ESSE É O NOSSO AMBIENTE EDUCACIONAL VIRTUAL.

segunda-feira, 25 de maio de 2020

É de ESCRITORA

Finalizamos o mês de maio e com ele ficam as aprendizagens trazidas com a biografia da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus.
A valorização da leitura como bússula para guiar o futuro, a determinação da escrita e olhar para a realidade, sem deixar de sonhar e fantasiar. 
"Digam ao povo brasileiro que meu sonho era ser escritora..."

SEGUNDA-FEIRA - 25/05
DIA DA ÁFRICA


Dia 25 de maio é um marco histórico para o continente africano, seu povo e descendentes. Foi neste dia, em 1963, que 32 chefes de estado africanos reuniram-se em Addis Abeba (Etiópia) com o objetivo de defender e emancipar o continente do colonialismo e do apartheid. Foi criado a OUA (Organização de Unidade Africana). A África é um continente com mais de 54 países com suas próprias línguas, costumes e cultura.


 Falando de cultura, desde o antigo Egito a África produz tecidos. Kente é um tecido tradicional dos povos Ashanti ou Asante, os mais conhecidos dentre os povos akan de Gana, na região ocidental da África. Os variados motivos geométricos e padrões são alguns feitos exclusivamente para homenagear pessoas importantes como rainhas, artistas e suas famílias, entre outros. Outros padrões se referem a plantas, animais bem como temas como riqueza, paz e bem estar.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

 (GRUPO 1 e 2) - TECIDOS
1- Selecione tecidos variados; lençóis, toalhas de banho, toalhas de mesa, lençóis, helanca, chita, feltro, camurça, tule.. O que houver de variado em casa, pode ser até uma roupa.
O importante é oferecer variações de texturas: áspero, macio, liso e rugoso.

Em um espaço dedicado para esta atividade, mostre os tecidos e incentive que manuseiem e expressem como perceberam este material. Trabalhem as diferentes cores, tamanhos, texturas etc. Dêem oportunidades para que esses tecidos possam compor algo do imaginário da criança; como por exemplo uma capa. 
(TODOS OS GRUPOS)
1 - Os grupos 1 e 2 podem mais observar e serem instigados a tentar. Os grupos 3, 4 e 5 que possuem mais habilidade, podem tentar compor inspirados pelos tecidos Kente (pesquisar e mostrar imagens dos tecidos)
Desenvolvendo habilidades motoras:  vivência de tecelagem manual. 
Para saber passo a passo - > Como Fazer Tear com Papelão

Vamos dançar! Encontramos uma canção bem divertida onde os tecidos africanos aparecem em variadas formas e cores!
2 - (Grupo 4 e 5) 

Apresentar a bandeira para as crianças sinalizando as cores que a compõem e solicitar que reproduzam ao seu modo utilizando materiais como lápis coloridos, tintas, dentre outros, utilizando as cores correspondentes.

Cantávamos com eles todas as tardes o hino da África do Sul. A sua letra inclui cinco das onze línguas oficiais da África do Sul. Para conhecer -> HINO ÁFRICA DO SUL

NKOSI SIKELEL' IAFRIKA
DEUS ABENÇOE A ÁFRICA

MORENA BOLOKA SETJHABA SA HESO
DEUS CUIDE DE NOSSA NAÇÃO

VAMOS OUVIR A CONTAÇÃO DESSA HISTÓRIA:
Após conhecer a história de Obax, vamos fazer uma atividade inspirada nela.
(GRUPOS 1 E 2) RASGAR PAPEL E FAZER CHUVINHA DE "FLORES".

(GRUPOS  3, 4 E 5) PESQUISAR E DESENHAR UMA LINDA ÁRVORE BAOBÁ.

TERÇA-FEIRA - 26/05
A FILHA PROFESSORA 
Um dos sonhos de Carolina era que sua filha Vera Eunice fosse professora e esse sonho tornou-se realidade. Mas assim como o sonho de ser escritora, Carolina fez tornar-se realidade com práticas diárias. Vera Eunice, professora, contou em entrevista que sua mãe sempre incentivou seus estudos. Mesmo com todas as dificuldades, pagava até reforço escolar. Vera Eunice conta também que sua mãe aspirava a se tornar cantora e atriz.


PROPOSTA PEDAGÓGICA
(TODOS OS GRUPOS) FAZ DE CONTAS
Disponibilizar para a criança materiais como livros de história, papéis, lápis, canetinha colorida, para brincadeira. A criança será o professor(a) e o adulto será aluno(a). (Grupos 3, 4 e 5)



Inspirados pelo desejo de Carolina de ser atriz...
(Grupos 1 e 2) Vamos fazer de conta que somos rainhas e reis!
Disponibilizar materiais diversos encontrados nas histórias; capa, coroa, colares, turbante, cavalo de pau e o que houver para enriquecer o faz-de-contas. Até àquela fantasia (do carnaval) pode criar uma rainha ou um rei bem diferente. 
Podemos criar uma coroa bem bonita, reutilizando papelão e deixar bem colorida!
Convide a criança para brincar livremente, manuseando e utilizando os objetos conforme suas vontades. Observe suas reações, quais os sons emitidos, os gestos e chamando de "rainha/rei" vá trazendo propostas que ampliem suas experiências. (Exemplo1: A rainha agora está no seu cavalo "pocotó pocotó. Upa cavalinho"). 
Vamos ouvir a história da "Professora e o regador mágico"

Na sua casa tem plantinhas? Se sim, regar as plantas é uma ótima oportunidade para aprender sobre a natureza.

QUARTA-FEIRA - 27/05



A Mata Atlântica é um dos grandes biomas brasileiros e uma das florestas mais ricas em diversidade de vida no planeta. Existem nessa grande florestas inúmeros tipos de plantas e milhões de espécies de animais, incluindo os insetos. Algumas espécies de animais enfrentam grandes problemas devido ao desmatamento, correndo risco de extinção (quando o último membro daquela espécie desaparece).

PROPOSTA PEDAGÓGICA
(TODOS OS GRUPOS)
1 - Conversar com a criança sobre a importância de preservar as matas, não cortar as árvores.
2 - Criar uma árvore (por meio do desenho, usando carimbo-de mão ou colagem)
Na aula do exemplo abaixo nós usamos a casca do Aipim para criar o tronco.
 E SE EU FOSSE UMA ÁRVORE? (Lembrança da nossa brincadeira)

3 - Conversar com a criança sobre os animais da mata Atlântica. Mostrar imagens de alguns animais.
O mico-leão-dourado é um dos mascote da conservação da Mata Atlântica brasileira. Resiste a extinção mas ainda é uma espécie ameaçada.
4 - Vamos fazer um desenho do mico-leão-dourado.

OLHA A HISTÓRIA DE HOJE:
A PRÓ ENCONTROU ELE AQUI-> A CANÇÃO DOS PÁSSAROS
VOCÊ JÁ OUVIU O CANTO DOS PÁSSAROS?
VAMOS IMAGINAR QUE SOMOS PÁSSAROS E BATER NOSSAS ASINHAS!

QUINTA-FEIRA - 28/05
CULTURA e FAVELA

Carolina Maria de Jesus viveu grande parte da sua vida na favela do Canindé. O nome favela ficou conhecido por local com habitações improvisadas, sem infraestrutura, que ocupavam os morros. Houve grandes mudanças nas favelas que existiam na época de Carolina Maria para os modelos de ocupação dos subúrbios atuais.
Mas podemos dizer que assim como Carolina Maria de Jesus, há muitos artistas nas periferias contribuindo com sua arte para revelar olhares.


Uma arte urbana muito presente nas periferias são os grafites (a produção de desenhos em locais públicos como paredes, edifícios, ruas, viadutos, becos ...)
Desenhar é registrar coisas.

PROPOSTA PEDAGÓGICA - GARATUJAS 

(TODOS OS GRUPOS) Disponibilizar variedade de lápis de cores e papel em branco para que a criança possa expressar-se por meio do desenho de forma espontânea.

(GRUPOS 3, 4 E 5) Conversar sobre a arte do grafite e pesquisar diferentes desenhos. Tentar, junto com a família, lembrar lugares que passavam e dos desenhos encontrados nos muros.

Criar formas diferentes de se expressar por meio do desenho!

Vamos conhecer a história A PEQUENA TARTARUGA VERDE
VOCÊ PODE OUVIR ESSA HISTÓRIA AQUI - > A PEQUENA TARTARUGA VERDE
AGORA, VAMOS BRINCAR QUE SOMOS TARTARUGAS E CAMINHAR BEM DEVAGARINHO.
SEXTA-FEIRA - 27/05
PROVÉRBIOS

Carolina Maria de Jesus lançou seu livro Provérbio, que se trata de ditos populares, reflexões e pensamentos sobre diversos temas. "Espero que alguns dos meus provérbios possa auxiliar alguns leitores à reflexão. Porque o provérbio é antes de tudo uma advertência em forma de conta-gotas, já que nos é dado a compreender mutuamente para ver se conseguimos chegar ao fim da jornada com elegância e decência" (Carolina Maria de Jesus) 
Aproveitando o título do livro de Carolina, compartilhamos um provérbio africano.


PROPOSTA PEDAGÓGICA
(Brincando com provérbios e ditos populares)

(GRUPO 1 e 2) TRABALHANDO OS SENTIDOS
1 - "Rapadura é doce mas não é mole"
Para essa atividade precisamos de alimentos DUROS e MOLES.
Usando uma vasilha plástica grande, colocar alimentos e estimular o manuseio deles. Permitir que a criança explore (aproveitar esse momento para oferecer alimentos que a criança ainda não experimentou ou que normalmente rejeita, mas dentro da atividade pode se interessar) podendo levar a boca e comer. Estar junto e observar 
Cenoura, Beterraba, Chuchu, são exemplo de alimentos que podem ser apresentados bem cozidos (MOLE) ou cru (DURO). Gelatina também é uma ótima como elemento mole para ser explorado com o tato.

(GRUPO 3, 4 e 5) BRINCADEIRAS POPULARES
"Saco vazio não para em pé"
Qual a parte do corpo que nos possibilita andar, crianças?
Brincadeira - Corrida de saco.

"Pior cego é aquele que não quer ver"
Qual a parte do corpo que nos permite enxergar?
(Brincar de cobra cega)
____________________________________
A HISTÓRIA DE HOJE É SOBRE A BICICLETA E A PIPA!

ENCONTREI ELA AQUI -> A BICICLETA VOADORA

Uma atividade muito boa que pode ser feita inspirada pela história é deitar no chão levantar os joelhos e simular os movimentos "pedalando a bicicleta". 

As fotos de hoje são do Dia da África do ano passado e de atividades voltadas a natureza.



Finalizamos o mês de maio agradecemos pelo apoio.