"Histórias de Leves enganos e parecenças" (Malê, 2016), da escritora mineira Conceição Evaristo, traz doze contos e uma novela, em que o mágico e o maravilhoso se entranham nas narrativas. A invocação do sobrenatural remete à tradição oral, que através de relatos de antepassados, povoaram a imaginação da autora quando criança.
As narrativas, em sua maioria, giram em torno de mulheres - crianças, moças ou mães - protagonistas de suas vivências, que contam e escutam histórias passadas de geração em geração, fazendo emergir o fantástico e o imprevisível a partir de uma mescla entre a tradição e o contemporâneo.(FONTE)
"Fémina Jasmine desde pequena tinha um encantamento por gravatas. Sim, por gravatas. Seu pai era o maior sofredor com a predileção da menina por esta peça tida como da indumentária masculina. Fémina no colo paterno ou quando ele se abaixava para pegá-la e levá-la às nuvens, se força maior ela tivesse, o pai seria declarado morto por enforcamento, mas a frágil força infantil livraria o inocente homem do cadafalso. A mãos de Fémina quedavam-se e não só pela gravata-borboleta, pela característica do uniforme do pai garçom, mas também pela peça pontiaguda dos doutores, políticos e outros amantes de certa elegância masculina. Fémina, já mocinha, nunca deixaria de demonstrar sua audaciosa predileção por este charmoso detalhe daqueles que se postavam diante dela. E diante da peça pontiaguda dos distraídos homens, espadas penduradas no peitoris dos cavalheiros, Fémina os agarrava tenazmente, pela sedutora peça do vestuário." página 27.
SEGUNDA-FEIRA - 13/07
SERÁ QUE A BORBOLETA LEMBRA QUE JÁ FOI LAGARTA?
PROPOSTA PEDAGÓGICA 1. BORBOLETA
Essa atividade proporciona o conhecimento do seu próprio corpo e suas possibilidades. Explorar através das mãos diferentes ideias, proporcionando momentos de manuseio com tintas e ainda momentos de concentração.Os carimbos das mãos e dos pés desenvolvem nas crianças a sensação do afeto, do cognitivo e a criança desenvolve o concreto e o abstrato.
Usando tintas de diferentes cores vamos pensar na borboleta desde a sua fase da lagarta. Nessa atividade artística vamos usar as mãos como moldes para esse inseto tão bonito.
SERÁ QUE A LAGARTA SABE QUE UM DIA VAI VOAR?
Música: Palavra Cantada - A Borboleta e a Lagarta
PROPOSTA PEDAGÓGICA 2. Borboletinha tá na cozinha
"Borboletinha,
Tá na cozinha
Fazendo chocolate
Para madrinha
Poti-Poti
Perna de Pau
Olhos de vidro
E nariz do pica-pau"
Cozinhando e cantando!
As brincadeiras cantadas fazem parte da cultura da infância de todas as gerações. Além disso, mais do que uma tarefa doméstica, cozinhar é um ato de amor. Preparar, com carinho e cuidado, os alimentos que vamos ingerir, é zelar pela nossa saúde e pela saúde das pessoas que amamos. É misturar, criar e compartilhar sabores e aromas. Por essas e outras, muitas mamães, papais, vovós e vovôs convidam os pequenos para a cozinha e os incluem na deliciosa tarefa que é: cozinhar!
Cozinhando com as crianças o adulto desperta o gosto pela culinária, estimula uma alimentação mais saudável, ensina noções de química, responsabilidade, higiene, cuidado, autonomia e respeito ao próximo. Ainda compartilha deliciosos e divertidos momentos!
Receitinha: Biscoitinho amanteigado
Ingredientes:
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/4 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara de manteiga
Separe primeiro os ingredientes e, com uma colher, deixe que a criança vá colocando na tigela a farinha, o açúcar e a manteiga. Aos poucos. Comemore sempre que conseguir colocar direitinho. Diga-me o quanto ela está indo bem. Para essa receita, inicialmente o adulto vai amassar bem com as mãos até formar uma massa, depois compartilha com a criança essa massa e juntos vão amassar até que fique uniforme. Separem a massa em pequenas bolinhas. (Esse movimento para fazer a bolinha pode ser usando as duas mãos ou uma superfície, de acordo com a habilidade de cada criança). Com os dentes de um garfo, o adulto vai apertar levemente cada bolinha, formando um desenho. Deixe que a criança observe e tente também. De modo que perceba como a intensidade interfere na massinha do biscoito. Unte uma assadeira grande com manteiga e farinha. Distribua os biscoitos sobre a assadeira, deixando uma distância entre eles. Leve ao forno preaquecido, por 25 minutos ou até os biscoitos ficarem levemente dourados. Retire do forno, espere esfriar e está pronto para comer!
Conceição Evaristo vem trazendo a público, desde o início dos anos 90, uma literatura que transita do poema para o conto e do conto para o romance. Sua produção poética é marcada por certa diversidade temática. Conceição costuma dizer que, assim como escrever, publicar é um ato político.
(GRUPOS 4 E 5) VAMOS OUVIR HISTÓRIAS:
TEM UMA OUTRA BEM LEGAL: O MENINO E O CATA-VENTO
Por falar em Cata-vento, vamos tentar criar um?
TERÇA-FEIRA - 14/07
"Tenho afirmado orgulhosa e enfaticamente que não nasci rodeada de livros e sim de palavras. Desde criança aprendi a colher palavras. A nossa casa vazia de bens materiais era habitada por palavras. Mamãe contava, minha tia contava, meu tio velhinho contava, os vizinhos e amigos contavam. Tudo era narrado, tudo era motivo de prosa-poesia, afirmo sempre." Conceição Evaristo.
"COLHER PALAVRAS"
PROPOSTA PEDAGÓGICA. Lendo imagem, colhendo palavras.
Para essa atividade vamos precisar de imagens (que podem ser recortadas de revistas,encarte de supermercados, ou jornal) com variedades entre animais, frutas, objetos eletrônicos ou eletrodomésticos (celular, televisão, geladeira etc.) A proposta é procurar juntos essas imagens. Elas podem ser agrupadas em conjuntos (alimentos, animais, eletrodomésticos).
Em sala, o grupo 2 usava imagens de frutas para fazer "comprar" em jogos de faz-de-contas.
Aproveitar essas imagens encontradas para pensar sobre suas características ou funções.
EXEMPLOS: Serve para comer? Esse outro, usamos para conversar com quem está longe. Esse é um animal feroz que vive nas florestas.
Para crianças que ainda estão em processo de construção da fala, usar inicialmente imagens que a criança já tenta balbuciar. E falar sobre características (cores, formas, tamanhos) ou alguma lembrança que envolva o que está sendo visto.
(GRUPOS 4 E 5)
Juntar letras para formar palavrinhas utilizando tampinhas de garrafa pet.
Outros exemplos (GRUPOS 3, 4 E 5):
Joguinho com caixa de fósforo. Juntar as letrinhas para formar o nome da figura colada na caixa.
Confeccionar boliche com garrafa pet e tentar acertar letras com a bola.
Colocar areia ou farinha em uma caixa para criança reproduzir a escrita das letras utilizando apenas o dedo.
VAMOS CONHECER A HISTÓRIA:
A GRANDE FÁBRICA DE PALAVRAS
E VOCÊ, TEM ALGUMA PALAVRINHA QUE GOSTA MUITO DE DIZER?
QUARTA-FEIRA - 15/07
Os primeiro anos da infância compõem uma fase repleta de aprendizados, descobertas e de um intenso desenvolvimento cognitivo, intelectual e motor. É, também, a época ideal para ensinar e incentivar os hábitos de higiene para crianças, destacando a importância de cuidar da saúde e do bem-estar. Ao serem apresentados a cada hábito de higiene de forma lúdica, as crianças darão maior atenção a essas atividades. Passando a vê-las com mais naturalidade, não enxergando como uma obrigação e um momento desagradável.
PROPOSTA PEDAGÓGICA - A arte de cuidar
(GRUPO 4 E 5) Assistir ao vídeo sobre hábitos de higiene corporal
(sugestão)
Confeccionar torneira e chuveiro, utilizando materiais como papel, papelão, tinta e outros materiais acessíveis para incentivar uma conversa sobre o momento do banho de forma lúdica.
Para conversar sobre a escovação que tal construir uma boca? Com papel, fundo de garrafas pet ou caixas de ovos é possível criar uma boca grande e incentivar a escovação dos dentes e o uso do fio dental, sinalizando para criança a importância dessas ações.
(GRUPO 3, 4 E 5) - Ler para eles:
PROPOSTA PEDAGÓGICA 2- A arte de cuidar
Arrumar a cama, organizar os brinquedos, regar as plantas...
Introduzir os filhos em tarefas diárias traz diversos benefícios para ele e para o bem estar familiar. Quando colaboram com as atividades domésticas, os pequenos desenvolvem noções de respeito, autonomia e responsabilidade, pois, ao participar do processo, eles passam a entender como funciona a dinâmica do lar, valorizando as atividades realizadas pelos pais. Além disso, eles se sentem mais próximos da família, tornando-se mais confiantes.
Crianças por volta dos 2 a 3 anos já conseguem realizar tarefas simples como guardar seus brinquedos e calçados, levar as roupas sujas para o cesto, limpar pequenas superfícies e tirar seu prato da mesa.
(DENTRO/FORA)
Para essa atividade o adulto pode pegar algumas peças pequenas de roupas sujas e um cesto (balde ou local que a família coloque a roupa suja). Conversando com a criança, mostrar para onde as roupas vão, para que possam ser lavadas. Caso o local seja mais alto que a criança, elas podem ser carregadas e fazer "cestas" bem divertidas dentro desse local, pegando todas as roupas que estiverem fora e colocando dentro.
Outra ideia: Pegue um cesto com pregador de roupa e um balde e coloque o seu pequeno para brincar de transferir os pregadores do cesto para o balde e vice-versa. No momento de colocar no varal, a criança pode pegar de dentro e dar ao adulto, enquanto este for estendendo.
A ideia é envolver a criança, de forma divertida, em pequenas tarefas. Guardar os brinquedos, por exemplo, após as brincadeiras, é um hábito que vai ajudar toda a família e é algo que faz parte da rotina na escola.
QUINTA-FEIRA - 16/07
Também do livro "Histórias de Leves Enganos e Parecenças" (Malê, 2016), da escritora mineira Conceição Evaristo. O conto "Rosa Maria Rosa" fala sobre uma moça que parecia ter um problema. Nunca correspondia gestos de abraços. Mantinha os braços cruzados como grades de ferro. Porém, "eis que em um dia de calor, a moça se distraiu e calmamente levantou os braços como se fosse uma ave em ensaio de voo. Todas as pessoas que estavam perto viram. A cada gota de suor que pingavam das axilas de Rosa, pétalas de flores voavam ao vento. Foi descoberto o seu segredo"
Para ouvir esse conto clique ao lado: -> ROSA MARIA ROSA <-
Seria ela a lendária Rosa Negra?
PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 - FLORES
Vamos realizar atividade voltada as flores e suas lindas pétalas!
Primeiro, vamos escutar essa canção:
Agora, vamos fazer um lindo desenho sobre a linda Rosa!
Outra ideia é criar flores usando diferentes materiais. Que tal reutilizar alguma embalagem ou papel?
PROPOSTA PEDAGÓGICA 2- ROSA
Para essa atividade vamos precisar de diferentes objetos com diferentes cores, porém, uma quantidade maior na cor rosa (roupas, tecidos, potes, brinquedos, etc). O adulto vai brincar de agrupar por cores, separando os objetos da cor rosa. Ao encontrar um objeto de cor diferente, indagar "Esse não é rosa" e falar a cor, tentando pensar juntos, coisas que podem ter a mesma cor (fruta, objetos, brinquedos, etc).
Para segunda opção vamos precisar de algodão e algo para tingir o algodão na cor rosa.
Uma dica é usar a cor da água da beterraba (que tem uma cor bem intensa).
Prender um pedaço do algodão no pregador e depois ir molhando o algodão no caldinho e observar enquanto a tinta colore o algodão.
Para casa enviamos uma imagem para criança brincar de colorir sua própria flor. Que tal fazer um pequeno bastão de beterraba e usar para colorir?
Vamos conhecer um vídeo sobre as cores!
OUTRO - >MUNDO BITA - AQUARELA
SEXTA-FEIRA - 17/07
(O poema é para que a família conheça. Não precisa ler para criança.)
(O poema é para que a família conheça. Não precisa ler para criança.)
No poema "Meia Lágrima", de Conceição Evaristo, encontramos palavras tais como: dedos, mãos, palma, olho, visão, língua, som, voz e sentidos.
PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 - ÓRGÃOS DO SENTIDO
(GRUPO 4 E 5) Em uma conversa, apresente à criança os cinco sentidos (paladar, olfato, visão, tato, audição) e os órgãos que utilizamos para sentir cada um deles. Após, assistir a um vídeo referente:
Para aguçar o sentido da audição, possibilite a criança perceber os diversos sons como: riso, chuva, avião, carro, buzina, etc. Proponha também que fique de olhos fechados e, em silêncio, tente ouvir os diversos sons. Vá questionando sobre qual som está escutando. Construa também chocalhos com material descartável, colocando arroz, feijão, ou outro material para fazer sons variados.
Para aguçar a visão, possibilite momentos para brincar frente ao espelho. Uma dica de atividade é construir óculos com papelão ou rolos de papel higiênico e fazer binóculos.
Outra sugestão é recortar de jornais e revistas os órgãos que representam os sentidos, para que a criança possa montar diferentes rostos. Estes, também podem ser colados em uma folha de papel.
Para trabalhar o tato, uma atividade bem interessante são os tapetes sensoriais. Nele, a criança vai experimentar pisar em diferentes materiais como algodão, grãos, areia, etc.
Brincadeira sensoriais ajudam as crianças a se sentirem mais confortáveis com o mundo que as cercam e com os seus corpos, as encoraja a serem mais interativas e sociáveis, além de reforçar o vínculo afetivo entre a família.
PROPOSTA PEDAGÓGICA 2 - SALADA DE FRUTA
Além de estimular uma alimentação saudável, o preparo da salada de frutas é um ótimo momento para atividades com os órgãos do sentido. Trabalha a visão, olfato, tato, paladar e até os sons (gerados pelo movimento da colher que mistura os alimentos).
Além de estimular uma alimentação saudável, o preparo da salada de frutas é um ótimo momento para atividades com os órgãos do sentido. Trabalha a visão, olfato, tato, paladar e até os sons (gerados pelo movimento da colher que mistura os alimentos).
Para essa atividade a família pode separar as frutas disponíveis em casa. Deixar algumas frutas previamente cortadas para o preparo da salada. Junto com a criança, pegue parte das frutas e deixe que ela coloque dentro do recipiente do preparo. Deixar alguma fruta sem cortar, para que seja possível explorar a cor, o gosto, temperatura, cheiros...
Com essa atividade podemos trabalhar noções matemáticas de grandezas e medidas, assim como quantidade.
Em nosso cantinho dedicado às atividades, compartilhamos imagens de atividades sensoriais.Eles exploram, compartilham pensamentos, sentem e se observam. Ah, e se sujam! É importante ter esses momentos em que a criança possa se entregar às descobertas.
Culinária na escola é sempre um momento divertido. Seja para fazer um alimento que todos vão experimentar, ou uma tinta colorida, feita de farinha e gostosa de futucar!
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