ESSE É O NOSSO AMBIENTE EDUCACIONAL VIRTUAL.

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

O PRESENTE DA PRESENÇA

    No dia 10 de setembro realizamos nosso primeiro encontro presencial do ano de 2021. Um evento para que as crianças pudessem estar juntas, para que pudéssemos realizar atividades e  sobretudo para que o brincar pudesse estimular e trazer a alegria que a vida merece.

    As crianças puderam partilhar momentos de brincadeiras espontâneas e guiadas. A equipe pôde perceber as reais necessidades, de acordo com o que cada criança trazia, de atividades para tornar esse retorno rico, confortável e acolhedor.

(Brincadeira espontânea: passeando pelas cores dos países, no mapa do continente africano)


Segue o link do registro desse encontro -> CLIQUE AQUI <-


QUARTA SEMANA 20 À 24 DE SETEMBRO 

                        Dia 19 de Setembro é Dia Nacional do Teatro.
    Essa data é destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade.

    A arte teatral  oferece muitas possibilidades, sendo, algumas delas, vivências que possibilitam:
  • Imitar gestos, movimentos e expressões de outras crianças, adultos ou personagens de histórias diversas que forem lidas, contadas ou dramatizadas.
  • Brincar de ser coisas diferentes, fazendo uso de maquiagem, adereço e fantasia.
  • Apreciar teatro com animação de objetos, de fantoche, de bonecos e de sombras.
  • Participar de situações em que possa ser espectador e ator.
  • Criar histórias e enredos para dramatizar.
SUGESTÃO: Faz de contas na cabana

(TODOS OS GRUPOS) 
    Nestas brincadeiras, tudo acontece no improviso e, nela as crianças têm a chance de criar, imaginar, inventar e ainda experimentar coisas que normalmente não fazem no dia a dia. A brincadeira não tem regras nem procedimento, o que vale é a imaginação!

    Para essa atividade você vai precisar de lençóis, cangas ou cobertores, algo para prendê-lo e, se possível, um tapete ou algo macio para que possam ficar sentados, dentro da cabana.
Outra opção é juntar cadeiras ou poltronas e fazer a cabana entre elas. Se houver quintal ou jardim, pode montar ao ar livre.  

    Que tal inventar histórias? Explorem a brincadeira com mais emoção e criatividade. Podem imaginar que estão em um acampamento, numa floresta, caverna ou em um planeta bem distante...
    Vocês podem levar um lanchinho bem gostoso e fazer um piquenique!    

    Vocês podem também conversar com a criança para saber os personagens que mais gosta. (As crianças bem pequenas e que ainda não se expressam oralmente mas apontam ou demonstram gostar de algum personagem, podem ser estimuladas a imitação também).

Outras sugestões:
  • Brincar de Imitar gestos, movimentos e expressões de personagens de histórias. 
  • Brincar de ser coisas diferentes, fazendo uso de maquiagem, adereço e fantasia.


TERÇA-FEIRA 21 DE SETEMBRO 


    O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A Árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida da Terra.

SUGESTÃO 1: 

    1 - Conversar com a criança sobre o dia da árvore; a importância delas para as nossas vidas;  elas produzem oxigênio, reduzem a temperatura e fornecem sobra e abrigo para algumas espécies animais. Além disso, entre as diversas espécies existentes, incluem-se várias plantas frutíferas, como é o caso da mangueira, limoeiro, abacateiro, laranjeira, dentre outras.

    Além de produzirem alimento, as árvores também possuem outras utilidades. A madeira por elas produzidas serve como matéria-prima para a criação de móveis e até mesmo casas. A celulose extraída dessas plantas, é fundamental para a fabricação de papel. Além disso, algumas espécies são utilizadas na produção de remédios.

SUGESTÃO 2: 
-> CLIQUE AQUI <- POMAR, DA PALAVRA CANTADA.
Vamos ouvir uma música com o nome de várias espécies de árvores!

Qual a fruta que você mais gosta? Vamos descobrir o nome da árvore que dá o fruto que você mais gosta. Procurar imagens dessa árvore e depois tentar desenhar.




QUARTA-FEIRA 22 DE SETEMBRO 

      INÍCIO DA PRIMAVERA


    A primavera, conhecida como a estação das flores, é a estação do ano que se segue ao inverno e precede o verão e é tipicamente associada ao reflorescimento da flora terrestre.
A primavera é conhecida como a estação das flores. É considerada por muitos a estação mais bonita do ano. Isso se deve ao fato de que nela ocorre a floração de diversas espécies de plantas. As paisagens se enchem de cores, as ruas, os parque e os jardins ficam com aspecto alegre e cheio de vida.

SUGESTÃO 1: 
OUVIR A HISTÓRIA
A FLORZINHA AMIGA -> CLIQUE AQUI <-

GOSTOU DA HISTÓRIA? O QUE MAIS GOSTOU?
JÁ VIU UMA FLOR?
VOCÊ SABIA QUE AS FLORES TÊM NOMES? SIM, CADA UMA PERTENCE A UMA FAMÍLIA E TAMBÉM TEM NOME.

Há nomes de flores que são usados para nomear pessoas. Você conhece algum?
Eu conheço uma pessoa que chama MARGARIDA e também ROSA.

Vamos selecionar o nome de flores que também são nomes populares de pessoas...
ROSA, MARGARIDA, HORTÊNCIA...
1 -  Há flores próximas a casa, para que possam ser observadas?
Caso não, vamos apresentar diferentes imagens (fotografias ou recortes) de tipos de flores. Observar as suas cores e conversar...

2-  Após observar as flores, usar giz de cera para criar sua própria flor; com as cores que desejar, conforme achar melhor. Desenho espontâneo.

SUGESTÃO 2: 

Que tal construir com a criança um regador com garrafa plástica (fazer furinhos na tampa e decorar como quiser)

- Vamos regar as plantinhas, pois, assim como nós, as plantas também precisem de água.
(Podemos usar o "faz de contas que sou uma planta" e molhar a criança, em uma atividade recreativa com água).



LEMBRANDO QUE ESSA QUARTA TEMOS ENCONTRO!

Na escola vamos realizar a atividade com cotação de história.
Vamos observar imagens de diferente flores e conversar sobre elas.
E usar tinta para colorir esse início de a primavera!

ARTE COMO FORMA DE PRAZER E CONFORTO

    Muitas vezes pensamos que as crianças não têm problemas, mas isso não é verdade. A diferença é que demonstram de outra maneira. Elas têm medos, preocupações e muitas vezes não sabem como reagir as suas inquietações.
    Nesse momento, de distanciamento social, o tempo afastado dos amigos, dos parques e de um lazer fora de casa, mexe também com o emocional da criança.
    Os exercícios com arte, são também uma opção para ajudá-las a encontrar um caminho de expressão. A arte mexe com as emoções, podendo acalmar, trazer concentração, e permitir que a criança se comunique.


QUINTA-FEIRA 23 DE SETEMBRO 

     AMIGOS DA PRIMAVERA
    Ao transportar pólen de uma flor para outra, as abelhas e outros polinizadores, como borboletas e besouros, facilitam e melhoram a produção de alimentos

SUGESTÃO 1BORBOLETA

    Essa atividade proporciona o conhecimento do seu próprio corpo e suas possibilidades. Explorar através das mãos diferentes ideias, proporcionando momentos de manuseio com tintas e ainda momentos de concentração. Os carimbos das mãos e dos pés desenvolvem nas crianças a sensação do afeto, do cognitivo e a criança desenvolve o concreto e o abstrato.
    Usando tintas de diferentes cores vamos pensar na borboleta desde a sua fase da lagarta. Nessa atividade artística vamos usar as mãos como moldes para esse inseto tão bonito.

SERÁ QUE A BORBOLETA LEMBRA QUE JÁ FOI LAGARTA?
SERÁ QUE A LAGARTA SABE QUE UM DIA VAI VOAR?
Música: Palavra Cantada - A Borboleta e a Lagarta -> CLIQUE AQUI <-

SUGESTÃO 2ABELHAS
Vamos conhecer uma música de Moraes Moreira - As abelhas

VAMOS TENTAR FAZER UMA ABELHINHA!


(GRUPO 4  E 5) Para conhecer um pouco mais sobre as abelhas -> CLIQUE AQUI <-

Tem uma animação bem legal sobre abelhas


SEXTA-FEIRA 24 DE SETEMBRO 

VAMOS FECHAR A SEMANA COM O REGISTRO DA NOSSA ATIVIDADE
"A VIDA É COLORIDA"

  - > CLIQUE AQUI <-
ÚLTIMA SEMANA DE SETEMBRO


    O início de uma estação é sempre uma oportunidade para falar da natureza. Voltamos nosso olhar ao clima, as mudanças nas paisagens e as crianças acompanham essa transformação em comunhão ao meio ambiente.
    Na escola nós ajudamos a expandir essa percepção do meio ambiente. Auxiliamos os pequenos  a perceberem que o mundo é bem maior que nossa rua e que existem muitos tipos de árvores e flores.  
    Na realidade de muitas crianças a percepção ambiental difere de algumas narrativas presentes no contos. "No outono as folhas caem. Na primavera há muitas flores..."
    Oferecer oportunidades que estreitem essa relação com a natureza e o contato com flores, com frutos, com sementes, com terra, com rio... É uma tarefa muito importante!

    "A visão africana acerca dos rios, riachos, lagos, chuva, montanhas e a Terra aponta para o que podemos chamar de ECOESPIRITUALIDADE". É abrangente e nos ajuda na ligação com nossos ancestrais." Anin Urasse.


SEGUNDA-FEIRA 27 DE SETEMBRO 
NÓS SOMOS A NATUREZA

    Ensinar as crianças sobre a importância do planeta, vai além do cuidado com a terra para consumo, por precisar de água para beber ou de alimento. É importante construir nas crianças a noção de pertencimento a natureza e do respeito para com ela. Esse respeito é construído diariamente.

SUGESTÃO: 

Aprender que não devemos desperdiçar a comida é uma tarefa importante também. Com o grupo 5 já é possível conversar sobre o alimento. Que ele nasce, cresce e percorre um caminho até chegar à mesa. Vocês podem observar imagens de diferentes cultivos.

Diariamente, nas tarefas do cotidiano, podemos observar que há diferentes materiais; papel, plástico, vidro...
A escova de dente, o prato, os talheres... 
Com o tempo a criança vai entendendo a diferença da madeira e do plástico. 
    Podemos observar também os materiais que jogamos no lixo e pensar sobre eles. As embalagens, por exemplo. A
través dos questionamentos e do que a criança apontar, aproveitar essas oportunidades para conversar com ela.

    

TERÇA-FEIRA 28 DE SETEMBRO 

    Separar diferentes elementos naturais. Materiais seguros que a criança possa explorar livremente; água, terra, areia, frutas, sementes  folhas com diferentes cheiros e formas, flores com diferentes cores e tamanhos e quantidade de pétalas, cascas e grãos. De acordo com o que for acessível para a família encontrar.

SUGESTÃO: Observar os elementos da natureza e brincar livremente.

Grandes descobertas podem ser feitas nessa exploração.
As folhas flutuam quando caem na bacia de água. As sementes afundam. As flores tem cheirinhos diferentes. A casca do côco é áspera mas a da maçã é diferente...

Da até para fazer arte usando esses elementos, agrupando eles de diferentes formas.


QUARTA-FEIRA 29 DE SETEMBRO 


Outra maneira de se conectar com a natureza é através de fenômenos naturais.
    As crianças percebem que ao longo do dia os familiares possuem rotinas. Algumas delas, por exemplo, sabem que está perto do retorno da mamãe pois o sol está indo embora. Ou que o papai vai chegar pois o caminhão da coleta de lixo já passou. Mesmo as que não se expressam oralmente, acabam compreendendo que a vida possui ritmo.

SUGESTÃO:  É importante, sempre que possível, dialogar com as crianças sobre as rotinas.

- OLHA! O SOL NASCEU! AGORA VAMOS LEVANTAR. AGRADECER POR ESSE DIA QUE NASCEU...
(Desenvolver um diálogo de acordo com a rotina da família e em linguagem que a criança entenda.)
Conversar sobre atividades que fazem pela manhã.
Tentar desenhar essas atividades (diurnas e noturnas).
Conversar também sobre as diferenças entre dia e noite. 
Apontar a lua, as estrelas... 


 

QUINTA-FEIRA 30 DE SETEMBRO 


    O mês de setembro está indo embora e uma ótima forma para ajudar as crianças a compreender os meses do ano é associando eles à algo que tenha significado para criança,  para família e com a sociedade.

SUGESTÃO: 
Falar sobre os parentes que fazem aniversário nos meses. Usar fotografias para lembrar de festividades de cada período e lembrar que no mês de outubro tem o tão esperado "Dia das Crianças" mês em que muitas crianças recebem presentes.

Um ótimo momento para conversar e organizar os brinquedos que não estão sendo mais usados e estão em bom estado, para serem doados. 

Que tal fazer um desenho da brincadeira preferida e do que gosta de brincar com à família?
Capricha!

SEJA BEM VINDO OUTUBRO!