A escritora Carolina Maria de Jesus, no dia em que completaria 105 anos, 15 de março de 2019, foi homenageada pelo Google.
Grande leitora, Carolina Maria conta que os livros que guiaram seus pensamentos. "Bendita as horas que passei lendo. Cheguei a conclusão que é o pobre quem deve ler. Porque o livro, é a bússola que há de orientar o homem no porvir".
SEGUNDA-FEIRA - 18/05
AS CASAS DE CAROLINA
A DICA DO LIVRO DE HOJE É:
ENCONTREI ELE AQUI -> SOVACO DA COBRA
AS CASAS DE CAROLINA
Carolina Maria de Jesus já morou em diferentes casas; de madeira, de tijolo e até de sapé.
Já morou na favela, já morou em sítio, já morou no campo. No livro Diário de Bibita Carolina conta sobre a casa que morou com sua mãe: "A nossa casinha era recoberta de sapé. As paredes eram de adobe cobertas com capim. Todos os anos tinha que trocar o capim, porque apodrecia, e tinha que trocar antes das chuvas. (...) O chão não era de assoalho, era de terra dura, condensada de tanto pisar"
PROPOSTA PEDAGÓGICA
Conversar com a criança sobre a casa em que mora. Pensar os cômodos, descobrir o local preferido e o motivo. Aproveitar para incentivar comportamentos como o de "arrumar a própria cama". (Leitura Sugerida)
(GRUPO 1 e 2)
Como nos exemplos abaixo, vamos criar uma pequena casa com papelão (ou com algo que esteja acessível à família) e propor fazer os telhados da casa com pregadores.
A tarefa é conseguir fixar o pregador na imagem da casa.
(GRUPOS 3, 4 e 5) - Assistir ao vídeo da história "Os três porquinhos". Pesquisar e recortar imagens de diferentes tipos de casa e fazer uma linda colagem utilizando essas imagens.Conversar com a criança sobre a casa em que mora. Pensar os cômodos, descobrir o local preferido e o motivo. Aproveitar para incentivar comportamentos como o de "arrumar a própria cama". (Leitura Sugerida)
(GRUPO 1 e 2)
Como nos exemplos abaixo, vamos criar uma pequena casa com papelão (ou com algo que esteja acessível à família) e propor fazer os telhados da casa com pregadores.
A tarefa é conseguir fixar o pregador na imagem da casa.
Várias propostas podem envolver os pregadores. Para os grupos 1 e 2 é um ótimo exercício para motricidade. Segue abaixo alguns exemplos:
A DICA DO LIVRO DE HOJE É:
ENCONTREI ELE AQUI -> SOVACO DA COBRA
TERÇA-FEIRA - 19/05
"PEDAÇOS DA FOME"
Pedaços da fome é o título do terceiro livro de Carolina Maria de Jesus, é uma ficção. Mas a realidade da fome esteve presente em Quarto de despejo, onde a sua miséria é martelada dia-a-dia (Fonte)
"Precisamos valorizar a educação alimentar e o privilégio de ter comida a mesa."
PROPOSTA PEDAGÓGICA
Na escola, antes de qualquer refeição, nós agradecíamos pelo alimento. É importante reforça esse hábito em casa, assim como, sempre que possível, relacionar a comida com o bom funcionamento do organismo. Exemplo:
"Banana tem cálcio, fortalece nossos ossos!"
(GRUPO 1 e 2)
Na escola, antes de qualquer refeição, nós agradecíamos pelo alimento. É importante reforça esse hábito em casa, assim como, sempre que possível, relacionar a comida com o bom funcionamento do organismo. Exemplo:
"Beterraba faz bem pro coração!"
"Tomate faz bem para os olhos!""Banana tem cálcio, fortalece nossos ossos!"
(GRUPO 1 e 2)
Como sabemos que algumas vezes faltam recursos, alguns alimentos podem ser usados em atividades. Enquanto a família prepara o alimento, um pouco dele pode ser usado para estimular os pequenos.
O desafio é encaixar!
(GRUPO 3,4 e 5) Trabalhar alimentos. Atividades sensoriais. Vendar os olhos das crianças para que elas descubram o que estão experimentando (frutas, legumes, verduras); degustar diferentes sabores estimulando a percepção doce, salgado, azedo, amargo. Preparar um suco ou salada com os alimentos provados.
A DICA DO LIVRO DE HOJE É:
ENCONTREI ELE AQUI -> SUPER PROTETORES
Que tal fazer como o Caetano na foto abaixo e brincar que é doutora ou doutor?
É possível fazer a "maleta médica" criando com papelão. Somar imaginação e criatividade.
QUARTA-FEIRA - 20/05
A DICA DO LIVRO DE HOJE É:
Vocês podem criar até um avião!
PROPOSTA PEDAGÓGICA
(Todos os grupos) Pela estrada afora...
Traçar no chão linhas fechadas e abertas, curvas, retas para que a criança possa andar por cima. Estimulando o equilíbrio e a coordenação motora ampla.
Para variar aumentar o grau de dificuldade, solicitar que a criança ande sem desviar o pé da linha.
Essa atividade também pode ser feita utilizando um brinquedos. Como a criança acima.
A DICA DO LIVRO DE HOJE É:
ENCONTREI ELE AQUI -> AZIZI, O MENINO VIAJANTE
Vamos fazer uma viagem pela casa, sonhando que voamos pelo mundo!
QUINTA-FEIRA - 21/05
"UM PAR DE SAPATOS"
(Grupos 3, 4 e 5) Aproveitando o trabalho com pares, confeccionar jogo da memória com a criança, procurar as figuras iguais e formar pares.
VAMOS OUVIR A HISTÓRIA "O SAPATO QUE MIAVA"
Carolina Maria de Jesus pretendia comprar no aniversário de Vera Eunice, sua filha, um par de sapatos. Porém, com a necessidade de comprar alimentos, não podia realizar alguns dos seus desejos. "Eu achei um par de sapatos no lixo, lavei e remendei para ela calçar" (trecho de abertura do livro O quarto de despejo, 1960)
Já envolveu a criança em atividades sobre cuidados com os sapatos? Sobre os bons hábitos que começam na infância, cuidar dos calçados é importante, vamos incentivar.
PROPOSTA PEDAGÓGICA
(Grupo 1 e 2) - Alinhavos.
Trabalha a coordenação, a criatividade, a atenção e é muito divertido.
Apresentar diferentes pares de sapatos e comparar, ressaltando características como: grande/pequeno, com cadárço/sem cadárço.
Criar um par de sapatos com papelão e fazer os furos para colocar o cadárço (retirado de algum sapato). "Entrou por aqui, saiu por alí." Deixar que a criança tente passar por todos os "buraquinos."
Para os maiores, pode ser uma atividade para aprender a amarrar os cadarços. Fazer um laço.Trabalha a coordenação, a criatividade, a atenção e é muito divertido.
Apresentar diferentes pares de sapatos e comparar, ressaltando características como: grande/pequeno, com cadárço/sem cadárço.
Criar um par de sapatos com papelão e fazer os furos para colocar o cadárço (retirado de algum sapato). "Entrou por aqui, saiu por alí." Deixar que a criança tente passar por todos os "buraquinos."
(Grupos 3, 4 e 5) Aproveitando o trabalho com pares, confeccionar jogo da memória com a criança, procurar as figuras iguais e formar pares.
VAMOS OUVIR A HISTÓRIA "O SAPATO QUE MIAVA"
SEXTA-FEIRA - 22/05
A POETISA NEGRA
Carolina Maria de Jesus, com o sonho de se tornar escritora, em 1941 foi a redação do jornal Folha da Manhã com um poema escrito em homenagem a Getúlio Vargas. Logo depois disso, o seu texto e foto foram publicados no jornal. Persistente, continuou enviando os seus poemas para a redução, recebendo o apelido de "A poetisa negra".(Fonte)
Em sonhos Carolina conversava com as estrelas. Elas organizavam um espetáculo para homenageá-la. Dançavam e dançavam ao redor dela e formavam um risco luminoso.
PROPOSTA PEDAGÓGICA
(Grupos 1 e 2) BRILHA BRILHA ESTRELINHA
Vamos cantar juntos:
Brilha brilha estrelinha
Quero ver você brilhar
Lá no alto, lá no céu
Num desenho de cordel
Brilha brilha estrelinha
Baila linda
Bailarina
E por falar em cordel, vamos assistir um Cordel animado:
(Todos os grupos) Encontrar uma caixa e colocar, junto com a criança, alguns brinquedos. Pegar esse "baú encantado" e brincar, como no cordel, ressaltando as qualidades do brinquedo e aproveitando para entrar no faz-de-conta.
(Grupo 3, 4 e 5) Trabalhar poemas infantis e a expressividade.
Ler poemas para as crianças, alguns exemplo: "A bailarina" de Cecília Meireles. "As borboletas" de Vínícius de Moraes. Estimular por meio da brincadeira, movimentos citados nos poemas. Dar vida aos personagens descritos, através do desenho.
A história de hoje vem dos povos Xonas, que habitam tanto em Moçambique como no Zimbábue. Quem conta é Mafuane Oliveira:
"As crianças são um verdadeiro presente para o universo!"
Agora, vamos tentar fazer um desenho da Nyangara Chena. Compartilha conosco!
ROTINA
Estimular a curiosidade pelo mundo real!
A janela do tempo pode ser em casa. O importante é exercitar esse olhar em relação ao clima. Procure um lugar onde o céu possa ser amplamente visto, observe e pense junto com a criança (Todos os Grupos).
Que tal criar por meio do desenho diferentes imagens sobre o clima do dia!
NÃO ESQUECER DE TRABALHAR DIARIAMENTE:
RELEMBRANDO NOSSOS HORÁRIOS:
07:30 as 08:00 Entrada
08:00 Café da manhã
08:30 Acolhimento
08:45 Momento de brincar
09:30 Banho
11:00 Almoço
11:30 as 13:00 Hora do Sono
13:00 Acordam (os alunos da tarde chegam)
13:30 Acolhimento
Iniciamos a rotina da tarde ouvindo o Hino do Brasil e da África.
Realizamos atividades de socialização. Dançamos, alongamos, conversamos...
14:00 Lavar as mão para o lanche
14:15 Descemos para lanchar
15:00 Escovamos os dentes
15:15 Iniciamos atividade pedagógica
15:40 Contação de história
16:00 Higienização para retornar para casa
"O importante é estabelecer horários e criar hábitos saudáveis que tornem o ambiente mais organizado e confortável para todos!"
Sobre os vídeos que assistimos em sala, há sempre uma música que está relacionada à algo de nossa rotina. Vamos falar sobre o momento da escovação dos dentes.
VÍDEOS
Relembrando que, na escola eles tem momentos em que podem assistir vídeos. Esses desenhos também estão em consonância com nossos projetos.
Abaixo tem um Link com uma compilação de canções africanas. Eles adoram!
"Olélé, Olélé , Olélé Moliba Makasi "
Essa é a favorita! Tradução: Olelê! A correnteza está forte! Línguas: Lingala e francês
Essa é a favorita! Tradução: Olelê! A correnteza está forte! Línguas: Lingala e francês
Sobre os vídeos que assistimos em sala, há sempre uma música que está relacionada à algo de nossa rotina. Vamos falar sobre o momento da escovação dos dentes.
É importante dar continuidade ao hábito de escovar os dentes após as refeições.
Segue abaixo links com Vídeos que em casa podem também estimular no momento da escovação:
Segue abaixo links com Vídeos com músicas para estimular o consumo de água:
* Palavra Cantada - Naturágua
* Palavra Cantada - Quando Eu Era Um Peixinho
Estamos sentindo falta dos registros das atividades!
Sabemos que é um momento muito difícil. Mas logo estaremos juntos novamente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário