ESSE É O NOSSO AMBIENTE EDUCACIONAL VIRTUAL.

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

A ARTE QUE LIBERTA

     A arte representa formas de enxergar o mundo. Reflete história, cultura e nos convida para o território do pensar, de forma criativa.  Ruth de Souza, através do seu trabalho, encontrou nesse universo rico, o da arte, formas de derrubar os obstáculos impostos.

"É difícil a gente descrever a si própria, mas eu diria que sou maravilhosa". 

    Ruth de Souza, desde suas lembranças da infância, sempre teve um olhar contemplativo. As luzes dos vaga-lumes, os filmes do cinema, as músicas que ouvia... A arte sempre esteve presente. Conta que, no velório de seu pai, ao ver os barcos que passavam pelo rio, ao fundo tinha um pé de jenipapo, achou aquela cena tão linda. Sua memória infantil guardou aquele momento.

    Como é enxergar o mundo pelos olhos da criança? 

    A medida que compreende o funcionamento do mundo, a criança vai buscando mecanismos para se expressar em relação a ele.

SEGUNDA-FEIRA - 17 DE AGOSTO
Em "A TERRA É SEMPRE TERRA", um filme brasileiro de 1951, Ruth de Souza interpretou a personagem Bastiana. Escolhemos o título desse trabalho para pensar sobre o nosso planeta. O planeta Terra, que é também um planeta água.

NOSSO PLANETA TERRA
REDONDINHO E AZUL
É TAMBÉM
UM PLANETA ÁGUA. 
É UM PLANETA LINDO!

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 :  ÁGUA LIMPA
Usando tampinhas e um recipiente com água, vamos simular que o mar está sujo e precisamos ajudar a limpar. Nesse momento, podemos criar uma fantasia e conversar sobre jogar o lixo no lugar certo e sobre a vida marinha (ainda que a criança ainda não se comunique oralmente, o diálogo é muito importante).
Usando os dedinhos, ou dois palitinhos (de acordo com a capacidade motora da criança) vamos retirando as tampinhas, uma de cada vez.
Além de divertir, brincadeiras com água costumam ter um efeito tranquilizador. 

Falar sobre o nosso planeta azul lembrou-me uma história...
"OLELÊ, UMA ANTIGA CANTIGA DA ÁFRICA"
Essa é uma canção que ouvíamos na escola.
Que tal fazer um barquinho de papel e aproveitar para navegar!

CRIAR E DEIXAR CRIAR
Nessa primeira infância, a livre expressão deve ser valorizada para que a imaginação e a criatividade sejam exploradas. 

(Foto na escola, de uma atividade sobre o Atlântico. Jackeline e Davi.)
O azul é uma cor primaria. Está na imensidão do céu. Está também no mar. É uma cor fria que, segundo especialistas no estudo da influência das cores nas crianças, é uma tonalidade que estimula um relaxamento do corpo e da mente. Expressa harmonia, segurança e tranquilidade. Nas emoções, estimula os sentimentos de afeto e amizade.

Nos anos de 1940, Ruth de Souza contracenou com quem se tornaria um grande amigo, Grande Otelo (Sebastião Bernardes de Souza Prata, que foi um ator, comediante, cantor, produtor e compositor brasileiro), com quem dividiu  a cena em filmes e peças de teatro.
A Revolução dos Patos foi o nome de um dos espetáculos em que Ruth atuou com  Grande Otelo.
Aproveitando também o título dessa obra, vamos para nossa segunda proposta de hoje.

PROPOSTA PEDAGÓGICA 2 : (GRUPOS 4 e 5) AVES.

1- Reproduzir os movimentos realizados na música, bem como os números apresentados (de forma oral e escrita).
2-Conversar com a criança sobre o nome dado à família dos patos, galinhas, pássaros (o grupo das aves).
Veja o vídeo (Conhecendo as aves)
3-Pesquisar com a criança imagens de diferentes aves. 
QUAL DESSAS AVES VOCÊ JÁ VIU?
Podemos dar vida as aves por meio da arte:

TERÇA-FEIRA - 18 DE AGOSTO
QUANDO ME VEJO NO OUTRO...
Em uma de suas falas, Ruth de Souza questionou sobre a representatividade na publicidade infantil (na época, uma campanha de talco para bebês). Aproveitando o assunto, vamos falar sobre brinquedos representativos.
"As crianças não brincam de brincar, elas brincam de verdade".
Através do brincar a criança desenvolve valores, caráter e referências. É possível fazer até uma leitura psicológica de uma criança pela maneira que ela brinca e pelos seus critérios na escolha dos brinquedos.
Hoje, os brinquedos também assumem uma função em nossa cultura como objetos representativos da infância. Podem ser aliados instrumentos para ajudar crianças a expressar sentimentos, compreender o cotidiano e até construir sua identidade.
Vale a reflexão sobre os brinquedos que escolhemos e, aproveitando, sobre os desenhos que nossos pequenos têm assistido. Eles apresentam diversidade?

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 : CUIDANDO DOS BRINQUEDOS 
VOCÊ CONHECE A DOUTORA BRINQUEDOS?
(Nesse desenho ela faz de contas que é uma médica e cuida dos brinquedos)
A tarefa de hoje é buscar os brinquedos que precisam ser lavados e convidar a criança para ajudar nessa tarefa. Isso vai contribuir para que os pequenos compreendam que os objetos precisam de cuidados. Você, família,  pode tornar esse momento divertido e aproveitar essa oportunidade para organizar e rever os brinquedos que estão precisando de algum reparo, que estão em bom estado mas podem ser doados por não estar sendo aproveitados, etc.
TEM ALGUMA DOUTORA OU DOUTOR BRINQUEDO AÍ EM CASA?
O PROTAGONISMO
O modo como a criança se vê está espelhado nos referenciais que recebe ao longo de sua formação. Vem através das experiências do convívio social e familiar, da educação recebida e também da cultura. Filmes, desenhos, livros infantis, música... Todos esses elementos contribuem para a construção do repertório das crianças. Isso afeta, direta ou indiretamente, no seu desenvolvimento.

No filme "A câmera de João"  podemos assistir o protagonismo do pequeno ator nas telas.
(O filme está mais voltado aos grupos 4 e 5, que acompanham melhor esse formato, mas indicamos à toda família.)
"João é um garoto entusiasmado que está descobrindo as emoções da fotografia através da relação com o avô, um fotógrafo saudosista que coleciona registros da cidade. Uma caixa de memória foi aberta, passado e presente passam diante dos olhos de João. A fotografia atravessa gerações e perpetua a história. João também gosta de fotografar."

PROPOSTA PEDAGÓGICA 2 : A CÂMERA

1 - Construir juntos uma câmera com materiais recicláveis, para brincar. 
(simular gravação de um comercial de tv. Encenar um programa de tv que a criança goste. Realizar poses divertidas para tirar fotos brincando de modelo.)
2- Tentar reproduzir com a criança imagens em fotos antigas (ambiente, roupas, gestos, expressões faciais, posições...)

Compartilha conosco essas fotos!

QUARTA-FEIRA - 19 DE AGOSTO
Quando Ruth tinha nove anos, mudou-se para o Rio de Janeiro com a mãe e os irmãos. Nessa época a mãe trabalhava como lavadeira. Ruth conta que sua mãe gostava de ir ao cinema. O primeiro filme que Ruth assistiu foi "Tarzan, O filho da Selva". Conta que ficou encantada, pensando como era possível criar tudo aquilo encenado. Para ela, ali já passou a se interessar pela arte dos filmes.

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 : NA SELVA, IMITANDO OS ANIMAIS.
1 - Usando gestos, mímica, movimentos e sons onomatopaicos (reprodução animada de sons, como fazer barulho de chuva, de carros etc.), vamos imaginar que estamos na selva.

O MENINO DAS SELVAS
PASSEAVA PELA FLORESTA
ATÉ QUE ENCONTROU UM LOBO!
COMO SERÁ O SOM QUE O LOBO FAZ? (imite para criança).
CONTINUOU O SEU PASSEIO
E ENCONTROU UMA PANTERA!
E O SOM DELA, COMO SERÁ? (Vamos imitar!)
O MENINO CONHECEU TAMBÉM UM URSO
SEU NOME ERA BALÚ
MAS COMO SERÁ O SOM DE UM URSO?

2 - Vamos brincar no "passeio do Tarzan", esticando os braços acima da cabeça e fazendo movimentos com eles, intercalando um braço e o outro (como se estivesse pulando de cipó em cipó).

(Na brincadeira da selva, proporcione brincadeiras em que seja desenvolvido noções de; frente, atrás, o alto, em baixo. Assim como pular, saltar, rolar.)

PROPOSTA PEDAGÓGICA 2 : (GRUPOS 4 E 5) CONHECENDO OS ANIMAIS


1 - Converse com a criança; Quais os animais que você viu no filme? (Estimule-a a identificar e citar o nome desses animais). 
2 - Qual será a letra que inicia os nomes desses animais? Vamos descobrir?
3 - O que você mais gostou no filme? Vamos desenhar? 
Você gostaria de ter um animal? Qual? 
Que tal conhecer as letras que formam o nome desse animal?

QUINTA-FEIRA - 20 DE AGOSTO
Em entrevista, Ruth de Souza disse que o trabalho de atriz é para ela também uma terapia. "Quando tem um problema, entro no palco, o problema ficou no camarim".

 ARTE COMO FORMA DE PRAZER E CONFORTO

Muitas vezes pensamos que as crianças não têm problemas, mas isso não é verdade. A diferença é que demonstram de outra maneira. Elas têm medos, preocupações e muitas vezes não sabem como reagir as suas inquietações.
Nesse momento, de distanciamento social, o tempo afastado dos amigos, dos parques e de um lazer fora de casa, mexe também com o emocional da criança.
Os exercícios com arte, são também uma opção para ajudá-las a encontrar um caminho de expressão. A arte mexe com as emoções, podendo acalmar, trazer concentração, e permitir que a criança se comunique.
O uso de cores na educação infantil, principalmente as mais vibrantes, como vermelho, amarelo e laranja, contribuem para o desenvolvimento da capacidade motora e cognitiva, do raciocínio, da fala, do tato, da audição, do paladar, entre outros.
"Por meio da arte, a criança comunica sua interpretação da realidade que a cerca e também seu estado emocional, mostrando como ela se sente e como o mundo a afeta." (fonte)

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 : AMARELO 

1-Vamos selecionar itens em casa na cor amarela.
(GRUPOS 1 e 2)
Agrupe os itens encontrados (tecidos, potes, tampas plásticas, brinquedos, embalagens, etc), nomeando as cores e os nomes desses objetos, juntamente com ela (ex: tampa amarela, toalha amarela, bola amarela...)
Será que podemos encontrar mais alguma coisa aqui, que é amarela?
(Deixe algum objeto aparentemente escondido, mas à vista, para que ela encontre.)

2 - (TODOS OS GRUPOS) 
Separe giz de cera, tinta ou algo que possibilite que a criança possa criar marcar gráficas no papel em branco, fazendo um exercício de auto-expressão com a cor amarela.
Experimente colocar uma música (que a criança goste), para que possa escutar enquanto cria usando a com amarela.

OUTRAS IDEIAS CRIATIVAS

SEXTA-FEIRA - 21 DE AGOSTO

    O Folclore Brasileiro é o conjunto de expressões culturais populares que englobam aspectos da identidade nacional. São exemplos mitos, lendas, brincadeiras, danças, festas, comidas típicas e demais costumes que são transmitidos de geração para geração.
As danças de nossa cultura estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras.

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 : O CORPO NA DANÇA 

1- Apresente vídeos de danças típicas da região Nordeste, tais como o Maracatu, o Maculelê e o Samba de Roda.
2 - Envolva a criança e a família na pesquisa e resgate destas manifestações de danças populares. Que tal perguntar para os avós, algumas músicas e danças populares?
Falando em danças populares:
VOU COMPARTILHAR
UMA CANTIGA POPULAR
QUE APRENDI NA ESCOLA
E QUE TEM HISTÓRIA...
"SAI, SAI, SAI, Ô PIABA.
SAIA DA LAGOA."

SERÁ QUE EM CASA VOCÊS TAMBÉM CONHECEM? VAMOS DANÇAR!

VOCÊ SABIA...
O batuque de umbigada, conhecido também como tambu ou caiumba, é uma tradição cultural afro-brasileira de origem bantu que se desenvolveu no país. 

Falando em dança e em ritmos populares, vamos ouvir outras músicas!

Como o corpo se manifesta através dos diferentes ritmos?

PROPOSTA PEDAGÓGICA 2 : O DIA DO FOLCLORE 

DIA 22 DE AGOSTO  é celebrado o Dia do Folclore. Que tal envolver a criança no resgate das manifestações populares? É interessante estimular a pesquisa sobre histórias de sua própria comunidade e até mesmo familiares. Pode ser um ótimo ponto de partida para a noção de diversidade, a noção das manifestações populares. 

(GRUPOS 4 e 5) 1- Pesquisar com a criança, adivinhações para brincar. Exemplos: O que é, o que é? Que não se come, mas é bom pra comer? Talher!
O que é, o que é? Fui na feira comprar uma bela, quando cheguei em casa comecei a chorar com ela? A cebola!.
Estimule a criança a criar novas adivinhações. Vai ser divertido!
Que tal pontuar? Quem será que advinha mais? 
Brincando de marcar pontos, podemos trabalhar com a escrita dos números, juntamente com a criança.

Quem conhece o Bumba-Meu-Boi? Vamos conhecer - > A TURMA DO BOI BOLÉ
Outras manifestações para assistir e conhecer - > COLETÂNEA TURMA DO FOLCLORE

Outras ideias divertidas para esse dia:
Lembranças do Boi-Bumbá, dançando maracatu, e do nosso samba de roda
e Samba de Coco, na nossa escola.

Uma ótima semana pra nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário