ESSE É O NOSSO AMBIENTE EDUCACIONAL VIRTUAL.

domingo, 21 de junho de 2020

A BELEZA DO TEMPO

"Aceitar que viver é se renovar é o que faz a gente passar da juventude à maturidade."  Zezé Motta, referência dos palcos e das telas, vive seus 75 anos de vida com esplendor. Todos os dias ao acordar, agradece pelo dom de cantar e atuar. Para essa "cantriz", como ela gosta de dizer, sua arte é resistência! Perceber a beleza de cada época, de cada estação. Para Zezé Motta envelhecer é uma dádiva!

Com os mais velhos é que se pode promover a continuidade da cultura e da educação da gente adulta do presente e das gerações futuras. Nas culturas africanas tradicionais as pessoas costumam dizer que "quando morre um ancião é uma biblioteca que desaparece."
Escutar os mais velhos é um hábito africano.

SEGUNDA-FEIRA - 22/06
"LUZ DO SOL" Imólè Oòrùn


Em 2007 Zezé Motta atuou em uma novela chamada "Luz do sol". Vamos aproveitar o título dessa novela, para falar sobre o astro rei. O sol é de fundamental importância para os seres vivos pois fornece luz, calor e energia. Quase todos os seres vivos dependem do sol para sobreviver.
E por falar em sol...                  (imagem da sala de aula e interação com o sol)
(Luz e sombra)
Uma canção sobre o universo:
PROPOSTA PEDAGÓGICA

Indicação de vídeo educativo:
1 - OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR

(GRUPO 4 E 5) Após assistir ao vídeo contar e numerar em folha os planetas do Sistema Solar. Construí-lo de forma lúdica estimulando a percepção da variedade de cores do nossos sistema solar. 

Obs.: Os planetas podem ser produzidos com papel amassado e pintados com tinta guache ou feitos com bolinhas de isopor pintados também com guache. A família pode tentar possibilidades de acordo com o recurso que houver disponível. 

O INVERNO CHEGOU!
O inverno é a estação do ano caracterizada por um período mais frio. No hemisfério sul se inicia 21 de junho, estendendo-se até por volta do dia 23 de setembro.  

Vamos aprender cantando:

O sol é quentinho

PROPOSTA PEDAGÓGICA

1 - GARRAFAS SENSORIAIS - QUENTE/ FRIO (GRUPOS 1 e 2)
  • Escolha garrafas com o plástico mais firme. Algumas são finas demais, amassam com facilidade e podem rasgar.
  • Nunca deixe a criança brincando sem supervisão. É importante que um adulto sempre esteja acompanhando a atividade.
  • Para colorir o líquido na garrafa, você pode usar água que sobra da beterraba cozida, ou cenoura, por exemplo. Para deixar mais interessante.
  • Converse com a criança durante a brincadeira. Diga nome das cores (da garrafa quente e da garrafa fria) explique a diferença entre quente e frio.
Em uma garrafa colocar água morna e em outra água gelada (a temperatura não deve causar desconforto ao tocar)
Era uma vez uma garrafa da cor___ quente como um dia de verão.
Era uma vez uma garrafa da cor___ que era fria, como os dias chuvosos do inverno.
Pensar juntos sobre alimentos que são consumidos gelados (sorvete, pudim, picolé) e alimentos que são consumidos quente (sopa, caldos, arroz, etc)
A história de hoje está no livro:
Para ouvir a história - > ALAFIA - Conto Africano surgimento do fogo

TERÇA-FEIRA - 23/06
COMIDAS TÍPICAS DO SÃO JOÃO


"Só depois de adulta soube que Goytacazes era uma tribo indígena. Passei a vida inteira achando o nome estranho. Mas não tenho muitas lembranças de lá", diz Zezé Motta.
Os goitacás (também denominados goitacasses e goitacás) foram um grupo indígena brasileiro que habitou a região costeira brasileira. 
No Brasil, praticamente todos os povos indígenas cultivavam o milho e cada um deles tem um conjunto de sementes de variedades que lhes são próprias e fazem sempre um grande esforço para preservá-las. (FONTE)
Atualmente, o item serve de base para quase todos os alimentos consumidos nas festas juninas. Além do milho cozido em si, outras comidas derivadas desse grão, como canjica, pipoca, curau e o bolo de milho ou fubá, são servidos durante os festejos.


PROPOSTA PEDAGÓGICA - CAIXA SURPRESA

Caixa surpresa com alimentos típicos do São João:

Descobrindo por meio do tato.
Alimentos sugeridos: Milho, amendoim, pipoca, laranja
Antes da atividade mostrar para a criança os alimentos típicos da festa junina em nossa região. Conversar também como esses alimentos podem dar origem a outros alimentos, como exemplo da paçoca de amendoim, bolo de milho e etc. 
Em uma caixa haverá os alimentos e sem que a criança possa ver, apenas tocar, tentará adivinhar o que tem dentro.
Caso não tenham os alimentos citados, a atividade poderá ser feita substituindo-os.
Explorar aromas, formas, tamanhos, cores e se os alimentos estiverem cozidos, também o sabor. A brincadeira pode ser feita também entre os adultos da família, para que a criança possa observar e entender. É bem divertido!


As festas juninas são celebradas anualmente no Brasil no mês de junho e são mundialmente conhecidas. "No Brasil as festas juninas foram introduzidas pelos portugueses no período colonial e, desde então, a comemoração sofreu influências das culturas africanas e indígenas e, por isso, possui características peculiares em cada parte do Brasil.
(GRUPO 4 e 5) Trabalhar a música "Cai Cai Balão"

Após ouvir a música, utilizar um papel grande e canetinha colorida para trabalhar as letras


2 - Brincar com bexigas. 
Jogar pra cima sem deixar cair no chão, cantando a canção "cai cai balão".
Para aprender como fazer, clica -> BALÃO DE DOBRADURA

CORDEL PARA CRIANÇAS

QUE CORDEL APETITOSO!


QUARTA-FEIRA - 24/06

Atualmente há uma grande valorização das festas juninas ou festas caipiras, como também são conhecidas na região nordeste. Em Campina Grande, na Paraíba, por exemplo, acontece o maior festejo do país, com queima de fogos, fogueira gigante, concurso de quadrilhas e diversas barracas típicas com jogos e comidas. A decoração da festa é feita com bandeirolas e balões. A fogueira e os fogos de artifício são itens que caracterizam o ambiente da festa junina.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

1 - (TODOS OS GRUPOS) Conversar sobre a festa de São João (comídas típicas, músicas, trajes, objetos decorativos, fogueira...)
Apresentar para criança um vídeo de quadrilha junina.

2 - (GRUPO 4 E 5) Montar uma fogueira com rolos de papel higiênico ou palitos de picolé
Construir uma sanfona com a criança, utilizando materiais recicláveis como papel e caixa de leite.
PÕE UM FORRÓ PRA TOCAR E DEIXA ESSA SANFONA TOCAR!

3 - (TODOS OS GRUPOS) - Brincadeiras da festa junina.
A proposta é criar brincadeiras, como nas festinhas de São João!
PESCARIA - pode ser feita com uma grande bacia cheia de água e tampinhas de plástico. Com a peneira a criança vai tentar pescar as tampas enquanto boiam.
TIRO AO ALVO - pode ser feito com balde e bolinhas feitas de papel amassado, lançadas pela criança. Se houver bambolê, também é uma opção. A criança vai lançar no alvo e tentar acertar DENTRO. Nessa brincadeira pode-se trabalhar conceitos como DENTRO e FORA, assim como noções de espaço e motricidade (movimentos).
ARGOLAS - Podem ser confeccionadas com pratinhos de papelão ou o que houver disponível em casa. O objetivo é o encaixe no alvo.
UMA MÚSICA PARA ANIMAR ESSA FESTA!




QUINTA-FEIRA - 25/06

"Na memória de África e do mundo. Pátria bela dos que ousaram lutar. Moçambique, o teu nome é liberdade. O sol de junho para sempre brilhará. (...) Povo unido do Rovuma ao Maputo. Colhe os frutos do combate pela paz. Cresce o sonho ondulado na bandeira e vai lavrando na certeza do amanhã." (Trecho do Hino Nacional de Moçambique)
A independência de Moçambique é celebrada no dia 25 de junho para comemorar o dia de 1975, quando o país conquistou a sua independência de Portugal, pondo fim a um longo período de saque da riqueza moçambicana, de destruição da cultura e valores.
Primeira romancista de Moçambique, Paulina Chiziane fala sobre "descolonizar" a mente do povo moçambicano. Para a autora, "o mundo da mulher sempre ficou muito escondido e é preciso começar a falar um pouco mais sobre o que somos".  Conta que, atualmente, Moçambique se coloca como um grande exemplo do continente africano no quesito representação política feminina.
"Vivemos em geografias diferentes, mas estamos sentados na mesma varanda", a frase é do escritor moçambicano Mia Couto, referindo-se a algo que intuitivamente já sabemos, mas nem sempre lembramos: todas as pessoas, não importa onde esteja, têm em comum sua humanidade, e estamos integrados por uma linguagem universal, o brincar." (FONTE)


PROPOSTA PEDAGÓGICA

1 - Em comemoração ao aniversário de independência de Moçambique, vamos conhecer como são as brincadeiras desta região!

2 - Brincadeira TERRA-MAR
Adaptação de uma brincadeira popular de Moçambique.

É uma brincadeira simples, mas muito atrativa para as crianças de todas as idades. Uma longa reta é riscada no chão. Um lado é a "TERRA" e o outro lado "MAR".No início todos podem ficar do lado da terra. 
Ao ouvirem: Ma! Todos pulam para o lado do mar.
Ao ouvirem: terra! Pulam para o lado da terra.
Quem pular para o lado errado ou fizer menção de pular quando não deve pular, sai. O último a permanecer no jogo vence.

Aproveitando o clima junino e as comidas típicas, vamos falar sobre uma raiz muito utilizada tanto no Brasil como em Moçambique: a mandioca. Em geral, a mandioca é o alimento básico ao longo do litoral e é principalmente consumida em quatro das dez províncias de Moçambique: Nampula, Zambézia, Cabo Delgado e Inhambane. 
Já ouviu falar em MATAPA? Prato típico por lá, feito com folhas de mandioca e que normalmente é servido com Xima (farinha de milho cozida).

3 - (GRUPO 1 E 2) - ATIVIDADE COM FARINHA
Separar previamente uma quantidade de farinha que a criança possa explorar. Deixar pequenos potes e colheres para que tente preencher e explore com liberdade. Estimular inicialmente mexer na farinha seca. Porém, é interessante que possa colocar água (suco ou bebida com cor), para observar relações de causa efeito; transbordar, tingir, misturar...

Vamos conhecer a lenda da mandioca!
Que música legal!
SEXTA-FEIRA - 26/06
ANIVERSÁRIO DE ZEZÉ MOTTA!
A atriz e cantora Zezé Mota nasceu no dia 27 de junho de 1944. Completará, esse ano de 2020, 76 anos. "Envelhecer é uma dádiva, mas em uma sociedade que valoriza apenas o que é novo, é também um desafio", diz Zezé Motta. Na biografia de título"Muito Prazer", Zezé conta que por ser a única negra na escola de teatro que frequentava, ouviu coisas muito ruins que fizeram com que ela quisesse mudar cabelo, nariz, usava peruca chanel... Aprendeu com o tempo a ter orgulho de sua raça.

Na sociedade tradicional africana, a pessoa mais velha, com sua sabedoria adquirida nos seus muitos anos de vida, torna-se o guardião e o principal transmissor dos valores da cultura legada dos seus ancestrais.

Parabéns Zezé Motta! Que sua voz continue ecoando pelo mundo através da sua arte!
Samba brasileiro com batuque de Angola.
PROPOSTA PEDAGÓGICA


1 - Valorização dos mais velhos.
Momento de contação de história com o mais velho da família.
Alguma história de família. Quem sabe pegar álbum de fotografia para ajudar nas lembranças? Apontar, nomear, enumerar... Conversar sobre IDADE.
Qual a idade do membro mais idoso da família?

2 - BRINCANDO COM FEIJÕES (TODOS OS GRUPOS)
Primeiramente tocar, sentir, explorar (com supervisão sempre) os feijões.
Depois da conversa sobre a idade dos membros da família que se encontram na casa vamos usar feijão para brincar sobre QUANTIDADE. O adulto vai separar pequenos potes (de acordo com a quantidade de membros da família, incluindo a criança) . Contando e colocando no pote a quantidade de feijão de acordo com a idade de cada um membro da família. Deixando que a criança auxilie a colocar os feijões, de modo que trabalhe sua motricidade fina (mão/dedos) e estimulando a contagem também (oralidade).
Depois de cheio, observar o pote que está com MUITO feijão e o que está com POUCO. 
Ressaltar como o pote do mais velho da família tem MAIS feijões.

Celebrar o aniversário é importante para que as crianças sintam-se reconhecidas em seu grupo social e para que desenvolvam uma autoestima positiva. É um dos primeiros rituais significativos às crianças, por isso, "brincar de aniversário" se torna uma atividade significativa para as crianças da educação infantil.


Na escola era de costume comemorar o aniversário da personalidade estudada. As crianças adoram. Na escola, nesse dia, Jaci fazia um bolo bem colorido e todos cantávamos "parabéns pra você".


(GRUPO 4 E 5) Estimular a criança a confeccionar um convite de aniversário ao seu modo, com materiais que tenha disponível para dar as pessoas da casa. 

1 - Mostrar imagem de Zezé Motta, falar sobre seu aniversário e brincar de festinha. 
(GRUPOS 4 E 5) estimule a criança na percepção dos números que representam a data do aniversário de Zezé, bem como das letras que formam o nome do mês.
(essa atividade pode ser realizada com calendário)
Se possível, criar um ambiente de festa, com balões e painel, com desenho feito pela própria criança.

2 - Bolo de massinha (TODOS OS GRUPOS)
Com massa de modelas (já deixamos atividades aqui sobre massinha caseira)
Brincar de confeiteiro e fazer um bolo bem legal!



Esse ano ficamos sem nossa festinha de São João mas compartilhamos algumas lembranças do ano passado. Nossa festa do milho estava animada!
Confeccionamos juntos a decoração e lanchamos comidas típicas preparadas por Jaci. 
COMUNICADO:
O AMBIENTE VIRTUAL ENTRARÁ EM RECESSO. RETORNAREMOS COM PROPOSTAS DE ATIVIDADES A PARTIR DO DIA 6 DE JULHO.