Foi um ano diferente mas sem dúvida um ano de muita aprendizagem. Todo dia uma nova oportunidade para aprender; uma palavra nova, uma brincadeira, uma receita ou uma habilidade diferente. Mesmo em casa, o tempo não deixou de passar e de nos ensinar. Se estamos com saúde, se temos a oportunidade de estar com quem amamos e se temos fé, podemos agradecer. Vamos desejar que 2121 seja um ano de cura; para natureza, para a humanidade e tudo que habita em nós. Que possamos estar juntos novamente, unidos.
SEGUNDA-FEIRA - 21 DE DEZEMBRO
Habari Gani?
A Taça da União simboliza o primeiro princípio do Kwanzaa, ou seja, a união das família e do povo africano. A taça é usada para derramar a libação (água, suco ou vinho) para a família e os amigos. "Reuniões grandes de Kwanzaa podem operar como serviços de comunhão na maioria das igrejas, para as quais é comum os celebrantes tomarem xícaras individuais. Várias famílias podem ter um copo que é especificamente para os antepassados, e todo mundo tem o seu próprio. A últimas gotas da libação são despejadas na xícara do anfitrião ou recepcionista, que o toma e a entrega à pessoa mais velha do grupo, que pede a bênção." (FONTE)
PROPOSTA PEDAGÓGICA - O QUE NOS UNE
1 - Fazer uma ilustração da "taça" da união, que simboliza o primeiro princípio do Kwanzaa, ou seja, a união da família e do povo africano.
2- Construir cartões (ao modo da criança) juntos, em família, para presentear pessoas queridas.
Construir anjinho com dobradura ->VÍDEO <-
"MÃO NA MASSA!"
(->RECEITA<-) E CRIAR FORMAS NATALINAS, JUNTOS.
ESTRELAS, ÁRVORES, SINOS...
SABIA QUE TEM COMO FAZER AS FORMAS COM GARRAFA PET?
PARA APRENDER --> VÍDEO
Essas formas podem ser usadas com massinha de modelar e a criança pode brincar de fica carimbando.
Passamos esse mês de dezembro conhecendo sobre Kwanzaa, mas sabemos que para muitas famílias o natal e todos os símbolos natalinos são importantes e esperados. Pensando nisso, nossa atividade do dia é sobre NATAL
PROPOSTA PEDAGÓGICA - ENTÃO É NATAL
Vamos ouvir a história: -> O Pinheiro de Natal <-
Convide a criança a fazer uma linda arte confeccionar uma árvore de Natal.
QUARTA-FEIRA - 23 DE DEZEMBRO
ASASE YE DURO
DIVINDADE MÃE TERRA.
FORÇA MATRIGESTORA
FORÇA CONDUTORA
DO ONTEM, DO HOJE
E DO AMANHÃ.
VAMOS RELEMBRAR?
Pensamos nessas mulheres como terras de conhecimento e sabedoria. Terras férteis cujos frutos são um legado inesquecível. Inspiradoras, precursoras e protagonistas. Marcaram, revolucionaram, existiram e nos mostraram que é possível sim!
1-BEATRIZ NASCIMENTO
2-ANGELA DAVIS
3-CAROLINA MARIA DE JESUS
4-ZEZÉ MOTTA
5-CONCEIÇÃO EVARISTO
6-RUTH DE SOUZA
7-LÉLIA GONZALEZ
8-MAMIE PHIPPS CLARK
9-MARIA GREGÓRIA DOS SANTOS
PROPOSTA PEDAGÓGICA - ENTÃO É NATAL
Converse com a criança sobre as personalidade estudadas durante o ano. Apresente as imagens delas. Relembre o nome de cada uma.
(GRUPO 3, 4 E 5) Ao apresentar as imagens, observe se as crianças conseguem identificar, questione sobre os nomes.
Conte quantas mulheres nos conhecemos esse ano. Direcione a criança a identificar esse número. (O G 4 e 5 podem tentar registrar de forma escrita).
Vamos confeccionar uma bola para decorar a árvore de natal, igual fizemos em 2019 com o projeto SANKOFA. Sugira que ela desenhe e cole imagens que conhecemos em um círculo, que pode ser o fundo do copo descartável. O verso pode ser decorado como a criança desejar; cole barbante, fita ou outro semelhante, como suporte para pendurar.
FECHAMENTO
Chegamos ao final de mais uma etapa...
Tivemos desafios, aprendizados, conquistas.
Vivemos momentos difíceis mas também alegrias.
Agradecemos pela presença e companhia de todos vocês durante o ano.
Esperamos que tenham gostado dessa viagem ao mundo da imaginação, cheio de encantos e descobertas!
A você, querida criança, nossa saudade e gratidão pela oportunidade de poder acompanhar e auxiliar a escrever esse pedacinho da sua história.
A vocês, família, o nosso carinho e gratidão pela confiança e desejo sincero que tenham um Feliz Natal, Kwanzaa e um Ano Novo cheio de realizações, saúde e paz! Sobretudo, a certeza de que dias melhores virão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário