ESSE É O NOSSO AMBIENTE EDUCACIONAL VIRTUAL.

quinta-feira, 23 de abril de 2020

MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Comunicação é o processo que envolve a troca de informações. Serve para unir e envolver as pessoas, assim como também sociedades. A comunicação tem muitas utilidades. Podemos expressar sentimentos, vontades ou transmitir informações e conhecimentos através de gerações. Os meios de comunicação são os instrumentos criados para possibilitar essa troca e compartilhamento.  

Os Griots (contadores de histórias, guardiões de tradições milenares) na África antiga, eram responsáveis por firmar transações comerciais entre os impérios e comunidades, como também passar aos mais jovens ensinamentos culturais.


"Em sociedades de tradição oral, a fala tem um aspecto milenar e sagrado, e deve-se refletir profundamente antes de pronunciar algo, pois cada palavra carrega um poder de cura ou de destruição" (Fonte)


A invenção do aparelho de  telefone foi uma revolução no mundo da comunicação, tornando-se algo de grande importância no meio social. Foi criado por um norte-americano, assim como Angela Davis. 
No Brasil, o telefone chegou em 1877. O primeiro aparelho foi fabricado especialmente para Dom Pedro II. Atualmente usamos aparelhos sem fio, o mais utilizado é o celular, cada vez mais presente na vida das pessoas, inclusive das crianças, que usam dispositivos móveis para jogar, ver vídeos, ou consumir outras formas de mídia.

"Quando vozes negras se levantam, o mundo estremece". Angela Davis

PROPOSTA PEDAGÓGICA

* Mostrar para criança imagens de telefones antigos.
(Pesquisar juntos na internet ou buscar em revistas)
(Observem como o telefone vem mudando com o tempo)

* Brincadeira do telefone sem fio
É uma brincadeira que desenvolve a audição, a concentração, a oralidade e a memória.
O primeiro da fila cochicha no ouvido do familiar mais próximo uma frase ou palavra (de acordo com a capacidade da criança de repetir). Este, faz o mesmo com o seguinte e assim por diante. O último diz em voz alta o que entendeu. A graça está aí

* Confeccionar telefone com copo plástico ou, alguma latinha que tenha disponível (atenção para não deixar nada cortante na lata)

Como não querer participar de uma atividade como essa? Eles adoram brincar que estão no telefone conversando com alguém.

Sobre as atividades impressas que enviamos às familias:
Do grupo (4 e 5) 

Para os demais grupos.
A atividade abaixo pode ser feita com canetinha colorida ou, que tal (para o G1, por exemplo) o adulto colocar cola no caminho e a criança jogar pó de café e depois observar a trilha até o telefone. Outro exemplo, para crianças com maior habilidade motora, é colar barbante no caminho, levando a menina ao telefone.


Sobre nosso projeto de produção literária (voltada ao Grupo 4 e 5) com a  criação do livro com a própria história:
1- Para começar, dobre três folhas ao meio e cole em formato de um livro. Iniciar com a criação da capa, como orientado. Usando a letra do nome da criança e fazendo um lindo colorido.
2 - Criar uma página como número que representa a idade da criança.(por extenso também) 
3 - Recortar letras que formam o nome da cidade em que a criança nasceu.
4 - e para hoje, orientar que a criança desenhe a si e a família. 


Alice, do grupo 1, fazendo em casa a atividade sobre Black Power. Que concentração! 



Continuem enviando os registros das atividades. É muito bom saber que mesmo afastados, seguimos unidos em nossa comunicação!