Dia de resistência indígena.
No Brasil, o dia do índio é celebrado anualmente em 19 de abril. Esta importante data serve para lembrar e reforçar a identidade do povo indígena na nossa história e cultura.
É possível falar do índio sem estereótipo colonizador, construindo relações e aproximações com seus hábitos, costumes, língua, brinquedos e brincadeiras que estão presentes no nosso dia a dia.
O dia do índio é um resgate à nossas raízes.
Os curumins e cunhatãs (as crianças), são muito criativas nas invenções e confecções de seus brinquedos, elaborados com elementos que encontram na natureza.
Palavras como: mingau, mocotó, jacaré, jabuti, iguatemi... A língua falada no Brasil tem muitas contribuições e influências indígenas. Usamos palavras em Tupi que dão nome a muitas coisas e lugares, como por exemplo as cidades e estados. Araraquara que significa "toca das arara". Guaratinguetá, uma palavra de origem Tupi-Guarani que significa "muitas garças brancas" e Paraná, que em tupi significa "como o mar".
Valorizar nossas raízes é reconhecer a contribuição desses povos e sobretudo lutar pela sua existência. "A construção de um bem viver não acontecerá sem os indígenas".
Falando das contribuições indígenas, achamos interessante essa referência sobre uma música que se cantava bastante em brincadeiras de roda:
"Fui no Itororó
beber água não achei
Achei bela morena
que no Itororó deixei
Aproveita minha gente
que uma noite não é nada
se não dormir agora
dormirá de madrugada" (...)
Itororó significa "água barulhenta".
Faz uma roda com a criança! É difícil ela não querer participar.
Outras sugestões de atividades:
Confeccionar petecas com papel amassado e jornal
(é um trabalho com a coordenação motora e uma forma divertida de trabalhar lateralidade)
Brinquedo Bilboquê -> Como Fazer
Olha que bonito!
Para inspirar os pequenos, vamos ver imagens de alguns povos indígenas, apreciando uma música.
VÍDEO INFANTIL COM O TEMA DA AULA DE HOJE:
Um costume que está ligado à várias etnias, inclusive indígena, é utilizar elementos da natureza para produção de tintas. Na educação infantil isso possibilita aos alunos aprender que não existem apenas produtos industrializados.
Hoje vamos relembrar nossa produção de tinta, usando hortelã.
Todos ficaram entusiasmados em manusear a folha, em fazer perguntas sobre ela. Ficamos exercitando a motricidade fina, separando cada folhinha.
Caetano, machucando o tempero, sentindo cheiros, percebendo relações de causa e efeito. Todos queriam participar. Em atividades como essas podemos aproveitamos até para contar. (10 vezes para cada um, vamos contar juntos? Todos contam. Querem logo ter a sua vez.)
Jogamos na cola branca e depois observamos a cor que surgia.
Será que deu certo? E fizemos nosso teste.
___________________
Uma dica importante para realizar atividades com a criança é estar realmente envolvido e dar atenção de modo a não tornar algo mecânico. Quando a atividade parece uma brincadeira, a criança sente o desejo de participar.
(Para o Gurpo 4 e 5) Sobre a produção da história. Para hoje, auxilie a criança a registrar o número que representa a idade (numeral e por extenso) 4/ QUATRO
Uma dica importante sobre o momento da leitura é tomar cuidado para não fazer que seja mais uma incumbência. Ler deve ser divertido para criança, para se tornar um hábito.
O importante é não deixar de estimular as crianças. Ter um tempo de atenção e esse momento ser cada vez mais divertido para todos.
Vamos conseguir!
Nenhum comentário:
Postar um comentário