa estação, que tal usar as frutas disponíveis em casa para fazer atividades?


As sementes podem ser utilizadas. As corem podem ser exploradas. Os aromas, as texturas... Uma cozinha pode oferecer várias oportunidades de aprendizagem!
Qual é a cor da banana? Amarela!

Segue abaixo um vídeo que eles adoram, sobre alimentos e cores:


Outra proposta utilizando as frutas é a brincadeira "Caça ao tesouro"

Esconder a fruta em algum local da casa. Falar que precisam encontrar um tesouro. Esse tesouro será um vasinho embaladinho com a fruta (que houver em casa). Com isso estimular também o hábito de comer frutas, a curiosidade e o prazer pela descoberta.



Trabalhar as estações em sala é importante para que possamos também estar atentos as mudanças que ocorrem nas paisagens e perceber que a natureza e o planeta terra tem uma organização. Assim, através do meio ambiente trabalhamos eixos importantes do campo do conhecimento.

Por falar em estações, como será o outono no continente africano?




"O clima da África é como sua cultura: plural e cativante — já que favorece a visita durante todas as épocas do ano e presenteia quem por suas terras se lança com atrações para os mais diversos gostos. Você pode conhecer desde cidades charmosas até praias de mar azul." No outono (de março à junho), o espetáculo das Victoria Falls, com suas surpreendentes quedas d'água entre a Zâmia e o Zimbábue, está no auge, depois dos dias de chuva. Uma das atrações turísticas é admirar o arco-íris que se forma nas cataratas".

E por falar em arco-íris...


Já imaginou criar um?


Você vai precisar do copo cheio para que a luz passe através da água e gere um arco-íris no papel branco. Funciona assim:

Primeiro segure o copo contra a luz do sol sobre um papel branco. Se o copo estiver na vertical, no primeiro momento não acontece nada. Porém, ao inclinar o copo e começar a girá-lo, você vai encontrar um ângulo certo e... Tcharãn! O arco-íris aparece.
Outras atividades sobre o outono ( grupo 3, 4 e 5):





Em casa, vocês podem mostrar a palavra outono e estimular que identifiquem as letrinhas. Isso em sala deixa todos atentos e sempre tem um que diz: - Parece uma bola! 
Sim! A letra o, de outono, parece com uma bola!
_____________________________

RECADINHO:

Como está a rotina em casa? Já conseguiram organizar o tempo para fazer atividades?  Não podemos esquecer o quão importante é estabelecer uma rotina com: 

* Horário para acordar.
* Horário para as refeições.
* Horário para rotinas de higiêne.
* Horário para se dedicar a fazer atividades com eles.
Brincar, ler histórias e não esquecer de sempre oferecer água (muito importante!)

-----------------------------------------
Estreando nosso Cantinho das atividades, nosso aluno Apolo, do grupo 3, com a atividade da galinha d'angola.

QUE LINDO!!

----------------------------------------------------------



Enviem  fotos das atividades ou da rotina de vocês nesse período. Vamos adorar compartilhar aqui, nesse espaço que é nosso!
____________________________