ESSE É O NOSSO AMBIENTE EDUCACIONAL VIRTUAL.

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

AUTO-IDENTIFICAÇÃO

    Em 1980 Lélia Gonzalez  publicou seu primeiro livro, Lugar de Negro, em parceria com o sociólogo Carlos Hasenbalg. 
Nesta obra, o capítulo "O movimento negro na última década", de sua autoria, traça um panorama histórico do modelo econômico  e como a população negra trabalhadora se encaixou nesse cenário. Lélia elenca também diversas estratégias de resistência ao sistema, como quilombos, as irmandades de homens pretos e as religiões de matriz africana. 

SEGUNDA-FEIRA -  28 DE SETEMBRO
LUGAR
  Agora que conhecemos parte da biografia de Lélia, vamos aproveitar o título do seu primeiro livro para pensar em "LUGAR". Vamos conversar e brincar com a lateralidade.

Vocês sabiam que o conhecimento da lateralidade é um dos aspectos mais importantes na vida de uma pessoa? Esse domínio vai muito além de saber diferenciar os lados direito e esquerdo do corpo. É importante ressaltar que tanto a escrita quanto a orientação espacial e temporal contribuem muito para a lateralidade de uma criança. (FONTE)
   
PROPOSTA PEDAGÓGICA 1:  LUGAR
(TODOS OS GRUPOS)
Atividades que podem ser feitas com as crianças a fim de trabalhar a lateralidade.

Controle dos pés: os pequenos devem chutar a bolinha de papel com um dos pés. Logo depois o objeto precisa ser estimulado com o outro pé.
Pulando em círculos: vocês podem desenhar círculos pelo chão. Nessa brincadeira vamos dar comando "dentro/fora",  "para um lado/para outro", assim, podemos treitar a lateralidade saltando de um círculo para outro, por exemplo.

PROPOSTA PEDAGÓGICA  2:  LUGAR
(GRUPOS 3, 4 E 5)

Vamos aproveitar que estamos falando de "LUGAR", para compreender geograficamente o lugar/espaço onde moramos (rua e bairro).
    Converse com a criança sobre o nome do bairro/rua... Com as crianças maiores, que tal pesquisar a história do nome desses locais?
    Instigue a criança sobre locais perto e longe da sua casa. Por exemplo: a casa de alguém conhecido pela criança, que mora ao lado, questione-a se é perto ou longe; local no bairro que precisa pegar um transporte para chegar. É perto ou longe?
Dentre outros exemplo...
    Vamos montar uma imagem do lugar onde moramos (rua ou bairro), por meio da colagem.
    Questione sobre locais próximos a sua casa; como pontos comerciais, hospitais, pontos de ônibus, praças, dentre outras... Pesquisem imagens que representem esses lugares em fontes onde possa recortar (jornais, revistas ou folhetos) para fazer uma colagem montando espaço (rua/bairro).

TERÇA-FEIRA -  29 DE SETEMBRO

    As experiências em movimentos feministas contribuíram para que Lélia Gonzalez participasse da criação do Coletivo de Mulheres Negras N'Zinga.
    O nome do Coletivo homenageia a rainha Njinga Mbandi - a soberana do reino de Mataba (Ndongo Oriental), filha do Rei dos mbundus no território Ndongo, onde hoje é Angola e Matamba.

Falando em reis e rainhas...

PROPOSTA PEDAGÓGICA 1:  LUGAR
(GRUPOS 3, 4 E 5)
- Você pode ser rei ou rainha, o príncipes ou a princesa que desejar!
Convide a criança a fechar os olhos por alguns instantes, se imaginar em um lindo reino. Ainda com os olhos fechados, faça a crianças pensar sobre:
- Em seu reinado tem castelo? Lá você usa coroa? Existem animais? Existe, plantas? Quem mora com você em seu castelo?

APRESENTE VARIADAS IMAGENS DE REIS.
APRESENTE VARIADAS IMAGENS DE REIS.

Vamos aproveitar que estamos falando de rainhas para conhecer uma história?

MEU CRESPO É DE RAINHA - De Bell Hooks

Vamos imaginar um reino bem bonito e fazer um desenho bem colorido!
O adulto, responsável pela tarefa, pode fazer o seu desenho falando dos reis e rainhas. A criança, observado, pode ser incentivada a desenhar também. (PARA CONHECER MAIS)


QUARTA-FEIRA -  30 DE SETEMBRO
    Lélia não tinha paciência para a elaboração escrita, nos moldes acadêmicos! "No meu caso, fiz um tipo de escolha, que foi a militância de rua, participando de organizações negras, de seminários. Na medida em nós, os intelectuais negros orgânicos, somos tão poucos, realmente existe um grande leque de atividades para poder responder às exigências que nos são colocadas." 
    O universo de conhecimento que Lélia trazia, forçosamente determinado por ela para a transformação do real, muito mais tem a ver com a oralidade africana de Griot, do que com a academia ocidental. 
    Ela falava e ensinava não só para preservar a história, mas, principalmente, para resgatar as genealogias, as origens e as tradições de seu povo, para que esse povo  alcançasse a consciência, resgatando o orgulho de si mesmo, para superação da condição de exclusão em que havia sido colocado.(FONTE)
    Griot é o indivíduo que na África Ocidental tem por vocação preservar e transmitir as histórias, conhecimentos, canções e mitos do seu povo. Existem griots músicos e griots contadores de histórias.
   
PROPOSTA PEDAGÓGICA:  HISTÓRIAS DE FAMÍLIA

Para a atividade de hoje, que tal resgatar histórias de família para que possam compartilhar? Relembrar o momento do nascimento da criança, alguma história dos avós...
Se houver alguma fotografia, será muito enriquecedor.
Com os familiares que estão em casa e que convivem, se reúnam para preservar essas lembranças.

Outra ideia
(GRUPOS 3, 4 E 5)
Que tal compartilhar  costumes de sua família; alguma receita de alimento passada por outras gerações... Que tal preparar alguma dessas receitas com a criança? Possibilite à criança explorar os alimentos (cheiro, texturas, nome dos ingredientes, dentre outros).


QUINTA-FEIRA -  01 DE OUTUBRO
MAMIE PHIPPS CLARK

    Nesse mês de outubro, que é também o mês das crianças, vamos conhecer a biografia de uma psicóloga social americana que  trouxe grande contribuição sobre a auto-identificação das crianças negras em idade pré-escolar. 
    Sua pesquisa foi intitulada "O desenvolvimento da autoconsciência em crianças negras em idade pré-escolar". Isso logo se tornou uma linha de pesquisa que foi decisiva, tanto para a psicologia como para a política americana, em relação ao contexto da segregação dos Estados Unidos.  Juntamente com Kenneth Clark, ela desenvolveu um dos experimentos bem conhecidos em psicologia "o teste da boneca".
    Phipps nasceu em 18 de abril de 1917 em Arkansas, Estados Unidos, em uma família que a própria Phipps descreveu como privilegiada. Seu pai era médico e sua mãe era dona de casa.
   
PROPOSTA PEDAGÓGICA:  SENTIMENTOS E EMOÇÕES

VAMOS, INICIANDO NOSSAS ATIVIDADES SOBRE PHIPPS, QUE É PSICOLOGA, FALAR SOBRE SENTIMENTOS E EMOÇÕES.

"Com essa atividade educativa as crianças poder aprender, de uma forma lúdica, sobre os sentimento que nos cercam e, ainda, compreender os seus próprios sentimentos e identificar suas emoções." (FONTE)
1 - Vamos observar a imagem de Phipps. Como está a expressão dela?

2 - Encontre outras fotografias (podem ser de familiares ou da própria criança) com expressões semelhantes a da foto da Psicóloga Social Phipps. Enquanto observa, conversem sobre as emoções (e sobre como elas também se apresentam por meio de expressões).

3- Encontre outras expressões para que possam conversar.

    Mostre, usando uma linguagem que a criança entenda, a importância da expressão de seus sentimentos e da sua comunicação. Esta atividade também proporciona às crianças o conhecimento de suas próprias capacidades expressivas e as das outras pessoas, a ampliação de sua comunicação além do desenvolvimento de sua motricidade harmoniosa.

4 - Que tal vocês se observarem no espelho? Explorem suas expressões faciais de forma espontânea ou direcionada.  Diga às crianças que, as vezes, é normal sentir-se triste, irritado ou assustado também. Diga como seu sorriso é bonito. Aproveite para se observar e também dizer sobre sua própria beleza.

(GRUPOS 3, 4 E 5)
O que você observa nesta imagem? 
Vamos reproduzir esta foto de Mammie?
O que você observa nesta imagem? (ela está usando um lenço; no lenço tem bolinhas...) Vamos desenhar?
O que você observa nesta imagem? Como está o rosto de Phipps? Está completo? O que falta? Vamos completar?

VAMOS ASSISTIR UM VÍDEO!
SINTO O QUE SINTO - MUNDO BITA

SEXTA-FEIRA -  02 DE OUTUBRO
    Mamie Phipps Clark era filha de Harolld H. Phipps, um dos únicos médicos negros que atuavam no sul do país na época. Era um médico muito respeitado.
    A criança, desde cedo, apresenta grande interesse pela vida do adulto. É desse modo que as profissões aparecem com frequência em suas brincadeiras do "faz de contas". Enquanto as crianças brincam, elaboram e reelaboram as profissões, se colocando no lugares dos pais ou do professor e outros profissionais. 
    Pensando nisso, vamos mencionar um dos profissionais de saúde que estão na "linha de frente", na luta proteção de vidas, os médicos.

Como o pai de Phipps era médico...
   
PROPOSTA PEDAGÓGICA:  SER MÉDICA/ MÉDICO
(GRUPOS 3, 4 E 5)
1 - Sinalizar para a criança a profissão do pai de Mamie (médico), realizando um diálogo sobre a importância do trabalho desses profissionais no cuidado para com nossa saúde.
Vídeo sobre o assunto -> O BEBÊ VAI AO MÉDICO
2 - Abordar hábitos diários que devemos manter para prevenir doenças (a higiene corporal, ter boa alimentação, higienizar os alimentos, beber água, realizar consultas ao médico) e, nesse contexto da pandemia; usar máscara, higienizar as mãos com frequência).
Podemos montar um kit médico com materiais que a gente tenham em casa, para brincar. Podemos confeccionar, por exemplo, um "aparelho de medir pressão arterial" com emborrachado ou papelão. Para a maleta, podemos utilizar caixa de papelão pintado, de forma característica. Improvisar jaleco, utilizar frascos vazios para simular remédios, disponibilizar para a criança máscaras que ela já possua, bem como papel e canetinha para produzirem as "receitas", estimulando também a linguagem escrita... Explorem a criatividade e possibilite à criança expressar-se livremente. Se coloquem disponíveis para serem "atendido/medicados pela criança". Boa diversão!


PROPOSTA PEDAGÓGICA:  A MEDICINA ANCESTRAL
(TODOS OS GRUPOS)
Nossos ancestrais sabiam que nossa cura e saúde vinham da natureza.
Quem não conhece ou nunca ouviu de uma mais velha sobre um chá que é bom para isso ou para aquilo?

Esses valores podem ser passados para as crianças para que, saibam desde cedo como algumas ervas (folhinhas) são boas para nos ajudar a manter a saúde.
Fica aqui a sugestão de uma das "brincadeiras" mais gostosas que todas as crianças adoram: fazer "comidinhas" com flores, folhas, sementes, misturando com terra e um pouquinho de água.

* Vocês podem convidar a criança para preparar algo de passar no corpo, como por exemplo uma máscara facial com aveia.
* Vocês podem fazer um "chá" usando hortelã ou alguma erva que tenha em casa, mas ao invés de água quente, podem "fazer de conta" e brincar com isso.
* Outra ideia é colocar alho em um machucador ou pilão e deixar a criança macetar. (ela vai exercitar a coordenação) enquanto ouve que o alho é bom pra saúde e para ajudar a respirar melhor, por exemplo.

Fizemos essa experiência na escola e ela é muito boa. Eles adoram!
A folha tem cor, tem cheiro, tem nome e tem propriedade medicinal.
A folha tem até história!
Trabalhamos o movimento dos dedos retirando cada folhinha.
O Alecrim chegou ao Brasil na época da colonização e recebeu diversos nomes. 
Você conhece a música do alecrim?
(Pra relembrar a canção - ALECRIM DOURADO )


VAMOS OUVIR UMA CANÇÃO!
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INCENTIVO À LEITURA FAMILIAR

Dica de hoje:
O momento do preparo do almoço pode trazer muitas aprendizagens!

SEJA BEM VINDO OUTUBRO!

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