Vamos conhecer a história de uma lenda africana de cooperação:
Um antropólogo visitou um povoado africano. Ele quis conhecer a sua cultura e averiguar quais eram os seus valores fundamentais. Assim, ocorreu-lhe de fazer uma brincadeira entre as crianças. Ele colocou um cesto de frutas perto de uma árvore e disse o seguinte às crianças: "A primeira que chegar à árvore ficará com o cesto de frutas"
Mas, quando o homem deu o sinal para que começasse a corrida em direção ao cesto, aconteceu algo inusitado. As crianças deram as mãos umas as outras e começaram a correr juntas. Ao chegarem ao mesmo tempo, todos desfrutaram do prêmio. Eles se sentaram e repartiram as frutas. O antropólogo perguntou porque tinham feito isso, quando somente um poderia ter ficado com todo o cesto. Uma das crianças respondeu: "UBUNTU. Como um de nós poderia ficar feliz se o resto estivesse triste?"
O homem ficou impressionado pela resposta sensata desse pequeno.
AGORA, VAMOS ASSISTIR UM VÍDEO JUNTOS:
PROPOSTA PEDAGÓGICA
(Para os grupos 4 e 5). Trabalhar a cooperação através da brincadeira com o quebra-cabeça que enviamos à família.
* Confeccionar e montar o quebra-cabeça em formato de coração (na montagem, dentro das partes constituintes, escrever e ler junto com a criança palavras que descrevem a filosofia Ubuntu; AMOR, AMIZADE, EMPATIA, RESPEITO, HUMILDADE, BONDADE)
* (Para todos os grupos) Confeccionar cartões com mensagens/recadinhos para trocar com as pessoas da família. Essas mensagens podem ser em forma de desenhos, estimulando a criatividade e a expressão espontânea da criança.
No sentido recreativo, propomos também (para todos os grupos) uma brincadeira usando um provérbio africano que diz:
"UM PEIXE GRANDE É PEGO COM UMA ISCA GRANDE"
Usando peneiras de diferentes tamanhos, vamos propor uma pescaria.
Em casa, os peixes podem ser feitos com a reutilização de pratos de isopor (desenhar peixes de diferentes tamanhos e recortar) ou objetos que boiem (de diferentes tamanhos)
Usando uma bacia com água, a criança vai usar a peneira como vara e tentar pegar o objeto.
Na sala usamos EVA e aproveitamos para trabalhar as vogais.
A criança fica atenta, desenvolve sua habilidade motora e ainda se diverte.
SERÁ QUE A PENEIRA PEQUENA CONSEGUE PEGAR UM PEIXE GRANDE?
Acho que alguém pescou a letra U, de UBUNTU
VAMOS CONTAR QUANTOS PEIXES CONSEGUIMOS PEGAR?
Sobre nosso projeto de produção literária (voltada ao Grupo 4 e 5) com a criação do livro com a própria história:
1- Para começar, dobre três folhas ao meio e cole em formato de um livro. Iniciar com a criação da capa, como orientado. Usando a letra do nome da criança e fazendo um lindo colorido.
2 - Criar uma página como número que representa a idade da criança.(por extenso também)
3 - Recortar letras que formam o nome da cidade em que a criança nasceu.
4 - Orientar que a criança desenhe a si e a família.
5 - Desenhe ou cole a imagem da comida que você mais gosta e, escreva a letra inicial do nome desta comida. Capriche!
6 - Desenhe ou cole a imagem do seu brinquedo favorito.
7 - Chegamos ao final do nosso livro. Para última página, finalize como desejar. Nos surpreenda!
7 - Chegamos ao final do nosso livro. Para última página, finalize como desejar. Nos surpreenda!
A família de Lucca nos enviou os registros das atividades feitas em casa!
Que dedicação!
"Eu sou porque nós somos"