ESSE É O NOSSO AMBIENTE EDUCACIONAL VIRTUAL.

quinta-feira, 30 de abril de 2020

COM SIGNIFICADOS

Gesto característico de protesto dos Panteras Negras, símbolo do movimento Black Power, o punho erguido com a mão fechada (também conhecido como punho cerrado) é um símbolo de enfrentamento e resistência. 

Cabeça baixa, luva na cor preta, punho fechado e mãos para o alto. Em heróico protesto em pleno pódio dos jogos olímpicos, dois atletas afro-americanos fizeram a saudação black power durante a cerimônia. Haviam acabado de ganhar respectivamente as medalhas de ouro e de bronze do atletismo. Por seu gesto, uma manifestação política, os atletas foram banidos dos jogos. Um marco nos jogos olímpicos do México e na história dos movimentos de resistência. "Sabíamos que o que íamos fazer era maior do que qualquer façanha atlética" (John Carlos)
O atletismo é uma prática esportiva que envolve modalidade de salto, corrida e lançamento. Podendo ser trabalhado desde a infância, com circuitos motores.  (Proposta 1)
Aproveitando esse gesto, vamos trabalhar em nossa atividade de hoje, um pouco de comunicação não-verbal (proposta 2). Que ocorre por códigos sonoros, gestos, sinais, expressões faciais ou corporais, imagens ou códigos. "Ela abrange a expressão corporal e facial, gestos e reações do corpo a estímulos variados". Para crianças que ainda não se expressam oralmente, por exemplo, a linguagem não-verbal são gestos definidos como ações produzidas para fins de comunicação. Vamos aproveitar para conhecer também um pouco de LIBRAS.

PROPOSTA PEDAGÓGICA
1 - Vamos fazer um circuito! 
(Todos os grupos - adequar desafio de acordo com idade)

Sugestões de atividades: Colocar fita adesiva ou corda em linha reta no chão para que a criança possa andar. Trabalhando o equilíbrio; Andar por cima e por baixo de cadeiras enfileiradas (com a ajuda do adulto); Saltar obstáculos como: cabo de vassoura preso sobre duas cadeiras pequenas; Saltar sobre formas geométricas e cores variadas; Lançar bolas em baldes, cestas ou caixas (usar ambas as mãos); Andar sobre almofadas; Passar por cima e por baixo da corda (é necessário que duas pessoas segurem); Colocar colchões ou colchonete no chão para realizar movimentos de rolamento e salto.

Observações: Para tornar esse momento mais divertido, pode ser orientado com os seguintes comandos: ande pela ponte, salte a montanha, role pela grama...

2 - Linguagem não-verbal (G 1 e 2)
Uma atividade educativa voltada às crianças da pré-escola que trabalha o conceito matemático de noção espacial e pode ser feito por gestos é "aberto e fechado"

"A janelinha fecha quando está chovendo.
A janelinha abre se o sol está aparecendo.
Fechou, abriu..."
Os gestos feitos com os braços serão também ótimo exercício de motricidade.

Vamos conhecer um pouco sobre Líbras aprendendo os animais.
Hora de conhecer algumas letrinhas em Líbras (Voltado mais ao Grupos 4 e 5):
Vamos tentar fazer também!

A indicação do desenho de hoje é bem interessante!

Que tal criar um fantoche que conversa e lê as histórias para eles? Basta uma meia velha, algo para ser os olhos e a boca (botões, por exemplo), criatividade e vontade de tornar o momento da contação de história prazeroso e divertido! 
Na escola tínhamos um fantoche que também era uma árvore:
Lembrem que:


Enzo Gabriel, mostrando que, mesmo em casa, está se dedicando às atividades.

Estamos sentindo falta dos registros das brincadeiras! Compartilhem conosco!

quarta-feira, 29 de abril de 2020

PERCEBENDO O MUNDO ATRAVÉS DOS ALIMENTOS

Ter uma alimentação saudável não é um privilégio, é um direito. 

Nós adultos, muitas vezes ficamos desatentos ao que ingerimos. Mas no que se refere à criança, não podemos não nos atentar ao que é ofertado como alimento. Nesse momento em que, por conta da pandemia, a escola não está podendo atuar diretamente no processo pedagógico de ensinar bons hábitos alimentares. É importante que a família (que é a maior responsável pelo comportamento alimentar da criança) não esqueça o quão importante é colaborar na construção de bons hábitos com a oferta de alimentos saudáveis.
A alimentação é um dos pilares do desenvolvimento infantil. 

Atualmente, devido ao acesso à informação, não há como não saber acerca de uma alimentação ruim como fator de doenças futuras na vida de uma pessoa. É importante ressaltar também que, o paladar da criança também passa por um processo de educação. Ela é ensinada através dos hábitos da família. Aprendendo não através do que é dito, mas pelo que vê e presencia através das práticas.
A África é um continente muito valioso e cheio de sabedorias que nos foram transmitidas através de nossos ancestrais. Como diz um provérbio africano que já compartilhamos aqui: 
É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança.
Pensar sobre nossas práticas alimentares envolve sabedoria. Precisamos perceber que a cultura alimentar praticada por um povo influencia os hábitos de suas gerações.

"Eu acho que a falta de engajamento crítico com o "alimento" que nós comemos demonstra até que ponto a comodidade tornou-se a principal forma em que percebemos o mundo" (Angela Davis)
Angela Davis, em sua trajetória de militância diária por direitos e justiças sociais, traz o questionamentos em relação ao "direito dos animais". Ela afirma não consumir produtos de origem animal em prol da justiça para com eles. Coloca que: "Olhe como pessoas que cometem violência sobre outros seres humanos, muitas vezes aprenderam a apreciar isso decretando violência em animais"
Sabemos que falar sobre alimentar-se com animais é um diálogo particular e refere-se também a escolha da família (sendo um assunto muito complexo para os pequenos).  Nosso processo de construção alimentar também possui carater histórico. A proposta de hoje é sobre colorir, ampliar e variar cada vez mais nossa alimentaçãoAlimentar-se de vegetais, legumes e frutas é fundamental para o resultado de uma vida saudável (quanto à isso não há dúvidas.)

PROPOSTA PEDAGÓGICA

1 - "Não devemos maltratar os animais"
(Para os grupos G 3, 4 e 5) 
Conversar com a criança sobre não maltratar os animais. Estimular que cite nomes de animais que conhecem; o animal preferido. Em sala faríamos um cartaz (com desenho desse animal, assim como letras para escrever o nome deste)

(Para todos os grupos) Já brincaram de mímica com eles? Descobrir qual é o animal por meio de gestos e sons (ampliar o grau de dificuldade de acordo com a criança)

Ainda falando de animais e, propondo uma atividade de expressão corporal, coloca essa música e faz junto com eles exercícios!



2 - "Alimentação colorida"

Façam uma receitinha bem colorida e compartilhem conosco!

Olha que ideias interessantes!

Compartilhamos abaixo alguns vídeos com tema sobre alimentação:





"Ao ler, imaginamos os personagens, os cenários e os acontecimento da história como se fossem de verdade. A criatividade natural dos pequenos é incentivada quando entram em contato com livros"
Sobre o livro que escolheram hoje, que tal trazer esse personagem pro mundo real? Criar reutilizando algum material descartável (como rolo de papel higiênico)

Ah! Sabe o livro que foi produzido (pelo Grupo 4 e 5)? Vamos apresentá-lo para as pessoas da família. Conte sua história! Compartilhe conosco, vai ser um prazer!


Hoje compartilhamos a atividade sensorial da Caixa Surpresa. O que encontramos?
UMA CENOURA!
VOCÊ GOSTA DE COMER CENOURA?
(Dessa forma lúdica que trazemos assuntos para nossa aprendizagem)
_____________________________
PARA PENSAR (FAMÍLIA)

"O racismo afeta todos os aspectos de nossa sociedade, incluindo o sistema alimentar. Não é simplesmente uma atitude de preconceito ou atos individuais, mas um legado histórico que privilegia um grupo de pessoas em detrimento de outras. O racismo - individual, institucional e estrutural -  também impacta negativamente os esforços com boas intenções de construir um sistema alimentar sustentável e justo."
_____________________________

Oferecer alimentos saudáveis!
 Compartilha conosco algum momento de refeição em família?

terça-feira, 28 de abril de 2020

UBUNTU

Uma palavra existente nas línguas zulu e xhosa, exprime um conceito moral, uma filosofia, um modo de viver. Significa "humanidade", ou "sou o que sou pelo que nós somos"

"Uma sociedade sustentada pelos pilares do respeito e da solidariedade, faz parte da essência ubuntu, filosofia africana que trata da importância das alianças e do relacionamento das pessoas umas com as outras." (Fonte)
Vamos conhecer a história de uma lenda africana de cooperação:

Um antropólogo visitou um povoado africano. Ele quis conhecer a sua cultura e averiguar quais eram os seus valores fundamentais. Assim, ocorreu-lhe de fazer uma brincadeira entre as crianças. Ele colocou um cesto de frutas perto de uma árvore e disse o seguinte às crianças: "A primeira que chegar à árvore ficará com o cesto de frutas"
Mas, quando o homem deu o sinal para que começasse a corrida em direção ao cesto, aconteceu algo inusitado. As crianças deram as mãos umas as outras e começaram a correr juntas. Ao chegarem ao mesmo tempo, todos desfrutaram do prêmio. Eles se sentaram e repartiram as frutas. O antropólogo perguntou  porque tinham feito isso, quando somente um poderia ter ficado com todo o cesto. Uma das crianças respondeu: "UBUNTU. Como um de nós poderia ficar feliz se o resto estivesse triste?"
O homem ficou impressionado pela resposta sensata desse pequeno.

AGORA, VAMOS ASSISTIR UM VÍDEO JUNTOS:



PROPOSTA PEDAGÓGICA

(Para os grupos 4 e 5). Trabalhar a cooperação através da brincadeira com o quebra-cabeça que enviamos à família. 
* Confeccionar e montar o quebra-cabeça em formato de coração (na montagem, dentro das partes constituintes, escrever e ler junto com a criança palavras que descrevem a filosofia Ubuntu; AMOR, AMIZADE, EMPATIA, RESPEITO, HUMILDADE, BONDADE)



* (Para todos os grupos) Confeccionar cartões com mensagens/recadinhos para trocar com as pessoas da família. Essas mensagens podem ser em forma de desenhos, estimulando a criatividade e a expressão espontânea da criança.

No sentido recreativo, propomos também (para todos os grupos) uma brincadeira usando um provérbio africano que diz:

"UM PEIXE GRANDE É PEGO COM UMA ISCA GRANDE"

Usando peneiras de diferentes tamanhos, vamos propor uma pescaria.
Em casa, os peixes podem ser feitos com a reutilização de pratos de isopor (desenhar peixes de diferentes tamanhos e recortar) ou objetos que boiem (de diferentes tamanhos)
Usando uma bacia com água, a criança vai usar a peneira como vara e tentar pegar o objeto.

Na sala usamos EVA e aproveitamos para trabalhar as vogais. 

A criança fica atenta, desenvolve sua habilidade motora e ainda se diverte.
SERÁ QUE A PENEIRA PEQUENA CONSEGUE PEGAR UM PEIXE GRANDE?

Acho que alguém pescou  a letra U, de UBUNTU
VAMOS CONTAR QUANTOS PEIXES CONSEGUIMOS PEGAR?

PARA COMEMORAR NOSSA PESCARIA, VAMOS DANÇAR A CANÇÃO WAMI WATA:



Sobre nosso projeto de produção literária (voltada ao Grupo 4 e 5) com a  criação do livro com a própria história:
1- Para começar, dobre três folhas ao meio e cole em formato de um livro. Iniciar com a criação da capa, como orientado. Usando a letra do nome da criança e fazendo um lindo colorido.
2 - Criar uma página como número que representa a idade da criança.(por extenso também) 
3 - Recortar letras que formam o nome da cidade em que a criança nasceu.
4 - Orientar que a criança desenhe a si e a família. 
5 - Desenhe ou cole a imagem da comida que você mais gosta e, escreva a letra inicial do nome desta comida. Capriche!
6 - Desenhe ou cole a imagem do seu brinquedo favorito.
7 - Chegamos ao final do nosso livro. Para última página, finalize como desejar. Nos surpreenda!


A família de Lucca nos enviou os registros das atividades feitas em casa!
Que dedicação!


"Eu sou porque nós somos"

segunda-feira, 27 de abril de 2020

MUNDO DE CORES

Nina Simone, mulher negra, cantora, compositora e ativista. Esteve presente nas manifestações e conflitos raciais envolvendo negros e brancos nos Estados Unidos. Angela Davis cita que Nina Simone foi a primeira a colocar a questão de gênero nesses movimentos. Representando mulheres silenciadas e compartilhando seu incomparável gênio artistico. (Fonte) Quando Angela Davis esteve presa, Nina Simone a visitou e levou-lhe um balão vermelho, evocado na capa do CD.

Hoje, vamos aproveitar essa passagem da biografia de Davis e Nina, e essa ideia do balão vermelho, para trabalhar a cor VERMELHA!

As cores estão presentes no dia a dia da criança, mas nem sempre nós (enquanto família) nos atentamos em compartilhar com eles essas descobertas. 
Aprender cores é mais que saber nomeá-las, mas educar o olhar e a atenção sobre o que nos cerca.

"O uso das cores vibrantes estimula o desenvolvimento das crianças ajudando na capacidade motora e cognitiva, raciocínio, fala, tato, audição, paladar, etc. Isso porque é através do uso de cores que chamamos a atenção das crianças para ações que irão gerar todo esse desenvolvimento" 


PROPOSTA DE ATIVIDADE:

 1 - Fazer raquetes com as crianças (4 e 5):
Pratos descartáveis e palitos de picolé, colados com fita adesiva no verso.
Brincar de não deixar o balão cair usando as raquetes.

Além de percepção espacial, com esta brincadeira pode se trabalhar noções matemáticas, enquanto contabilizam os pontos durante a partida.

2 - Lançar o balão no ar e não deixar a bexiga cair no chão.
Eles adoram o desafio de não deixar o balão cair e, pedagogicamente, é um estimulo para motricidade. 

3 - Desafio: Encontrar objetos da cor vermelha (todos os grupos).

Em uma brincadeira envolvendo toda a família, encontrar objetos com a cor vermelha.
Para as crianças que ainda não oralizam, iniciar a brincadeira buscando objetos e falando "vermelho". Primeiro os adultos e por fim a criança. Que por imitação, vai entendendo.

Sobre a atividade xerocada (G 4 e 5) que enviamos:

Compartilhem conosco o resultado!

Abaixo tem algumas dicas de vídeos infantis sobre as cores:



Sobre nosso projeto de produção literária (voltada ao Grupo 4 e 5) com a  criação do livro com a própria história:
1- Para começar, dobre três folhas ao meio e cole em formato de um livro. Iniciar com a criação da capa, como orientado. Usando a letra do nome da criança e fazendo um lindo colorido.
2 - Criar uma página como número que representa a idade da criança.(por extenso também) 
3 - Recortar letras que formam o nome da cidade em que a criança nasceu.
4 - Orientar que a criança desenhe a si e a família. 
5 - Desenhe ou cole a imagem da comida que você mais gosta e, escreva a letra inicial do nome desta comida. Capriche!
6 - Dando continuidade à produção do livro, para hoje, desenhe ou cole a imagem do seu brinquedo favorito.


Hoje, compartilhamos alguns exemplos de atividades que realizamos em sala onde trabalhamos também as cores. Na primeira imagem, os alunos (após ajudarem na criação da receita da massa de modelar na cor vermelha), criaram picolé de morango. Na segunda, usando a cor para criar uma máscara, para enfeitar nosso carnaval. Na terceira, uma caixa surpresa em que teriam que descobrir o objeto apenas com o sentido do tato (maçã, tomate). 


Que nossa semana seja abençoada!

sexta-feira, 24 de abril de 2020

OCUPANDO ESPAÇOS

É importante observar os filmes que assistimos, as músicas que ouvimos, os livros que lemos e tudo que admiramos e consumimos. Se são feitos sempre por pessoas brancas e pouco apresentam pessoas negras, precisamos questionar isso.
A história invisibilizou a presença de mulheres e homens negros em diversos espaços. É um dever, desde a primeira infância, principalmente para crianças negras e não brancas (que até outro dia, não se viam em desenhos, em bonecas, brinquedos ou na literatura), apresentar referências que também as contemplem. Representatividade é importante tanto na construção da subjetividade, como na identidade negra.
"Quando refletirmos acerca da invisibilidade negra e seus efeitos na infância, podemos apontar sobre a magia dos contos de fadas, dos heróis e todo universo infantil serem retratados sempre por uma população não negra"
"Nós teremos que intensificar a exigência por justiça social e nos tornarmos mais militantes em defesa das populações vulneráveis. (...) resistência no chão, resistência nas salas de aula, resistência no trabalho, resistência na arte e na música." Angela Davis

Na arte, poucas referências nos são ofertadas com protagonismo negro. Mas existem e não são poucas. Hoje vamos apresentar aos nossos alunos para apreciação, obras de artistas, nascidos nos Estados Unidos assim como Angela Davis, e propor um fazer artístico.

Criança gosta de fazer arte. É a linguagem que melhor contempla o universo infantil.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

- Essa criança está fazendo arte!
- Que bom! 

Através da arte a criança desenvolve a auto-expressão, atenção, coordenação motora e pode ser o trampolim divertido para exercitar a criatividade. A escola não deve ser o único espaço em que a arte seja estimulada e celebrada.(Leitura Sugerida)

1 - Apresentar imagens das obras e seus autores




Observar juntos, criança e família. Deixar que a criança aponte e se expresse. Mostrar cores, encontrar formas. Apontar quem criou as obras e desafiar: Será que conseguimos fazer uma arte bem legal!?

2 - Propor que criem suas próprias obras.

Olha que ideias interessantes para criar!

Crianças que ainda não possuem habilidades motoras para criar formas, podem experimentar através de carimbos. Na ideia acima, os materiais utilizados foram milho e quiabo, veja como fica lindo. De repente em casa, na cozinha, tenha algo que contribua nessa arte!

Outra ideia interessante (voltada mais ao Grupo 4 e 5)

Fazer uma linda arte (um quadro decorativo com desenho em mosaico com pedaços de papel colorido.) Essa atividade pode ser feita com papel colado em um papelão para a montagem de um quadro para família

________________________________

Hoje vamos relembrar os alunos realizando atividade voltada a linguagem artística em sala.
 Usando pincel, mãos, dedos... nesse momento eles podem explorar!

Sobre nosso projeto de produção literária (voltada ao Grupo 4 e 5) com a  criação do livro com a própria história:
1- Para começar, dobre três folhas ao meio e cole em formato de um livro. Iniciar com a criação da capa, como orientado. Usando a letra do nome da criança e fazendo um lindo colorido.
2 - Criar uma página como número que representa a idade da criança.(por extenso também) 
3 - Recortar letras que formam o nome da cidade em que a criança nasceu.
4 - Orientar que a criança desenhe a si e a família. 
5 - Para hoje, desenhe ou cole a imagem da comida que você mais gosta e, escreva a letra inicial do nome desta comida. Capriche!


________________________________
PARA PENSAR (FAMÍLIA)
Sobre o legado fabuloso que constitui a arte negra, "está chegando a hora de, pelo bem da autoestima do negro brasileiro, de seus descendentes, e do brasileiro em geral, que não fiquemos apenas em dias e semanas de festejos da "consciência negra". Abundam do Brasil grupos universitários e centros de pesquisas sobre artes europeias" quase não há pesquisas sobre povos de nossa principal e maior herança cultural. (fonte). Precisamos que nossas crianças saibam da riqueza do nosso povo.
______________________________

Ótimo final de semana! Nos encontramos semana que vem!