Não dá para falar de Lélia Gonzalez sem levar em consideração uma questão que ela trazia; das Orixás. Lélia se representava como filha de Oxum. Ora-yê-yê-ô é uma saudação a Oxum - orixá feminino da água doce e da beleza.
"Cada orixá também representa aspectos variados da natureza, tanto dentro como fora do contexto religioso... O conceito do axé é uma afirmação de fé no divino poder do universo como um lugar onde os seres humanos possam receber força e energia dos orixás." (FONTE)
IROKO, no Brasil, é considerado um orixá e tratado como tal, principalmente nas casas tradicionais de nação Ketu. Para os Iorubás, a árvore Iroko é a morada de espíritos infantis. O culto a Iroko é cercado de cuidados, mistérios e muitas histórias.
SEGUNDA-FEIRA - 21 DE SETEMBRO
O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A Árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida da Terra.
PROPOSTA PEDAGÓGICA:
1 - Conversar com a criança sobre o dia da árvore; a importância delas para as nossas vidas; elas produzem oxigênio, reduzem a temperatura e fornecem sobra e abrigo para algumas espécies animais. Além disso, entre as diversas espécies existentes, incluem-se várias plantas frutíferas, como é o caso da mangueira, limoeiro, abacateiro, laranjeira, dentre outras.
Além de produzirem alimento, as árvores também possuem outras utilidades. A madeira por elas produzidas serve como matéria-prima para a criação de móveis e até mesmo casas, A celulose extraída dessas plantas, é fundamental para a fabricação de papel. Além disso, algumas espécies são utilizadas na produção de remédios.
2 - Plantar uma árvore ou fazer uma mudinha com alguma semente que tenha em casa .
3 - Construir árvore com pintura de mão e pés, como no modelo abaixo.
Vamos assistir um vídeo? (Grupo 3, 4 e 5)
TERÇA-FEIRA - 22 DE SETEMBRO
A primavera, conhecida como a estação das flores, é a estação do ano que se segue ao inverno e precede o verão e é tipicamente associada ao reflorescimento da flora terrestre.
A primavera é conhecida como a estação das flores. É considerada por muitos a estação mais bonita do ano. Isso se deve ao fato de que nela ocorre a floração de diversas espécies de plantas. As paisagens se enchem de cores, as ruas, os parque e os jardins ficam com aspecto alegre e cheio de vida.
PROPOSTA PEDAGÓGICA:
1 - Há flores próximas a casa, para que possam ser observadas?
Caso não, vamos apresentar diferentes imagens (fotografias ou recortes) de tipos de flores. Observar as suas cores, conversar sobre os perfumes...
2- Após observar as flores, usar giz de cera para criar sua própria flor; com as cores que desejar, conforme achar melhor. Desenho espontâneo.
3 - Assim como na atividade da árvore, propor um "faz de contas". Porém, ao invés de pensarmos apenas sobre as necessidades de uma planta; como sol, água etc, vamos buscar conhecer como "ela se sente".
Para as crianças que já se comunicam oralmente, vale conversar; como está essa flor hoje? Está feliz? O que essa flor gostaria de fazer hoje?
Buscar uma conversa que permita com que a criança possa falar de suas emoções.
Outra proposta interessante é a flor mágica (GRUPO 3, 4 E 5)
Que tal construir com a criança um regador com garrafa plástica (fazer furinhos na tampa e decorar como quiser)
- Vamos regar as plantinhas, pois, assim como nós, as plantas também precisem de água.
(Podemos usar o "faz de contas que sou uma planta" e molhar a criança, em uma atividade recreativa com água).
QUARTA-FEIRA - 23 DE SETEMBRO
AFRO-ARTE e CULTURA NEGRA
Em 1976, Lélia Gonzalez se torna professora na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (Uma escola de artes visuais), convidada para lecionar o Curso de Cultura Negra.
"A África é um imenso continente, com grande diversidade étnica, cultural e política. Na arte, possuem diversidade tanto na arte abstrata e o geometrismo, nas danças, mitos, adereços, máscaras, teatro e na pintura."
"Como a cultura dos povos Africanos é pouco conhecida por nós (ainda), fica fácil se deslumbrar com o diferente e esquecer de dar valor às culturas Africanas em sua essência". (FONTE)
PROPOSTA PEDAGÓGICA:
Por falar em arte, hoje a proposta é construir esculturas com massa de modelar.
Antes, podemos:
1 - Apresentar diferentes esculturas para que a criança possa observar.
2 - Deixar que comente, que faça suas observações.
Alguns exemplos:
A cerâmica nasceu no momento em que o ser humano começou a utilizar-se do barro. As primeiras cerâmicas que se tem notícia são da Pré-História: vasos de barro, sem asa, que tinha cor de argila natural.
3 - Vamos usar massinha para fazer produções?
Aproveita a dica da receita caseira que já compartilhamos aqui!
QUINTA-FEIRA - 24 DE SETEMBRO
Em sua trajetória de militância no cenário social, Lélia González, contribuiu de maneira significativa para a formação de muitas instituições. Ajudou o Movimento Negro Unificado (MNU - um grupo de ativismo político, cultural e social de relevante trajetória no âmbito do movimento negro no Brasil, com o fim de "defender a comunidade afro-brasileira contra a secular exploração racial e desrespeito humano a que a comunidade é submetida"). (FONTE)
Movimento também consiste numa mudança de posição. Pode ser de um corpo ou de um sistema, em relação ao tempo. "É a forma de relação do ser humano consigo mesmo e com o meio, é a forma pela qual o ser humano se expressa, se protege, busca alimento e desempenha suas funções vitais".
PROPOSTA PEDAGÓGICA: CORPO EM MOVIMENTO
As atividades que envolvem movimentos, são muito importantes para o pleno desenvolvimento da criança. Desde o nascimento, ela já passa a utilizar o próprio corpo para interagir com o ambiente e com as pessoas ao seu redor. Através do movimento a criança conhece mais sobre si mesma e sobre o outro, aprendendo a se relacionar. Sendo parte integrante da construção da autonomia e identidade, uma vez que contribui para o domínio das habilidades motoras que ela desenvolve ao longo da primeira infância.
Sugestão (GRUPOS 3, 4 E 5)
Não há forma mais divertida de se movimentar do que com música!
Vamos deixar que nossas pernas e braços acompanhem o ritmo!
Outra maneira é criar circuitos simples, como nos exemplos abaixo:
SEXTA-FEIRA - 25 DE SETEMBRO
COM NOME E SOBRENOME
Lélia Gonzalez tornou-se nome de uma escola pública estadual no bairro de Ramos, no Rio de Janeiro, de um centro de referência de cultura negra, e, Goiânia, de um coletivo de alunos do curso de Relações Internacionais da USP, de uma cooperativa cultural, em Aracaju.
Todos possuímos um nome e sobrenome. O nome carrega uma herança familiar e também histórica. É importante conversar com a criança sobre o seu próprio nome e de seus familiares.
PROPOSTA PEDAGÓGICA: NOMES
1 - Apresente fotografias de diferentes familiares.
2 - Aproveite e mostre os personagens que a criança conhece, que possuam nome, e estimule a criança a falar e descobrir.
3 - Escreva em tamanho grande os nomes citados e deixe que a criança também escreva a sua maneira.
(O objetivo é estimular a linguagem oral e escrita)
(GRUPOS 3, 4 E 5) Auxilie a criança no processo de escrita do nome, bem como de outras pessoas da família. Após, contornar a dedo com tinta guache ou utilizar cotonetes.
Auxilie a criança a desenhar pessoas da família ou conhecidas, e colar em caixinhas de fósforo. Dentro das caixas colocar as letras do nome da pessoa representada na ilustração, em pedacinhos de papel separados para que a criança possa montar.
VÍDEO -> QUAL É A LETRA DO SEU NOME?
VAMOS OUVIR UMA CANÇÃO!
SEGUE ABAIXO LINK PARA ENCONTRAR LIVROS PARA LER ONLINE, GRATUITAMENTE:
INCENTIVO À LEITURA FAMILIAR
"A mudança não virá se esperarmos por outra pessoa ou outros tempos. Nós somos aqueles por quem estávamos esperando. Nós somos a mudança que procuramos." Barack Obama
Nenhum comentário:
Postar um comentário