ESSE É O NOSSO AMBIENTE EDUCACIONAL VIRTUAL.

terça-feira, 3 de agosto de 2021

 "É PRECISO UMA ALDEIA INTEIRA PARA EDUCAR UMA CRIANÇA"
    Na vida da criança diferentes pessoas acabam exercendo influência no seu processo de construção de identidade.  Já conversamos aqui sobre a importância do vínculo afetivo no caminho de aprendizagem e como isso é importante para os pequenos.
    O mês de agosto é aquele mês dedicado a figura paterna. Sabemos que na realidade de muitas famílias nem todas as crianças têm essa figura de modo presente e que em alguns casos é exercida pelo avô, pelos tios, padrinhos, ou são apenas as matriarcas que sustentam todas as demandas, inclusive afetivas.
    Essa semana vamos falar sobre família e sugerir atividades que fortalecem laços afetivos.

2 DE AGOSTO - SEGUNDA-FEIRA
CELEBRAR A FAMÍLIA
IMAGEM DA ANIMAÇÃO GUILHERMINA E CANDELÁRIO.

    No momento que estamos vivendo com a pandemia entendemos que a rotina mudou e que por isso algumas famílias acabaram ficando ou mais próximas ou mais distantes. Não está sendo possível se visitar  com a frequência de antes e as crianças estão envolvidas nesse contexto.  Abaixo apresentamos algumas sugestões de atividades para estreitar laços afetivos com as crianças.

SUGESTÕES:
1 - MÚSICA - 
    Na escola sempre há momentos para cantarmos. Ouvir música é sempre uma delícia! Vocês podem ouvir, cantar e dançar juntos. Perceber as músicas que a criança mais gosta e interagir com ela de modo a criar um momento divertido e cheio de afeto.
INDICAÇÃO -> CIRANDA DOS BICHOS<-
2 - JOGOS - 
Nem sempre nós adultos podemos parar e se dedicar a alguma brincadeira com as crianças, mas é muito importante entender que através do brincar além de se divertir e aprender, os pequenos estreitam laços afetivos. Em algum momento do dia é importante se dedicar a alguma brincadeira em família em que a criança possa interagir com seus familiares.
A mímica é um exemplo de atividade acessível e simples. Precisa apenas de imaginação.
Imitar animais e tentar adivinhar apenas pelos gestos é bem divertido.
3 - LER JUNTOS -
    Já conversamos sobre a importância da leitura para o desenvolvimento infantil. Entendemos que nem todas as famílias podem adquirir livros então a nossa sugestão é a contação de histórias através da internet e a interação com a criança de modo a rechear aquele momento de carinho.
E por falar em contação, vamos indicar uma história:
 ->CLIQUE AQUI <-  PARA OUVIR A CONTAÇÃO

3 DE AGOSTO - TERÇA-FEIRA

    A capoeira é uma expressão cultural. Desde 2014, a roda de capoeira é reconhecida como patrimônio cultural da humanidade pela Unesco. Em 2008, a prática recebeu o título de Patrimônio Cultural Brasileiro.
VAMOS ASSISTIR JUNTOS UMA RODA DE CAPOEIRA?
PARA ASSISTIR -> CLIQUE AQUI <-

FALANDO EM CAPOEIRA, VOCÊ CONHECE O BERIMBAU?
    O berimbau, conhecido também como hungu na África, é um instrumento de corda com origem na Angola e tradicional na Bahia. É também conhecido entre os angolanos como m'bolumbumba e utilizado pelos quimbundos, ovambos, nyanekas, humbis e no sul do Moçambique tem o nome de xitende.
    Vamos escutar uma música tocada com esse instrumento?
PARA ASSISTIR -> CLIQUE AQUI <-
Vamos ouvir também uma ORQUESTRA DE BERIMBAU!
-> CLIQUE AQUI <-
Vamos ouvir deixando o corpo sentir o ritmo e se permitir movimentos!

4 DE AGOSTO - QUARTA-FEIRA

    Nossa atividade de hoje será sobre o livro "Sinto o que sinto" do autor Lázaro Ramos que é baiano e papai de João e Maria. Nessa história vamos conhecer Dan, que ao longo de seu dia enfrenta diferentes situações que o fazem ter de encarar uma mistura bastante diversa de sentimentos. Ao fim, ouve de seu avô uma história muito especial sobre seus antepassados "Asta e Jaser".
VAMOS OUVIR A CONTAÇÃO DA HISTÓRIA:
-> CLIQUE AQUI <- PARA OUVIR
ATIVIDADE:
    Separe variedade de cores e ofereça papel para que a criança possa se expressar. O adulto também pode fazer esse exercício, será uma oportunidade para partilhar cores e estreitar laços de carinho.
    O desenho possibilita o acesso ao mundo interior, as percepções, aflições, afetividade e ajuda os pequenos a experimentar sua individualidade em relação as pessoas e ao meio ambiente. Incentivar a criança a desenhar é uma atividade muito importante!
    Mesmo as crianças bem pequenas, que ainda não desenham formas concretas, devem ser estimuladas a desenhar. Podemos desenhar pensando sobre nossa família, de forma espontânea e tranquila.

5 DE AGOSTO - QUINTA-FEIRA

    O momento das refeições costuma ser aquele instante em que normalmente dedicamos uma atenção maior aos nossos pequenos. Para muitas famílias acaba sendo aquele intervalo no dia onde podemos parar com algumas atividades e estar juntos, partilhando dos alimentos. Na mesa podemos aprender muito sobre os hábitos e costumes da família, o que nos dá a ideia de que podemos realizar atividades com a criança, explorando esse momento nas brincadeiras.

SUGESTÃO:
Brincar de fazer comidinha é quase um ritual. Podemos usar tanto elementos da natureza, como o barro, folhas, água... Como massinha de modelar ou brinquedos que possam nos ajudar a criar esse faz de contas.

Para as crianças maiores, podemos brincar até de supermercado, usando folhetos.
Vamos relembrar uma atividade sugerida pela pró Mara:
    Através de desenhos e gravuras, assim como as palavras dos itens de mercado, dá para explorar cores, formas, letras, números, leitura de imagens, linguagem oral e a afetividade; podendo conversar sobre as coisas que gostamos de comer juntos!
    
LINK DO VÍDEO EM NOSSO CANAL - > CLIQUE AQUI < -

6 DE AGOSTO - SEXTA-FEIRA
DIA DOS PAIS
    Como falamos acima, sabemos que muitas vezes a figura paterna é representada por outro membro da família. Mas entendemos também que há diferentes configurações familiares e todas as famílias devem ser respeitadas em suas individualidades.
    No Brasil o "Dia dos Pais" é comemorado anualmente no segundo domingo de agosto. Para essa sexta vamos trabalhar uma história onde é abordado a afetividade paterna

SUGESTÃO: 
VAMOS OUVIR A HISTÓRIA "ADVINHA QUANTO EU TE AMO"
-> CLIQUE AQUI <- PARA OUVIR A CONTAÇÃO DA HISTÓRIA.

O coelhinho filho ama muito o coelho pai e decidiu fazer um lindo cartão, vamos ajudar?
Vamos rasgar papel vermelho, depois amassar (fazendo uma bolinha) e ir preenchendo o coração.
O adulto pode fazer o desenho e a criança preencher.
Família, que tal aproveitar a contação da história e dizer o quanto ama sua criança aí de casa! Pode ser papai, mamãe, vovô, vovô, tios... O importante é criar o habito de dizer e ouvir o quanto somos importantes na vida um do outro.

UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA, FAMÍLIAS!

SEGUNDA SEMANA DE AGOSTO

9 DE AGOSTO - SEGUNDA-FEIRA
"Desenvolvendo a autoconfiança"
 
      O senso de confiança, assim como a autoestima, é moldado e nutrido durante a infância por aqueles que cuidam da criança. 
Algumas dicas de atitudes que contribuem para o desenvolvimento da autoconfiança:
1 - Demonstre interesse por suas atividades.
2 - Dê espaço para ela experimentar novas atividades.
(Incentivos para testar seus próprios limites)
3 - Elogie suas conquistas. 
4 - Não faça criticas à criança, mas sim aos seus comportamentos.
(Substitua o "você é teimosa(o)" ou "você é chata(o) por "esse comportamento não foi legal". Evite rótulos, para que eles não desenvolvam na criança algo difícil de superar).  
5 - Respeite o tempo da criança.
(Cada criança se desenvolve de uma maneira, no seu próprio ritmo. Ao invés de apressar novas conquistas, curta cada uma das fases e estimule seu desenvolvimento.)
6 - Seja um modelo.
( Criança aprende mais pelo que observa, do que pelo que ouve ou é solicitada. A forma como lidamos com nossas frustrações e raiva influenciam diretamente a maneira como ela desenvolverá essas características e então moldar a sua própria persistência e autoconfiança.)

SUGESTÃO:  TREINANDO 
(GRUPO 1 E 2)
Essa atividade foi proposta para que façamos um exercício de estímulo para autoestima (e autoconfiança) da criança.

1 - Primeiro vamos rasgar papel. Depois vamos amassar eles, para fazer bolinhas. Usando um balde ou recipiente para ser a "cesta", vamos incentivar a criança a lançar e tentar acertar o alvo. Se o adulto começar a brincadeira, a criança vai se sentir motivada a tentar.

    Com essa atividade podemos trabalhar conceitos matemáticos como "dentro/fora", de quantidade (contando as bolinhas), de espaço, de equilíbrio, mas também de confiança. Na brincadeira, palavras de incentivo serão muito bem vindas! 
- Você consegue! 
- Conseguiu! Parabéns!
- Caiu fora. Mas tenta de novo, você vai conseguir!
- Muito bem, você foi ótima(o)!

Para além de movimentos de recreação, a criança também desenvolve habilidades essenciais para o seu desenvolvimento. Estimular as crianças, no brincar, amplia laços afetivos.

SUGESTÃO: (GRUPOS 3, 4 E 5) 

10 DE AGOSTO - TERÇA-FEIRA
 ARTE COMO FORMA DE PRAZER E CONFORTO
    Muitas vezes pensamos que as crianças não têm problemas, mas isso não é verdade. A diferença é que demonstram de outra maneira. Elas têm medos, preocupações e muitas vezes não sabem como reagir as suas inquietações.
    Esse momento de pandemia, afastado da escola, dos parques e de um lazer fora de casa, mexe também com o emocional da criança.  Os exercícios com arte são também uma opção para ajudá-las a encontrar um caminho de expressão. A arte mexe com as emoções, podendo acalmar, trazer concentração e permitir que a criança se comunique.    
"Por meio da arte, a criança comunica sua interpretação da realidade que a cerca e também seu estado emocional, mostrando como ela se sente e como o mundo a afeta." (fonte)

SUGESTÃO: COR VIBRANTE - AMARELO 

1-Vamos selecionar itens em casa na cor amarela.
(GRUPOS 1 e 2)
Agrupe os itens encontrados (tecidos, potes, tampas plásticas, brinquedos, embalagens, etc), nomeando as cores e os nomes desses objetos, juntamente com ela (ex: tampa amarela, toalha amarela, bola amarela...)
Será que podemos encontrar mais alguma coisa aqui, que é amarela?
(Deixe algum objeto aparentemente escondido, mas à vista, para que ela encontre.)

2 - (TODOS OS GRUPOS) 
Separe giz de cera, tinta ou algo que possibilite que a criança possa criar marcar gráficas no papel em branco, fazendo um exercício de auto-expressão com a cor amarela.
Experimente colocar uma música (que a criança goste), para que possa escutar enquanto cria usando a com amarela.

OUTRAS IDEIAS CRIATIVAS

11 DE AGOSTO - QUARTA-FEIRA
DIA DO ESTUDANTE
        Sabia que o amor próprio torna as crianças mais solidárias e altruístas, colaborando também no seu desempenho escolar e na conquista dos seus sonhos? Acontece que na primeira infância a criança passa por processos fundamentais, como   crescimento físico, amadurecimento do cérebro, desenvolvimento da fala e aprendizagens sobre convívio social. Para que haja maior probabilidade das crianças alcançarem seu melhor potencial ( e serem adultos mais equilibrados e felizes) é preciso criar boas condições para o seu desenvolvimento.

SUGESTÃO:  BRINCAR DE ESCOLINHA
    Parabenize a criança pelo dia do estudante e converse com ela sobre a importância dos estudos. Convide a criança a relembrar, conversando sobre atividades que gostavam de realizar junto aos coleguinhas.  (Nesse momento é importante relembrar o motivo pelo qual não estamos frequentando a escola. Fale, usando uma linguagem que a criança entenda, que com o avanço na vacinação, logo vamos voltar a frequentar a escola e será possível matar a saudade dos coleguinhas.)

Vocês podem separar bonecos, para serem os alunos, e começar a aula!

Disponibilize materiais como papel, tinta, canetinha e outros. Pergunte para criança sobre qual atividade vão desenvolver (desenho, pintura, colagem, dentre outros), possibilite-a expressar sua criatividade, se coloque na posição de aluno, assim como ela.
Ouvir a história "A Sala de Aula".

12 DE AGOSTO - QUINTA-FEIRA
DIA NACIONAL DAS ARTES
    A data celebra as atividades artísticas, que abrangem áreas como: teatro, cinema, circo, literatura, cinema, pintura entre outras. Surgiu a partir dos decretos de leis que regularam a profissão do Artista e Técnico em Espetáculos de Diversão, além de mais de 100 outras funções que podem ser inseridas e consideradas trabalhos artísticos.

SUGESTÃO:  FAZENDO ARTE

(TODOS OS GRUPOS)
1 - MODELAGEM
Tem massinha em casa?
Lembra da receita de massa de modelar caseira que já compartilhamos aqui?
RECEITA<- (Da pra colorir com suco em pó, colorau etc)

Vamos aproveitar esse dia para fazer arte!
Deixe que a criança se expresse através da modelagem.
Podemos começar conversando sobre o que você quer fazer?
Para criança que não se comunica oralmente que tal começar por animais e instigar a reprodução de imagens?
- Fiz um patinho. Qual o som que ele faz? (imitar)

(GRUPOS 3, 4 E 5)
Fale com a criança que nesta data se comemora o dia da arte e convide-a para uma produção. Que tal fazer arte utilizando desenho, pintura e palitos de fósforo? Usando a criatividade, testem diversas possibilidades!
Que tal pintar um quadro? Pode ser utilizando papelão, para improvisar uma tela. Escolham um local de destaque na casa para expor a arte da criança para que ela possa admirar suas produções. Elogie!
MÚSICA
( Você sabia que música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral? Segundo Maria Lúcia Suzigan, especialista no ensino de música para crianças, é como se a música tornasse o nosso cérebro mais poderoso.) 
Você tem cantado junto com a criança as músicas que ela gosta?
Tem alguma canção da sua infância que você gostaria que ela soubesse?
Esse momento também serve para estreitar laços afetivos de forma bem divertida.
(É possível improvisar reutilizando materiais)

13 DE AGOSTO - SEXTA-FEIRA
A CRIATIVIDADE

    Nesse período de chuva e em que estamos em casa podemos explorar atividades que estimulem os sentidos. A visão é o principal sentido usado pela maioria de nós, essa é uma das razões da óptica, o estudo da luz, ser uma ciência muito antiga.

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1:  LUZ E SOMBRAS

BRINCADEIRAS COM LANTERNA

    Com atenção e cuidado, a ideia da proposta de hoje é explorar diferentes possibilidades de gestos e movimentos do corpo, brincando com a luz e as sombras.
Vamos utilizar a luz como instrumento de investigação e descobertas.

    Prepare o ambiente com as luzes apagadas e "cortinas" ou tecidos que possam servir de cortina e criar uma espécie de cabana. Fora das cabanas, deixe lanternas apagadas, Coloque lanternas dentro, uma acesa e outra apagada. Com brinquedo já conhecidos pela criança, para que possa pegar quando necessário. 

    Vocês podem começar a atividade com os adultos, buscando que identifiquem através das sobras o que está sendo mostrado. Depois, expandir para criação de animais usando formas com as mãos. Após um tempo observando, convide a criança para entrar na cabana e tentar criar sombras para que o adulto descubra. Ou, junto com ela, tente articular os dedos de modo a criar uma forma.
    Explorar e observar que seus movimentos frente a luz geram movimento também na sombra e pode ser bem divertido. E, ainda que não sendo explorado com as lanternas ou um ambiente feito em casa, havendo possibilidade de estar ao sol e observar e explorar os movimentos do próprio corpo.

VÍDEO TEATRO DE SOMBRA - MÚSICA AQUARELA - > CLICK AQUI <-
(GRUPOS 3, 4 E 5)
    Desde muito pequenas, as crianças se encantam com a luz e prestam muita atenção às sombras e seus movimentos. A sombra é uma oportunidade para se conhecer e conhecer o espaço através da imagem projetada, que por vezes é privada de informações figurativas. Também é uma forma de conhecer o outro, de maneiras diversas, sombra maior, menor, desfocada, inclinada, entre outras perspectivas.

    Brincar com as lanternas pelos espaços da casa (mostrar espaços, objetos, as crianças). 
Fazer demonstrações variadas com as lanternas, possibilitando às crianças, reproduzir e pensar  em outras possibilidades, experimentando e mexendo sozinhas. Uma outra opção é utilizar papel celofane ou, outros plásticos coloridos em frente a lanterna e deixar uma caixa com fundo branco para que as crianças apontem coloridos em frente a lanterna.
    Organizar um espaço com um cenário feito de lençol, com o auxílio de um abajur, ou lanterna e luzes apagadas, utilizando brinquedos e a criança... Vamos descobrir qual o animal? Qual a letra inicia o nome do animal que você descobriu?

    Outra opção, recortar as letras do alfabeto e reproduzir as imagens por meio das sombras com lua e tecido transparente, para que a criança diga o nome da letra.

OLHA QUE LEGAL A LANTERNA MÁGICA - > VÍDEO

REFORÇANDO BONS HÁBITOS:


Indicação de músicas para estimular o hábito de escovar os dentes:




_____________________________
ÓTIMO FINAL DE SEMANA!