. Feliz mês de março - o mês de todas as mulheres.
Para esse início de semana, vamos compartilhar o Projeto Heroínas Negras para Colorir da autora Taynara Cabral.
"O material traz 10 heroínas negras da história para colorir e junto com elas os seus super poderes, que até os dias de hoje continuam nos ajudando a lutar contra as opressões do racismo nas mais diversas áreas das nossas vidas".
-> IMAGENS PARA COLORIR <- CLIQUE AO LADO PARA IMPRIMIR E CONHECER!
SEGUNDA-FEIRA - 8 DE MARÇO
São avós, mães, filhas, tias, madrinhas... mulheres que são únicas e merecem ser homenageadas todos os dias. Mas nesse mês, em especial, são recordadas, admiradas e vão inspirar as atividades dessa semana.
Sugestão Pedagógica: Desenhando as mulheres da minha vida.
Que tal relembrar por meio da fotografia as mulheres da família?
Encontre fotografias das mulheres da família e compartilhem boas lembranças sobre elas com as crianças. Conversem, façam, se possível, chamada de vídeo. Em seguida, proponha que façam um desenho representando estas mulheres, ou alguém em especial.
TERÇA-FEIRA - 9 DE MARÇO
"Empoderamento feminino é a consciência coletiva expressada por ações para fortalecer as mulheres e desenvolver equidade de gênero."
LUGAR DE MULHER É...
Para conversar:
O que essa mulher aqui da imagem está fazendo? Você conhece, alguma mulher mestre de obras? E que trabalha no corpo de bombeiros? As mulheres ocupam as mais variadas profissões e desemprenham diversas atividades.
Sugestão Pedagógica 1:
Converse sobre as profissões das mulheres da família e da comunidade, que a criança conheça. (Todos os Grupos).
Na política, na arte, na construção civil e em diversas atividades, podemos encontrar mulheres exercendo suas habilidades.
"Os estereótipos de gênero afetam o que as meninas e meninos escolhem como profissão no futuro." (Leitura Sugerida para família )
* O Rap durante muito tempo foi considerado como um gênero musical majoritariamente formado por artistas homens. O cenário está mudando com a presença cada vez mais forte de mulheres que veem no Rap uma ferramenta para falar através da música sobre questões relacionadas às mulheres negras e empoderamento.
Sugestão Pedagógica 2: Apreciação musical
Dentro da Educação Infantil, apreciação musical assim como diversas manifestações em arte tem por objetivo a comunicação, expressão e desenvolvimento da escuta.
O rap surgiu na Jamaica na década de 1960 e hoje vamos escutar MC Sofia
Deixe que a criança escute e sinta a música ao seu modo.
QUARTA-FEIRA - 10 DE MARÇO
Deixa eu te falar sobre a dança...
Correr, pular, saltar, engatinhar, rolar; são atividades que trabalham movimentos que as crianças fazem com os braços, pernas e o corpo inteiro. Nas fases iniciais os movimentos de coordenação motora desenvolvem conexões no cérebro das crianças e permite que tenham cada vez mais domínio do seu corpo.
Sugestão Pedagógica 2: Dança (coordenação motora grossa (Todos os Grupo)
Já escutamos Rap, agora vamos dançar Hip-Hop com eles?
---> Criança na dança - Hip-Hop <-- Música para inspirar
Uma opção interessante é permitir que a criança dance frente à um espelho, para que possa observar sua própria imagem e os movimentos que são capazes de realizar. Estimule que pule, que rode, que movimente os braços, os pés...
QUE TAL CRIAR COM ELES UM APARELHO PARA OUVIR MÚSICA!
Em sala faríamos uma atividade coletiva para criação desse aparelho de som.
QUINTA-FEIRA - 11 DE MARÇO
"As crianças não brincam de brincar, elas brincam de verdade".
Através do brincar a criança desenvolve valores, caráter e referências. É possível fazer até uma leitura psicológica de uma criança pela maneira que ela brinca e pelos seus critérios na escolha dos brinquedos.
Hoje, os brinquedos também assumem uma função em nossa cultura como objetos representativos da infância. Podem ser aliados instrumentos para ajudar crianças a expressar sentimentos, compreender o cotidiano e até construir sua identidade.
Vale a reflexão sobre os brinquedos que escolhemos e, aproveitando, sobre os desenhos que nossos pequenos têm assistido. Eles apresentam diversidade?
Sugestão Pedagógica 1: Cuidando dos brinquedos
VOCÊ CONHECE A DOUTORA BRINQUEDOS?
(Nesse desenho ela faz de contas que é uma médica e cuida dos brinquedos)
Clique ao lado para assistir -> Episódio Dra Brinquedos <-
A tarefa de hoje é buscar os brinquedos que precisam ser lavados e convidar a criança para ajudar nessa tarefa. Isso vai contribuir para que os pequenos compreendam que os objetos precisam de cuidados. Você, família, pode tornar esse momento divertido e aproveitar essa oportunidade para organizar e rever os brinquedos que estão precisando de algum reparo, que estão em bom estado mas podem ser doados por não estar sendo aproveitados, etc.
TEM ALGUMA DOUTORA OU DOUTOR BRINQUEDO AÍ EM CASA?
SEXTA-FEIRA - 12 DE MARÇO
Por falar em doutoras...
Estamos vivendo um período onde precisamos respeitar as medidas protetivas e incentivar nas crianças os hábitos de higiene. Ainda sobre a temática da saúde, vamos propor a leitura de um livro que fala sobre o protagonismo dos agentes da saúde, tão importantes para sociedade.
"A leitura é uma das formas de que dispomos para a interação com o ambiente em que estamos inseridos e para a nossa compreensão do mundo."
É necessário estimular a relação com os livros antes mesmo deles decifrarem o alfabeto e ir para o ambiente escolar. Através da leitura a criança desenvolve habilidades de comunicação, sociabilidade e outras competências para a manutenção das relações.
(->Leitura Sugerida para família<-) "A importância da leitura na educação infantil é muito grande, por ela tem a capacidade de formar cidadãos ativos na organização de uma sociedade mais consciente e crítica.
Sugestão Pedagógica 1: Leitura do livro "Super protetores"
Temos uma sugestão de leitura para hoje. Esse livro é para nos ajudar a reforçar junto com as crianças os hábitos de higiene e falar de forma lúdica sobre nossos profissionais da saúde.
->Clique Aqui Para Ler <-
Sugestão Pedagógica 2: Hábitos de higieneNa escola realizamos várias atividades relacionadas aos hábitos de higiene pessoal. Fazemos brincadeiras, faz de contas e até atividades integrando o tema ao estímulo de outras habilidades.
Exemplos:
As atividades lúdicas que ensinam por meio da brincadeira são ótimas aliadas.
Em casa, um brinquedo pode abrir espaço para uma ótima conversa sobre a importância de lavar o corpo (e falar sobre as partes que compõe o corpo), de escovar os dentes (e aproveitar para trabalhar noções matemáticas como: dentro-fora, em cima-embaixo, na frente-atrás, direita-esquerda). Da para falar sobre a água (e evitar o desperdício dela, desligando enquanto escova, por exemplo).
O importante é que seja um momento divertido e prazeroso para todos!