Já brincou hoje?
Na vida adulta nem sempre encontramos tempo para brincar. Mas para criança, a brincadeira é algo fundamental no seu processo de desenvolvimento. Ocorre que em parques e no ambiente escolar, as crianças têm umas as outras. Porém hoje, nesse contexto que estamos vivendo por conta do Corona Vírus, a criança tem a família e o ambiente do lar.
Então vamos brincar com as crianças!
Como nas palavras de Beatriz Nascimento, no poema 20 de novembro:
" NOS CABE VALORIZAR A HISTÓRIA"
Já ouviu falar da Amarelinha Africana, ou Teca-Teca?
Hoje, 25/03, em sala de aula traríamos a proposta de conhecer essa nova brincadeira.
"O jogo Amarelinha Africana, ou teca-teca, é uma derivação da amarelinha tradicional. Nele está presente elementos da cultura africana, como por exemplo, a combinação entre danças, ritmos e saltos"
"Brincadeira é parte da cultura de um povo e de um lugar. E mostrar brincadeiras diferentes para as crianças, vindas de outras culturas é uma forma de trabalhar a diversidade. A Amarelinha Africana ou Teca-Teca é um destes jogos super gostosos de brincar e que traz a cultura de outra região na linguagem das crianças." (>>> Leitura Sugerida <<<)
Após conhecer e brincar com a Amarelinha Africana, que tal brincar a amarelinha tradicional?
>>> Click aqui e conheça 11 motivos para brincar de amarelinha <<<
Em casa vocês podem desenhar a amarelinha e brincar com eles. Nessa brincadeira seria trabalhado o equilíbrio, sistemas de numeração e a coordenação motora. Por falar em motricidade, é importante que em casa as crianças se movimentem. (>> Para entender mais <<)
ATIVIDADES:
Você pode criar uma amarelinha na folha de papel e pedir que façam as bolinhas para representar os números. É um ótimo exercício para desenvolver habilidade motora fina (dos dedos) e para desenvolver noção de quantidade (uma bolinha, duas bolinhas...)
Colocamos "quilombo" como lugar de chegada, pois na nossa brincadeira o quilombo representava resistência cultural negra.
OUTRA ATIVIDADE SUGERIDA (voltada mais ao grupo 4 e 5):
Vocês podem ao desenhar a amarelinha, permitir que eles coloquem os números (como faríamos em sala). Segue exemplo abaixo:
Vocês podem ao desenhar a amarelinha, permitir que eles coloquem os números (como faríamos em sala). Segue exemplo abaixo:
_______________________
Sobre os vídeos que assistimos em sala, há sempre uma música que está relacionada à algo de nossa rotina. Hoje, queremos falar sobre o momento da escovação dos dentes.
É importante dar continuidade ao hábito de escovar os dentes após as refeições.
Segue abaixo links com os Vídeos que eles assistem e que em casa podem também estimular no momento da escovação:
_____________________________
Enviem fotos das atividades ou da rotina de vocês nesse período. Vamos adorar compartilhar aqui, nesse espaço que é nosso!