segunda-feira, 21 de dezembro de 2020
BOAS FESTAS
segunda-feira, 14 de dezembro de 2020
LUZ QUE ILUMINA
KINARA
Semana passada começamos a falar sobre os princípios da celebração Kwanzaa e fechamos a semana falando sobre a arrumação da mesa. Essa semana, vamos falar sobre cada item e seus significados.
O Kinara é parte muito importante e cada vela possui significado. Kinara (kee-nah-rah) é um candelabro de sete braços. Ele representa a base original do qual todos os ancestrais africanos vieram e cada vela é acesa em cada dia da celebração.
PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 - SETE
- CLIQUE PARA OUVIR O ----> Canto dos Contos (início)
- CLIQUE PARA OUVIR O ----> Canto dos Contos (FINAL)
TERÇA-FEIRA - 15 DE DEZEMBRO
MAZAO
"Mazao simboliza o trabalho e a base do feriado. Representa a fundação histórica do Kwanzaa, em que a alegria, a partilha, a unidade e a ação de graças são frutos do planejamento coletivo e do trabalho. [...] Os agricultores semeavam sementes que trouxeram nova vida vegetal para alimentar as pessoas e os animais da terra. Para demonstrar o seu mazao, os celebrantes do Kwanzaa colocam nozes, frutas e legumes, representando o trabalho, no mkeka." (FONTE)
A terra é um bonito planeta. Do seu solo, fértil e fecundo, nascem variados frutos. Na cultura do solo e na relação com o cultivo, aprende-se sobre luas, estações e ampliamos relações com o passado e com o presente. A terra ensina a ser gente.
QUARTA-FEIRA - 16 DE DEZEMBRO
MISHUMA SABA
Mishumaa Saba: sete velas que representam as virtudes do Kwanzaa (uma preta, três vermelhas e três verdes). "Existe uma ordem específica que deve ser obedecida. Como conversamos na segunda, a vela preta significa o povo africano deve ser colocada no meio da Kinara e ser acesa no primeiro dia de festividade. As três velas vermelhas devem ser postas do lado esquerdo, simbolizando a luta do povo africano, e as velas verdes do lado direito, representando a esperança. A cada dia uma dessas velas deve ser acesa, representando uma das sete virtudes do Kwanzaa."
Agora que já conversamos sobre a Kinara, vamos falar sobre as velas e suas cores
PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 - DANDO CORES AS VELAS
QUINTA-FEIRA - 17 DE DEZEMBRO
MUHINDI
Na celebração, um dos itens no Mkeka é o milho, que representa as crianças africanas e a promessa de futuro para elas. Um sabugo de milho é colocado para cada criança da família. Em uma família sem criança, um sabugo é colocado simbolicamente para representar as crianças da comunidade.
PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 - COLORIDO-MILHO
Na atividade xerocada nós enviamos o milho. Usando papel vamos amassar pequenas bolinhas e colar na espiga. Vamos deixar esse milho bem colorido.
PROPOSTA PEDAGÓGICA 2 - MODELANDO
(GRUPOS 3, 4 e 5)
Que tal uma atividade com massinha de modelar? Se vocês não tiverem massinha em casa podem aproveitar e tornar a atividade ainda mais divertida confeccionando uma massinha caseira, como já enviamos a receita.
Para as crianças menores, fazer um esboço de uma espiga de milho e peça que a criança observe a imagem. A criança deverá usar massinha amarela para representar a espiga e a massinha verde para representar as folhas. Se necessário, auxilie a criança a colocar a massinha sobre a superfície da imagem. Para incrementar a brincadeira e desenvolver o movimento de pinça, disponibilize grãozinhos de milho para que a criança coloque em cima da massinha amarela.
(GRUPO 4 e 5) Vamos escrever a palavra milho? Sinalize cada letra para a criança e auxilie-a a reproduzir a palavra utilizando massinha.
(GRUPO 5), solicite que ela própria realize o desenho de espiga, após, reproduzam a atividade citada anteriormente. Complementando a atividade, vamos contar as espigas desenhadas e numerar.
SEXTA-FEIRA - 18 DE DEZEMBRO
(SAH-WAH-DEE)
No final do ano, em algumas famílias, há a tradição de compartilhar presentes. No Natal, por exemplo, podemos encontrar a referencia do "papai noel" que é um "bom velhinho" que traz para as crianças presentes. A origem da tradição, na celebração Cristã, surgiu em razão dos presentes que os reis magos levaram para o menino Jesus (ouro, mirra e incenso).
O que trazemos de reflexão para esse momento do "presentear" é, como nos propósitos da celebração Kwanzaa, que os brinquedos enriqueçam a criança; de conhecimento, de cultura e sobre a nossa herança africana.
PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 - CARTINHA DE PRESENTE
Usando papel em branco e material riscante (canetinhas, giz de cera, etc) vamos fazer uma cartinha desenhando o presente que gostaríamos de ganhar.
PROPOSTA PEDAGÓGICA 2 - AMIGO(A) SECRETO(A)
(GRUPOS 3, 4 e 5)
Brincar de amigo secreto (todos em casa), construindo presentinhos com embalagens/caixas vazias para trocar com as pessoas da casa.
Embale os "presentinhos" com a criança, utilizando papeis coloridos, fitinhas e outros materiais. Estimule-a a pensar presentes que gostaria de dar para alguém e representar por meio do desenho, para colocar dentro das embalagens dos presentes. Todos devem fazer a da mesma forma.