ESSE É O NOSSO AMBIENTE EDUCACIONAL VIRTUAL.

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

RUTH DE SOUZA

É com grande orgulho que iniciamos o mês de agosto seguindo com o nosso projeto.
Conhecendo a biografia dessas importantes mulheres negras!
Esse mês vamos conhecer um pouco mais sobre a atriz brasileira Ruth Pinto de Souza. A primeira dama negra do teatro, do cinema e da televisão.
Ruth de Souza nasceu no subúrbio carioca, no bairro do Engenho de Dentro. Foi a primeira artista negra nascida no país a ser indicada ao prêmio de melhor atriz em festival internacional de cinema, pela atuação em Sinhá Moça. Em 1968, integrou o elenco da TV Globo, tornando-se assim, a primeira atriz negra a protagonizar uma telenovela.
Muito tem se falado em representatividade. Ruth de Souza teve que inventar seu espaço na dramaturgia. Muito querida e respeitada no cenário artístico brasileiro, foi uma desbravadora. Abriu caminho não somente para a diversidade, mas o seu pioneirismo inspirou atrizes e atores negros a acreditarem na possibilidade de ocupar o universo da arte.

Citando Angela Davis: "Quando a mulher negra se movimenta, toda estrutura da sociedade se movimenta com ela". Ruth de Souza, e sua forma franca de questionar e buscar caminhos, deu início a um movimento necessário de representação no cenário nacional das artes cênicas.

SEGUNDA-FEIRA - 03/08
"O sorriso negro trás felicidade"
Atenta as questões políticas e sociais, Ruth de Souza estava sempre com sorriso no rosto. No momento da fotografia ela pedia que todos falassem "alface", para o sorriso sair mais bonito. Que engraçado.

(POEMA - O SORRISO DE RUTH)

VOCÊ CONHECE ESSA MULHER?
É RUTH DE SOUZA. 
OLHA QUE SORRISÃO!
ELA É ATRIZ 
APARECE NO PALCO DO TEATRO.
NO CINEMA E NA TELEVISÃO.
QUANDO ELA APARECE
MUITOS SE RECONHECEM.
A FELICIDADE É COMPARTILHADA.
OLHA QUE LINDA, SUA GARGALHADA!

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 : O SORRISO
(TODOS OS GRUPOS)
1 - Após ler o poema, e mostrar a imagem de Ruth de Souza, deixe que a criança observe. Questione: O que ela está fazendo? Será que ela está contente? (Converse com a criança)
2 - Encontre fotos da criança sorrindo, em diferentes momentos. Ao mostrar, elogie "olha que sorriso lindo!". Caso não encontre, pode buscar imagens em revistas e jornais, com pessoas sorrindo. (Vamos começar essa semana buscando saber das emoções dos nossos pequenos.)
3 - Vamos fazer um desenho sobre o sorriso. 
PARA SORRIR BONITO E CONTENTE, É PRECISO CUIDAR BEM DOS NOSSOS DENTES! (Conversar sobre o assunto.)
VAMOS OUVIR UMA MÚSICA DIVERTIDA SOBRE ESCOVAÇÃO!

PROPOSTA PEDAGÓGICA 2 : A TELEVISÃO
Após apresentar imagens de Ruth de Souza, conversando que foi a primeira mulher negra a participar do teatro e novelas aqui no nosso país (Olha que importante!). Por falar  em novelas, vamos ver como era a televisão antigamente e como é nos tempos de hoje?
(GRUPO 3, 4 E 5) Pesquise com a criança imagens de aparelhos de TV antigos. Estimule a criança a fazer comparações com as atuais.

QUAL A DIFERENÇA QUE VOCÊ PERCEBE? O QUE MUDOU?
SERÁ QUE TINHA CONTROLE REMOTO?
PODIAM ASSISTIR QUALQUER DESENHO QUE QUISÉSSEMOS COMO ASSISTIMOS HOJE?

(TODOS OS GRUPOS) QUE TAL DESENHAR RUTH NA TELEVISÃO? VAMOS TENTAR!
Podemos desenhar também um modelo de TV antigo e atual. 
SE IMAGINE NO SEU PROGRAMA FAVORITO E AGORA DESENHE VOCÊ NA TELEVISÃO!
A capoeira é uma expressão cultural. Desde 2014, a roda de capoeira é reconhecida como patrimônio cultural da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Em 2008, a prática recebeu o título de Patrimônio Cultural Brasileiro.
VAMOS ASSISTIR JUNTOS UMA RODA DE CAPOEIRA?
FALANDO EM CAPOEIRA, VOCÊ CONHECE O BERIMBAU?
O berimbau, conhecido também como hungu na África, é um instrumento de corda com origem na Angola e tradicional na Bahia. É também conhecido entre os angolanos como m'bolumbumba e utilizado pelos quimbundos, ovambos, nyanekas, humbis e no sul do Moçambique tem o nome de xitende.
Vamos escutar uma música tocada por esse instrumento?
Vamos deixar o corpo sentir o ritmo e tentar fazer movimentos de capoeira?
TERÇA-FEIRA - 04/08
O contato com a natureza.
(IMAGEM ILUSTRATIVA)
Até os 9 anos de idade Ruth de Souza vivia em sítio que o pai tinha, em Minas Gerais. Lá passou sua infância junto dos pais e dos irmão mais novos, Maria e Antônio. Uma fazenda em Porto do Marinho, pequena cidade do interior de Minas Gerais.
Segundo especialistas, o contato com a natureza torna a criança mais saudável e essa relação com o meio ambiente desde a primeira infância pode trazer benefício mentais, físicos e emocionais. 

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 : A NATUREZA A MINHA VOLTA
(TODOS OS GRUPOS)
1- Mesmo dentro de casa, é possível achar elementos que conectam a natureza. Um exemplo é estimular as crianças a buscarem animais como aves através da janela ou insetos dentro de casa. Tome ar fresco com elas, seja na varanda, no quintal ou da janela. Sempre que possível, observem.
2  - Toda criança adora animais. Então, selecione aqueles filmes infantis que falam sobre eles ou então, mostre livros, que também poder ser aliados para aumentar a curiosidade com a diversidade que há na natureza.
3 - Contato com plantas sempre deixam os pequenos bem animadinhos. Deixe com que as crianças reguem as plantas que você tem em casa. (Caso ainda não tenha, que tal pensar em uma planta para ter em casa?)

PROPOSTA PEDAGÓGICA 2 : A FAZENDINHA
Vamos assistir e ouvir uma música:

Outra sugestão (GRUPO 3,4 E 5) - Assistir vídeo sobre a fazenda: A FAZENDA
( GRUPOS 3, 4 E 5) Que tal construir com a criança uma maquete da fazenda? Pode ser usado papelão como base, pintando com tinta verde (simulando grama) e palitinhos para fazer as cercas.
Os animais e árvores poder ser desenhos em papel, recordado e colados em palitos para prender no isopor ou utilizar brinquedos que a criança tenha.
CONECTAR A CRIANÇA COM  O QUE É REAL. O VERDE DAS FOLHAS, O CHEIRO E SUAS FORMAS.
UMA PROPOSTA QUE BUSCAMOS DESENVOLVER. ESTREITAR ESSE CONTATO DIRETO COM A NATUREZA. NOSSO JARDIM ESTÁ COM SAUDADES. 
(VAMOS OUVIR UMA MÚSICA! Palavra Cantada | Para Germinar )

QUARTA-FEIRA - 05/08
É VAGA-LUME, É PIRILAMPO.
As brincadeiras de infância carregam incríveis memórias e significados. Recordações da família, dos amigos, dos locais onde brincávamos e despertam sentimentos maravilhosos. Essas brincadeiras estimulam a descoberta do novo.

Ruth de Souza, em uma entrevista, comenta que em sua infância costumava pegar vaga-lumes para brincar. Quando criança, encantada pelas histórias contadas pela sua mãe sobre o Rio de Janeiro, Ruth criava brincadeiras. 
"Tenho uma lembrança muito poética desta época. Em pegava vaga-lumes e tentava arrumá-los em fileirinhas, para criar as ruas iluminadas do Rio de janeiro. Acho que já era a vontade de fazer teatro. Já era uma atração pela representação, pelo palco."

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 : POR FALAR EM LUZ...

"VAGA-LUME ILUMINOU
O BRILHO DO TEU OLHAR
VAGA LUZ QUE CLAREOU
TUDO EM VOLTA DO LUGAR"

1 - Que tal criar uma cabana e explorar a luz com uma lanterna? Podemos também apagar a luz do quarto (não precisa deixar completamente escuro), será bem divertido explorar o cômodo de uma maneira diferente.

2 - Podemos aproveitar a atividade com lanterna para fazer teatro de sombra. Pode ser com imagens recortadas em papelão (deixando uma parte para que possa segurar, ou colando palitos). Usando lençol pendurado com corda, vocês podem projetar a imagem com a lanterna. Outra forma simples de trabalhar sombras é usando as mãos. Vamos tentar fazer bichinhos com os dedos, aproveita para imitar os sons!

PROPOSTA PEDAGÓGICA 2 : POR FALAR EM VAGA-LUMES
VAMOS ASSISTIR - > POR QUE O VAGA-LUME PISCA?
AGORA QUE JÁ SABEMOS...
1 - PESQUISAR IMAGENS DE INSETOS DIVERSOS PARA QUE A CRIANÇA POSSA CONHECER.
2 - (GRUPO 3, 4 E 5) FAZER UM CARTAZ, COLAGEM EM FOLHA DE PAPEL. (PARA O GRUPO 5, QUE TAL ESTIMULAR CONHECER AS LETRAS QUE ESCREVEM O NOME DE ALGUNS INSETOS?)
3 - CONSTRUINDO INSETOS!
OLHA QUE IDEIAS LEGAIS:
1.COM GARRAFA PET/ 2.ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO/3.JOANINHA COM CX DE OVO

SE ESTIVÉSSEMOS NA ESCOLA, PODERÍAMOS TENTAR ENCONTRAR NO NOSSO JARDIM. E EM CASA? SERÁ QUE TEM ALGUM LUGAR QUE PODEMOS ENCONTRAR INSETOS?

QUINTA-FEIRA - 06/08
A LINGUAGEM TEATRAL
Ruth de Souza ingressou no Teatro Experimental, grupo liderado por Abdias do Nascimento. Ela abriu caminho para o artista negro no Brasil, tendo participado, ao lado de outras mulheres negras, do primeiro grupo de teatro negro a subir ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Havia, segundo Abdias, uma rejeição do negro como "personagem e intérprete de sua própria vida, com peripécias específicas no campo sociocultural e religioso, como temática da nossa literatura dramática"
O grupo tinha como proposta a valorização social do negro e da cultura afro-brasileira por meio da educação e arte, bem como com a ambição de delinear um novo estilo dramatúrgico, com uma estética própria. Foi pensado para promover o protagonismo negro.

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 : FAZ DE CONTAS E O TEATRO.

No faz de contas, assim como no teatro, a criança tem, através da brincadeira, a oportunidade de representar papéis.

1 - Usando lençol, crie um espaço bem divertido. Deixe diferentes acessórios, objetos, brinquedos e convide a criança para estar ali, Podendo imaginar-se uma princesa/príncipe ou o que ela desejar.
Com acessórios diferentes, que vão aguçar a curiosidade e a vontade de explorar, coloque uma música e observe a maneira espontânea como a criança cria personagens.
Link com sugestão de lindas canções africanas ->VAMOS OUVIR
Outra sugestão ->Como fazer Teatro de Sombra
 Assistir um teatro de sombra - A MENINA DA LANTERNA

2 -(GRUPO 4 e 5) Solicitar que a criança a olhar-se no espelho e reproduzir a sua imagem por meio do desenho, bem como sua imagem  enquanto personagens criados por ela. 
VAMOS DE HISTÓRIA!
O LIVRO DE HOJE É DO AUTOR RODRIGO FRANÇA:
SEXTA-FEIRA - 07/08
DIA DOS PAIS!
(IMAGEM DE MALCOLM X E FILHAS)
Ano passado, na proposta do mural com a foto dos pais, encontramos a realidade em que em muitas famílias, as mães informaram a ausência dessa figura tão importante na vida dos filhos.  Sabemos que muitas vezes a figura paterna é representada pelo avô, padrinho, tio, ou em alguns casos, não há esse representante. Entendemos também que há diferentes configurações familiares e que todas as famílias merecem ser respeitadas em suas individualidades.
O pai de Ruth de Souza era lavrador, faleceu quando ela tinha 9 anos. A família de Ruth era composta por seus pais e dois irmãos mais novos, Maria e Antônio. 
Hoje, vamos ressaltar o "Dia dos Pais", que é comemorado anualmente no segundo domingo de agosto, no Brasil.

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 : O DIA DOS PAIS!

VAMOS OUVIR A HISTÓRIA "ADVINHA QUANTO EU TE AMO"
O coelhinho filho ama muito o coelho pai.
Ele decidiu fazer um lindo cartão para homenagear "O dia dos pais". Vamos ajudar?
1- (GRUPOS 1 e 2) Vamos rasgar papel vermelho, depois amassar (fazendo uma bolinha) e ir preenchendo o coração.
Para quem já pegou as atividades xerocadas (G1 e G2) enviamos o coração.
Para quem não pegou, o adulto pode fazer o desenho e a criança preencher.
2- A criança que tiver o papai presente (ou figura que o represente) pode dar esse coração, como homenagem pelo dia. 

(GRUPO 3, 4 E 5) 1 - VAMOS ASSISTIR: MEU PAI É UMA FIGURA
2 - Desenhar objetos que o papai costuma usar (carteira, cinto, chave, entre outros.) 
3 - Construir lembrancinhas! (Cartão camisa com dobradura).

(TODOS OS GRUPOS) - Você, papai, que está em casa com seu filho, que tal criar um telefone sem fio e falar o tanto de amor que há entre vocês! Palavras especiais de carinho!
A ESCOLA COMUNITÁRIA MARIA GREGÓRIA DOS SANTOS DESEJA
 UM FELIZ DIA DOS PAIS!

A FAMÍLIA QUE DESEJAR ENVIAR A FOTO DA FIGURA PATERNA (PELO WHATSAPP)
NÓS COLOCAMOS AQUI EM NOSSO MURAL.