ESSE É O NOSSO AMBIENTE EDUCACIONAL VIRTUAL.

segunda-feira, 1 de junho de 2020

MARIA JOSÉ MOTTA

MAS PODEM ME CHAMAR DE ZÉZÉ
Nesse mês de junho, através do nosso projeto Asase Ye Duru, vamos conhecer a biografia de Zezé Motta. Mulher com sorriso largo e olhar acolhedor. Maria José Motta de Oliveira, atriz, cantora, mãe de seis filhos e ativista das questões raciais. 

SEGUNDA-FEIRA - 01/06
Como diz na canção "Muito prazer, eu sou Zezé!
"Eu sou Zezé da terra do sol. Da lua de mel. Da cor do café"  ( Para Conhecer)

 PROPOSTA PEDAGÓGICA


1 - Apresentar Zezé Motta para a criança; sua foto, seu nome e disponibilizar folha de papel para reproduzirem  sua imagem por meio do desenho. (Todos os Grupos)


2 - Ao falar o nome da atriz e cantora Zezé, enfatizar a letra "Z"
- ZZZZZZZ
PARECE O SOM DO ZUMBIDO DAS ABELHAS. VAMOS TENTAR FAZER!
- ZZZZZZZ
Imaginar uma abelhinha voando e imitar o zumbido. 
Se houver em casa canudo, a abelhinha pode passear por uma tarefa de alinhavar:

(Grupo 3, 4 e 5) LETRAS
Palavras que iniciam com a letra Z.
Realizar também uma pesquisa de palavras que também iniciam com a letra "Z" de Zezé, nomes próprios, objetos, animais. 
Para o grupo 3, pontilhar a letra na presença da criança e estimular que tente também.
(Para o 4 e 5) Auxiliar a criança a tentar reproduzir a escrita das palavras pesquisadas. É interessante realizar a leitura do alfabeto com a criança para facilitar o processo de compreensão.
(TODOS OS GRUPOS)
"Eu sou Zezé, da terra do sol. Da lua de mel. Da cor do café" 
Outra maneira de trabalhar a letra Z é: o adulto faz a letra com cola branca e solicita que a criança jogue um pouco de pó de café, depois observar juntos a letra que apareceu.
Será que a gente consegue fazer com palitos a letra Z?
Deixar que a criança explore os palitos e as formas.


TERÇA-FEIRA - 02/06
"SOU OURO NEGRO DE CAMPOS"


PROPOSTA PEDAGÓGICA

Zezé Motta nasceu em Campos dos  Goytacazes no interior do estado do  Rio de Janeiro. Quando tinha 2 anos mudou-se para o Rio de Janeiro. 
- Sou Campista-sanjoanense. 

(TODOS OS GRUPOS) - Álbum de Retratos
Inicialmente separe algumas fotografias de diferentes épocas e lugares.
1 - Conversar sobre o local de nascimento (cidade). Aproveitar para relembrar através de fotografias diferentes momentos da vida da criança. Mostre diferentes paisagens que a criança já esteve na cidade, como praia, rio, parque...
2 - Aproveitando o nome inicial do Estado onde Zezé nasceu (RIO de Janeiro), vamos ouvir uma história: 
Rio, grande rio...
(GRUPOS 4 e 5) Vamos fazer um desenho pensando em um grande rio.
Abaixo tem sugestões de propostas: pensar sobre o rio limpo, o rio poluído... Sobre os animais e a diversidade marinha e a importância das águas.



QUARTA-FEIRA - 03/06
LINGUAGEM TEATRAL
Atuar é a arte de representar. O sorriso de Zezé ilumina o Brasil a muito tempo. Em meio século dedicado á arte, ela brilhou para o mundo em peças de teatro, novelas e filmes. 
Uma das atrizes mais respeitadas no Brasil, Zezé Motta levanta a discussão importante sobre representatividade negra na teledramaturgia brasileira.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

1 - DEDOCHE (TODOS OS GRUPOS)

Nossas crianças são protagonistas!
Explorar um repertório de gestos com intenção comunicativa. A família pode explorar interagindo com a criança através de dedoches criados com papelão, criando juntos o personagem. Ou com brinquedos também, estimulando o faz-de-contas.
2 - Retratar Zezé Motta como cantora. 
Além de atriz, Zezé também canta.
(GRUPO 3, 4 e 5) Falar sobre a profissão de cantora (cantor), lembrando músicas do repertório da criança. Conversar sobre as músicas que mais gostam de cantar.

3 -  Estimular o cantar.
Na escola, cantar fazia parte da nossa rotina. 
Em casa, a família pode tentar produzir um microfone com material reciclável, possibilitando a criança participação nessa construção e brincar de Karaokê.
Hora de dar um show!

QUINTA-FEIRA - 04/06
Roda-Viva

Zezé Motta estreou como atriz no coro da peça Roda Viva, de Chico Buarque. 

"Roda mundo, roda gigante
Roda moinho, roda pião
O tempo rodou num instante
Nas voltas do meu coração"

Isso nos trouxe uma inspiração!
PROPOSTA PEDAGÓGICA

(TODOS OS GRUPOS) 

A atividade deve ser realizada em espaço amplo e ampliar o reportório de cantigas de roda. Quais as cantigas que a família conhece?
Vamos conversar sobre as músicas de ciranda que eram cantadas quando os pais e avós eram crianças. Será que são as mesmas? 
De mãos dadas vamos fazer uma grande roda, roda gigante (com quem estiver em casa).
Para ampliar o repertório:

(TODOS OS GRUPOS) - RODA PIÃO!
JÁ BRINCOU DE XINDIRE?

Pião, como é chamado no Brasil. Xindire, em Maputo/N'teco, em Nampula e Mbila, no Niassa, em Moçambique. Brinquedo que consiste em puxar uma corda enrolada a um objecto geralmente de madeira ou plástico e com uma ponta de ferro, colocando-o em rotação no solo, mantendo-se erguido.

Vamos tentar criar um pião em casa, família? Sugestão.
Materiais necessários: palito de dente (monitorar, pois é pontudo), pedaços de papel (tiras finas cortadas do mesmo tamanho) e cola branca apenas. 

Modo de fazer: O adulto vai criar o pião com a presença da criança e iniciar a brincadeira. Estimulando o movimento da pinça.(VÍDEO EXPLICANDO COMO FAZER)

TRABALHANDO CÍRCULOS
(GRUPOS 3, 4 E 5)
Selecionar previamente objetos que possuem formato circular. Pesar junto com a criança quais outros objetos possuem o mesmo formato (roda de carro, pneu de biciclera, pizza, prato, etc).
Disponibilizar lápis e papel e treinar movimentos circulares. Tentar criar círculos de diferentes tamanhos (grande/ pequenos).
Recortar para a criança vários círculos de diferentes tamanhos, estimular a criação de diferentes imagens. Dobrar alguns círculos, como na imagem abaixo, para oferecer mais possibilidades.

(GRUPO 4 E 5) Algumas brincadeiras podem ser criadas para estimular o trabalho com números e quantidades.


SEXTA-FEIRA - 05/06
PRESERVAR TAMBÉM É COISA DE CRIANÇA

O dia do meio ambiente é celebrado anualmente do dia 5 de junho. Tem como objetivo principal chamar a atenção da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.
Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação.
"Observe a natureza como der e puder"_ Zezé Motta

PROPOSTA PEDAGÓGICA - RECURSOS NATURAIS (TODOS OS GRUPOS)

1 - Ler a letra da música "Quando eu era peixinho"
 (A ÁGUA)

Água tá dentro do côco
Lá no alto do coqueiro
Água tá no tanque d'água
Lá no carro do bombeiro,

Água tá em todo lugar
e também voa pelo ar
Água nasce na nascente
Água tá dento da gente

Essa danada, tá que tá!
Aonde mais que ela está? (Fonte: Palavra Cantada | Quando eu era um Peixinho)

ONDE ENCONTRAMOS A ÁGUA:
Comente com as crianças alguns lugares em que podemos encontrar água (rios, lagos, piscina, mar...) Explique que a água está presente também no nosso corpo e nas frutas! Apresente frutas mais com maior teor e água na composição para que eles percebam como ela está presente também nos alimentos. 
Exemplos de frutas: melancia, melão, abacaxi, pêra...
Converse com a criança sobre a importância de preservar o meio ambiente. Ótima oportunidade para voltarmos a pensar sobre o lixo e pensar sobre diferentes materiais: papel, plástico, vidro, metal.

Falando em natureza, vamos conhecer uma brincadeira que veio lá de Moçambique. (Voltada mais ao grupo  4 e 5)
BRINCADEIRA TERRA E MAR (no canal Afroinfância)
Lá em Moçambique tem a maior reserva marinha da África! Na ilha de Bazaruto a água é tão cristalina e a vida marinha é muito abundante. Lá podem ser avistadas tartarugas, raias manta, baleias jubarte, tubarão baleia e muitos corais.

Lembrança de Stephanie cantando. Nesse dia a nossa corda virou microfone. Em casa, até uma colher de pau pode inspirar a cantoria. Importante é o estímulo. 
 E pensando sobre a natureza, se o dia estiver quente é ótima oportunidade para atividades com água. Faz de conta.
 Teatro com sombras também é uma ideia muito interessante:
"Era uma vez um coelho que queria passear no sol"

LIVROS ONLINES E GRATUITOS:


ROTINA

Estimular a curiosidade pelo mundo real!

A janela do tempo pode ser em casa. O importante é exercitar esse olhar em relação ao clima. Procure um lugar onde o céu possa ser amplamente visto, observe e pense junto com a criança (Todos os Grupos). 
Que tal criar por meio do desenho diferentes imagens sobre o clima do dia!
COMO ESTÁ O CÉU HOJE?
Seguimos contando com o apoio de vocês.
Juntos somos mais fortes!