ESSE É O NOSSO AMBIENTE EDUCACIONAL VIRTUAL.

segunda-feira, 25 de maio de 2020

É de ESCRITORA

Finalizamos o mês de maio e com ele ficam as aprendizagens trazidas com a biografia da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus.
A valorização da leitura como bússula para guiar o futuro, a determinação da escrita e olhar para a realidade, sem deixar de sonhar e fantasiar. 
"Digam ao povo brasileiro que meu sonho era ser escritora..."

SEGUNDA-FEIRA - 25/05
DIA DA ÁFRICA


Dia 25 de maio é um marco histórico para o continente africano, seu povo e descendentes. Foi neste dia, em 1963, que 32 chefes de estado africanos reuniram-se em Addis Abeba (Etiópia) com o objetivo de defender e emancipar o continente do colonialismo e do apartheid. Foi criado a OUA (Organização de Unidade Africana). A África é um continente com mais de 54 países com suas próprias línguas, costumes e cultura.


 Falando de cultura, desde o antigo Egito a África produz tecidos. Kente é um tecido tradicional dos povos Ashanti ou Asante, os mais conhecidos dentre os povos akan de Gana, na região ocidental da África. Os variados motivos geométricos e padrões são alguns feitos exclusivamente para homenagear pessoas importantes como rainhas, artistas e suas famílias, entre outros. Outros padrões se referem a plantas, animais bem como temas como riqueza, paz e bem estar.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

 (GRUPO 1 e 2) - TECIDOS
1- Selecione tecidos variados; lençóis, toalhas de banho, toalhas de mesa, lençóis, helanca, chita, feltro, camurça, tule.. O que houver de variado em casa, pode ser até uma roupa.
O importante é oferecer variações de texturas: áspero, macio, liso e rugoso.

Em um espaço dedicado para esta atividade, mostre os tecidos e incentive que manuseiem e expressem como perceberam este material. Trabalhem as diferentes cores, tamanhos, texturas etc. Dêem oportunidades para que esses tecidos possam compor algo do imaginário da criança; como por exemplo uma capa. 
(TODOS OS GRUPOS)
1 - Os grupos 1 e 2 podem mais observar e serem instigados a tentar. Os grupos 3, 4 e 5 que possuem mais habilidade, podem tentar compor inspirados pelos tecidos Kente (pesquisar e mostrar imagens dos tecidos)
Desenvolvendo habilidades motoras:  vivência de tecelagem manual. 
Para saber passo a passo - > Como Fazer Tear com Papelão

Vamos dançar! Encontramos uma canção bem divertida onde os tecidos africanos aparecem em variadas formas e cores!
2 - (Grupo 4 e 5) 

Apresentar a bandeira para as crianças sinalizando as cores que a compõem e solicitar que reproduzam ao seu modo utilizando materiais como lápis coloridos, tintas, dentre outros, utilizando as cores correspondentes.

Cantávamos com eles todas as tardes o hino da África do Sul. A sua letra inclui cinco das onze línguas oficiais da África do Sul. Para conhecer -> HINO ÁFRICA DO SUL

NKOSI SIKELEL' IAFRIKA
DEUS ABENÇOE A ÁFRICA

MORENA BOLOKA SETJHABA SA HESO
DEUS CUIDE DE NOSSA NAÇÃO

VAMOS OUVIR A CONTAÇÃO DESSA HISTÓRIA:
Após conhecer a história de Obax, vamos fazer uma atividade inspirada nela.
(GRUPOS 1 E 2) RASGAR PAPEL E FAZER CHUVINHA DE "FLORES".

(GRUPOS  3, 4 E 5) PESQUISAR E DESENHAR UMA LINDA ÁRVORE BAOBÁ.

TERÇA-FEIRA - 26/05
A FILHA PROFESSORA 
Um dos sonhos de Carolina era que sua filha Vera Eunice fosse professora e esse sonho tornou-se realidade. Mas assim como o sonho de ser escritora, Carolina fez tornar-se realidade com práticas diárias. Vera Eunice, professora, contou em entrevista que sua mãe sempre incentivou seus estudos. Mesmo com todas as dificuldades, pagava até reforço escolar. Vera Eunice conta também que sua mãe aspirava a se tornar cantora e atriz.


PROPOSTA PEDAGÓGICA
(TODOS OS GRUPOS) FAZ DE CONTAS
Disponibilizar para a criança materiais como livros de história, papéis, lápis, canetinha colorida, para brincadeira. A criança será o professor(a) e o adulto será aluno(a). (Grupos 3, 4 e 5)



Inspirados pelo desejo de Carolina de ser atriz...
(Grupos 1 e 2) Vamos fazer de conta que somos rainhas e reis!
Disponibilizar materiais diversos encontrados nas histórias; capa, coroa, colares, turbante, cavalo de pau e o que houver para enriquecer o faz-de-contas. Até àquela fantasia (do carnaval) pode criar uma rainha ou um rei bem diferente. 
Podemos criar uma coroa bem bonita, reutilizando papelão e deixar bem colorida!
Convide a criança para brincar livremente, manuseando e utilizando os objetos conforme suas vontades. Observe suas reações, quais os sons emitidos, os gestos e chamando de "rainha/rei" vá trazendo propostas que ampliem suas experiências. (Exemplo1: A rainha agora está no seu cavalo "pocotó pocotó. Upa cavalinho"). 
Vamos ouvir a história da "Professora e o regador mágico"

Na sua casa tem plantinhas? Se sim, regar as plantas é uma ótima oportunidade para aprender sobre a natureza.

QUARTA-FEIRA - 27/05



A Mata Atlântica é um dos grandes biomas brasileiros e uma das florestas mais ricas em diversidade de vida no planeta. Existem nessa grande florestas inúmeros tipos de plantas e milhões de espécies de animais, incluindo os insetos. Algumas espécies de animais enfrentam grandes problemas devido ao desmatamento, correndo risco de extinção (quando o último membro daquela espécie desaparece).

PROPOSTA PEDAGÓGICA
(TODOS OS GRUPOS)
1 - Conversar com a criança sobre a importância de preservar as matas, não cortar as árvores.
2 - Criar uma árvore (por meio do desenho, usando carimbo-de mão ou colagem)
Na aula do exemplo abaixo nós usamos a casca do Aipim para criar o tronco.
 E SE EU FOSSE UMA ÁRVORE? (Lembrança da nossa brincadeira)

3 - Conversar com a criança sobre os animais da mata Atlântica. Mostrar imagens de alguns animais.
O mico-leão-dourado é um dos mascote da conservação da Mata Atlântica brasileira. Resiste a extinção mas ainda é uma espécie ameaçada.
4 - Vamos fazer um desenho do mico-leão-dourado.

OLHA A HISTÓRIA DE HOJE:
A PRÓ ENCONTROU ELE AQUI-> A CANÇÃO DOS PÁSSAROS
VOCÊ JÁ OUVIU O CANTO DOS PÁSSAROS?
VAMOS IMAGINAR QUE SOMOS PÁSSAROS E BATER NOSSAS ASINHAS!

QUINTA-FEIRA - 28/05
CULTURA e FAVELA

Carolina Maria de Jesus viveu grande parte da sua vida na favela do Canindé. O nome favela ficou conhecido por local com habitações improvisadas, sem infraestrutura, que ocupavam os morros. Houve grandes mudanças nas favelas que existiam na época de Carolina Maria para os modelos de ocupação dos subúrbios atuais.
Mas podemos dizer que assim como Carolina Maria de Jesus, há muitos artistas nas periferias contribuindo com sua arte para revelar olhares.


Uma arte urbana muito presente nas periferias são os grafites (a produção de desenhos em locais públicos como paredes, edifícios, ruas, viadutos, becos ...)
Desenhar é registrar coisas.

PROPOSTA PEDAGÓGICA - GARATUJAS 

(TODOS OS GRUPOS) Disponibilizar variedade de lápis de cores e papel em branco para que a criança possa expressar-se por meio do desenho de forma espontânea.

(GRUPOS 3, 4 E 5) Conversar sobre a arte do grafite e pesquisar diferentes desenhos. Tentar, junto com a família, lembrar lugares que passavam e dos desenhos encontrados nos muros.

Criar formas diferentes de se expressar por meio do desenho!

Vamos conhecer a história A PEQUENA TARTARUGA VERDE
VOCÊ PODE OUVIR ESSA HISTÓRIA AQUI - > A PEQUENA TARTARUGA VERDE
AGORA, VAMOS BRINCAR QUE SOMOS TARTARUGAS E CAMINHAR BEM DEVAGARINHO.
SEXTA-FEIRA - 27/05
PROVÉRBIOS

Carolina Maria de Jesus lançou seu livro Provérbio, que se trata de ditos populares, reflexões e pensamentos sobre diversos temas. "Espero que alguns dos meus provérbios possa auxiliar alguns leitores à reflexão. Porque o provérbio é antes de tudo uma advertência em forma de conta-gotas, já que nos é dado a compreender mutuamente para ver se conseguimos chegar ao fim da jornada com elegância e decência" (Carolina Maria de Jesus) 
Aproveitando o título do livro de Carolina, compartilhamos um provérbio africano.


PROPOSTA PEDAGÓGICA
(Brincando com provérbios e ditos populares)

(GRUPO 1 e 2) TRABALHANDO OS SENTIDOS
1 - "Rapadura é doce mas não é mole"
Para essa atividade precisamos de alimentos DUROS e MOLES.
Usando uma vasilha plástica grande, colocar alimentos e estimular o manuseio deles. Permitir que a criança explore (aproveitar esse momento para oferecer alimentos que a criança ainda não experimentou ou que normalmente rejeita, mas dentro da atividade pode se interessar) podendo levar a boca e comer. Estar junto e observar 
Cenoura, Beterraba, Chuchu, são exemplo de alimentos que podem ser apresentados bem cozidos (MOLE) ou cru (DURO). Gelatina também é uma ótima como elemento mole para ser explorado com o tato.

(GRUPO 3, 4 e 5) BRINCADEIRAS POPULARES
"Saco vazio não para em pé"
Qual a parte do corpo que nos possibilita andar, crianças?
Brincadeira - Corrida de saco.

"Pior cego é aquele que não quer ver"
Qual a parte do corpo que nos permite enxergar?
(Brincar de cobra cega)
____________________________________
A HISTÓRIA DE HOJE É SOBRE A BICICLETA E A PIPA!

ENCONTREI ELA AQUI -> A BICICLETA VOADORA

Uma atividade muito boa que pode ser feita inspirada pela história é deitar no chão levantar os joelhos e simular os movimentos "pedalando a bicicleta". 

As fotos de hoje são do Dia da África do ano passado e de atividades voltadas a natureza.



Finalizamos o mês de maio agradecemos pelo apoio. 

domingo, 17 de maio de 2020

O PODER DA LEITURA

A escritora Carolina Maria de Jesus, no dia em que completaria 105 anos, 15 de março de 2019, foi homenageada pelo Google. 

Grande leitora, Carolina Maria conta que os livros que guiaram seus pensamentos. "Bendita as horas que passei lendo. Cheguei a conclusão que é o pobre quem deve ler. Porque o livro, é a bússola que há de orientar o homem no porvir". 

SEGUNDA-FEIRA - 18/05
AS CASAS DE CAROLINA 

Carolina Maria de Jesus já morou em diferentes casas; de madeira, de tijolo e até de sapé.
Já morou na favela, já morou em sítio, já morou no campo. No livro Diário de Bibita Carolina conta sobre a casa que morou com sua mãe: "A nossa casinha era recoberta de sapé. As paredes eram de adobe cobertas com capim. Todos os anos tinha que trocar o capim, porque apodrecia, e tinha que trocar antes das chuvas. (...) O chão não era de assoalho, era de terra dura, condensada de tanto pisar" 

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Conversar com a criança sobre a casa em que mora. Pensar os cômodos, descobrir o local preferido e o motivo. Aproveitar para incentivar comportamentos como o de "arrumar a própria cama". (Leitura Sugerida)

(GRUPO 1 e 2)
Como nos exemplos abaixo, vamos criar uma pequena casa com papelão (ou com algo que esteja acessível à família) e propor fazer os telhados da casa com pregadores.
A tarefa é conseguir fixar o pregador na imagem da casa.

Várias propostas podem envolver os pregadores. Para os grupos 1 e 2 é um ótimo exercício para motricidade. Segue abaixo alguns exemplos:
(GRUPOS 3, 4 e 5) - Assistir ao vídeo da história "Os três porquinhos". Pesquisar e recortar imagens de diferentes tipos de casa e fazer uma linda colagem utilizando essas imagens.

A DICA DO LIVRO DE HOJE É:
ENCONTREI ELE AQUI -> SOVACO DA COBRA 
No livro o menino aparece brincando com um carrinho feito de garrafa. Vamos tentar criar!


TERÇA-FEIRA - 19/05
"PEDAÇOS DA FOME"

Pedaços da fome é o título do terceiro livro de Carolina Maria de Jesus, é uma ficção. Mas a realidade da fome esteve presente em Quarto de despejo, onde a sua miséria é martelada dia-a-dia (Fonte)
"Precisamos valorizar a educação alimentar e o privilégio de ter comida a mesa." 

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Na escola, antes de qualquer refeição, nós agradecíamos pelo alimento. É importante reforça esse hábito em casa, assim como, sempre que possível, relacionar a comida com o bom funcionamento do organismo. Exemplo:
"Beterraba faz bem pro coração!"
"Tomate faz bem para os olhos!"
"Banana tem cálcio, fortalece nossos ossos!"

(GRUPO 1 e 2)
Como sabemos que algumas vezes faltam recursos, alguns alimentos podem ser usados em atividades. Enquanto a família prepara o alimento, um pouco dele pode ser usado para estimular os pequenos.

O desafio é encaixar!
(GRUPO 3,4 e 5) Trabalhar alimentos. Atividades sensoriais. Vendar os olhos das crianças para que elas descubram o que estão experimentando (frutas, legumes, verduras); degustar diferentes sabores estimulando a percepção doce, salgado, azedo, amargo. Preparar um suco ou salada com os alimentos provados.

A DICA DO LIVRO DE HOJE É:
ENCONTREI ELE AQUI -> SUPER PROTETORES 
Que tal fazer como o Caetano na foto abaixo e brincar que é doutora ou doutor?
É possível fazer a "maleta médica" criando com papelão. Somar imaginação e criatividade.


QUARTA-FEIRA - 20/05

PROPOSTA PEDAGÓGICA

(Todos os grupos) Pela estrada afora...

Traçar no chão linhas fechadas e abertas, curvas, retas para que a criança possa andar por cima. Estimulando o equilíbrio e a coordenação motora ampla.
Para variar aumentar o grau de dificuldade, solicitar que a criança ande sem desviar o pé da linha.

Essa atividade também pode ser feita utilizando um brinquedos. Como a criança acima.


A DICA DO LIVRO DE HOJE É:

ENCONTREI ELE AQUI -> AZIZI, O MENINO VIAJANTE 
Vamos fazer uma viagem pela casa, sonhando que voamos pelo mundo!
Vocês podem criar até um avião!

QUINTA-FEIRA - 21/05
"UM PAR DE SAPATOS"
Carolina Maria de Jesus pretendia comprar no aniversário de Vera Eunice, sua filha, um par de sapatos. Porém, com a necessidade de comprar alimentos, não podia realizar alguns dos seus desejos. "Eu achei um par de sapatos no lixo, lavei e remendei para ela calçar" (trecho de abertura do livro O quarto de despejo, 1960) 

Já envolveu a criança em atividades sobre cuidados com os sapatos? Sobre os bons hábitos que começam na infância, cuidar dos calçados é  importante, vamos incentivar.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

 (Grupo 1 e 2) -  Alinhavos.
Trabalha a coordenação, a criatividade, a atenção e é muito divertido.
Apresentar diferentes pares de sapatos e comparar, ressaltando características como: grande/pequeno, com cadárço/sem cadárço.
Criar um par de sapatos com papelão e fazer os furos para colocar o cadárço (retirado de algum sapato). "Entrou por aqui, saiu por alí."  Deixar que a criança tente passar por todos os "buraquinos."
Para os maiores, pode ser uma atividade para aprender a amarrar os cadarços. Fazer um laço.
(Grupos 3, 4 e 5) Aproveitando o trabalho com pares, confeccionar jogo da memória com a criança, procurar as figuras iguais e formar pares.
VAMOS OUVIR A HISTÓRIA "O SAPATO QUE MIAVA"

SEXTA-FEIRA - 22/05
A POETISA NEGRA

Carolina Maria de Jesus, com o sonho de se tornar escritora, em 1941 foi a redação do jornal Folha da Manhã com um poema escrito em homenagem a Getúlio Vargas. Logo depois disso, o seu texto e foto foram publicados no jornal. Persistente, continuou enviando os seus poemas para a redução, recebendo o apelido de "A poetisa negra".(Fonte)

Em sonhos Carolina conversava com as estrelas. Elas organizavam um espetáculo para homenageá-la. Dançavam e dançavam ao redor dela e formavam um risco luminoso.
PROPOSTA PEDAGÓGICA

(Grupos 1 e 2) BRILHA BRILHA ESTRELINHA
Vamos cantar juntos:
Brilha brilha estrelinha
Quero ver você brilhar
Lá no alto, lá no céu
Num desenho de cordel
Brilha brilha estrelinha
Baila linda
Bailarina

E por falar em cordel, vamos assistir um Cordel animado:

(Todos os grupos) Encontrar uma caixa e colocar, junto com a criança, alguns brinquedos. Pegar esse "baú encantado" e brincar, como no cordel, ressaltando as qualidades do brinquedo e aproveitando para entrar no faz-de-conta.

(Grupo  3, 4 e 5)  Trabalhar poemas infantis e a expressividade.
Ler poemas para as crianças, alguns exemplo: "A bailarina" de Cecília Meireles. "As borboletas" de Vínícius de Moraes. Estimular por meio da brincadeira, movimentos citados nos poemas. Dar vida aos personagens descritos, através do desenho.
A história de hoje vem dos povos Xonas, que habitam tanto em Moçambique como no Zimbábue. Quem conta é Mafuane Oliveira:
"As crianças são um verdadeiro presente para o universo!"
Agora, vamos tentar fazer um desenho da Nyangara Chena. Compartilha conosco!

ROTINA

Estimular a curiosidade pelo mundo real!

A janela do tempo pode ser em casa. O importante é exercitar esse olhar em relação ao clima. Procure um lugar onde o céu possa ser amplamente visto, observe e pense junto com a criança (Todos os Grupos). 
Que tal criar por meio do desenho diferentes imagens sobre o clima do dia!

NÃO ESQUECER DE TRABALHAR DIARIAMENTE: 

RELEMBRANDO NOSSOS HORÁRIOS:

07:30 as 08:00 Entrada
08:00 Café da manhã
08:30 Acolhimento 
08:45 Momento de brincar 
09:30 Banho
11:00 Almoço
11:30 as 13:00 Hora do Sono

13:00 Acordam  (os alunos da tarde chegam)
13:30 Acolhimento
Iniciamos a rotina da tarde ouvindo o Hino do Brasil e da África.
Realizamos atividades de socialização. Dançamos, alongamos, conversamos... 
14:00 Lavar as mão para o lanche
14:15 Descemos para lanchar
15:00 Escovamos os dentes
15:15 Iniciamos atividade pedagógica
15:40 Contação de história
16:00 Higienização para retornar para casa

"O importante é estabelecer horários e criar hábitos saudáveis que tornem o ambiente mais organizado e confortável para todos!"
VÍDEOS

Relembrando que, na escola eles tem momentos em que podem assistir vídeos. Esses desenhos também estão em consonância com nossos projetos.

Abaixo tem um Link com uma compilação de canções africanas. Eles adoram!

"Olélé, Olélé , Olélé  Moliba Makasi "
Essa é a favorita! Tradução: Olelê! A correnteza está forte!  Línguas: Lingala e francês

Sobre os vídeos que assistimos em sala, há sempre uma música que está relacionada à algo de nossa rotina. Vamos falar sobre o momento da escovação dos dentes.
É importante dar continuidade ao hábito de  escovar os dentes após as refeições.



Segue abaixo links com Vídeos que em casa podem também estimular no momento da escovação:





Segue abaixo links com  Vídeos com músicas para estimular o consumo de água:

Palavra Cantada - De Gotinha em Gotinha

Palavra Cantada - Naturágua

Palavra Cantada - Quando Eu Era Um Peixinho

--------------------------------------------------------
Estamos sentindo falta dos registros das atividades!
Sabemos que é um momento muito difícil. Mas logo estaremos juntos novamente!