ESSE É O NOSSO AMBIENTE EDUCACIONAL VIRTUAL.

terça-feira, 28 de abril de 2020

UBUNTU

Uma palavra existente nas línguas zulu e xhosa, exprime um conceito moral, uma filosofia, um modo de viver. Significa "humanidade", ou "sou o que sou pelo que nós somos"

"Uma sociedade sustentada pelos pilares do respeito e da solidariedade, faz parte da essência ubuntu, filosofia africana que trata da importância das alianças e do relacionamento das pessoas umas com as outras." (Fonte)
Vamos conhecer a história de uma lenda africana de cooperação:

Um antropólogo visitou um povoado africano. Ele quis conhecer a sua cultura e averiguar quais eram os seus valores fundamentais. Assim, ocorreu-lhe de fazer uma brincadeira entre as crianças. Ele colocou um cesto de frutas perto de uma árvore e disse o seguinte às crianças: "A primeira que chegar à árvore ficará com o cesto de frutas"
Mas, quando o homem deu o sinal para que começasse a corrida em direção ao cesto, aconteceu algo inusitado. As crianças deram as mãos umas as outras e começaram a correr juntas. Ao chegarem ao mesmo tempo, todos desfrutaram do prêmio. Eles se sentaram e repartiram as frutas. O antropólogo perguntou  porque tinham feito isso, quando somente um poderia ter ficado com todo o cesto. Uma das crianças respondeu: "UBUNTU. Como um de nós poderia ficar feliz se o resto estivesse triste?"
O homem ficou impressionado pela resposta sensata desse pequeno.

AGORA, VAMOS ASSISTIR UM VÍDEO JUNTOS:



PROPOSTA PEDAGÓGICA

(Para os grupos 4 e 5). Trabalhar a cooperação através da brincadeira com o quebra-cabeça que enviamos à família. 
* Confeccionar e montar o quebra-cabeça em formato de coração (na montagem, dentro das partes constituintes, escrever e ler junto com a criança palavras que descrevem a filosofia Ubuntu; AMOR, AMIZADE, EMPATIA, RESPEITO, HUMILDADE, BONDADE)



* (Para todos os grupos) Confeccionar cartões com mensagens/recadinhos para trocar com as pessoas da família. Essas mensagens podem ser em forma de desenhos, estimulando a criatividade e a expressão espontânea da criança.

No sentido recreativo, propomos também (para todos os grupos) uma brincadeira usando um provérbio africano que diz:

"UM PEIXE GRANDE É PEGO COM UMA ISCA GRANDE"

Usando peneiras de diferentes tamanhos, vamos propor uma pescaria.
Em casa, os peixes podem ser feitos com a reutilização de pratos de isopor (desenhar peixes de diferentes tamanhos e recortar) ou objetos que boiem (de diferentes tamanhos)
Usando uma bacia com água, a criança vai usar a peneira como vara e tentar pegar o objeto.

Na sala usamos EVA e aproveitamos para trabalhar as vogais. 

A criança fica atenta, desenvolve sua habilidade motora e ainda se diverte.
SERÁ QUE A PENEIRA PEQUENA CONSEGUE PEGAR UM PEIXE GRANDE?

Acho que alguém pescou  a letra U, de UBUNTU
VAMOS CONTAR QUANTOS PEIXES CONSEGUIMOS PEGAR?

PARA COMEMORAR NOSSA PESCARIA, VAMOS DANÇAR A CANÇÃO WAMI WATA:



Sobre nosso projeto de produção literária (voltada ao Grupo 4 e 5) com a  criação do livro com a própria história:
1- Para começar, dobre três folhas ao meio e cole em formato de um livro. Iniciar com a criação da capa, como orientado. Usando a letra do nome da criança e fazendo um lindo colorido.
2 - Criar uma página como número que representa a idade da criança.(por extenso também) 
3 - Recortar letras que formam o nome da cidade em que a criança nasceu.
4 - Orientar que a criança desenhe a si e a família. 
5 - Desenhe ou cole a imagem da comida que você mais gosta e, escreva a letra inicial do nome desta comida. Capriche!
6 - Desenhe ou cole a imagem do seu brinquedo favorito.
7 - Chegamos ao final do nosso livro. Para última página, finalize como desejar. Nos surpreenda!


A família de Lucca nos enviou os registros das atividades feitas em casa!
Que dedicação!


"Eu sou porque nós somos"