Igual a quem?
Angela Davis sempre destacou a necessidade de redefinirmos a noção de igualdade, indagando sobre qual igualdade nós estamos falando. Igual a quem?
Atualmente, a luta pelos direitos iguais para todos, tem noção de que há diferenças entre os grupos de pessoas em uma sociedade desigual e é importante reconhecer, principalmente as instituições, promovendo direitos específicos de modo que o resultante seja a igualdade.
Falando sobre a representatividade e construção da identidade na infância, precisamos entender que a "literatura infantil, com sua ludicidade e linguagem leve e adequada ao imaginário infantil, colabora para que, até mesmo, assuntos mais complexos sejam discutidos. Como por exemplo, o respeito às diferenças, o combate ao racismo e a intolerância."
Tudo aquilo que os pequenos têm acesso e convivem, tornam-se referenciais na construção de suas teorias de mundo, suas ideias de família, de sociedade, de relações e si mesmos. (Leitura sugerida)
PROPOSTA PEDAGÓGICA:
Abaixo deixamos uma história simples mas bem interessante, que pode ser feita em casa com papel e contada de forma bem divertida. Que tal fazer com eles em casa?
Partindo desse contexto de igualdade, podemos aproveitar e trabalhar eixos pedagógicos. Hoje, vamos trabalhar conceitos matemáticos de igual/diferente.
(Todos os Grupos)
Uma atividade interessante é misturar meias e sapatos e ir formando pares, de modo que a criança observe e busque encontrar pares também. (Criança aprende muito por imitação. Mais do que quando é solicitada a fazer algo)
Essa mesma proposta pode ser feita com frutas. Misturar, por exemplo, limão e laranja, depois separar em grupos. Para ser desafiador e estimular o raciocínio lógico, deixar sempre um de fora, enquanto monta os grupos e observar se a criança compreende e separa também.
Essa atividade pode ser feita de diversas formas, olha um exemplo trabalhando cores:
Em atividade em folha (Grupos 3, 4 e 5) pode ser trabalhado dessa forma:
_____________________________________
Sobre os livros que a criança tem em casa, peça para que escolha uma história, conte com atenção e dedicação. Depois estimule que a criança reproduza o que foi contado, oralmente (caso ainda não tenha a oralidade desenvolvida, pode ser de forma gestual). Que tal registrar esse momento e compartilhar conosco?
________________________________________
Hoje compartilhamos diferentes momentos em que, em sala, eles reviviam e recontavam as histórias, cada um ao seu modo.
Na foto, os alunos: Gabriel, Stephanie, Daphnie, David, Karen e Geovana.
____________________________________
Qual o livro que vocês leram hoje? Enviem os registros dos momentos de leitura que vamos adorar compartilhar!