ESSE É O NOSSO AMBIENTE EDUCACIONAL VIRTUAL.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

HABARI GANI?

 

    Celebrar a vida, agradecer pelos seus frutos, compartilhar e acreditar nas sementes e na prosperidade.   O mês de dezembro, último mês do ano (de um ano diferente, para todos) nos remete a também continuar, em nossas celebrações, uma busca pelo resgate de princípios e rituais ancestrais africanos.

(Fotografia da celebração em nossa escola)
    A celebração da Kwanzaa está centrado nos sete princípios, Ngyzi Saba, que representam os valores da família, da comunidade e da cultura para os africanos e para os descendentes de africanos.
    "No primeiro dia do Kwanzaa, 26 de dezembro, o líder ou ministro convida todos a  se juntarem e os cumprimenta com a pergunta: "Habari gani?" (O que está acontecendo?), à qual eles respondem com o nome do primeiro princípio: "Umoja". O ritual é repetido em cada dia da celebração do Kwanzaa, mas a resposta muda para refletir o princípio associado àquele dia." (FONTE)

SEGUNDA-FEIRA -  07  DE DEZEMBRO 

UM SÓ CAMINHO

NIA - PROPÓSITO

Hoje, vamos conversar sobre NIA, que nos convida a refletir sobre nosso caminho e o que buscamos alcançar nessa caminhada; enquanto pessoa, comunidade, povo. Qual nosso propósito?

É comum encontrar adultos perguntando para crianças: O que você vai ser quando crescer?
Normalmente essa pergunta é direcionada à profissões. Pensando em propósito de vida, como estamos conduzindo nossas crianças a ter confiança, coragem e determinação? O combustível que nos guia à caminho dos propósitos também está ligado a confiança. 

Conhecendo nosso passado podemos encontrar motivação e estímulo para traçar o futuro, sabendo transformar exemplos em ações reais, pensando estratégias para erguer nosso povo. Por detrás de cada profissão há uma missão que pode contribuir para um bem comum; UNIÃO.
- O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER? (Perguntou o adulto)
- ALGUÉM QUE AJUDA AS PESSOAS. (Respondeu a criança)


PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 - MOLDANDO 

Há várias formas de ajudar as pessoas. Hoje vamos conhecer e pensar juntos sobre uma delas: OLEIRO (também conhecido como ceramista)

O BARRO
NA MÃO DO OLEIRO
VIRA ARTE
UTILIDADES
PARA O POVO INTEIRO.

TERRA, FOGO
ÁGUA E AR
DAS MÃOS DO OLEIRO
VEJO O BARRO 
SE TRANSFORMAR

SUA MISSÃO
E SEU LEGADO
ERA PRESERVAR A CULTURA
DE CRIAR
USANDO O BARRO
1 - Tente encontrar em casa algo feito de barro ou através de cerâmica e converse com a criança sobre essa profissão que é uma das mais antigas.

AS OBRAS QUE CRIAVA
SERVIAM PARA GUARDAR ALIMENTOS
PARA GUARDAR ÁGUA
PARA CRIAR OBJETOS
QUE AJUDAVA

2 - Lembra da receita caseira de massinha que já ensinamos aqui? 
Vamos brincar de criar!


PROPOSTA PEDAGÓGICA 2 - UNIÃO FAZ A FORÇA  
(GRUPOS 3, 4 E 5)

ASSISTIR AO VÍDEO --> JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

Levantando um diálogo com a criança, pensar situações onde já ajudou/cuidou do próximo (coleguinha, pessoas da família, outros...) bem como a importância de tal ação.
Do mesmo modo, pensar situações onde recebe ajuda e cuidado.
Você conhece pessoas que trabalham cuidando de outras pessoas? De quem? De que modo?

Vamos pesquisar e recordar nomes de profissionais que cuidam de outras pessoas e colar em ordem alfabética, observando as letras iniciais associando-as a sequência alfabética. (4 e 5) Vamos ler o alfabeto. Para o grupo 3, os nomes devem ser substituídos por figuras.

TERÇA-FEIRA -  08  DE DEZEMBRO 


A presença da criatividade no dia a dia faz com que seja possível encontrar novas maneiras de alcançar objetivos e vencer obstáculos. Elaboração, inovação e inventividade, dentro de uma comunidade a criatividade pode ser estratégia de sobrevivência. 

Crescer em um ambiente saudável que permita a criança desenvolver o seu lado criativo em que é estimulada a usar sua imaginação pode contribuir para que se torne uma pessoa mais segura na tomada de decisões, com maior senso criativo para resolver problemas.
"Todos nascem com a capacidade de imaginar situações originais ou criar soluções para problemas concretos. E já foi provado que a criatividade é uma das melhores ferramentas de aprendizado."

Como estamos também comemorando o Dia nacional da Família, que celebra a instituição familiar e sua importância no desenvolvimento, proteção e educação dos indivíduos.
Na Kwanzaa cada família celebra de um jeito, mas as celebrações geralmente incluem canções, danças, batucada com tambores africanos, leitura de história e poesias e uma grande refeição tradicional. Outra característica da celebração, também presente no Natal Cristão são os enfeites.

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 - ENFEITES CRIATIVOS
USANDO PAPEL OU REUTILIZANDO MATERIAL DESCARTÁVEL, QUE TAL CRIAR FORMAS CRIATIVAS DE ENFEITAR A CASA PARA AS CELEBRAÇÕES DE FIM DE ANO!

Ano passado colocamos na nossa Árvore de natal as fotos das personalidades que conhecemos em nosso projeto SANKOFA.

Uma ideia é produzir cartões para presentear a família com mensagens de paz e prosperidade. Olha abaixo que ideia legal para a capa.
PROPOSTA PEDAGÓGICA 2 - Representando a família
(GRUPOS 3, 4 E 5)

Vamos fazer uma linda arte representando as pessoas da família. Preparem um espaço com materiais como tinta guache, papelão, canetinhas coloridas, papel, tesoura sem ponta, garrafas plásticas e outros materiais que tenham interesse, sobretudo a criança...

Após, todo juntos, criança e família, pensar um momento especial, um dia legal (um passeio, uma viagem, a chegada de alguém especial, de um animalzinho de estimação, o nascimento de um irmãozinho, uma festa de aniversário...) dramatizar, retratar de forma lúdica, por meio dos personagens construídos. Da mesma forma, utilizando os materiais citados, podem criar cenários e objetos, dentre outros, simbolizando espaços que representem os fatos ocorridos casa, carro, barco, animais, árvores, plantas... Usem a criatividade!

Complementando o momento: Como se escreve o nome da mamãe? E o nome do vovô? E dos demais, vamos tentar?


QUARTA-FEIRA -  09  DE DEZEMBRO 

    Imani - FÉ - é o princípio final de Kwanzaa, o passo final nesse processo de reflexão que a celebração nos convida a fazer. Independente de religião ou da forma como a família percebe o Sagrado, a fé é uma forma de encontrar forças e, em uma comunidade, pode ser o elo de ligação, resistência e continuidade.
    Crer no Papai do Céu, no anjo da guarda, nas bênçãos de Oxalá, Crer em Deus (ou Deuses), que pode ajudar a vencer e trazer confiança... Estudos mostram que estimular a prática da espiritualidade, pode tornar as crianças mais felizes, fortes e capazes. (FONTE)

"A espiritualidade está ligada às virtudes, aproxima da empatia, da compaixão, conecta com o outro". Ensina sobre valores, responsabilidade, compromisso e respeito.

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1:  CULTIVANDO 

Há variadas culturas musicais religiosas que ensinam através das canções os valores que a família compartilha.
Na proposta da nossa atividade de hoje, gostaríamos que a família escolhesse uma canção que traga mensagem positiva para criança e realizasse alguma encenação para ela.

Olha que música linda - > AOS OLHOS DO PAI
"A cor da sua pele, os teus cabelos desenhou. Cada detalhe com toque de amor." "Nunca deixe alguém dizer que não é querida..."

PROPOSTA PEDAGÓGICA 2: CONFIANÇA

(GRUPOS 3, 4 E 5)

Assistir à história relacionada à temática --> TENHO MEDO MAS DOU UM JEITO
A história retrata medos comuns a todos os seres humanos, sobretudo as crianças, e propostas de resolução desses conflitos e incentivo a confiança. "Tenho medo, mas dou um jeito" (LIVRO), mostra como lidar com os medos saudáveis, aqueles que alertam para os "perigos da vida", sinalizando novas maneiras de lidar com essas situações.
DEPOIS DE OUVIR A HISTÓRIA, convide a criança para conversar sobre a situação ocorrida entre os personagens. Converse sobre a importância de se confiar nas pessoas (com exceção de pessoas estranhas), ressaltando também a importância de confiar em si próprio.
Peça que as crianças façam um registro sobre a história e sobre o diálogo que tiveram. Esse registro pode ser um desenho, uma colagem ou escrita espontânea.
Para as crianças maiores (grupo 5) convide a ler o alfabeto, pesquisar e circular as letras que formam a palavra confiança (escreva a palavra com letras maiúsculas, para que a criança possa visualizar e pesquisar as letras)
Exponha a produção da criança em um espaço visível da casa, para que toda vez que for necessário encorajá-la, estimular a sua autoconfiança, sinalizar para que ela possa relembrar as lições referentes ao contexto.

(Sempre demonstre interesse pelas atividades da criança. Ajude-a a falar sobre os próprios sentimentos elogie suas conquistas!)

(Contação história - YAKUBA <--- )

PELO CERTO.

QUINTA-FEIRA -  10  DE DEZEMBRO 

KWANZAA

"Carregando a glória, a beleza e o fardo desse legado com força, dignidade e determinação"


    O Kwanzaa nos traz a reflexão sobre sete princípios básicos que envolve a valorização da comunidade, das crianças e da vida. É uma celebração da colheita, dos resultados de um ciclo que se fecha para o nascimento de outro. É um espaço de troca e reflexão comunitária sobre valores, princípios e perspectivas de futuro. 
    É um momento também para que possamos refletir sobre a responsabilidade e o significado de Africana e Africano em nossa comunidade, sociedade e no mundo. "Por isso, é um feriado focado nas pessoas, ambientalmente responsável e moralmente dedicado, voltado a cultivar, colher e compartilhar o bem no mundo." (FONTE)

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1: KWANZAA
Converse com a criança sobre celebrações; aniversário (que celebra a vida e o nascimento), ano novo (a chegada de um novo ciclo de meses e estações), dentre outras. Fale sobre a Kwanzaa.

"KWANZAA
VAMOS CELEBRAR
AGRADECER PELA FAMÍLIA
E PELA PROSPERIDADE 
EM NOSSO LAR.
AGRADECER PELOS FRUTOS
QUE CRESCEM DA TERRA
PARA NOS ALIMENTAR
KWANZAA
SER ÁFRICA
NO MUNDO
CULTIVANDO A FORÇA
E A BELEZA
DO NOSSO POVO
QUE ESTÁ EM TUDO "


Por falar em colheita e sobre a celebração, vamos fazer uma colagem usando três cores.
O vermelho, que representa o sangue que nos une. O preto, que representa o povo negro e o verde que representa a abundante riqueza natural de África.

Nos vamos fazer uma árvore cheia de frutos ( prosperidade ).
A família pode compor junto uma grande árvore, com as mãos de todos e deixar também enfeitando os 7  dias da celebração.
___________________
________

Pensando no conceito de Kwanzaa, fazendo menção a seguintes palavras "Ciclos, nascimento, princípios, valores, futuro...) vamos pensar o ciclo da vida humana, suas fases de desenvolvimento.

PROPOSTA PEDAGÓGICA 2: FASES E CICLOS
(GRUPOS 3, 4 E 5)

Monte um boneco/boneca, este pode ser o brinquedo da própria criança. Pergunte os nomes das partes do corpo. Mostre para eles o vídeo sobre fases do desenvolvimento humano
 -> MUNDO BITA <- depois de falar sobre o vídeo, pergunte se lembra de quando era um bebê, se tem bebê em casa. Momento interessante para olhar fotografias, de quando bebê. Fazer comparações com a imagem atual da criança (o que você acha que mudou? Será que os olhos, os cabelos? Olhar fotos da mamãe grávida e a mamãe hoje. Estimule a percepção.
Falar para eles que antes deles terem esse tamanho, eles já foram bem pequenininho, do mesmo modo que os pais, avós...
Mostrar fotos com diferentes fases da vida e deixar que a criança monte uma sequência do mais novo até o mais velho.
Montar um cartaz:

SEXTA-FEIRA -  11  DE DEZEMBRO 

No Mkeka (esteira) de palha traçada, ou tecido africano, que significa a fundação histórica dos nossos ancestrais, representando nossa tradição africana, base de nossas ações, onde é posto itens que, cada um possui um significado.


 Falando de cultura, desde o antigo Egito a África produz tecidos. Kente é um tecido tradicional dos povos Ashanti ou Asante, os mais conhecidos dentre os povos akan de Gana, na região ocidental da África. Os variados motivos geométricos e padrões são alguns feitos exclusivamente para homenagear pessoas importantes como rainhas, artistas e suas famílias, entre outros. Outros padrões se referem a plantas, animais bem como temas como riqueza, paz e bem estar.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

TECIDOS
1- Selecione tecidos variados; lençóis, toalhas de banho, toalhas de mesa, helanca, chita, feltro, camurça, tule.. O que houver de variado em casa.
O importante é oferecer variações de texturas: áspero, macio, liso e rugoso.

Em um espaço dedicado para esta atividade, mostre os tecidos e incentive que a criança manuseie e expresse como percebeu os materiais. Trabalhem as diferentes cores, tamanhos, texturas etc. Conversem sobre os tecidos que forram as mesas para as celebrações. (Se tiver fotos com mesas de aniversário bem bonita, será um ótimo exemplo). Converse como deixar a mesa arrumada também é importante para a celebração ficar bem bonita. 

A  sugestão de hoje nós até já compartilhamos em outro momento, mas vamos relembrar!

1 - Os grupos 1 e 2 podem mais observar e serem instigados a tentar. Os grupos 3, 4 e 5 que possuem mais habilidade, podem tentar compor inspirados pelos tecidos Kente (pesquisar e mostrar imagens dos tecidos)
Desenvolvendo habilidades motoras:  vivência de tecelagem manual. 
Para saber passo a passo - > Como Fazer Tear com Papelão

OUTRAS SUGESTÕES:
Vamos assistir a história ---> A COLCHA DE RETALHOS

Brincadeira ------> O PANO ENCANTADO

Vamos construir!

Colar tecidos sobre as letras do nome (grupos 4 e 5); colar pedacinhos de retalhos nas cores; vermelho e verde, sobre um tecido ou papel preto, simbolizando Mkeka.

Falaremos mais na próxima semana sobre Nguzo Saba, os 7 princípios de Kwanzaa.

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Lembrança da celebração em nossa escola!

UMA ÓTIMA SEMANA PARA TODOS NÓS!
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