ESSE É O NOSSO AMBIENTE EDUCACIONAL VIRTUAL.

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

VIVER A ARTE EM SUA HISTÓRIA.

Dama,
meu motivo de rara beleza
Acalanto a sua alteza
Estrela que brilha por nós.
Oh, pérola negra!
Joia que emana a paz.
Lapidada nas Minas Gerais.
Seu destino:
Encantar corações.

Talento é dom pra vencer
Preconceito não pôde calar
Foi preciso acreditar
Menina
mostra a força da mulher
O negro pode ser o que quiser

Resplandece céu
da humildade a sua glória.
Viveu a arte em sua história

Ruth de Souza - Senhora Liberdade Abre as Asas Sobre Nós"
Trecho do Samba Enredo de 2019

SEGUNDA-FEIRA - 24 DE AGOSTO
ATRIZ PREMIADA
    Indicada e premiada em várias premiações nacionais, Ruth de Souza foi também a primeira atriz brasileira indicada ao prêmio de melhor atriz num festival internacional de cinema, por seu trabalho em Sinhá Moça, no Festival de Veneza de 1954.
    Premiações são reconhecimentos que têm como objetivo a valorização e celebração ao esforço e trabalho desenvolvido. É entregue em diferentes tipos de competições e modalidades, e não servem apenas como recompensa. Dentro dos esportes, por exemplo, é visto como uma motivação a mais para os participantes de um torneio.
    Ser reconhecido por algo que faz, ajuda também no desenvolvimento da auto-estima. 

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 :  Medalhas e prêmios - RECONHECIMENTO

Criar uma medalha, junto com a criança, através da pintura e da colagem.
Depois de criar e trazer a atenção da criança para o papel alumínio e seu brilho, ofereça tinta e  deixe que ela criar livremente, usando os dedos (ela mesma vai escolher as cores). 
Ajude-a a entender que o papel alumínio é para que explore através da pintura.

Ao final da atividade, converse com a criança sobre sua criação.
- Que lindo! (Nesse momento você pode nomear as cores que ela utilizou, apontando e elogiando o "azul, amarelo, vermelho, por exemplo).

Dê a medalha, pelo seu lindo desempenho nessa atividade.

 Mesmo a criança que não se comunica oralmente, pode participar e estar presente nesse faz de contas. A família pode escolher outros membros para receber medalhas.
Exemplos:
"Essa medalha vai para o vovô, pelo delicioso almoço que preparou."
"Essa medalha vai para a mamãe, a melhor contadora de histórias."

Para que as crianças tenham oportunidade de brincar com o imaginário, utilizando enredos conhecidos, e criando novos, desenvolvendo a linguagem oral e se divertindo, permita também que escolha outros objetos para representar "troféus".
Que tal tirar registrar esse momento. Fotografar é guardar lembranças!

Aproveitando o nome do prêmio em que Ruth de Souza foi a primeira atriz brasileira a receber indicação, o Leão de Ouro, vamos ouvir um conto africano:
Para ouvir e dança:
PROPOSTA PEDAGÓGICA 2: (4 e 5): O leão e os animais da savana africana.

Os leões encontrados nas Savanas africanas são animais magníficos e considerados por muitos como os reis da selva.

1 - Assistir ao vídeo sobre leões e outros animais selvagens:
2 - Escrever as letras em pedaços de papel para formar nomes de animais selvagens com a criança.
Outras ideias interessantes:
 

TERÇA-FEIRA - 25 DE AGOSTO
DIA DO SOLDADO
    Os soldados são, como os guerreiros de uma tribo, a proteção de um povo. São instruídos para proteger, em alguns povos recebem armas para lutar e também missões para cumprir. Para diversos  grupos, esses guerreiros querem a vida de paz e prosperidade da sua comunidade.
    Em relação a aparência, usam trajes, pinturas e formas de se diferenciar enquanto grupo. 
Com os Caiapós (também conhecidos como Kayapó, Kaiapó e mebêngôkre) os guerreiros (maiores de 17 anos) participam das assembleias no ngobe, onde se tomam as decisões políticas.
    Para os Mursi, que habitam na Etiópia no continente africano, cada tribo tem seus hábitos, costumes e ritos. A pintura faz parte da sua identidade. Assim como a dança, a pintura, o grito de guerra, há vários elementos que criam a identidade desses guerreiros.
Em homenagem ao dia do soldado, vamos fazer de conta que somos guerreiros(as).


PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 :  A IDENTIDADE DE GUERREIRO


Usando pintura de rosto, criação de vestimentas; como chapéu de papel, vamos fazer de conta de somos soldados.

(Grupo 3, 4 e 5) - Ouvir a história 
Brincar de estátua ao final da música; vence  aquele que conseguir ficar mais tempo.
Brincar de soldadinho, marchando como soldado.

Vamos ouvir um conto africano com guerreiros bem corajosos!

QUARTA-FEIRA - 26 DE AGOSTO
ADMIRAR E INTERPRETAR 

    Ruth de Souza interpretou diversos personagens, mas em 1960 ela interpretou nos palcos a escritora brasileira Carolina Maria de Jesus (que já conhecemos aqui no blog), na peça O Quarto de Despejo, considerado pela própria atriz um dos trabalhos mais significantes da sua carreira. Mais tarde, 1983 ela interpretou o mesmo papel na televisão, para a série Caso Verdade da Rede Globo, considerado por Ruth seu melhor trabalho na televisão. 

(Trecho do Samba Enredo em homenagem à Ruth de Souza)
"Voa, senhora mãe da liberdade
Em seu papel, a igualdade
De quem sentiu na pele a dor
Brilham Marias, Carolinas de Jesus
Você foi resistência"


PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 :  FAZ DE CONTA QUE EU SOU...
ESCRITOR(A)
Separe duas folhas de papel em branco, dobre-as ao meio.. 
Veja junto com a criança alguma revista que possa ser feito recortes e, observe o que chama a atenção dela. O que aponta, se tenta balbuciar palavras, e use essas figuras para ilustrar o livro.

Retire as figuras e cole-as nas folhas.
Com giz de cera, deixe que a criança rabisque e faça  suas garatujas (exploração do traçado, da criatividade e da expressão emocional por desenhos disformes e livres).
Depois de pronto, dê um acabamento, e, no momento da leitura da história, juntos, façam uma leitura simbólica desse livro produzido por vocês.

Compartilha conosco essa produção!

Sobre as interpretações de Ruth de Souza, na semana passada falamos sobre o filme "Terra é sempre terra", pensamos outras atividades sobre A TERRA.

    O dia a dia é cheio de transformações e desperta o interesse das crianças para explorar, investigar e conhecer mais sobre o mundo que as cerca. Nesse sentido, os elementos da natureza  além de chamarem a atenção das crianças, são materiais ricos em possibilidades de exploração.

(GRUPOS 3, 4 e 5) 
    Disponibilize fotos de esculturas e outros objetos em jornais, livros e revistas, feitas em diferentes materiais; como pedra, madeira, barro, areia. Podem fazer uma pesquisa.
    Converse com a criança sobre a diversidade de elementos que a natureza nos oferece, matéria-prima para produzirmos diferentes materiais e a importância da preservação do nosso planeta.
    Se possível, disponibilize vasilhas com areia, folhas, pedrinhas algodão, vasilhas com água, ou outros elementos naturais que tenha acesso para que a criança possa expressar-se livremente. Para agregar esse momento, podem ser acrescentados alguns objetos como tampinhas, papel, palitos, peneiras, forminhas, tinta ou cola colorida, dentre outros.

    Solicite que reproduza, ao seu modo, as imagens vistas e conversem sobre as produções, sempre estimulando e elogiando. Explorem e façam descobertas, de forma que possam observar e comentar sobre as semelhanças e diferenças dos materiais e o que acontece quando adicionam água ou misturam outros elementos.
Registre por meio de vídeos e fotos para que a criança possa observar suas produções.

QUINTA-FEIRA - 27 DE AGOSTO
'Canoas, um cortejo de saudade"

"Canoas, um cortejo de saudade.
A doce lembrança que ficou pra trás.
No Rio, lindo mar de esperança
Refletindo a infância,
acende os ideais."
(Trecho do Samba Enredo homenageando Ruth de Souza e fotografia do desfile).

    Em suas memórias de criança, Ruth tem a recordação do funeral de seu pai que, para ela, a cena foi cinematográfica. Conta que a caminho do cemitério, que era do outro lado e precisava atravessar o rio, foram em cortejo por canoas, uma atrás da outra com flores. "Parecia cena de filme", disse ela.  Conta também que passava por um pé de jenipapo carregado. "Amanhã venho aqui pegar frutos", pensava inocentemente a menina Ruth diante do cortejo. 

    Jenipapo é o fruto do jenipapeiro, uma árvore que chega a vinte metros de altura. Em guarani, jenipapo significa "fruta que serve para pintar".
    Assim como jenipapo que é uma frutas, plantas, sementes dentre outros elementos naturais (como urucum e açafrão) são usadas a muito tempo por diferentes povos para tingir pele e tecidos.

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1 :  TINGINDO

1 - Ralar beterraba e colocar em um recipiente para que a criança possa explorar.
2 - Observar junto com a criança como o vegetal tinge a mão ao manuseá-la.
3 - Oferecer papel, tecido ou algo que a criança possa criar marcas usando os dedos tingidos.

PROPOSTA PEDAGÓGICA 2 :  AS FRUTAS
(GRUPOS 3, 4 e 5)
    Mostre para a criança imagens de algumas frutas e questione-as sobre qual ela conhece,qual já comeu, qual a fruta preferida. Conversar sobre a importância de comê-las para ter boa saúde. É uma boa oportunidade para convidá-la a experimentar novas.

Ouvir a história
Construindo frutas com prato descartável, papel e pintura:
(GRUPOS 4 e 5) Descobrir as letras iniciais e finais dos nomes das frutas pesquisadas.


SEXTA-FEIRA - 28 DE AGOSTO
Inspiração e enredo de Escola de Samba
     A atriz Ruth de Souza, aos 97 anos, foi a grande homenageada do desfile da Acadêmicos de Santa Cruz e cruzou a Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Após cruzar a Avenida, Ruth foi levada para um camarote. Durante esse trajeto, que durou aproximadamente 10 minutos, a atriz foi parada inúmeras vezes. Vários fãs demonstravam respeito e admiração. As pessoas faziam saudações, mandavam beijos, batiam palmas, faziam selfies e reverências para Ruth.

Enredo: Ruth de Souza - Senhora Liberdade Abre As Asas Sobre Nós
(PARA ASSISTIR ESSE DESFILE <-) Acadêmicos de Santa Cruz.

Com talento também na música, Ruth de Souza cantou na peça "Oração para uma Negra".  Conta que sua mãe, lavadeira, gostava de passar roupa ouvindo Opereta. "Me lembro tanto da Viúva Negra", relembra.

PROPOSTA PEDAGÓGICA :  APRECIAÇÃO MUSICAL

Vamos observar como os diferentes ritmos envolvem as crianças.
Começando com samba


A mãe de Ruth era lavadeira. Amante de uma boa música, costumava lavar roupas escutando canções. 
Por falar em lavadeira...
Houve muitas mudanças no ofício de lavar roupas...
(GRUPOS 3, 4 E 5)
    Falando em lavadeira, que tal improvisar um varalzinho para a criança, basta prender uma cordinha em um lugar acessível, disponibilizando pedaços de tecidos, vasilhas representando bacias e pregadores

    Essa atividade estimula a coordenação motora fina (das mãos), pode desenvolver noções matemáticas ( questionando à criança sobre a quantidade de peças lavadas, estendidas, quantas ainda faltam estender, bem como quantidade de pregadores que estará utilizando.
Para diversificar o momento, que tal desenvolver essa atividade cantando músicas com a criança, do seu repertório. 

    Para as maiores, outra opção é propor desafios. Colocar uma música e, brincar de estender uma quantidade de tecidos, antes que a música acabe.

Aproveitando que falamos sobre o desfile do Samba Enredo em homenagem a Ruth de Souza, relembramos nosso Bailinho no bloquinho Akoma 2020, na nossa escola. (Akoma é um símbolo que faz parte da simbologia Adinkra, manifestação cultural ancestral do povo Axante. Esse símbolo é uma das mais antigas e conhecidas representações do coração, geralmente associada ao amor e ao romantismo, tem na realidade como significado "paciência e tolerância"), que não podia faltar no nosso acolhimento de início de ano.
AKOMA!

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