OLHA PRO CÉU MEU AMOR. VÊ COMO ELE ESTÁ LINDO!
Manifestar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais. O objetivo das nossas atividades é também ressaltar a importância de participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. Possibilitar que os alunos conheçam, compreendam e reconheçam a importância da nossa cultura popular.
SEGUNDA-FEIRA - 14 DE JUNHO
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS.
Seguindo com nossas atividades juninas, essa semana vamos falar das manifestações artísticas e culturais que envolvem as festividades juninas.
Vamos falar das quadrilhas, das músicas; ritmos e instrumentos musicais.
Iniciando a semana, segue o link do vídeo em nosso canal, onde colocamos as sugestões de atividades para semana.
LINK DO VÍDEO EM NOSSO CANAL -> CLIQUE AQUI <-
SUGESTÃO PEDAGÓGICA:
A primeira é assistir apresentações de quadrilha e conversar com a criança sobre essa dança coletiva.
O familiar pode contar se já participou de alguma, se houver registro fotográfico é muito interessante aproveitar para observar, apontar e questionar.
Será que é possível ensaiar alguma dança com base nas quadrilhas?
Podemos tentar!
O importante explorar nossas possibilidades corporais, movimentando as partes do corpo para exprimir também emoções, necessidades e desejos, com explorações diversificadas.
- Olha a chuva! Passou. Olha a cobra! É mentira...
TERÇA-FEIRA - 15 DE JUNHO
Acordeon, gaita ou sanfona (como é mais conhecido no nordeste) é um instrumento muito popular nas músicas tocadas nas festividades juninas. No vídeo em nosso canal falamos sobre esse instrumento e assistimos uma pequena apresentação de Lucy Alves.
A apreciação musical é uma atividades muito importante para o desenvolvimento musical, desenvolve a audição crítica e estética das crianças. Podendo abrir espaço para que elas possam se expressar e se comunicar através dela.
Na atividade abaixo vamos abordar o contexto cultural e histórico.
SUGESTÃO PEDAGÓGICA:
APRECIAÇÃO MUSICAL
Luiz Gonzaga para criança - -> CLIQUE AQUI <-
LUIZ GONZAGA BABY - > CLIQUE AQUI <-
Outro instrumento falado em nosso vídeo foi o PÍFANO.
Olha que apresentação bonita da Orquestra de Pífanos de Caruaru
QUARTA-FEIRA - 16 DE JUNHO
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
Como essa semana assistimos apresentações de quadrilha, conhecemos instrumentos musicais comuns nas músicas populares nordestinas, vamos aproveitar para fazer registros gráficos.
SUGESTÃO PEDAGÓGICA:
Usando o material riscante de preferencia e disponível pela família, convide a criança a fazer um desenho sobre as quadrilhas e as apresentações. O que ela achou mais interessante das quadrilhas?
Seria muito legal se a família fotografasse o desenho e compartilhasse conosco!
QUINTA-FEIRA - 17 DE JUNHO
Vamos fazer a nossa bolinha e com ajuda colar no dia de hoje?
Ontem foi 16 e amanhã será 18. Que data será que é hoje?
Vamos, com ajuda, contar e tentar encontrar. (GRUPOS 4 e 5)
A nossa semana está acabando. Hoje é quinta-feira. Para atividade de hoje vamos ouvir uma contação de história.
SUGESTÃO PEDAGÓGICA:
Como estamos em festa e falando de cultura popular, na sugestão de hoje vamos ouvir uma contação de um Cordel. Para nos encantar com os versos rimados.
"A BAGUNÇA DOS BRINQUEDOS" - > CLIQUE AQUI <-
E você, tem um baú de brinquedos?
Que tal criar um Arraial com eles? Colocar um forró e começar o faz de Contas.
AH! Uma ótima ideia é criar pequenos bonecos com rolinhos de papelão, de papel higiênico.
O que no pode faltar nesse arraiá?
- Música!
Não pode faltar forró!
-> QUAIS SÃO OS INSTRUMENTOS DO FORRÓ?
SEXTA-FEIRA - 18 DE JUNHO
Fechando mais uma semana! Vamos lembrar de enviar a atividade da fogueira para que a gente possa colocar em nosso mural na escola, tá bom?
Falando em figueira, olha que dica interessante para os pequenos.
SUGESTÃO PEDAGÓGICA:
-> CLIQUE AQUI <-
Para essa sugestão, o responsável teria que deixar o material já preparado previamente, para que a criança pudesse explorar com os dedinhos!Para o grupinho 5, que tem um pouco mais de contato com as letras, temos a dica da "Fogueira das letras" Onde, usando papel com pequenas palavras, podemos criar uma fogueira, brincar com o som da letra F e usando palavras como Fogo, Fagulha, Foguete, Fósforo, Folia, Festa... podemos compor a fogueira.
Como no vídeo ao lado -> CLIQUE AQUI <-
VOU FAZER UMA CHAMADINHA, PRA VÊ SE TÁ TODO MUNDO AÍ!
VAMOS LÁ QUE SEU NOME EU VOU CHAMAR!
"A CHAMADINHA VAI TER JEITO DE FORRÓ
PRA COMEÇAR O NOSSO DIA COM ALEGRIA
A CHAMADINHA, OLHA VEJAM SÓ
VAI TER SOM, E VAI SER DE FESTA JUNINA"
_________________________