ESSE É O NOSSO AMBIENTE EDUCACIONAL VIRTUAL.

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

"SOBRE SABER QUEM SE QUER SER”

       Em entrevista, Ruth de Souza disse que a mãe foi muito importante para sua autoconfiança. Sempre lhe dizia palavras de incentivo. Mesmo adulta, Ruth lembra das palavras que ouvia. "Não quero você com complexo de inferioridade. Você pode fazer tudo na sua vida; com educação, postura e comportamento". Quando as pessoas diziam que ela não conseguiria ser atriz (por ser negra), sua mãe afirmava "Você vai ser tudo que você quiser."
            Autoconfiança é tão importante que a criança deve desenvolver essa característica desde cedo. Ter autoconfiança dará a criança a capacidade de, quando adulta, enfrentar seus medos de modo a solucioná-los, assim como à segurança relacionada as próprias potencialidades. 
             A autoestima é uma aliada nesse processo de confiança. É preciso, em uma sociedade como a nossa, trabalhar a valorização da beleza negra e reforçar gestos que potencialize a confiança de nossas crianças.
 
.

SEGUNDA-FEIRA - 10 DE AGOSTO

"Desenvolvendo a autoconfiança"
 
      O senso de confiança, assim como a autoestima, é moldado e nutrido durante a infância por aqueles que cuidam da criança. 
Algumas dicas de atitudes que contribuem para o desenvolvimento da autoconfiança:
1 - Demonstre interesse por suas atividades.
2 - Dê espaço para ela experimentar novas atividades.
(Incentivos para testar seus próprios limites)
3 - Elogie suas conquistas. 
4 - Não faça criticas à criança, mas sim aos seus comportamentos.
(Substitua o "você é teimosa(o)" ou "você é chata(o) por "esse comportamento não foi legal". Evite rótulos, para que eles não desenvolvam na criança algo difícil de superar).  
5 - Respeite o tempo da criança.
(Cada criança se desenvolve de uma maneira, no seu próprio ritmo. Ao invés de apressar novas conquistas, curta cada uma das fases e estimule seu desenvolvimento.)
6 - Seja um modelo.
( Criança aprende mais pelo que observa, do que pelo que ouve ou é solicitada. A forma como lidamos com nossas frustrações e raiva influenciam diretamente a maneira como ela desenvolverá essas características e então moldar a sua própria persistência e autoconfiança.)

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 :  TREINANDO 
(GRUPO 1 E 2)

Essa atividade foi proposta para que façamos um exercício de estímulo para autoestima (e autoconfiança) da criança.

1 - Primeiro vamos rasgar papel. Depois vamos amassar eles, para fazer bolinhas. Usando um balde ou recipiente para ser a "cesta", vamos incentivar a criança a lançar e tentar acertar o alvo. Se o adulto começar a brincadeira, a criança vai se sentir motivada a tentar.

Com essa atividade podemos trabalhar conceitos matemáticos como "dentro/fora", de quantidade (contando as bolinhas), de espaço, de equilíbrio, mas também de confiança. Na brincadeira, palavras de incentivo serão muito bem vindas! 
- Você consegue! 
- Conseguiu! Parabéns!
- Caiu fora. Mas tenta de novo, você vai conseguir!
- Muito bem, você foi ótima(o)!

Para além de movimentos de recreação, a criança também desenvolve habilidades essenciais para o seu desenvolvimento. Estimular as crianças, no brincar, amplia laços afetivos.

PROPOSTA PEDAGÓGICA 2 : (GRUPOS 3, 4 E 5) 

1 - Converse e tente desenvolver com a criança, brincadeiras praticadas por pessoas da família na infância.
2 - Construa com a criança dominó com papelão ou caixa de fósforo.
3 - Joguinho com caixa de papelão e rolos de papel. (Você vai precisar de tubos de papelão, como os que vêm com a toalha de papel, ou de papel  higiênico, fita adesiva e cola, além de uma bola que passe pelos tubos.
4 - Brincadeira de lançar arcos.
(Essas atividades também desenvolvem noções matemáticas, na contagem e registro de pontos, bem como estímulo do raciocínio lógico e noções de tempo e espaço.)
TERÇA-FEIRA - 11 DE AGOSTO

"DIA DO ESTUDANTE"

        Sabia que o amor próprio torna as crianças mais solidárias e altruístas, colaborando também no seu desempenho escolar, e na conquista dos seus sonhos? Acontece que na primeira infância a criança passa por processos fundamentais, como   crescimento físico, amadurecimento do cérebro, desenvolvimento da fala e aprendizagens sobre convívio social. Para que haja maior probabilidade das crianças alcançarem seu melhor potencial ( e serem adultos mais equilibrados e felizes) é preciso criar boas condições para o seu desenvolvimento.
          Em 1948, Ruth ganhou uma bolsa de estudos da Fundação Rockefeller, passando um ano nos Estados Unidos estudando na Universidade Howard e na Academia Nacional do Teatro. Lá, teve a oportunidade de fazer cenário, dirigir e fazer tudo que envolvia o teatro. 
                Em entrevista de 2008 com Luciana Barreto, Ruth disse que considera a educação a base de tudo. 
 
 Você sabia que música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral? Segundo Maria Lúcia Suzigan, especialista no ensino de música para crianças, é como se a música tornasse o nosso cérebro mais poderoso.

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 :  OS SONS 

Antes de fazer nossa proposta, vamos escutar uma música?

O chocalho é um brinquedo sonoro que desperta a atenção. Com ele, as crianças são instigadas a explorar os diferentes sons e ruídos presentes ao seu redor.
Já compartilhamos em outro momento, algumas ideias de instrumentos caseiros para fazer atividades com músicas.
O interessante é escolher um material que a criança possa explorar, sem riscos. Podemos usar arroz, feijão ou até tampinhas. 
Abaixo tem alguns exemplos.
Você tem cantado junto com a criança as músicas que ela gosta?
Tem alguma canção da sua infância que você gostaria que ela soubesse?
Esse momento também serve para estreitar laços afetivos de forma bem divertida. 

PROPOSTA PEDAGÓGICA 2 :  OS ESTUDANTES 
    A escola, depois da família, é o primeiro local onde as crianças aprendem a conviver em sociedade. Neste período, descobrem como relacionar com os colegas, criando laços de amizade, que muitas vezes se estendem pra vida. A busca do conhecimento e a valorização do estudo devem ser estimulado desde a primeira infância.

(GRUPOS  4 E 5)
Parabenize a criança pelo dia do estudante e converse com ela sobre a importância de estudar. Desenvolvam um diálogo, questione-a sobre o que quer ser quando crescer e pesquise imagens de profissões, sinalizando o quanto os estudos tendem a contribuir dentro desse contexto.
Que tal desenhar o que quer ser quando crescer?

Falando em estudos, vamos matar a saudade da nossa escola!
Convide a criança a relembrar, conversando sobre atividades que gostavam de realizar junto aos coleguinhas. Propicie um momento divertido com o protagonismo da criança.
Disponibilize materiais como papel, tinta, canetinha e outros. Pergunte para criança sobre qual atividade vão desenvolver (desenho, pintura, colagem, dentre outros), possibilite-a expressar sua criatividade, se coloque na posição de aluno, assim como ela.
Ouvir a história "A Sala de Aula".

QUARTA-FEIRA - 12 DE AGOSTO
"DIA NACIONAL DAS ARTES"
Na imagem: Ruth de Souza e Abdias Nascimento, em Imperador Jonas

A data celebra as atividades artísticas, que abrangem áreas como: teatro, cinema, circo, literatura, cinema, pintura entre outras. Surgiu a partir dos decretos de leis que regularam a profissão do Artista e Técnico em Espetáculos de Diversão, além de mais de 100 outras funções que podem ser inseridas e consideradas trabalhos artísticos.


PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 :  FAZENDO ARTE

(TODOS OS GRUPOS)
1 - MODELAGEM
Tem massinha em casa?
Lembra da receita de massa de modelar caseira que já compartilhamos aqui?
RECEITA<- (Da pra colorir com suco em pó, colorau etc)

Vamos aproveitar esse dia para fazer arte!
Deixe que a criança se expresse através da modelagem.
Podemos começar conversando sobre o que você quer fazer?
Para criança que não se comunica oralmente, que tal começar por animais, e instigar a reprodução de imagens?
- Fiz um patinho. Qual o som que ele faz?

2 - PINTURA
(OBRAS DE ABDIAS NASCIMENTO)
Ruth de Souza interessou-se pelo teatro e, em 1945, ingressou no Teatro Experimental do Negro, grupo liderado por Abdias Nascimento. Abdias foi poeta, escritor, dramaturgo, professor, político, ativista dos direitos civis e humanos das populações negras brasileira e artista plástico. Com palitos de fósforo e restos de tinta que uma amiga jogava fora, ele pintava seus primeiros quadros no interior. 
(GRUPOS 3, 4 E 5)
Fale com a criança que nesta data se comemora o dia da arte e convide-a para uma produção. Assim como Abdias, que tal fazer arte utilizando desenho, pintura e palitos de fósforo? Usando a criatividade, testem diversas possibilidades!
Que tal pintar um quadro? Pesquise com a criança quadros pintados por Abdias Nascimento e estimule-a a tentar reproduzir, ao seu modo. Pode ser utilizando papelão, para improvisar uma tela. Escolham um local de destaque na casa para expor a arte da criança para que ela possa admirar suas produções. Elogie!
3 - APRECIAÇÃO

Sabia que tem como visitar museus online?

VAMOS DAR UM PASSEIO PELO MUSEU AFRO-BRASILEIRO
MASP-> MUSEU ONLINE
Aproveitando que estamos celebrando as artes, vamos conhecer...
O afrofuturismo, mais que um gênero artístico, é um movimento de estética cultural, filosofia da ciência, da história e da arte, que combina elementos de ficção científica com história, fantasia, temáticas não-ocidentais, arte africana e arte da diáspora africana. 

Pesquise diferentes imagens e apresente para criança. Deixe que investigue, aponte, questione, encontre cores, formas...

QUINTA-FEIRA - 13/08
"TOLERÂNCIA RELIGIOSA"
Em Passo dos Ventos, Ruth de Souza interpretou Mãe Tuiá, uma mãe de santo sábia. 
Aproveitamos essa atuação de Ruth, para lembrar de Mãe Menininha do Gantois, uma das líderes religiosas mais importantes do país, que faleceu 13 de agosto de 1986. 
    Defendia a convivência pacífica das religiões, atuou pelo fim da perseguição ao Candomblé (religião de matriz africana).
    Ao longo dos tempos, o ensino religioso nas escolas mudou. Hoje, percebe-se que é necessário apresentar conteúdos que inclua as doutrinas, as práticas, a história e os aspectos sociais das diversas religiões, sem qualquer caráter catequizador por parte dos professores. Uma neutralização em relação às manifestações religiosas da população, estimulando o respeito à liberdade de religião.
    Independente da religião (caso a família a tenha) há uma virtude presente em todas elas; a gratidão. Ser grato pelo alimento, pela família, pelo meio ambiente, por exemplo, são valores que podem ser ensinados para qualquer grupo.

Pensando nisso, nossa atividade de hoje propõe: "AGRADECER"

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 :  A GRATIDÃO

Todos os dias, principalmente nas refeições, juntos, nós agradecíamos pelo nosso lanchinho e pedíamos para que nunca nos faltasse alimento.

(TODOS OS GRUPOS)
"Eu sou grato por você" - Presente
Você vai precisar de:
Papelão cortado em formato de coração, uma fita (ou cordão) para colar na ponta e ser a alcinha para poder pendurar o coração depois, pedaços de papel rasgados pela criança e cola.

Vocês vão fazer essa linda colagem juntos, conversando sobre como você está grata(o) pela companhia da criança (mesmo as que ainda não se expressam oralmente, a conversa é o melhor estímulo para o desenvolvimento da fala).


 Algumas dicas de como ensinar gratidão às crianças:

Para começar nós somos exemplo para nossos filhos, então quem tem que começar a demonstrar gratidão somos nós.
Devemos agradecer a elas quando ajudam nas suas pequenas tarefas da casa. (Como guardar seus brinquedos, por exemplo).
Tirar um tempinho juntos, sem tv, sem nada, e apenas conversar, saber o que aconteceu no dia que foi bom e também o que não foi.
Escolha um momento (pode ser a noite, naquele momento antes de dormir), converse sobre valorizar e agradecer, pensando em algo que aconteceu no seu dia.

O FILHO DO VENTO:
Falando em vento...

(GRUPOS 4 E 5)
O vento é o ar em movimento. O ar não pode ser tocado, e geralmente não apresenta cor, cheiro, nem gosto. Existem vários fatores que podem influenciar na formação do vento, fazendo com que este possa ser mais forte (ventania) ou suave (brisa).

Vamos possibilitar às crianças perceber e experienciar a ação do vento/ar, a partir da exploração de diferentes materiais. 

Converse com a criança sobre a existência do ar; sem ele não podemos viver. Questione-a sobre o que ela acha que acontece quando colocamos alguns objetos em contato com o vento/ar (balões, fitinhas, sacolas plásticas, dentre outros), instigando a curiosidade da criança. Convide-a para brincar e experimentar as "reações" desse materiais em contato com o vento.
Encher balões e soltar no ar (prender um balão vazio na boca de uma garrafa e ir pressionando a garrafa, é uma forma interessante de encher o balão e perceber a ação do ar. Outras sugestões de atividade: Colocar uma sacola plástica ou fitinha em frente a um ventilador, soltar bolinhas de sabão, construir leque com dobradura de papel e abanar a criança.

Desenho:

SEXTA-FEIRA - 11/08
"A CABANA DO PAI THOMÁS"
A Cabana do Pai Tomás, foi uma telenovela brasileira, que foi exibida entre os anos de 1969 e 1970.  Foi através dessa novela que a atriz Ruth de Souza se tornou a primeira protagonista negra a atuar na TV. Naquela época, o ator Sérgio Cardoso, branco,   tinha o rosto e partes do corpo maquiado de preto, usava peruca de cabelos crespos e pedaços de rolha para alargar as narinas, para atuar como um homem negro. Houve forte reação ao ocorrido. Já haviam ótimos atores negros naquela época. "Fui contrata de imediato e protagonizei a história, o que, infelizmente é incomum na carreira de atores negros", relembra Ruth.

Vamos aproveitar o título da novela para sugerir a criação de uma "cabaninha".

PROPOSTA PEDAGÓGICA : FAZ DE CONTAS

 A CABANA DA ALEGRIA - (TODOS OS GRUPOS) 
    Nestas brincadeiras, tudo acontece no improviso e, nela as crianças têm a chance de criar, imaginar, inventar e ainda experimentar coisas que normalmente não fazem no dia a dia. A brincadeira não tem regras nem procedimento, o que vale é a imaginação!

Para essa atividade você vai precisar de lençóis, cangas ou cobertores, algo para prendê-lo e, se possível, um tapete ou algo macio para que possam ficar sentados, dentro da cabana.
Outra opção é juntar cadeiras ou poltronas e fazer a cabana entre elas. Se houver quintal ou jardim, pode montar ao ar livre.  

Que tal inventar histórias? Explorem a brincadeira com mais emoção e criatividade. Podem imaginar que estão em um acampamento, numa floresta, caverna ou em um planeta bem distante...
Vocês podem levar um lanchinho bem gostoso e fazer um piquenique!

(GRUPO 1 E 2)
Vocês podem levar diferentes potes e brincar de encaixar, montar e construir!


PARABÉNS AOS ESTUDANTES!







COMPARTILHANDO DESCOBERTAS!
ÓTIMA SEMANA PARA NÓS!