ESSE É O NOSSO AMBIENTE EDUCACIONAL VIRTUAL.

segunda-feira, 8 de junho de 2020

_ ARTE RESISTÊNCIA_


"Não me imagino sobrevivendo e sendo feliz sem ser cantora e atriz."

A arte é uma forma de ativar e de estimular as sensações, o potencial criativo e as emoções humanas. A tomada de consciência desse poder também socializador da arte, que nos faz perceber o mundo, analisá-lo e criticá-lo vem também através da representatividade dos nossos artistas.
Na educação infantil, por meio do lúdico, a criança tem através da dança, da pintura, do desenho, do teatro e do faz-de-contas, atividades que colaboram para o seu desenvolvimento. Nelas, a criança manipula diversos materiais, experimenta diferentes sensações e têm oportunidades em que podem se expressar, comunicar e transformar enquanto percebem o mundo.  (Leitura Sugerida)

SEGUNDA-FEIRA - 08/06
A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA

Filha de pai músico que dava aula em casa e tocava música brasileira e de uma mãe costureira que, enquanto costurava escutava rádio, Zezé conta que sua influência para cantar veio de berço.
A família pode ser considerada o sistema que mais influência diretamente o desenvolvimento da criança. A música que a família ouve, os programas que assiste, a forma como se comunica (das palavras que utiliza ao tom de voz), tudo que cerca a criança contribui na sua formação.
Maria José Motta de Oliveira, mais conhecida como Zezé Motta, é uma consagrada atriz e cantora brasileira, considerada uma das maiores atrizes do  país, expoente da cultura afro brasileira.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

1- Conversar sobre as atividades exercidas pelos membros da família (profissões), buscando apresentar de forma divertida algo dessa profissão para a criança.  
Encontrar algum elemento dessa profissão para ajudar a compor o faz de contas. Por exemplo: é médica - brincar de consultório médico usando uma linguagem que a criança entenda. O membro da família é vendedor, brincar que está vendendo algo, junto com a criança. A ideia é falar sobre as profissões de modo lúdico, divertido. Deixe que se manifestem livremente, fazendo suposições sobre o assunto. 

É importante registrar as ideias apontadas pelas crianças (3, 4 e 5 que já se expressam oralmente) e as curiosidades que desejam saber sobre as profissões. 

O objetivo é propiciar momentos de interação e afetividade entre criança e família.

Sugestões pedagógicas (TODOS GRUPOS)
  • Desenvolver com a criança brincadeiras realizadas pelos familiares na infância.
  • Vamos brincar de casinha! Definir os papéis: quem será a mãe, o pai, os filhos. Quem vai lavar a roupa, quem vai lavar a louça. Cadê o varal para as roupas? Vamos fazer um varal para colocar as roupas? (Construir roupinhas com papel ou tecido). 
  • Quem mora na minha casa? Vamos desenhar a família com palito de picolé ou com desenho, dobradura e recorte.
Obs: Para crianças maiores, podem também estar estimulando a escrita espontânea dos nomes das pessoas que moram na casa/a família.
Buscar durante as práticas oportunidades para inserir conhecimentos sobre cores, sobre quantidade, sobre tamanhos (grande/pequeno). 

A HISTÓRIA DE HOJE É SOBRE GATOS!
A PRÓ ENCONTROU AQUI -> O SÉTIMO GATO

APÓS A LEITURA, VAMOS TENTAR DESENHAR GATOS? 
UMA GATA, O OITAVO BICHINHO PARA O MENINO. QUE VEIO DO CONTINENTE AFRICANO E TEM NOME DE DEUSA, BASTET. GATINHA QUE QUASE NÃO MIA.
PARECE QUERER CONVERSAR POR DESENHOS. QUE AVANÇADA!


COMO VOCÊ DESENHARIA O OITAVO GATO? QUEREMOS SABER!

TERÇA-FEIRA - 09/06
XICA DA SILVA
"Ainda é preciso criar espaços para negros na TV. Não há como comparar a situação de hoje com a de 50 anos atrás, mais ainda precisamos avançar muito, inclusive em questões salariais. Novelas de muitos negros atuando? Só quando o tema é o da escravidão". Zezé Motta.
Xica da Silva, novela que traz em seu enredo Zezé Motta transformada na rainha do diamante, tendo "o representante da coroa portuguesa" como aquele que satisfazia todos os desejos dessa rainha. A história por si só, tão singurar, já é um convite para a fantasia, um condo-de-fadas.
O elenco que compartilhamos hoje é da nação fictícia de  Wakanda
Nesse filme um jovem príncipe prestes a assumir o trono deixado por seu pai, recebe além da responsabilidade de ser rei, vem a de receber os poderes do herói Pantera Negra.


 PROPOSTA PEDAGÓGICA
Super Heroínas/Heróis

1 - Faz-de-contas
Através das preferências da criança (gosta de qual animal/cor/brinquedo/alimento), trazer elementos estéticos que ajudem a compor uma heroína/herói que traga algo da criança, destacando qualidades dela. 

Por exemplo: a criança gosta muito de cantar, o herói pode cantar uma canção, ou, a criança gosta muito de futebol, o super-herói pode carregar sua bola que tem poderes mágicos. O interessante é que seja um momento gostoso entre a criança e a família.

Conversar sobre as características de uma super heroína/herói (salva vidas/ se preocupa com o próximo/ tem habilidades etc). 
  • Vamos montar nosso próprio "conto de fadas". Nosso reino. Criar enredos com a criança para brincar.
  • Construir objetos e cenários com materiais que tenham em casa. De cadeira à cobertor e também reutilizando materiais recicláveis. 
A DICA DO LIVRO DE HOJE É:
ENCONTREI ELE AQUI -> SUPER PROTETORES 
Heróis que salvam vidas!

QUARTA-FEIRA - 10/06
NOVELA CORPO A CORPO


Uma das novelas onde Zezé Motta participou atuando como paisagista e dando vida a uma mulher de classe média. Devido as diferenças de classe social e de raça, foi vítima de preconceito tanto dentro da novela como fora dela. 

Por falar em corpo, que tal trabalharmos as partes que constituem o nosso corpo?

 PROPOSTA PEDAGÓGICA

Reconhecemos nossa beleza!
1 - Atividade com espelho. (TODOS OS GRUPOS)


Estar ao lado da criança e observar o próprio corpo. Mostrar o quanto é bonita. Como tem olhos bonitos, assim como nariz, assim como cabelos, etc.
Fazer movimentos e observar como nosso corpo é flexível.

2 - Reconhecendo partes do corpo.

Conversar com a criança sobre partes que constituem o corpo. Recortar no papelão o corpo (cabeça/ pescoço/ braços/mão/barriga/ pernas/ pés)
Assistir ao vídeo:
Montar juntos as partes do corpo junto com a criança.
Compartilhamos abaixo como atividade semelhante foi realizada em sala de aula. Todos queriam participar! Fizemos um corpo em tamanho real de um de nossos coleguinhas. Observamos o contorno.
(GRUPO 4 E 5) Recortar em jornais ou revistas, partes que constituem o corpo e montar por meio da colagem.

VAMOS OUVIR UMA HISTÓRIA!
O CORPO DA TARTARUGA É COBERTO POR UM CASCO. ELA CARREGA A PRÓPRIA CASA. VAMOS DESENHAR UMA TARTARUGA COM CASCO BEM CRIATIVO!


QUINTA-FEIRA - 11/06

MÃE

Zezé Motta interpretou uma mãe de Santo na novela Ouro-Verde. "A neném é uma mãezona generosa, preocupada com as pessoas à sua volta, que ama cuidar da casa, dos jovens. Cozinha muito bem, gosta de receber as pessoas, e é muito caseira. É uma personagem mística, como eu. Me identifico muito com ela."
Zezé chegou a frequentar durante muito tempo o terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, de Mãe Stella.
Respeitar ao próximo e suas diferenças (cor, religião, classe social) é dever da criança. Valores esse que também são ensinados através da família.

No vocabulário iorubá, o milho é àgbàdó. No candomblé é símbolo da fartura. Odidi àgbàdo, ou eríkà (espiga inteira); pòpórò àgbàdo (Sabugo de milho).
O milho é um alimento rico em fibras, vitamina E, vitamina B3, ácido fólico, potássio. 

 PROPOSTA PEDAGÓGICA

1 - Arte com milho. (TODOS OS GRUPOS)

Usando a cor amarela vamos fazer arte usando o milho como carimbo.
 PROPOSTA PEDAGÓGICA 2

Um fio de contas, brajá, guia, colar de santo ou cordão de santo é um colar usados pelos adeptos de religiões de matriz africana. Geralmente, é feito de miçangas coloridas. 

2 - Colar e pulseiras
Construir com a criança colares com materiais recicláveis disponíveis (canudos, pedacinhos de papel colorido e cordão.)
Outra opção é usando macarrão.

VAMOS OUVIR A HISTÓRIA OBAX!
PARA OUVIR É SÓ CLICAR LOGO ABAIXO:
NO LUGAR ONDE OBAX HAVIA ENTERRADO A PEDRA NASCEU UMA LINDA ÁRVORE. UMA ÁRVORE FORTE COMO ELEFANTE. 

SEXTA-FEIRA - 12/06
(DIA MUNDIAL DO COMBATE AO TRABALHO INFANTIL)
Além de reconhecida por trabalhos artísticos expressivos em televisão, cinema, teatro e na música, Zezé Motta ocupou o cargo de conselheira de direitos humanos.
Sobre discriminação racial Zezé diz "aproveito o espaço da mídia para denunciar e combater. E vejo isso como uma missão"."Estar na Superintendência de Igualdade Racial do governo do Rio foi incrível, porque minha função era também cuidar dos ciganos, por quem existe um grande descaso, assim como cuidar das questões indígenas."

"Na aldeia do povo Yudjá, a criança está totalmente integrada à rotina dos adultos. Brincando, elas aprendem a tecer, a caçar, a cozinhar, e assim se preparam para a vida na aldeia". Brincando desenvolvem habilidades que vão ajudá-la a desenvolver autonomia.
"Toda criança tem direito a brincar e a divertir-se".


 PROPOSTA PEDAGÓGICA
Brincadeira na cozinha!
"A brincadeira de fazer comidinha é uma prática comum entre crianças de diferentes lugares, culturas e gerações, sendo um dos primeiros caminhos em que os pequenos entram no mundo da brincadeira simbólica. É também por meio das comidinhas de faz de contas, que, muitas vezes, a criança estreita seu contato com a natureza." (Leitura Sugerida)
É dever da criança "ser participante de atividades familiares e comunitárias". Brincar de comidinha é uma forma criativa de inserir novos alimentos e fazer com que a criança se aproxime das rotinas familiares, desenvolvendo autonomia.
E na cozinha tem muitos elementos para explorar a imaginação!

Bichinho feito com banana:

2 - Construir o próprio brinquedo.

Construir carrinhos e trenzinhos, com potinhos que também é uma forma de explorar elementos que encontramos na cozinha.










  • Podemos montar com a criança cenários para as histórias, utilizando o espaço interno de caixas de papelão, visando tornar o momento mais atrativo, utilizando tinta, cola, papel, lápis coloridos e outros materiais disponíveis. Construir imagens de animais, árvores, casas, céu, rios, pessoas, dentre outros. Usar a criatividade e dar asas a imaginação.
  • Outra sugestão é criar personagens por meio do desenho. Colorir, recortar e colar em palitos (como por exemplo os de picolé) e começar a brincadeira. 

  • Essas atividades proporcionam à criança o desenvolvimento de suas habilidades linguísticas.
    AFETIVIDADE:
    Na escola trocamos afeto. Aprendemos através da troca de carinho sobre respeito e atenção. Por conta desse momento de distanciamento, apenas a família é quem pode oferecer esse carinho diário. É na família que a criança encontra os primeiros "outros" e aprende o modo humano de existir.

    No nosso cantinho das atividades hoje vamos compartilhar momentos de aprendizagens sobre o Eu o outro e o Nós:


    _____________________________________

    O projeto "Asase Ye Duru" é voltado para criança e para família. Para criança, a biografia e história dessas mulheres inspiram atividades trabalhando áreas do conhecimento. Para a família, traz a oportunidade de conhecer essas referências, suas lutas e se aproximar do que acreditamos. Agradecemos o apoio e contamos sempre com a participação de vocês!