No dia 10 de setembro realizamos nosso primeiro encontro presencial do ano de 2021. Um evento para que as crianças pudessem estar juntas, para que pudéssemos realizar atividades e sobretudo para que o brincar pudesse estimular e trazer a alegria que a vida merece.
As crianças puderam partilhar momentos de brincadeiras espontâneas e guiadas. A equipe pôde perceber as reais necessidades, de acordo com o que cada criança trazia, de atividades para tornar esse retorno rico, confortável e acolhedor.
(Brincadeira espontânea: passeando pelas cores dos países, no mapa do continente africano)
Segue o link do registro desse encontro -> CLIQUE AQUI <-
QUARTA SEMANA 20 À 24 DE SETEMBRO
Dia 19 de Setembro é Dia Nacional do Teatro.
Essa data é destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade.
A arte teatral oferece muitas possibilidades, sendo, algumas delas, vivências que possibilitam:
- Imitar gestos, movimentos e expressões de outras crianças, adultos ou personagens de histórias diversas que forem lidas, contadas ou dramatizadas.
- Brincar de ser coisas diferentes, fazendo uso de maquiagem, adereço e fantasia.
- Apreciar teatro com animação de objetos, de fantoche, de bonecos e de sombras.
- Participar de situações em que possa ser espectador e ator.
- Criar histórias e enredos para dramatizar.
SUGESTÃO: Faz de contas na cabana
(TODOS OS GRUPOS)
Nestas brincadeiras, tudo acontece no improviso e, nela as crianças têm a chance de criar, imaginar, inventar e ainda experimentar coisas que normalmente não fazem no dia a dia. A brincadeira não tem regras nem procedimento, o que vale é a imaginação!
Para essa atividade você vai precisar de lençóis, cangas ou cobertores, algo para prendê-lo e, se possível, um tapete ou algo macio para que possam ficar sentados, dentro da cabana.
Outra opção é juntar cadeiras ou poltronas e fazer a cabana entre elas. Se houver quintal ou jardim, pode montar ao ar livre.
Que tal inventar histórias? Explorem a brincadeira com mais emoção e criatividade. Podem imaginar que estão em um acampamento, numa floresta, caverna ou em um planeta bem distante...
Vocês podem levar um lanchinho bem gostoso e fazer um piquenique!
Vocês podem também conversar com a criança para saber os personagens que mais gosta. (As crianças bem pequenas e que ainda não se expressam oralmente mas apontam ou demonstram gostar de algum personagem, podem ser estimuladas a imitação também).
Outras sugestões:
- Brincar de Imitar gestos, movimentos e expressões de personagens de histórias.
- Brincar de ser coisas diferentes, fazendo uso de maquiagem, adereço e fantasia.
TERÇA-FEIRA 21 DE SETEMBRO
O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A Árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida da Terra.
SUGESTÃO 1:
1 - Conversar com a criança sobre o dia da árvore; a importância delas para as nossas vidas; elas produzem oxigênio, reduzem a temperatura e fornecem sobra e abrigo para algumas espécies animais. Além disso, entre as diversas espécies existentes, incluem-se várias plantas frutíferas, como é o caso da mangueira, limoeiro, abacateiro, laranjeira, dentre outras.
Além de produzirem alimento, as árvores também possuem outras utilidades. A madeira por elas produzidas serve como matéria-prima para a criação de móveis e até mesmo casas. A celulose extraída dessas plantas, é fundamental para a fabricação de papel. Além disso, algumas espécies são utilizadas na produção de remédios.
SUGESTÃO 2:
-> CLIQUE AQUI <- POMAR, DA PALAVRA CANTADA.
Vamos ouvir uma música com o nome de várias espécies de árvores!
Qual a fruta que você mais gosta? Vamos descobrir o nome da árvore que dá o fruto que você mais gosta. Procurar imagens dessa árvore e depois tentar desenhar.
INÍCIO DA PRIMAVERA
A primavera, conhecida como a estação das flores, é a estação do ano que se segue ao inverno e precede o verão e é tipicamente associada ao reflorescimento da flora terrestre.
A primavera é conhecida como a estação das flores. É considerada por muitos a estação mais bonita do ano. Isso se deve ao fato de que nela ocorre a floração de diversas espécies de plantas. As paisagens se enchem de cores, as ruas, os parque e os jardins ficam com aspecto alegre e cheio de vida.
SUGESTÃO 1:
OUVIR A HISTÓRIA
A FLORZINHA AMIGA -> CLIQUE AQUI <-
GOSTOU DA HISTÓRIA? O QUE MAIS GOSTOU?
JÁ VIU UMA FLOR?
VOCÊ SABIA QUE AS FLORES TÊM NOMES? SIM, CADA UMA PERTENCE A UMA FAMÍLIA E TAMBÉM TEM NOME.
1 - Há flores próximas a casa, para que possam ser observadas?
Caso não, vamos apresentar diferentes imagens (fotografias ou recortes) de tipos de flores. Observar as suas cores e conversar...
2- Após observar as flores, usar giz de cera para criar sua própria flor; com as cores que desejar, conforme achar melhor. Desenho espontâneo.
SUGESTÃO 2:
Que tal construir com a criança um regador com garrafa plástica (fazer furinhos na tampa e decorar como quiser)
- Vamos regar as plantinhas, pois, assim como nós, as plantas também precisem de água.
(Podemos usar o "faz de contas que sou uma planta" e molhar a criança, em uma atividade recreativa com água).
LEMBRANDO QUE ESSA QUARTA TEMOS ENCONTRO!
Na escola vamos realizar a atividade com cotação de história.
Vamos observar imagens de diferente flores e conversar sobre elas.
E usar tinta para colorir esse início de a primavera!
ARTE COMO FORMA DE PRAZER E CONFORTO
Muitas vezes pensamos que as crianças não têm problemas, mas isso não é verdade. A diferença é que demonstram de outra maneira. Elas têm medos, preocupações e muitas vezes não sabem como reagir as suas inquietações.
Nesse momento, de distanciamento social, o tempo afastado dos amigos, dos parques e de um lazer fora de casa, mexe também com o emocional da criança.
Os exercícios com arte, são também uma opção para ajudá-las a encontrar um caminho de expressão. A arte mexe com as emoções, podendo acalmar, trazer concentração, e permitir que a criança se comunique.
QUINTA-FEIRA 23 DE SETEMBRO
AMIGOS DA PRIMAVERA
Ao transportar pólen de uma flor para outra, as abelhas e outros polinizadores, como borboletas e besouros, facilitam e melhoram a produção de alimentos
SUGESTÃO 1. BORBOLETA
Essa atividade proporciona o conhecimento do seu próprio corpo e suas possibilidades. Explorar através das mãos diferentes ideias, proporcionando momentos de manuseio com tintas e ainda momentos de concentração. Os carimbos das mãos e dos pés desenvolvem nas crianças a sensação do afeto, do cognitivo e a criança desenvolve o concreto e o abstrato.
Usando tintas de diferentes cores vamos pensar na borboleta desde a sua fase da lagarta. Nessa atividade artística vamos usar as mãos como moldes para esse inseto tão bonito.
SERÁ QUE A BORBOLETA LEMBRA QUE JÁ FOI LAGARTA?
SERÁ QUE A LAGARTA SABE QUE UM DIA VAI VOAR?
Música: Palavra Cantada - A Borboleta e a Lagarta -> CLIQUE AQUI <-
SUGESTÃO 2. ABELHAS
Vamos conhecer uma música de Moraes Moreira - As abelhas
-> CLIQUE AQUI <-
VAMOS TENTAR FAZER UMA ABELHINHA!
(GRUPO 4 E 5) Para conhecer um pouco mais sobre as abelhas -> CLIQUE AQUI <-
Tem uma animação bem legal sobre abelhas
SEXTA-FEIRA 24 DE SETEMBRO
VAMOS FECHAR A SEMANA COM O REGISTRO DA NOSSA ATIVIDADE
"A VIDA É COLORIDA"
ÚLTIMA SEMANA DE SETEMBRO
O início de uma estação é sempre uma oportunidade para falar da natureza. Voltamos nosso olhar ao clima, as mudanças nas paisagens e as crianças acompanham essa transformação em comunhão ao meio ambiente.
Na escola nós ajudamos a expandir essa percepção do meio ambiente. Auxiliamos os pequenos a perceberem que o mundo é bem maior que nossa rua e que existem muitos tipos de árvores e flores.
Na realidade de muitas crianças a percepção ambiental difere de algumas narrativas presentes no contos. "No outono as folhas caem. Na primavera há muitas flores..."
Oferecer oportunidades que estreitem essa relação com a natureza e o contato com flores, com frutos, com sementes, com terra, com rio... É uma tarefa muito importante!
"A visão africana acerca dos rios, riachos, lagos, chuva, montanhas e a Terra aponta para o que podemos chamar de ECOESPIRITUALIDADE". É abrangente e nos ajuda na ligação com nossos ancestrais." Anin Urasse.
SEGUNDA-FEIRA 27 DE SETEMBRO
NÓS SOMOS A NATUREZA
Ensinar as crianças sobre a importância do planeta, vai além do cuidado com a terra para consumo, por precisar de água para beber ou de alimento. É importante construir nas crianças a noção de pertencimento a natureza e do respeito para com ela. Esse respeito é construído diariamente.
SUGESTÃO:
Aprender que não devemos desperdiçar a comida é uma tarefa importante também. Com o grupo 5 já é possível conversar sobre o alimento. Que ele nasce, cresce e percorre um caminho até chegar à mesa. Vocês podem observar imagens de diferentes cultivos.
Diariamente, nas tarefas do cotidiano, podemos observar que há diferentes materiais; papel, plástico, vidro...
A escova de dente, o prato, os talheres...
Com o tempo a criança vai entendendo a diferença da madeira e do plástico.
Podemos observar também os materiais que jogamos no lixo e pensar sobre eles. As embalagens, por exemplo. Através dos questionamentos e do que a criança apontar, aproveitar essas oportunidades para conversar com ela.
TERÇA-FEIRA 28 DE SETEMBRO
Separar diferentes elementos naturais. Materiais seguros que a criança possa explorar livremente; água, terra, areia, frutas, sementes folhas com diferentes cheiros e formas, flores com diferentes cores e tamanhos e quantidade de pétalas, cascas e grãos. De acordo com o que for acessível para a família encontrar.
SUGESTÃO: Observar os elementos da natureza e brincar livremente.
Grandes descobertas podem ser feitas nessa exploração.
- As folhas flutuam quando caem na bacia de água. As sementes afundam. As flores tem cheirinhos diferentes. A casca do côco é áspera mas a da maçã é diferente...
Da até para fazer arte usando esses elementos, agrupando eles de diferentes formas.
QUARTA-FEIRA 29 DE SETEMBRO
Outra maneira de se conectar com a natureza é através de fenômenos naturais.
As crianças percebem que ao longo do dia os familiares possuem rotinas. Algumas delas, por exemplo, sabem que está perto do retorno da mamãe pois o sol está indo embora. Ou que o papai vai chegar pois o caminhão da coleta de lixo já passou. Mesmo as que não se expressam oralmente, acabam compreendendo que a vida possui ritmo.
SUGESTÃO: É importante, sempre que possível, dialogar com as crianças sobre as rotinas.
- OLHA! O SOL NASCEU! AGORA VAMOS LEVANTAR. AGRADECER POR ESSE DIA QUE NASCEU...
(Desenvolver um diálogo de acordo com a rotina da família e em linguagem que a criança entenda.)
Conversar sobre atividades que fazem pela manhã.
Tentar desenhar essas atividades (diurnas e noturnas).
QUINTA-FEIRA 30 DE SETEMBRO
O mês de setembro está indo embora e uma ótima forma para ajudar as crianças a compreender os meses do ano é associando eles à algo que tenha significado para criança, para família e com a sociedade.
SUGESTÃO:
Falar sobre os parentes que fazem aniversário nos meses. Usar fotografias para lembrar de festividades de cada período e lembrar que no mês de outubro tem o tão esperado "Dia das Crianças" mês em que muitas crianças recebem presentes.
Um ótimo momento para conversar e organizar os brinquedos que não estão sendo mais usados e estão em bom estado, para serem doados.
Que tal fazer um desenho da brincadeira preferida e do que gosta de brincar com à família?
Capricha!
SEJA BEM VINDO OUTUBRO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário