"Empoderamento feminino é a consciência coletiva expressada por ações para fortalecer as mulheres e desenvolver equidade de gênero."
CONVERSA:
Será que existe alguma mulher astronauta? Mulheres também podem pilotar aviões?
O que essa mulher aqui da imagem está fazendo: Será que existe mulheres policiais?Perguntas que podem ajudar iniciar a conversar com as crianças e trazer o assunto da equidade de gênero no exercício de algumas profissões. (Todos os Grupos)
"Os estereótipos de gênero afetam o que as meninas e meninos escolhem como profissão no futuro." (Leitura Sugerida)
* O Rap durante muito tempo foi considerado como um gênero musical majoritariamente formado por artistas homens. O cenário está mudando com a presença cada vez mais forte de mulheres que veem no Rap uma ferramenta para falar através da música sobre questões relacionadas às mulheres negras e empoderamento.
ATIVIDADES:
1 - APRECIAÇÃO MUSICAL
Dentro da Educação Infantil, apreciação musical assim como diversas manifestações em arte tem por objetivo a comunicação, expressão e desenvolvimento da escuta.
O termo RAP significa rhythm and poetry (ritmo e poesia). O RAP surgiu na Jamaica na década de 1960. Este gênero musical foi levado pelos jamaicanos para os Estados Unidos, mais especificamente para os bairros pobres de Nova Iorque, no começo da década de 1970. (fonte)
Vamos escutar
Mc Soffia - Menina Pretinha
"Canto rap por amor, essa é minha linha
Sou criança, sou negra
Também sou resistência"
Outro Rap é o do Bolofofo, muito engraçadinho:
2 - ATIVIDADE COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA (Todos os Grupos)
Correr, pular, saltar, engatinhar, rolar; são atividades que trabalham movimentos que as crianças fazem com os braços, pernas e o corpo inteiro. Nas fases iniciais os movimentos de coordenação motora desenvolvem conexões no cérebro das crianças e permite que tenham cada vez mais domínio do seu corpo.
Vamos dançar Hip-Hop com eles?
Uma opção interessante é permitir que a criança dance frente à um espelho, para que possa observar sua própria imagem e os movimentos que são capazes de realizar.
QUE TAL CRIAR COM ELES UM APARELHO PARA OUVIR MÚSICA!
Segue um link para ajudar nessa criação: PRODUZINDO RÁDIO
Em sala faríamos uma atividade coletiva para criação desse aparelho de som.
___________________________________________
Olha Adriel caprichando na atividade sobre o Black Power
___________________________________________
Continuem nos enviando fotos das atividades, estamos gostando de acompanhar e compartilhar. Bons estudos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário