É importante observar os filmes que assistimos, as músicas que ouvimos, os livros que lemos e tudo que admiramos e consumimos. Se são feitos sempre por pessoas brancas e pouco apresentam pessoas negras, precisamos questionar isso.
A história invisibilizou a presença de mulheres e homens negros em diversos espaços. É um dever, desde a primeira infância, principalmente para crianças negras e não brancas (que até outro dia, não se viam em desenhos, em bonecas, brinquedos ou na literatura), apresentar referências que também as contemplem. Representatividade é importante tanto na construção da subjetividade, como na identidade negra.
"Quando refletirmos acerca da invisibilidade negra e seus efeitos na infância, podemos apontar sobre a magia dos contos de fadas, dos heróis e todo universo infantil serem retratados sempre por uma população não negra"
"Nós teremos que intensificar a exigência por justiça social e nos tornarmos mais militantes em defesa das populações vulneráveis. (...) resistência no chão, resistência nas salas de aula, resistência no trabalho, resistência na arte e na música." Angela Davis
Na arte, poucas referências nos são ofertadas com protagonismo negro. Mas existem e não são poucas. Hoje vamos apresentar aos nossos alunos para apreciação, obras de artistas, nascidos nos Estados Unidos assim como Angela Davis, e propor um fazer artístico.
Criança gosta de fazer arte. É a linguagem que melhor contempla o universo infantil.
PROPOSTA PEDAGÓGICA
- Essa criança está fazendo arte!
- Que bom!
Através da arte a criança desenvolve a auto-expressão, atenção, coordenação motora e pode ser o trampolim divertido para exercitar a criatividade. A escola não deve ser o único espaço em que a arte seja estimulada e celebrada.(Leitura Sugerida)
1 - Apresentar imagens das obras e seus autores
Observar juntos, criança e família. Deixar que a criança aponte e se expresse. Mostrar cores, encontrar formas. Apontar quem criou as obras e desafiar: Será que conseguimos fazer uma arte bem legal!?
2 - Propor que criem suas próprias obras.
Olha que ideias interessantes para criar!
Crianças que ainda não possuem habilidades motoras para criar formas, podem experimentar através de carimbos. Na ideia acima, os materiais utilizados foram milho e quiabo, veja como fica lindo. De repente em casa, na cozinha, tenha algo que contribua nessa arte!
Outra ideia interessante (voltada mais ao Grupo 4 e 5)
Fazer uma linda arte (um quadro decorativo com desenho em mosaico com pedaços de papel colorido.) Essa atividade pode ser feita com papel colado em um papelão para a montagem de um quadro para família
________________________________
Hoje vamos relembrar os alunos realizando atividade voltada a linguagem artística em sala.
Usando pincel, mãos, dedos... nesse momento eles podem explorar!1- Para começar, dobre três folhas ao meio e cole em formato de um livro. Iniciar com a criação da capa, como orientado. Usando a letra do nome da criança e fazendo um lindo colorido.
2 - Criar uma página como número que representa a idade da criança.(por extenso também)
3 - Recortar letras que formam o nome da cidade em que a criança nasceu.
4 - Orientar que a criança desenhe a si e a família.
5 - Para hoje, desenhe ou cole a imagem da comida que você mais gosta e, escreva a letra inicial do nome desta comida. Capriche!
________________________________
PARA PENSAR (FAMÍLIA)
Sobre o legado fabuloso que constitui a arte negra, "está chegando a hora de, pelo bem da autoestima do negro brasileiro, de seus descendentes, e do brasileiro em geral, que não fiquemos apenas em dias e semanas de festejos da "consciência negra". Abundam do Brasil grupos universitários e centros de pesquisas sobre artes europeias" quase não há pesquisas sobre povos de nossa principal e maior herança cultural. (fonte). Precisamos que nossas crianças saibam da riqueza do nosso povo.
______________________________
Ótimo final de semana! Nos encontramos semana que vem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário