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segunda-feira, 27 de julho de 2020

ESCREVIVÊNCIAS

"A história de Ponciá Vicêncio descreve os caminhos, as andanças, as marcas, os sonhos e os desencantos da protagonista. Conceição Evaristo traça a trajetória da personagem, uma mulher negra, da infância à idade adulta. É um livro que discute a questão da identidade de Ponciá, que quando criança tinha uma semelhança física muito grande com seu avô, Vicêncio. Ela carregava herança do avô.

SEGUNDA-FEIRA - 27/07

Do mesmo modo que há dias para homenagear nossos pais e mães, há também um dia especial para prestar homenagens aos nossos mais velhos, os avós. Na data 26 de julho é comemorado aqui no Brasil o dia dos avós. É um ótimo momento para pensarmos na importância dos nossos anciões. Herdamos nomes, sobrenomes, características físicas, crenças e ensinamentos que ajudam na construção da identidade da família.

PROPOSTA PEDAGÓGICA: DIA DOS AVÓS

(Grupo 3, 4 e 5) Assistir a parlenda "A casinha da vovó" (VÍDEO AQUI)
Após, possibilite à criança sentir o cheiro de pó de café e identificar. Você conhece esse cheiro? 

(Grupo 4 e 5) Vamos escrever a palavra café? Auxilie a criança nesse processo. Para o grupo 3, o adulto pode fazer o contorno com cola sobre a palavra, para que a criança possa fazer o contorno utilizando pó de café.

Vamos discriminar alimentos líquidos e sólidos. Mostre para criança alimentos na forma líquida que tenham em casa, como os encontrados na cozinha da vovó: o café, chá, suco, água. Bem como alimentos na forma sólida como: pão, biscoito, massas, frutas etc. Estimule a identificar outros.

Ponciá, quando criança, fazia artesanato com sua mãe. Construa com a criança peças de artesanato de massinha de modelar. Que tal construir utensílios que encontramos na cozinha da vovó? Panelinhas, jarras, pratos, copos...
                 VAMOS OUVIR UMA MÚSICA!
(TODOS OS GRUPOS) Que tal reservar esse dia para pensar nos nossos mais velhos? Se estiverem por perto, aproveitar para estar juntinhos. Separar um livro e fazer uma leitura bem divertida, ou ouvir uma história que foi contada para diferentes gerações da família.
Ano passado fizemos em sala uma lembrancinha para o dia dos avós e houve um lanche com as crianças na escola. Que tal em casa, por meio da pintura ou do desenho, com ajuda do adulto, fazer um cartãozinho bem bonito para dar de presente aos avós? (Caso não seja possível entregar, tira uma foto e envia.) Será um gesto bonito.

Para os avós que já se foram, a família pode trazer uma fotografia e resgatar uma boa lembrança. De repente uma receita gostosa que faz o sentido do paladar relembrar com carinho dessas pessoas amadas.

Há um provérbio africano que diz:
"Cada ancião que morre é uma biblioteca que se queima"
 

TERÇA-FEIRA - 28/07
A 61ª edição do Jabuti, tradicional prêmio literário do país, homenageou a escritora e educadora mineira Conceição Evaristo. A autora recebeu o título de personalidade literária do ano pelo prêmio, que é o mais importante de literatura brasileira. 
"Essa homenagem cria outra crença. Na medida que outros escritores e outras escritoras, especialmente os mais jovens, vem o reconhecimento do meu texto, acho que cria uma esperança de que um texto deles pode ser reconhecido também. Gera uma certeza do valor da nossa literatura", comenta Conceição. (Fonte)

A ESCRITORA CONCEIÇÃO, FOI HOMENAGEADA NO PRÊMIO COM NOME DE UM ANIMAL, O JABUTI. VOCÊ CONHECE O JABUTI?

PROPOSTA PEDAGÓGICA: JABUTI

Vamos usar o carimbo de mão para fazer um jabuti. Com ajuda do adulto vamos pintar a mão de verde e com tinta ou canetinha, após secar, vamos compor o corpo do animal.
PRA INSPIRAR, A MÚSICA "O JABUTI"
2 - Brincando de imitar o Jabuti.
TEM BICHO QUE É BEM RÁPIDO, CORRE! MAS TE UNS QUE ANDAM BEM DEVAGARZINHO. VAMOS IMITAR UM JABUTI?
Essa é uma atividade que pode ser feita entre os adultos, que podem fazer gestos de forma bem lenta, como os movimentos do Jabuti. E assim, convidar a criança para ficar cada vez mais devagar.

(GRUPO 3, 4 e 5)Falando em Jabuti, vamos conhecer o grupo dos répteis. Eles compõem um dos diferentes grupos de animais, os mais conhecidos são largatos, serpentes, crocodilos, jacaré, as tartarugas e os jabutis.
Conversar com a criança sobre a família dos animais. Que eles pertencem a um grupo.

(TODOS OS GRUPOS) Jogo tartaruga numérica, com garrafa pet. Construir com a criança (Em tampinhas de garrafa pet, montar uma sequência numérica, fazer bolinhas de papel representando alimento para o Jabuti, ir alimentando o jabuti com as bolinhas e ir trocando a tampa, de acordo com à quantidade de bolinhas que ele comeu, o número correspondente). 
Para as crianças menores a sequência deve ser de 1 à 10, para os maiores é interessante aumentar a sequência, que pode ser 1 à 20).

QUARTA-FEIRA - 29/07
Do livro "Leves Enganos e Parecenças", de Conceição Evaristo - Teias de Aranha.
"Nada de choro, nada de vela, nada de fita amarela. Quem não chegasse a tempo, dormiria ao vento. Regra é regra."
"Mas um dia, um sonho... Acho que um sonho. Nem ele sabia. Todas as noites, aranhas teciam fios, a rede para acalentar o corpo sofrido do maiorzinho."
Para ouvir o conto: TEIAS DE ARANHA

PROPOSTA PEDAGÓGICA: ALINHAVO

(Grupo 1 e 2) O alinhavo é uma atividade importantíssima para o desenvolvimento da concentração e a destreza manual. 
Usando um pratinho ou papelão, criar a aranha e fazer os furos para que a criança possa alinhavar. (Em casa pode ser usado cadarço de sapato.)

(Grupo 4 e 5) Vídeo Curiosidade sobre as aranhas -> VÍDEO

Outra possibilidade de construir uma aranha é com garrafa pet
Brincadeira "Passando pela teia". Pode ser desenvolvida prendendo cordões ou elásticos, formando um emaranhado em pernas de mesa, um espaço entre uma cadeira e outra, ou em um corredor da casa, para que a criança possa ultrapassar experimentando desafios, como no modelo abaixo.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA -> A ARANHA RENDEIRA


QUINTA-FEIRA - 30/07
"Em 1973, com ajuda de amigos, Conceição Evaristo partiu para o Rio de Janeiro, depois de ter feito concurso naquele mesmo ano para professora primária. Dois anos depois de chegar ao Rio de Janeiro, em 1975, Conceição prestou concurso para o quadro de magistério na cidade de Niterói, local em que trabalhou quase dez anos, como professora do Supletivo."
DIA INTERNACIONAL DA AMIZADE.
É um dia proposto para celebrar a amizade entre as pessoas. 
Os amigos são aliados. Juntos vivenciam diferentes experiênciais que desenvolvem progressivamente habilidades na comunicação, no movimento e aprendem juntos a respeitar regras do convívio social, enquanto brincam.

Conceição Evaristo, em uma de suas falas usa a expressão "Geografia afetiva", fazendo referência ao seu local de nascimento, a cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Demonstrando saudades desse espaço onde viveu por alguns anos da sua vida, levando considerações também sobre mudanças locais com o passar do tempo.

A escola é um espaço que também marca as nossas vidas de maneira afetiva. Local onde se constrói as relações e as interações. Vamos aproveitar para matar a saudade dos nossos amigos, retratando essa data de forma divertida e criativa.

NO TREM DA AMIZADE, TODOS PODEM ENTRAR
TEM ALEGRIA, FANTASIA
E MÚSICAS PARA ALEGRAR!

PROPOSTA PEDAGÓGICA: LEMBRANDO DOS AMIGOS

Seria um ótimo dia para chamadas de vídeo e troca de áudios! Mas se não for possível, vamos relembrar? De quem você está com saudade?

Um desenho pra divertir a tarde!
1 - Construa uma foto de você e seus amigos, por meio do desenho. Após, construir um porta-retratos com papelão para colocar a foto. Pode utilizar guache para pintar ou colar tecidos, decore como quiser! Vai ficar lindo!
2 - Construir um cartão ao modo da criança, para enviar aos amigos.
3 - Que tal gravar um vídeo expressando o quanto está com saudades desses amigos, ou fotos apresentando as produções (o porta-retratos, o cartão). Essas produções podem ser encaminhadas para o blog, se preferir. Vamos adorar compartilhar!

Em casa, vamos exercitar o corpo com a música do abraço!
Música: -> BAMBOLEIO <-
O abraço é um gesto de afeto que nesses tempos de isolamento a criança somente pode compartilhar com quem já faz parte do seu convívio. Vamos aproveitar a música para fazer uma atividade cheia de carinho.


SEXTA-FEIRA - 31/07
MULHER AFRICANA
Dia da Mulher Africana. A sua instituição remonta a  esse dia, no ano de 1962 na  Conferência das Mulheres Africanas, em Dar-Es-Salaam (Tanzânia. Esta celebração é reconhecida num total de 14 países e ainda por oito movimentos de libertação nacional.)

"Não podemos deixar de reconhecer o protagonismo das mulheres africanas nas significativas mudanças que marcaram o continente, desde o processo de libertação nacional até a consolidação da democracia e da estabilidade política", lembra a Mestre em Estudos Étnicos e Africanos pela UFBA, Artemisa Candé. E completa, "as mulheres foram imprescindíveis na promoção da paz em vários países africanos"


Além de desenvolver a musicalidade e a expressão corporal, a dança é uma manifestação artística que expressa cultura. 
Em geral, as crianças gostam de dançar. Ao ouvir uma música elas exploram movimentos e se envolvem. De acordo com o que a família escuta, a criança também vai, através da apreciação musical, adquirindo referências.
Para ampliar o conhecimento sobre África, nesta data que também é o Dia da Mulher Africana, vamos apresentar dança e como através dela nos conectamos com antepassados, acessamos poderosa carga emocional, artística e espiritual, além também de diversão.
Kizomba, Kuduru, Rebita, Semba, são exemplos de danças e ritmos tradicionais de países da África que influenciam o mundo.

PROPOSTA PEDAGÓGICA: DANÇA

Vamos assistir, ouvir e dançar!
Outro vídeos:
Ao assistir a criança dançar, expresse para ela palavras que faça com que se sinta especial.
- Que lindo você dançando!
- Fico tão feliz quando você dança!
Ajudar na autoestima é muito importante para um desenvolvimento saudável e para autoconfiança.

Por falar em música e em dança, vocês lembram da Nana e Nilo?

PROPOSTA PEDAGÓGICA 2 : ABAYOMI 

Conta-se que, visando acalentar os filhos durante terríveis viagens a bordo dos tumbeiros, mulheres/mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças e nós, que serviam também como amuleto de proteção.
As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como ABAYOMI, termo que significa "Encontro precioso", em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim. 

Em homenagem às mulheres africanas, vamos construir a boneca Abayomi! Construa com a criança em casa.
Vídeo - >BONECA ABAYOMI


Como estão as atividades em casa? 

 
  
Não deixem de compartilhar conosco! Seguimos acompanhando à distância. 

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