ESSE É O NOSSO AMBIENTE EDUCACIONAL VIRTUAL.

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

NÓS SEGUIMOS PELA FORÇA DELAS

     O último trabalho de Ruth de Souza nos teatros foi em 1994, na peça "Anjo Negro", de Nelson Rodrigues. Entre 1995 a 2019, ela se dedicou exclusivamente ao cinema e à TV. Na TV Globo, seu último trabalho foi na minissérie "Se eu fechar os olhos agora". Em 2018 Ruth participou do episódio da Série Mister Brau, onde apareceu sendo ela mesma, dando depoimentos sobre representatividade. 

Lázaro Ramos e Taís Araújo, protagonistas da série, são também admiradores de Ruth. Na despedida dessa grande atriz, dos palcos da vida, Lázaro deixou as seguintes palavras:

"Nós seguimos em honra a você"

    Hoje finalizamos o mês de agosto e a biografia de Ruth de Souza percebendo como essa importante mulher, e sua trajetória de vida, influenciou mudanças que seguem, inspirando transformações em nossa sociedade.


SEGUNDA-FEIRA - 31 DE AGOSTO
Novas referências

Vocês conhecem a Milena? Ela é uma menina linda, de cabelos crespos e é apaixonada por futebol e música. O gosto pelo som vem de família, já que seu pai é produtor musical e sua mãe veterinária; que é uma médica especializada em cuidar de animais.

PROPOSTA PEDAGÓGICA :  FAZ DE CONTAS
1- (Todos os grupos) -  O faz de contas, ou jogo simbólico, é uma brincadeira que deve ser  - estimulada na criança. Hoje, vamos fazer de conta de somos médicas (os) veterinárias(os).
Há algum bichinho de pelúcia (plástico ou tecido) que pode ser tratado, aí em casa?
Limpar, lavar, cuidar, acolher...
Ouvir o "coração", examinar a boca, os olhos, etc.
Nesse faz de contas, vamos ampliando também a noção das partes do corpo dos animais.

2 - (Grupo 1 e 2) - Outra brincadeira que é bem estimulante é brincar com o clima. Que tal brincar que está chovendo em casa, picotanto papel e brincando de jogar para cima? 
(De forma lúdica e significativa, essa atividade trabalha a coordenação motora fina, o raciocínio e o movimento de pinça ou preensão manual dos objetos. Além de pensar sobre o tempo, de forma criativa.)

Para os grupos 4 e 5, vamos conhecer a Milena no Gibi!


TERÇA-FEIRA - 01 DE SETEMBRO
SETEMBRO, MÊS DAS FLORES
MÊS DE CONHECER LÉLIA GONZALEZ!

    Lélia Gonzalez foi uma intelectual, política, professora e antropóloga brasileira. Nascida em Belo Horizonte, Minas Gerais. Sua atuação sempre foi caracterizada pela capacidade de articular, com propriedade, sobre as questões do povo negro. É pioneira na formação e liderança do movimento negro no Brasil. Sua obra enfatiza o protagonismo negro, particularmente das mulheres. 

PROPOSTA PEDAGÓGICA :  CONHECENDO LÉLIA

1 - Apresentar a imagem de Lélia para criança e solicitar que reproduzam por meio da pintura.
2- (Grupos 4 e 5)  Escrever o nome de Lélia, sinalizando para criança as letras que compõe. Após, colar barbante, ou outro material semelhante que tenham acesso, fazendo o contorno sobre as letras.
3 -  (Grupo 4 e 5) Tem alguém na família ou outras pessoas próximas, cujas letras iniciais do nome são as mesmas de Lélia Gonzalez? Quais as letras que formam esse nome? Vamos aprender! Auxilie a criança nesse processo; pesquisem, escrevam e leiam juntos.

(Todos os Grupos) Apresente diferentes fotos para a criança; parentes, amigos, coleguinhas da escola e das mulheres que conhecemos até hoje, incluindo Lélia Gonzalez.
Todos nós temos um nome, converse com a criança sobre a escolha e significado do nome dela (caso não saibam, vamos tentar descobrir?)

(Grupo 1 e 2) - Chame a criança para se olhar no espelho para: se identificarem e a você; brincarem de abrir e fechar os olhos; abrirem a boca bem grande e enxergar os dentes e a língua para fora e depois para dentro novamente; tocarem o nariz com os dedos; apontarem as orelhas com os dedos uma de cada lado; sentirem os fios de cabelo entre os dedos etc.

Usando o material que for mais fácil para família, deixe que a criança desenhe no espelho.

Para casa nós enviamos, para colorir, a imagem do projeto "Insubmissas trajetórias negras"

QUARTA-FEIRA - 02 DE SETEMBRO
    Lélia Gonzalez, em 1942, mudou-se com toda família para o Rio de Janeiro. Fez graduação em História e Filosofia, mestrado em Comunicação e doutora em Antropologia Social. No doutorado se especializou em antropologia política, dedicando sua pesquisa em gênero e etnia. Lélia veio de uma família de 18 irmãos, sendo ela a penúltima. "A minha mãe praticamente cuidou desses filhos todos junto com a minha avó", contou ela.
    As relações entre irmãos oferecem um contexto importante para o desenvolvimento da compreensão da criança sobre seu mundo social, emocional, moral e cognitivo... A interação com crianças de diferentes idades é muito importante para o desenvolvimento da criança.

PROPOSTA PEDAGÓGICA :  NÚMEROS E QUANTIDADES

CONTAGEM
vídeos com contagem - 1 a 20
E a música da Mariana, quem lembra?

(Grupos 4 e 5)  Vamos contar as pessoas que compõem a nossa família e registrar os números em uma folha de papel. Quantas crianças? Quantos meninos? Quantas meninas? Quantos adultos? Quantos homens? Quantas mulheres? O registro pode ser feito em forma de tabela. Construa com a participação da criança, sinalizando palavras e números.

Jogos pedagógicos associando número à quantidade, utilizando tampinhas de garrafa Pet, canetinhas e folha de papel.

(Grupos  1 e 2)
Amassar, observar, contar...

Parece apenas mais uma brincadeira, mas é de forma lúdica e significativa que esta atividade trabalha a coordenação motora fina, o raciocínio, o movimento de pinça ou a preensão manual dos objetos e a matemática (noções de medidas e quantidade).
Vamos brincar com contagem, com tamanhos; rasgando e amassando jornal ou papel de revista.
Outra forma é brincar com os dedos das mãos. 
- CADA UM TEM O SEU JEITO. OLHA ESSE E OLHA O OUTRO DEDO.

QUINTA-FEIRA - 03 DE SETEMBRO
    Lélia Gonzalez era filha de mãe indígena, Dona Urcinda Seraphia de Almeida, que era empregada doméstica. "Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho, o Brasil tem 7 milhões de empregados domésticos. Este grupo é formado em sua maioria por mulheres negras, com baixa escolaridade que lutam para terem seus direitos respeitados."
    Foi com a busca por direitos iguais, que muitas mulheres passaram a trabalhar fora e conquistar sua própria carreira profissional. No entanto, as tarefas domésticas, ainda continuam sendo delegadas para mulheres, como um papel exclusivo delas.
     A Tarefa do lar, quando não desenvolvidas por um profissional, são feitas pelos membros de uma família. As crianças, sendo respeitadas em seu momento de brincar, em suas limitações e habilidades, podem ser estimuladas a realizar pequenas atividades.
    Quando colaboram com as atividades domésticas, os pequenos desenvolvem noções de respeito, autonomia e responsabilidade, pois, ao participar do processo, eles passam a entender como funciona a dinâmica do lar, valorizando as atividades realizadas pela família. Além disso, eles sentem mais próximos da família, tornando-se mais confiantes. Seja menino, ou menina, a criança deve aprender sobre a manutenção do lar.
    Foi com sua mãe que Lélia aprendeu lições de independência.

PROPOSTA PEDAGÓGICA :  "LAR COMO AMBIENTE EDUCATIVO".
Realizar tarefas simples como guardar seus brinquedos e calçados, levar as roupas sujas para o cesto, ajudar no preparo das refeições; ajudando a lavar legumes, por exemplo... Estimular os pequenos, nesse processo de independência é muito importante.
(Grupos 4 e 5) Que tal experimentar fazer uma tabela de cuidados com a casa para todo mundo participar?
Brincar com a criança de fazer lista de compras. Escrevam juntos o que necessitam comprar. Para facilitar o processo de compreensão por parte da criança, pesquisem imagens dos "itens da lista" (ou recortem de folhetos de mercado) e colem ao lado do nome.

Para ambas atividades, podem utilizar uma folha grande de papel e canetinhas, sinalizando as letras que compõem os nomes dos itens. Solicite a ajuda da criança, desenvolvam juntos e aceite as sugestões dela.

Visando tornar a atividade mais rica, construam notas de dinheiro e moedinhas com números para comprar os materiais da lista.

Depois de brincar, o brinquedo volta para o seu lugar!

SEXTA-FEIRA - 04 DE SETEMBRO
    5 de setembro é o Dia da Amazônia. A data foi criada para conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical do mundo, cuja biodiversidade está conectada com a vida de todo o planeta. 
A Amazônia é uma das maiores riquezas da humanidade.

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 :  Biodiversidade da Amazônia
Vamos criar imagens de animais diversos com pintura de mãos!
Falando na Amazônia, cerca de 180 povos indígenas vivem na região amazônica do Brasil, somando uma população de aproximadamente 208 mil indivíduos. A mãe de Lélia Gonzalez era indígena, e, pensando nisso, olha que ideia legal:
PROPOSTA PEDAGÓGICA 2  :  BRINCADEIRA

As brincadeiras indígenas são aquelas herdadas das culturas desenvolvidas pelos diversos grupos de índios do Brasil. Representam as brincadeiras e os jogos indígenas que foram criados nas tribos para diversão, sobretudo das crianças.
A peteca (nome de origem Tupi e que significa "tapear", "Golpear com as mãos") é um brinquedo muito popular feito com areia, couro e penas. 
Vamos improvisar uma peteca?
SEGUE ABAIXO LINK PARA ENCONTRAR LIVROS PARA LER ONLINE, GRATUITAMENTE:

INCENTIVO À LEITURA FAMILIAR

VIVA NOSSA BIODIVERSIDADE.
VIVA AS ÁRVORES
VIVA O VERDE DA NATUREZA
VIVA A AMAZÔNIA!
BOAS LEMBRANÇAS!


SEJA BEM VINDO, SETEMBRO!